U-27 escreveu:mas tipo pt, agora dei uma pensada
e os mais de 20 mil sturmovik, os quase 10 mil pe-2 e todo or esto de aeronaves sovieticas realmente não tiveram nenhum papel na guerra?
O problema é que que não disse que «as aeronaves soviéticas não tiveram nenhum papel na guerra»
O que eu disse e afirmo e reafirmo, é que na frente leste a importância das operações aéreas não foi nem de perto nem de longe idêntica à da frente ocidental.
Eu lembro mais uma vez que esta discussão vem de eu ter lembrado declarações de soldados alemães que foram transferidos da frente leste para as Ardenas e que se afirmaram aterrorizados pelo poder aéreo dos aliados.
Os alemães diziam que em muitos aspectos as operações alemães eram mais dificeis porque na Rússia eles eram atacados e podiam ter problemas, mas na frente ocidental eles seriam pura e simplesmente varridos
por que veja os numeros, mesmo sendo um enorme territorio, é uma quantidade grande de aeronaves, que pode sim cobrir a area do front...,
O problema, é que normalmente são referidos os numeros de aeronaves soviéticas construidas, mas não o numero de aeronaves soviéticas perdidas. Acontece o mesmo que com o T-34, que era um tanque excelente, mas que mesmo sendo excelente continuou sendo destruido em grandes quantidades, mesmo perante alemães que a ocidente tinham «Panzer-IV» alguns «Panther» e praticamente nenhuns «Tiger». Quando chegaram às portas de Berlim, por exemplo, as forças que apoiavam Zhukov e Koniev tinham relativamente poucos aviões e parte dos seus pedidos para o ataque eram substituições para a aviação que tinha sido perdida.
O problema principal dos russos é que um piloto é muito mais custoso de formar que a tripulação de um tanque. Os russos não tinham tempo, a formação era má e a qualidade dos pilotos ressentia-se imenso. O mesmo problema que afectou os alemães.
A má qualidade da maioria dos pilotos russos, podia ser combatida com pilotos alemães também de má qualidade.
Já a ocidente, a formação dos pilotos americanos e britânicos fazia a diferença.
E o que conta, é a qualidade do piloto médio, não os ases. Os ases serão sempre ases. Mas o que determina o resultado de um combate é a qualidade média dos pilotos. Aqui, os alemães a ocidente estavam absolutamente batidos.
No leste, eles tinham algumas hipoteses e por isso nenhum dos lados conseguiu obter o dominio total dos ceus.
que eu lembre, eu li em um texto sobre a operação lago balaaton, que uma divisão Panzer alemã foi detida apenas com ataques aereos sovieticos.
A batalha no lago Balaton ocorreu no final da guerra, entre 6 e 16 de Março de 1945, numa tentativa desesperada de reconquistar poços de petróleo hungaros e já a Alemanha estava de rastos (a operação final contra Berlim começará 30 dias depois). Em toda a guerra houve utilização de aeronaves e elas tiveram sempre algum tipo de actividade, mas a verdade é que não foi determinante a utilização de aeronaves. Em Balaton, os alemães foram derrotados pelos números e pela enorme quantidade de tanques e infantaria russas.
Os aviões tiveram importância claro, mas não eram eles o factor determinante, como aliás em toda a guerra a leste.