MU Na Russia Falando em 5ª Geração

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Izaias Maia
Sênior
Sênior
Agradeceu: 9 vezes

Re: MU Na Russia Falando em 5ª Geração

#76 Mensagem por Izaias Maia » Qui Jun 25, 2009 12:42 am

Pois é CM... mas pelos dados acima FHC foi duas vezes melhor que o atual e investiu mais que os dois... vai entender!!! :lol: :lol: :lol:

Carlos Mathias

#77 Mensagem por Carlos Mathias » Qui Jun 25, 2009 12:47 am

Pergunte aos milicos daqui sele foi bom e onde foi parar essa grana toda. :wink:

Moccelin
Sênior
Sênior
Agradeceram: 2 vezes

#78 Mensagem por Moccelin » Qui Jun 25, 2009 12:55 am

Cara, é IMPOSSÍVEL não falar mal do governo FHC no quesito Defesa... Cara, aqui em casa deu pra ver, meu pai subindo de graduação, adicionando tempo de serviço, e o poder aquisitivo só caindo, porque? Porque o cara simplesmente CAGOU pros militares, tanto no quesito material (investimento em P&D, compras, etc), quanto no pessoal (salários, treinamentos, etc)...

Podem falar o que quiserem do Lula, tem até alguns problemas do tipo cancelamento do F-X, etc, mas ele mudou bastante o pensamento lá de cima com a Defesa, parece que a convivência com os militares de perto (os Cmts, "Cordinhas", etc) mostrou que os militares não são (ou pelo menos não eram mais) os comedores de criancinhas que os políticos pintavam, mas que eram pessoas que realmente estavam alí pra defender a nossa democracia, defender as instituições, o Estado de uma maneira geral, ou seja não eram um bando de doidos que estavam matutando quando será o próximo golpe.

Não existe outra explicação...

Mas vai ter um acontecimento que vai defender esse ponto de vista antes da entrada de um novo presidente, vai ser o fechamento do contrato do FX... Se fecharem, mesmo com crise econômica, vai ser a prova concreta de que o atual governo chegou a conclusão de que com crise, ou sem crise, precisam manter as FFAA funcionais, ou seja, que é uma matéria de Estado, e que deve ser tratada com políticas de Estado.

Já a próxima prova de fogo vai ser a continuidade dos projetos no próximo governo se for da atual oposição. Se isso acontecer será a prova de que ambas as grandes vertentes políticas nacionais atuais tem o mesmo ponto de vista sobre a Defesa.

The cake is a lie...
Carlos Mathias

#79 Mensagem por Carlos Mathias » Qui Jun 25, 2009 12:58 am

Os contratos da MB já provaram que a defesa é um assunto mais importante pro Lula que era pro FHC, fora a END, que ninguém teve peito de por prá frente.

Izaias Maia
Sênior
Sênior
Agradeceu: 9 vezes

#80 Mensagem por Izaias Maia » Qui Jun 25, 2009 1:00 am

Perfeito... "arrancou" as minhas palavras.

caixeiro
Sênior
Sênior
Agradeceu: 8 vezes
Agradeceram: 5 vezes

#81 Mensagem por caixeiro » Qui Jun 25, 2009 1:56 am

Moccelin escreveu:Cara, é IMPOSSÍVEL não falar mal do governo FHC no quesito Defesa... Cara, aqui em casa deu pra ver, meu pai subindo de graduação, adicionando tempo de serviço, e o poder aquisitivo só caindo, porque? Porque o cara simplesmente CAGOU pros militares, tanto no quesito material (investimento em P&D, compras, etc), quanto no pessoal (salários, treinamentos, etc)...

Podem falar o que quiserem do Lula, tem até alguns problemas do tipo cancelamento do F-X, etc, mas ele mudou bastante o pensamento lá de cima com a Defesa, parece que a convivência com os militares de perto (os Cmts, "Cordinhas", etc) mostrou que os militares não são (ou pelo menos não eram mais) os comedores de criancinhas que os políticos pintavam, mas que eram pessoas que realmente estavam alí pra defender a nossa democracia, defender as instituições, o Estado de uma maneira geral, ou seja não eram um bando de doidos que estavam matutando quando será o próximo golpe.

Mas vai ter um acontecimento que vai defender esse ponto de vista antes da entrada de um novo presidente, vai ser o fechamento do contrato do FX... Se fecharem, mesmo com crise econômica, vai ser a prova concreta de que o atual governo chegou a conclusão de que com crise, ou sem crise, precisam manter as FFAA funcionais, ou seja, que é uma matéria de Estado, e que deve ser tratada com políticas de Estado.

Já a próxima prova de fogo vai ser a continuidade dos projetos no próximo governo se for da atual oposição. Se isso acontecer será a prova de que ambas as grandes vertentes políticas nacionais atuais tem o mesmo ponto de vista sobre a Defesa.
Vc serviu ou estava servido dorante o governo FHC ?

Nao nao fale do que nao conhece ... filho e sobrinho de oficial do Exercito tambem sou.

Abracos Elcio Caixeiro

---------------------------------------------------------------------------------
"There's More Than One of Everything"
Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#82 Mensagem por Bolovo » Qui Jun 25, 2009 2:36 am

Concordo com tudo, menos que o Lula está sendo esse mar de rosas, menos, ainda falta bastante, uns dez anos no mínimo, para a coisa entrar nos eixos e nunca mais sair (se continuar como esta). Antes que me chamem de '...': Ps 1: gosto do Lula, Ps 2: votei nele, Ps 3: Playstation 3 e Ps 4: acho que vou voltar no PT novamente.

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Moccelin
Sênior
Sênior
Agradeceram: 2 vezes

#83 Mensagem por Moccelin » Qui Jun 25, 2009 2:39 am

Então, falo EXATAMENTE do que eu vivi, meu pai subindo de graduação, teoricamente ganhando mais por tempo de serviço e cada vez mais meu colégio, meu curso de inglês, o supermercado, o aluguel etc representando uma fatia maior do salário em porcentagem... Isso é o que? Chama-se defasagem salarial, é quando o salário cresce muito menos (nesse caso não cresce) que a inflaçao e com o mesmo dinheiro se compra menos...

Ou seja, eu VIVÍ esse descaso do FHC pelos militares, porque eu via o meu pai tendo que cada vez trabalhar mais (dando aulas ou fazendo a parte de metodologia de monografias, etc) pra poder me manter num colégio bom, e mantendo o mesmo nível em casa...

Agora, se você, como filho de militar, não sentiu isso, parabéns, e me conte o segredo, talvez eu tenha que usar a técnica com um filho meu, mas eu senti, então não estou falando do que não conheço, estou falando do que vivi... O Lula foi um padrinho pra família militar? Claro que não, mas pelo menos vimos mais avanços no governo dele que ainda não acabou do que nos 8 anos de FHC.

Mas não servi durante o período FHC porque quando eu tinha idade pra entrar pro EB já estava no último ano do FHC.

The cake is a lie...
Luiz Bastos
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 25 vezes
Contato:

#84 Mensagem por Luiz Bastos » Qui Jun 25, 2009 7:39 am

GALERA.

Sem querer falar demais, mas depois destas ultimas noticias do Obama convidando o molusco pro Banco Mundial por conta das ações sociais implantadas aqui.... chamando ele de "O Cara''...Do molusco emprestar grana pro FMI, reaparelhar a MB, FAB, Pacs por todo o Brasil....Aumento de 500% nas exportações para o Bric............ FHC, Serra, Alkmin e asseclas estão fazendo o Arakiri baiano.

Ps: Pra quem não sabe o que é, basta imagina-los introduzindo os dois dedos indicadores no anus e se virando do avesso :mrgreen: :mrgreen:
Assim não pode.....assim nao dá. uauauauaua Fui

Carlos Mathias

#85 Mensagem por Carlos Mathias » Qui Jun 25, 2009 10:55 am

Meu pai ficou todo o gov FFHHCC sem reajuste de aposentadoria. Ele é militar das antigas, cascudo, sargentão véio de guerra, viu todo tipo de governo passar pelo Catete e por Brasília. Ele é Macartista de carteirinha, mas pergunta prá ele sobre o Lula e os milicos!
Se um anticomunista se convenceu disso amigo, o resto só se não quiser ver mesmo.
------------------------------X---------------------------

Bolovo, não estou falando que Lula é o redentor das FAs, mas ele está sim fazendo muito mais do que todos os governos da nova república fizeram, felizmente prá uns e infelizmente prá outros.

Bender

#86 Mensagem por Bender » Qui Jun 25, 2009 11:15 am

Trazendo novamente para o PÁKFA.

Tudo bem que acabou virando uma discussão política,mas é mais uma questão "Jp" de “Qui culum habet, timorem tenet” ou seja"amarrar" contratos,contratar projetos,fazer o máximo de licitações possíveis,para que pelo próprio tamanho da coisa passe a ter a "cara" de um projeto de estado,coisa que ainda não é,é politica do atual governo.

O "momento" político é agora,independente do fato da oposição vir a ganhar ou não as próximas eleições,mesmo porque os dois mais fortes candidatos são dois dos "chamados:perseguidos" pelo governo militar,se formos olhar por ai.

As linhas de pensamento do governo atual,nos levam a imaginar uma continuidade das políticas para defesa,mas fatores econômicos ou outros do momento futuro podem também vir a disvirtuar ou paralisar intenções e projetos mal "amarrados".

Tentar imaginar que uma vitória da oposição virá inexoravelmente suspender tudo referente a política de defesa,reforça a idéia de que é preciso "amarrar"o máximo de projetos hoje,mas também pode ser que isso não ocorra,e que não haja essa indisposição,essa questão está em aberto,para que se pague pra ver,as FAs parecem não querer pagar.

E devemos sempre lembrar que as disputas políticas do tipo "não vou colocar azeitona na empada alheia" são muito comuns no Brasil,e é raro ver projetos marcantes de governos anteriores terem continuidade normal,em governos de oposição que assumem,e a END vai ficar marcada como um projeto do governo Lula,NJ e MU.

Eu coloquei esse pensamento que sucitou a discussão política, na busca de uma referência do que poderá ocorrer com a questão do caça 5G,em vista da aproximação do fim do mandato atual que no momento toca a "politica de governo" que visa a modernização das FAs,e porque eu noto essa tal correria para tocar os planos da END.

Não é impossível que esse assunto esteja sendo tratado de forma séria e adiantada, nesse atual momento em vista das questões colocadas.

Abertamente,o que fica do texto do Bengt Janer,é que a FAB está nesse momento buscando no FX2 a capacitação que lhe falta para poder ser a protagonista ou parceira de um projeto de 5G ,e não nescessarimente que algum dos treis da Short list,tenha a obrigação de ser esse parceiro,a FAB tem uma posição de livre escolha nesse sentido de acordo com a entrevista,o que deixa essa questão totalmente no nível político do governo,levantei a bola porque aqui é o tópico do PAKFA,na minha opinião a possibilidade mais forte de se tornar esse projeto.

Depois de alguns soluços os Russos se calaram com relação ao FX2,sem querer fazer adivinhações ou lêr isso como entrelinhas,na realidade eles tem conciência,que a sequência que o Brasil deseja em todo esse processo é o caça 5G,que por coincidência eles estão em fase de finalização de desenvolvimento,e que inclusive foi alvo já do Sr, MU de um pseudo acordo de possível participação.

A inclusão de alguns itens "nacionalizados" no eminente FX2,serão os primeiros passos e ensaios na direção do que "poderá" vir a ser um PAKFA BR com itens ocidentais nacionalizados.

Outro aspecto já muito debatido e que pode ser referência também,é a questão da decião política que deverá ser tomada após a exposição técnica no FX2, no caso do 5G se ela tiver seus caminhos definidos antes do fim do mandato,será eminentemente política nesse caso em que não é possivel fazer algum tipo de avliação técnica refinada,mesmo porque o PAKFA aparece como a unica alternativa razoável inclusive de estimativa de custos existente,relevando-se o não oferecido no FX2,F35, e deverá ser fruto de acordo de governoxgoverno a semelhança do acordo com a França para os subs,um acordo desse tipo garantiria em tese a continuidade do projeto no futuro,independente de humores políticos.

Sds

teclado tá dando um baile

Carlos Mathias

#87 Mensagem por Carlos Mathias » Qui Jun 25, 2009 11:42 am

Perfeito Bender, perfeito.
Mas o que a gente fala aqui em tom de brincadeira sobre a alergia de setores do governo em relação a produtos russos é na realidade... Realidade, fato.
Poderia acontecer de, por razões sabe-se lá quais, recusar-se uma oferta de um 5ºG coma nossa participação, em prol de um caça ocidental de 4ºG+++++++, ou 4,9999ºG, entende?
Eu particulamente não vejo isso como impossível não, pessoas são pessoas, e elas são iguais seja em que lugar da terra for, logo certas reações e atitudes são esperadas e normais da condição humana.

Certamente o ideal seria amarrar bem amarrado o PAK-FA, até mesmo porque junto com a Índia pode-se entrar no caça menor, o que os indianos querem, um monomotor.
O PAK russo será um caça de gente grande, maior e mais pesado e, logicamente, mais caro de operar e comprar. Permanecendo o pensamento atual de "custos", essa seria a meu ver a direção ideal, um caça ao estilo F-16.

Mas há muitas barreiras a serem vencidas ainda, e se o governo mudar de bandeira antes de amarrar com cabo de aço tudo isso, as barreiras simplesmente serão intransponíveis por pelo menos 4 anos, se não destruírem o que já foi feito com uma CPI da MB, uma CPI da FAB, um dossiê do PAk onde tudo seria cancelado em prol dos bons costumes, da moral e blá, blá, blá.

Tomara que seja apenas pessimismo meu.

Bender

#88 Mensagem por Bender » Qui Jun 25, 2009 12:34 pm

A alergia na minha opinião pode indicar diretamente para o Min Nj,mas onde eu vejo as brotoejas mais aguçadas são na MB e FAB,sem duvida,não vamos nos esquecer que o Min. NJ é um político inteligente e criado.

A despeito de sempre enchergar uma FAB pró EUA,não consigo deixar de ver um NJ,MU e Lula que tratam com deferência publicamente os EUA,mas que na minha modesta opinião,nessa questão os querem ver pelas costas.

Na minha opinião ao contrario da FAB,o governo sabe que se quiser ser "independente" na questão da defesa deve se afastar paulatinamente dos EUA,e trabalha nessa direção de forma sútil,projetando esse quadro décadas a frente,por isso ,eu tenho pra mim que se a decisão fosse puramente da FAB,o F18 seria o escolhido disparado,o "consenso" político levou a decisão na direção do NG e Rafale.

Esse tipo de visão,reforça a idéia que os Russos não serviram para empreitada atual,mas serão o caminho da próxima,a despeito da alergia fabiana,essa decisão será totalmente política.

Concordo com voce que o projeto monomotor,pode ser o projeto mais factivel,mas isso só no caso das ambições serem mais modestas,no caso da escolha atual do FX2 recair sobre o Gripen NG,sem dúvida vejo o direcionamento para o projeto bi-motor,e o tão "discutido(ivel) perfil Hi-Lo,que eu particularmente acho o correto.

Mas Carlos,o que é o "lance" disso tudo, por incrível que pareça é o momento atual e o fim de mandato que se aproxima,se até lá nenhuma decisão for anunciada,independente do próximo governo e tendo a FAB já feito a compra do FX2,não tenha dúvidas que esse projeto esfria,e será postergado e pode até ser descartado,se a END não se consolidar até o fim desse mandato.

Revanchismo,suspeitas de super faturamento,cpis,denuncias na mídia,isso tudo faz parte do cardápio político possível,mas o importante é o momento atual,vamos ver se vão amarrar esse destino também,eu acredito que sim.

Sds

Carlos Mathias

#89 Mensagem por Carlos Mathias » Qui Jun 25, 2009 12:56 pm

A alergia na minha opinião pode indicar diretamente para o Min Nj,mas onde eu vejo as brotoejas mais aguçadas são na MB e FAB,sem duvida,não vamos nos esquecer que o Min. NJ é um político inteligente e criado.
Sim.
A despeito de sempre enchergar uma FAB pró EUA,não consigo deixar de ver um NJ,MU e Lula que tratam com deferência publicamente os EUA,mas que na minha modesta opinião,nessa questão os querem ver pelas costas.
Exatamente.
Na minha opinião ao contrario da FAB,o governo sabe que se quiser ser "independente" na questão da defesa deve se afastar paulatinamente dos EUA,e trabalha nessa direção de forma sútil,projetando esse quadro décadas a frente,por isso ,eu tenho pra mim que se a decisão fosse puramente da FAB,o F18 seria o escolhido disparado,o "consenso" político levou a decisão na direção do NG e Rafale.
Esse processo iniciou-se láááá atrás, depois parou, demos marcha-à-ré durante um certo governo, e agora a coisa tá tomando rumo outra vez.
A FAB na minha opinião é isso mesmo, azulzinha até o último fia de cabelo, mas vai ter de se adaptar prá ganhar brinquedo novo, e bom.
Esse tipo de visão,reforça a idéia que os Russos não serviram para empreitada atual,mas serão o caminho da próxima,a despeito da alergia fabiana,essa decisão será totalmente política.
Houveram manobras , nada garante que no futuro não manobrem outra vez. Se aprenderam com quem estão lidando e como barrar estas coisas, pode dar certo sim.
Concordo com voce que o projeto monomotor,pode ser o projeto mais factivel,mas isso só no caso das ambições serem mais modestas,no caso da escolha atual do FX2 recair sobre o Gripen NG,sem dúvida vejo o direcionamento para o projeto bi-motor,e o tão "discutido(ivel) perfil Hi-Lo,que eu particularmente acho o correto.
Pois o meu HI-LOW mix seria com os dois PAKs, um mono e outro bimotor. De outra forma teríamos no futuro uma força de uma perna torta e outra boa, andando, mas manca prá cacete.
Mas Carlos,o que é o "lance" disso tudo, por incrível que pareça é o momento atual e o fim de mandato que se aproxima,se até lá nenhuma decisão for anunciada,independente do próximo governo e tendo a FAB já feito a compra do FX2,não tenha dúvidas que esse projeto esfria,e será postergado e pode até ser descartado,se a END não se consolidar até o fim desse mandato.

Revanchismo,suspeitas de super faturamento,cpis,denuncias na mídia,isso tudo faz parte do cardápio político possível,mas o importante é o momento atual,vamos ver se vão amarrar esse destino também,eu acredito que sim.

Sds

Pois é Bender, como eu não acredito em bobos neste tipo de assunto, a Rússia não assinou aquele tratado inédito à toa, só por não ter o que fazer lá no frio. Pode ser aquela coisa de vão-se os anéis mas ficam os dedos para usar um belo brilhante ali na frente.
O tabuleiro geopolítico mundial está se movendo, os BRIC que os azuis diziam ser apenas uma fantasia, uma babaquice, está se consolidando lentamente, os últimos movimentos mostram isso.
Ou o Brasil entra no barco, ou fica na canoa de sempre, à reboque de outrem.
Certamente surgirão os que tem a visão no passado, remetendo-se aos anos 50 e alegando aquelas coisas que estamos todos carecas de saber, mas creio que se o atual governo (no sentido de direção da política exterior e visão de futuro para o Brasil) mantiver sua linha, inclusive sucessória, esse quadro dos BRICs unidos econômica e talvez até militarmente se consolidará.

Quais as consequências desta grupo? Não sei, mas mudará definitiva e certamente a maneira como seremos olhados, não apenas na retórica e nas frases de elogio, que nosso presidente certamente sacou não serem de todo autênticas. Não desceu o sal misturado com açúcar.
Foi como aquela mulher sensacionalmente maravilhosa, que te chama de bonitinho e te manda pagar a conta do restaurante, prá ela e prá o resto da galera e cujos pratos e bebidas ela escolheu, independentemente do teu gosto.
Se você for bobinho, vai pagar, mas se você quer uma mulher prá somar contigo, mesmo que seja mais feinha, você escolhe esta que vai te ajudar a crescer e um dia, quem sabe? Um Pitangui da vida (na forma de crescimento e independência política) transforme a feinha em delícia.

Enfim, é isso Bender.

Anderson TR
Sênior
Sênior

#90 Mensagem por Anderson TR » Qui Jun 25, 2009 8:19 pm

caixeiro escreveu:
Moccelin escreveu:Cara, é IMPOSSÍVEL não falar mal do governo FHC no quesito Defesa... Cara, aqui em casa deu pra ver, meu pai subindo de graduação, adicionando tempo de serviço, e o poder aquisitivo só caindo, porque? Porque o cara simplesmente CAGOU pros militares, tanto no quesito material (investimento em P&D, compras, etc), quanto no pessoal (salários, treinamentos, etc)...

Vc serviu ou estava servido dorante o governo FHC ?

Nao nao fale do que nao conhece ... filho e sobrinho de oficial do Exercito tambem sou.

Abracos Elcio Caixeiro
Eu sou militar!!!E sei muito bem do que o Moccelin está falando!!!....FHC não gosta de servidores públicos, sua plataforma está baseada em um Estado mínimo majoritariamente privatizado(Sem entrar nos méritos da privatizações, que apesar das corrupções, em algumas áreas eram necessárias) e com uma máquina pública terceirizada....

Imagem
Jesus Cristo meu Senhor -"O Leão da tribo de Judah"!!!
Responder