Thor escreveu:Pra variar, cada dia tem um preferido ou um odiado para o FX-2.
Nessa semana estréia "TODOS CONTRA O GRIPEN". O que será que teremos para a próxima semana??
Não acho que os Suecos sejam tão incompententes assim, muito pelo contrário. De todas as empresas que já vi a FAB negociando, o Sueco é o que mais honra seus compromissos e que o equipamento cumpre exatamente o que foi prometido. Já algumas empresas americanas ficam só olhando com "cara de cachorro na canoa" durante discussão de problemas e não movem uma palha para atender ao cliente, sempre se achando superiores. Nada a reclamar de franceses, aliás são os que mais se parecem conosco, com flexibilidade parecida com a nossa (jeitinho), só que com preços salgados.
Talvez a avaliação técnica ache o Gripen o que melhor desempenhe as funções que precisamos e se for bem escrito, o suporte logístico atenderá ao que se pretende para o ciclo de vida desse projeto. E tenho certeza que podemos confiar na Saab/Suécia.
Se não tivéssemos restrições de orçamento para manutenção, talvez a melhor opção fosse o Rafale.
Dizem que o F-18 tem o menor custo operacional, de longe. Isso, aliado a outros fatores, pode pesar e muito.
Mas os melhores analistas da FAB foram envolvidos na seleção, não vão apenas pelos Folders os quais nós leigos temos acesso.
Para exemplificar, lembro de colegas que foram avaliar aeronave de determinado país que diziam ter um alcance absurdo, digno de nossas dimensões, porém quando se coloca uma velocidade de penetração adequada para a missão (>450kt), o alcance ficava menor que o do F-16. Outros comentavam que gráficos de desempenhos apresentados pela empresa eram impossíveis pelas leis da física, e quando pediam para ensaiar para comprovar eles desconversavam e não permitiam...
Pois é, assim é um processo de escolha, esperemos pra ver.
Abraços
Não vejo desta forma, se me permite divergir, amigo Thor. O DB é "movido" pelos altos e baixos das notícias, sempre foi assim e é isto que faz este fórum ser "diferente". As críticas ao Gripen NG são as mesmas de sempre, idem para o F-18 SH e Rafale, os elogios também. No fundo, rodamos, rodamos, rodamos e ficamos na mesma, mas no fim todos querem a mesma coisa: a definição final da FAB, aquela esperada por mais de 10 anos. Se não fosse assim, dado o enorme espaço de tempo entre o início do FX-1 e o tão sonhado término do FX-2, seria melhor "fechar" o DB e aguardarmos algo novo e concreto para debater. Isto tudo é que faz do DB um hobby para os entusiastas (a "gasolina", digamos assim).
Sobre os caças, bem, você só falou das vantagens dos três, mas sem as desvantagens não dá para mensurar nada, julgar, menos ainda. As virtudes de cada um é clara, pelo menos pra mim, mas tenho certeza que pra todos daqui. O problema são as desvantagens, normalmente motivadas por ufanismo ou ideologias, o que distorcem os fatos em si. Se a FAB ouvisse as "desvantagens" dos três finalistas que se comenta no DB, ela desistiria de todos eles.
O lance é que você conhece muito mais do que fala, não necessariamente insinuando mais do que a singela frase diz, e isto lhe agride de fato, ou seja, ouvir as "clássicas besteiras", principalmente as minhas. Mas se analisar bem, friamente, sutilmente, verá que o que se fala aqui não é para influenciar ninguém, até porque quem está cuidando do processo não precisa disso e nem se influencia a toa. O que se faz aqui é criar oportunidades de pensar sobre o pouco que se tem de informação, o pouco que vaza (se é que vaza como alguns fazem acreditar) e também em apresentar textos e idéias que subsidiam as discussões. Nem sempre dá certo, mas que vejo as coisas assim, ah, vejo sim.
E isto é ótimo, pows, visto que não se falava em defesa neste País como se fala agora, logo, ganhou-se espaço e "adeptos/interessados". Com isso, ganham as FFAA, ganha o próprio País. Sobre o resultado do FX-2, bem, não importa, já percebi que para a grande maioria aqui, qualquer um dos três deixaria a turma mais do que feliz. O tempo (entre esperas) é só para curtir e debater sobre o vazio, ou seja, falar sobre o nada, ou ainda, falar o que se pensa enquanto o resultado não sai. Então, relaxa, homem!!!!
Grande abraço,
Orestes