TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
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Palpiteiro
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#13786 Mensagem por Palpiteiro » Dom Jun 21, 2009 6:22 pm

Desculpem-me também.
Passo para o tópico correto.
Palpiteiro




G-LOC
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#13787 Mensagem por G-LOC » Dom Jun 21, 2009 7:05 pm

helio escreveu: Voce tem razão neste ponto ,entretanto esqueceu de que os custos poderiam se diluir se o avião fosse exportado. Sendo um grande avião que vcs consideram, quantos a Italia ou a FAB conseguiram exportar? ZZZZZZZZZZEEEEEEEEERRRRRRROOOOOO!!!!
E não faltaram tentativas, mas pergunto alguem se interessou?
esse tema já foi discutido antes várias vezes a sempre reinicia com este papo de "zero vendas". A resposta é simples:
- o AMX ficou pronto no fim da guerra fria. O mercado previsto acabou e para piorar ficou inundado de aeronaves de segunda mão bem mais baratas. VC sabia disso? (se não responder vou entender que sabia e não interessa para quem quer desqualificar o AMX).

Me lembro da Tailandia ter comprado mas depois canelou e o Venezuela foi vetado.

O custo de desenvolvimento não é repassado a compradores extrangeiros. Apenas a italia e brasil cobiriram estes custos.


helio escreveu: Voce mesmo explica o equivoco. É a propria FAB que sempre o considerou como vetor de caça mesmo não o sendo.
Aliás para a FAB até o Tucaninho equipado com casulos é caça....Eles confundem sistematicamente avião de combate com avião de caça.
Eu concordo que tudo é caça, mas o sentido usado foi aeronave otimizada para aerona ar-ar: superioridade aérea, defesa aérea e escolta. O AMX tem capacidade secundária nessa arena, mas os pilotos queriam usar para isso.
helio escreveu: Avião de ataque ele pode e deve ser considerado, mas como sequer tem capacidade de disparar mísseis Ar-Ar caça-bombardeiro também é dificil de ser considerado.
Esse assunto acabou de ser discutido e novamente temos um loop:
- O AMX italiano dispara o Sidewinder, mas a FAB naõ comprou para os seus caças. Seria o Piranha que ainda não ficou pronto.

Sua frase dá o sentido de total incapacidade de disparar um míssil ar-ar. Não é simplesmente possível instalar qualquer tipo de míssil na aeronave sendo que o problema é externo a aeronave.

G-LOC




helio
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#13788 Mensagem por helio » Dom Jun 21, 2009 7:44 pm

G-LOC
Estou comentando a sua mensagem no tópico do AMX, atendendo a justa reclamação do Prick

Abraços
Hélio




HIGGINS

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#13789 Mensagem por HIGGINS » Seg Jun 22, 2009 12:06 am

É brincadeira!
As justificativas que se fazem para um projeto que no nascedouro, já era um fracasso conceitual!
Cujo motor foi escolhido devido à idiossincrasia italiana, cuja asa teve que ser refeita sob auxílio na Northrop (pago, é claro), e alvo de uma CPI na Itália pelo escândalo de o projeto apresentar apenas um terço da vida útil prevista da célula!
É uma aeronave fantástica, por certo. Ninguém quis!

Uma aeronave de ataque monomotora, incapaz de atuar em cenário com pouca densidade anti-aérea...

Defende-se e defende-se... Por quê?
Porque foi o primeiro projeto nacional efetivo de um jato militar. Então, sob a capa emocional bufa, de um patriotismo juvenil, encobre-se tudo e não se permite o olhar crítico.

Agora, que a nação está novamente defronte a uma escolha decisiva, o que se tem?
Discussões confusas. Incapacidade de discernir com clareza sob as opções com vistas ao futuro, simplesmente por não ter se discutido, sob o olhar da realidade, a experiência passada.

Ninguém debate o fato, de que se escolhido, o Gripen NG exigirá uma encomenda de três centenas para que não tenhamos no futuro, um mico artesanal. Sim, pois o teremos, caso o caça Sueco seja o escolhido, afinal, seremos nós, o único operador.
O NG terá uma comunalidade inferior a 60%. Ora, como é possível escolher uma aeronave nas quais as partes mais sensíveis serão presentes em apenas 36 unidades?!!!
Não seria sua escolha, uma armadilha para que a FAB seja obrigada a ser equipada com três centenas de vetores de 1ª linha? Quanto ganharia a Embraer com isso tudo?
Fosse garantido que a FAB realmente viesse a receber de 250 a 300 caças, eu assinaria em baixo com fervor! Mas, é infantil aquele que acredita em algo assim.
Por isso, fica a pergunta: deve a FAB ser sacrificada outra vez? Sim, porque ela o foi uma vez com o AMX, e poderá vir a ser novamente com o FX-2!




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#13790 Mensagem por Bolovo » Seg Jun 22, 2009 12:10 am

Até certo ponto concordo com o Higgins, principalmente na questão do Gripen.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Bender

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#13791 Mensagem por Bender » Seg Jun 22, 2009 2:30 pm

Bolovo escreveu:Até certo ponto concordo com o Higgins, principalmente na questão do Gripen.
Imagem

carinha de espanto do Sintra


Sem dúvida contra argumentos de peso não há o que se replicar ou debater.
Acho que o Gripen NG deveria ser defenestrado.
E ao sair pela janela,que seja levado por uma "ventania" ao útero suéco infame,de onde nunca deveria ter saído,no qual inclusive ficou imerso em líquido fétido de vodka barata Absolut Disco,que foi derramado em meio a peças inexistentes e radares imaginários ao nascer,arreda coisa ruim,fantasma do além que graças a Deus tem pocuco alcance,desinfeta passarinho do capeta,que vem nas noites sem vigilia,iludir os espiritos despreparados e incautos.Saravátsk!
Esses suécos não passam de um bando de Curuminhas.

Sds.

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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#13792 Mensagem por Adriano Mt » Seg Jun 22, 2009 3:41 pm

kkkkkkkk :lol: Meu DEUS.....




Há três métodos para ganhar sabedoria: primeiro, por reflexão, que é o mais nobre; segundo, por imitação, que é o mais fácil; e terceiro, por experiência, que é o mais amargo.
Confúcio
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#13793 Mensagem por Bolovo » Seg Jun 22, 2009 5:57 pm

Bender escreveu:Sem dúvida contra argumentos de peso não há o que se replicar ou debater.
Acho que o Gripen NG deveria ser defenestrado.
E ao sair pela janela,que seja levado por uma "ventania" ao útero suéco infame,de onde nunca deveria ter saído,no qual inclusive ficou imerso em líquido fétido de vodka barata Absolut Disco,que foi derramado em meio a peças inexistentes e radares imaginários ao nascer,arreda coisa ruim,fantasma do além que graças a Deus tem pocuco alcance,desinfeta passarinho do capeta,que vem nas noites sem vigilia,iludir os espiritos despreparados e incautos.Saravátsk!
Esses suécos não passam de um bando de Curuminhas.

Sds.

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Com isso já não concordo.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Bender

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#13794 Mensagem por Bender » Seg Jun 22, 2009 7:22 pm

Bolovo escreveu:
Bender escreveu:Sem dúvida contra argumentos de peso não há o que se replicar ou debater.
Acho que o Gripen NG deveria ser defenestrado.
E ao sair pela janela,que seja levado por uma "ventania" ao útero suéco infame,de onde nunca deveria ter saído,no qual inclusive ficou imerso em líquido fétido de vodka barata Absolut Disco,que foi derramado em meio a peças inexistentes e radares imaginários ao nascer,arreda coisa ruim,fantasma do além que graças a Deus tem pocuco alcance,desinfeta passarinho do capeta,que vem nas noites sem vigilia,iludir os espiritos despreparados e incautos.Saravátsk!
Esses suécos não passam de um bando de Curuminhas.

Sds.

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Com isso já não concordo.
Tá vendo!Eu nunca vou ser unanimidade aqui,e quando eu tento agradar e concordar,dá nisso.
Sabe o que eu mereço?Um TOMA!TOMA!TOMA! triplo.

Sds.




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#13795 Mensagem por orestespf » Seg Jun 22, 2009 7:27 pm

HIGGINS escreveu: ...
Agora, que a nação está novamente defronte a uma escolha decisiva, o que se tem?
Discussões confusas. Incapacidade de discernir com clareza sob as opções com vistas ao futuro, simplesmente por não ter se discutido, sob o olhar da realidade, a experiência passada.

Ninguém debate o fato, de que se escolhido, o Gripen NG exigirá uma encomenda de três centenas para que não tenhamos no futuro, um mico artesanal. Sim, pois o teremos, caso o caça Sueco seja o escolhido, afinal, seremos nós, o único operador.
O NG terá uma comunalidade inferior a 60%. Ora, como é possível escolher uma aeronave nas quais as partes mais sensíveis serão presentes em apenas 36 unidades?!!!
Não seria sua escolha, uma armadilha para que a FAB seja obrigada a ser equipada com três centenas de vetores de 1ª linha? Quanto ganharia a Embraer com isso tudo?
Fosse garantido que a FAB realmente viesse a receber de 250 a 300 caças, eu assinaria em baixo com fervor! Mas, é infantil aquele que acredita em algo assim.
Por isso, fica a pergunta: deve a FAB ser sacrificada outra vez? Sim, porque ela o foi uma vez com o AMX, e poderá vir a ser novamente com o FX-2!
Olá Higgins,

editei seu texto para abortar a discussão sobre o AMX neste tópico, peço que me desculpe, pois não foi intenção cortar o seu raciocínio, muito menos usando só partes que me interessam.

Bem, como o assunto relacionado ao Gripen NG faz parte deste tópico, achei interessante dizer que gostei muito de seu ponto de vista (que era para comparar com seu argumento anterior, mas mesmo assim, por si só, é muito interessante). Não só gostei, como também concordo com ele. Nada contra o Gripen NG, muito menos estou aqui fazendo "campanha" contra ele e nem ficarei "ofendido" se ele for de fato escolhido como o FX-2. O que coloco aqui é sua preocupação no que pode acontecer se ele for escolhido, algo muito coerente e que também me preocupa. Mas veja bem, me preocupa simplesmente porque desconheço toda e qualquer negociação nos bastidores, logo não dá para criticar a escolha se a mesma recair sobre ele, pelo menos, não de início.

Embora tenha compreendido completamente onde quis chegar com suas perguntas finais, acho que ficou "um quê" meio estranho. Explico, da forma que você colocou dá a impressão que seria a FAB a sacrificada, a prejudicada, como se não fosse ela responsável pela indicação do Gripen NG na short list. Mesmo que a decisão final seja puramente política, fugindo ao escopo da FAB, não se pode tirar nenhuma responsabilidade dela, visto que F-18 SH, Gripen NG e Rafale foram indicados e referendados justamente por ela. O mesmo se aplica, com este argumento usado por você, ao AMX, um projeto que nasceu dentro da FAB e com origem no governo militar, ou seja, sem interferência dos políticos "convencionais", sem imposição de "leigos".

Neste caso, se me permite, trocaria "FAB" em suas perguntas/tese por "Brasil/País", pois aí não estaríamos julgando a FAB ou governos como os prejudicados, mas sim como co-partícipes do processo. Mas veja bem, não estou querendo responsabilizar ninguém (FAB, Governo, etc.) por algo que ainda não aconteceu e que talvez nem aconteça (da forma imaginada), só estou dizendo que, nestes casos, quem perde não é apenas a FAB (isoladamente), mas o País como um todo. Porém tudo isso é filigrana, não invalida em nada seu belo post.


Grande abraço,

Orestes




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#13796 Mensagem por orestespf » Seg Jun 22, 2009 7:28 pm

Bender escreveu: Tá vendo!Eu nunca vou ser unanimidade aqui,e quando eu tento agradar e concordar,dá nisso.
Sabe o que eu mereço?Um TOMA!TOMA!TOMA! triplo.

Sds.
:shock: :shock: :shock: :shock:

Vixe Maria!! O amigo Bender se transformou no amigo Morcego! :twisted: :twisted: :lol: :lol: :lol:


Grande abraço, Bender!!

Orestes




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#13797 Mensagem por Thor » Seg Jun 22, 2009 8:28 pm

Pra variar, cada dia tem um preferido ou um odiado para o FX-2.
Nessa semana estréia "TODOS CONTRA O GRIPEN". O que será que teremos para a próxima semana??
Não acho que os Suecos sejam tão incompententes assim, muito pelo contrário. De todas as empresas que já vi a FAB negociando, o Sueco é o que mais honra seus compromissos e que o equipamento cumpre exatamente o que foi prometido. Já algumas empresas americanas ficam só olhando com "cara de cachorro na canoa" durante discussão de problemas e não movem uma palha para atender ao cliente, sempre se achando superiores. Nada a reclamar de franceses, aliás são os que mais se parecem conosco, com flexibilidade parecida com a nossa (jeitinho), só que com preços salgados.
Talvez a avaliação técnica ache o Gripen o que melhor desempenhe as funções que precisamos e se for bem escrito, o suporte logístico atenderá ao que se pretende para o ciclo de vida desse projeto. E tenho certeza que podemos confiar na Saab/Suécia.
Se não tivéssemos restrições de orçamento para manutenção, talvez a melhor opção fosse o Rafale.
Dizem que o F-18 tem o menor custo operacional, de longe. Isso, aliado a outros fatores, pode pesar e muito.
Mas os melhores analistas da FAB foram envolvidos na seleção, não vão apenas pelos Folders os quais nós leigos temos acesso.
Para exemplificar, lembro de colegas que foram avaliar aeronave de determinado país que diziam ter um alcance absurdo, digno de nossas dimensões, porém quando se coloca uma velocidade de penetração adequada para a missão (>450kt), o alcance ficava menor que o do F-16. Outros comentavam que gráficos de desempenhos apresentados pela empresa eram impossíveis pelas leis da física, e quando pediam para ensaiar para comprovar eles desconversavam e não permitiam...
Pois é, assim é um processo de escolha, esperemos pra ver.
Abraços




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#13798 Mensagem por soultrain » Seg Jun 22, 2009 8:30 pm

SH, certo?





"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:


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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#13799 Mensagem por Thor » Seg Jun 22, 2009 8:38 pm

soultrain escreveu:SH, certo?
Se você se refere a custo operacional, está correto.
Alcance prometido referia a outra aeronave que alguns aqui gostam. Que o F-18 tem um alcance limitado, o próprio fabricante fala isso e os próprios pilotos americanos escrevem isso nos muitos livros que tem por ai. Aliás aconselho lerem F-18 Hornet Units in Iraq Freedom, busquem na net que é fácil achar, vale a pena ler os relatos de pilotos da Navy descrevendo as missões de guerra.
Abraços




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Carlos Mathias

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#13800 Mensagem por Carlos Mathias » Seg Jun 22, 2009 8:42 pm

Alcance absurdo?
Hmmmmm... Rafale ou SH, Gripen é automaticamente excludente. :roll: :mrgreen:
Que me perdoem os gripados. :lol:




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