TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
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- RobsonBCruz
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Pelo que tenho acompanhado (minha fonte são vocês), acredito que vai dar Gripen NG BR.
O fato é que os três concorentes atendem as necessidades da FAB. Então, a lógica da escolha não deve ser qual o melhor caça, mas com qual evoluiremos mais em conhecimento tecnológico.
Se de fato a proposta for desenvolvimento conjunto do NG, pode até ser que gastemos mais do que o planejado e resulte em um caça aquem do esperado, mas o conhecimento adquirido será bem maior.
O fato é que os três concorentes atendem as necessidades da FAB. Então, a lógica da escolha não deve ser qual o melhor caça, mas com qual evoluiremos mais em conhecimento tecnológico.
Se de fato a proposta for desenvolvimento conjunto do NG, pode até ser que gastemos mais do que o planejado e resulte em um caça aquem do esperado, mas o conhecimento adquirido será bem maior.
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
O FX-2 será uma compra até de certa forma de prateleira, não compçletamente claro, mas na verdade todos estão prontos em menor ou maior grau. Acho que poderemos aprender mesmo é com o 5ºG.
Vejamos o que diz a END.
Vejamos o que diz a END.
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Não tenho duvidas, mas se o proprio NG seria um grande desafio para o BR, um PAK AF seria um salto de para-quedas no escuto e sem luaCarlos Mathias escreveu:O FX-2 será uma compra até de certa forma de prateleira, não compçletamente claro, mas na verdade todos estão prontos em menor ou maior grau. Acho que poderemos aprender mesmo é com o 5ºG.
Vejamos o que diz a END.
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Carlos...
Os Russos tem um dos melhores ( se não o melhor ) centros de pesquisa aeronautica do mundo, mas essa EX-super potencia está mais é preocupada com quem pode financiar o seu caça da proxima década e se caso não achem um investidor, eles vão de SU-27/30/33/35, só Deus sabe por quanto tempo.
É ESSA A REALIDADE, E NÃO POR QUEREREM INTEGRAÇÃO COM OS AMIGUINHOS NOVOS ( BRICs )
- Carlos Lima
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
E' por isso que eu tenho uma implicancia com essa historia de Gripen NG (producao, etc)... achava que tal empreitada ficaria para a aeronave de 5 Geracao.Carlos Mathias escreveu:O FX-2 será uma compra até de certa forma de prateleira, não compçletamente claro, mas na verdade todos estão prontos em menor ou maior grau. Acho que poderemos aprender mesmo é com o 5ºG.
Vejamos o que diz a END.
E ja acho que estamos at'e atrasados para isso pois um programa ja nao existe mais espacao (F-35) e o outro os caras ja estao hiper-adiantados (PAK-FA) com prototipo voando logo logo e tudo (perdemos o bonde de pesquisas iniciais e requerimentos "Br" ).
Na minha opniao, deveria existir um programa independente e paralelo ao F-X2 relacionado a aeronave de 5 Geracao, assim como a Marinha tem o Sub e o Sub Nuclear.
[]s
CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima 
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- Anderson TR
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
cb_lima escreveu:E' por isso que eu tenho uma implicancia com essa historia de Gripen NG (producao, etc)... achava que tal empreitada ficaria para a aeronave de 5 Geracao.Carlos Mathias escreveu:O FX-2 será uma compra até de certa forma de prateleira, não compçletamente claro, mas na verdade todos estão prontos em menor ou maior grau. Acho que poderemos aprender mesmo é com o 5ºG.
Vejamos o que diz a END.
E ja acho que estamos at'e atrasados para isso pois um programa ja nao existe mais espacao (F-35) e o outro os caras ja estao hiper-adiantados (PAK-FA) com prototipo voando logo logo e tudo (perdemos o bonde de pesquisas iniciais e requerimentos "Br" ).
Na minha opniao, deveria existir um programa independente e paralelo ao F-X2 relacionado a aeronave de 5 Geracao, assim como a Marinha tem o Sub e o Sub Nuclear.
[]s
CB_Lima
Mas fica um grande questionamento Lima, será que a participação ou alguma espécie de ToT(s) em projetos de menor envergadura como de um caça como o NG, por exemplo, não serviria como uma preparação para nossas industrias absorverem de forma mais consistentes tecnologias mais avançadas como as buscadas em caças de 5ª geração???Ou seja, nossas indústrias já estão preparadas para assimilar tecnologias de 5ª geração???Vale ressaltar que a maior delas a EMBRAER, não tem assim tanta experiencia na área de aviação militar, como poderiam mensurar se determinadas ToT(s) são ou não suficientes para um futuro mais independente???
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Jesus Cristo meu Senhor -"O Leão da tribo de Judah"!!!
- Sávio Ricardo
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
X2Jin Jones escreveu:Não tenho duvidas, mas se o proprio NG seria um grande desafio para o BR, um PAK AF seria um salto de para-quedas no escuto e sem luaCarlos Mathias escreveu:O FX-2 será uma compra até de certa forma de prateleira, não compçletamente claro, mas na verdade todos estão prontos em menor ou maior grau. Acho que poderemos aprender mesmo é com o 5ºG.
Vejamos o que diz a END.![]()
Carlos...
Os Russos tem um dos melhores ( se não o melhor ) centros de pesquisa aeronautica do mundo, mas essa EX-super potencia está mais é preocupada com quem pode financiar o seu caça da proxima década e se caso não achem um investidor, eles vão de SU-27/30/33/35, só Deus sabe por quanto tempo.
É ESSA A REALIDADE, E NÃO POR QUEREREM INTEGRAÇÃO COM OS AMIGUINHOS NOVOS ( BRICs )
Concordo em genero, numero e grau... Rssss
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
PROJETO F-X2
O RADAR AESA DO GRIPEN NG
PARA OS CÉUS BRASILEIROSPeter Nilsson, Ten-Cel (Res.)
Vice President Operational Capabilities
Gripen International
Nos futuros campos de batalha, serão vencedores aqueles que tiverem as melhores informações e superioridade situacional, a exemplo de capacidades de combate Além do Alcance Visual, conhecido por sua inglesa BVR (Beyond Visual Range), cada vez mais críticos para o sucesso de uma missão. As superiores capacidades de Guerra Eletrônica do Gripen estão muito à frente das demais em sua área. Por exemplo, o datalink mais avançado do mundo, atualmente em operação e incorporado no Gripen, não só confere uma diferenciada capacidade de mira, como também permite que o piloto passe informações, em tempo real, aos demais integrantes da rede de defesa, permanecendo oculto do inimigo.
Com a capacidade do Gripen NG de adquirir, buscar, processar, compartilhar e exibir informações táticas, como dados situacionais de unidades hostis e amistosas, zonas de engajamento de mísseis, bem como informações oriundas de receptores de alertas de radares, os pilotos do Gripen conseguem ser eficazes em suas operações e interações e, ao mesmo tempo, evitar sua exposição ao fogo inimigo.
Os aviônicos e a interface máquina-homem (HMI), incorporados no Gripen, fornecem conectividade com o quadro operacional, disponível na futura rede Conjunta de Defesa do Brasil. Os recursos de navegação acoplados apoiam o piloto que precisa apenas fazer a supervisão e se manter focado na missão, nas ameaças e na identificação dos alvos. Novos dados, provenientes dos sensores, são alimentados no quadro operacional, através dos datalinks.
O radar de varredura eletrônica ativa, conhecido por sua sigla inglesa AESA (Active Electronically Scanned Array) e embarcado no Gripen NG, pode ser usado em modos independentes ou combinados, quando for necessário acertar alvos, nos modos Ar-Ar e SAR / ISAR (Inverse Synthetic Aperture Radar) / GMTI (Ground Moving Target Indicator). Dependendo das condições meteorológicas, é possível usar os sensores ópticos e eletrônicos (EO/IR), atuando por infravermelho, e um designador a laser associado para designar bombas e obter avaliações de danos.
O AESA
A colaboração entre a SAAB e a SELEX Galileo resultou no desenvolvimento de um radar de varredura eletrônica ativa (AESA) para o programa do Gripen NG, com um aumento significativo da capacidade do radar AESA.
O Gripen NG é uma versão consideravelmente aperfeiçoada do já comprovado caça multiemprego Gripen C/D. Visando combates travados no ambiente bélico centrado em rede do Século XXI, o projeto flexível e modular do Gripen continua sendo desenvolvido e incorporando aperfeiçoamentos de baixo custo e vantajosos em termos da relação custo-benefício.
O programa do Gripen NG abrange o desenvolvimento de todos os principais sensores e componentes aviônicos, incluindo comunicações de dados, sistemas de auto-proteção, integração de armas e modificações na estrutura do avião e no sistema de propulsão. A cooperação entre a SAAB e a SELEX Galileo representa uma garantia de que Gripen NG aproveitará integralmente a mais avançada tecnologia AESA.
Em comparação com as antenas convencionais atuando com varredura mecânica, o radar AESA apresenta uma agilidade muito maior do facho, resultando em funcionamento mais rápido e uma resposta mais pronta do sistema. O radar AESA pode rastrear muitos alvos e ainda manter-se em alerta para detectar novos alvos à distância. Este radar discrimina melhor os múltiplos alvos e é menos provável que seja enganado pelas manobras executadas pelo alvo. O radar AESA também é mais efetivo contra alvos pequenos que possuem uma pequena seção exposta ao radar, que é, em geral, o grande desafio enfrentado pelos radares de gerações anteriores.
O radar do Gripen NG incluirá o inovador recurso swashplate que aumenta significativamente seu desempenho, nos grandes ângulos, fora da mira do alvo. Isso melhorará a noção situacional, pois confere uma maior área de cobertura, além das imagens do Radar de Abertura Sintética (SAR) com melhor qualidade nos ângulos maiores. Nos combates além do alcance visual, o amplo campo de visão também possibilita a otimização das ações táticas.
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Como a antena AESA é formada por um grande número de módulos ativos de transmissão/recepção, uma eventual falha em alguns destes módulos não tem um efeito notável no desempenho geral do sistema e em sua confiabilidade. Consequentemente, um radar AESA requer menos manutenção do que um sistema convencional de varredura mecânica. Isso aumenta significativamente a disponibilidade da aeronave e reduz os custos de mantê-la em serviço.
Melhor rastreamento de alvos
Com a inerente agilidade do facho, o rastreamento de alvos fica bem mais adaptável e é mais eficiente em termos de tempo, o que aumenta o desempenho do rastreamento feito pelo radar, em um ambiente com muitos alvos. Isso facilita a escolha do alvo certo para engajar a arma, assim como sua preparação, pois se utiliza dados mais precisos, ou seja, melhora-se a capacidade de controle de disparo.
A agilidade do feixe também aumenta a capacidade de executar buscas por novos alvos, em um volume maior, mantendo as atualizações do alvo rastreado para os rastreamentos atuais. Com isso, o piloto passa a ter uma melhor noção da situação em sua volta.
Amplo campo de visão
Graças a solução swashplate, o radar AESA do Gripen NG possui a capacidade de cobrir um ângulo de rastreamento de até ±100°, o que aumenta a noção situacional e pode ser utilizado para aumentar a qualidade das imagens geradas pelo Radar de Abertura Sintética (SAR). Nos combates travados além do alcance visual, o rastreamento feito com um grande ângulo também permite que a aeronave acompanhe o alvo, enquanto executa uma manobra de 90°. Isso minimiza a taxa de fechamento com o alvo e coloca a aeronave no retorno entulhado que o inimigo recebe, além de possibilitar total guiamento dos mísseis BVR.

Flexibilidade de modos
Graças à agilidade do facho, é possível passar com facilidade de um modo para outro, o que aumenta ainda mais a noção que o piloto passa a ter da situação. Por exemplo, o piloto pode usar os modos Ar-Terra em paralelo com os de busca e rastreamento Ar-Ar.
Baixa probabilidade de interceptação
O radar AESA apresenta qualidades que dificultam a detecção da aeronave pelo inimigo e, com isso, aumenta a possibilidade de sobrevivência da aeronave. Estas características incluem menor seção de radar, capacidade de operar com menores níveis energéticos e níveis de lobos laterais, podendo-se utilizar o feixe em padrões aleatórios de busca e rastreamento.
Maior alcance de detecção
A flexibilidade do facho e o controle sobre a forma da onda possibilitam a otimização dos modos, nas aquisições de alvo a curto e longo alcance. O sistema AESA também pode ser utilizado por outros sensores embarcados, a exemplo do sistema de busca e rastreamento por infravermelho (IRST) ou pelos dados oriundos de recursos externos, a exemplo do Erieye, aumentando ainda mais a noção situacional do piloto e possibilitando que este tome uma ação mais cedo.

Acima de maneira esquemática possibilidades táticas em ambiente BVR. O grande ângulo do radar AESA do Gripen NG (em azul) permite iniciar ações evasivas e manter o alvo iluminado pelo radar.
Melhores contramedidas eletrônicas
A adaptabilidade da formação do facho futuro facilita e melhora a detecção de alvos, na presença de vários sinais embaralhados. A noção situacional pode ser mantida, até mesmo em um ambiente denso em frequências de rádio, o que é importante para a sobrevivência.
Maior disponibilidade operacional
O projeto modular da antena, inclusive o grande número de módulos de transmissão/recepção, garante uma boa degradação. Isso significa que a antena manterá um desempenho excelente, mesmo diante de uma porcentagem de falhas, garantindo grande disponibilidade, um pré-requisito essencial para as operações de alta intensidade.
As experiências com radares amplos, adquiridas pela SELEX Galileo e SAAB Microwave Systems, estão sendo combinadas, no programa de desenvolvimento conjunto. O radar AESA se baseia no radar SELEX Galileo Vixen AESA, usando funcionalidades do programa Vixen, do PS-05/A e de outros programas das duas empresas.
Defesa@Net
[]'s
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O RADAR AESA DO GRIPEN NG
PARA OS CÉUS BRASILEIROSPeter Nilsson, Ten-Cel (Res.)
Vice President Operational Capabilities
Gripen International
Nos futuros campos de batalha, serão vencedores aqueles que tiverem as melhores informações e superioridade situacional, a exemplo de capacidades de combate Além do Alcance Visual, conhecido por sua inglesa BVR (Beyond Visual Range), cada vez mais críticos para o sucesso de uma missão. As superiores capacidades de Guerra Eletrônica do Gripen estão muito à frente das demais em sua área. Por exemplo, o datalink mais avançado do mundo, atualmente em operação e incorporado no Gripen, não só confere uma diferenciada capacidade de mira, como também permite que o piloto passe informações, em tempo real, aos demais integrantes da rede de defesa, permanecendo oculto do inimigo.
Com a capacidade do Gripen NG de adquirir, buscar, processar, compartilhar e exibir informações táticas, como dados situacionais de unidades hostis e amistosas, zonas de engajamento de mísseis, bem como informações oriundas de receptores de alertas de radares, os pilotos do Gripen conseguem ser eficazes em suas operações e interações e, ao mesmo tempo, evitar sua exposição ao fogo inimigo.
Os aviônicos e a interface máquina-homem (HMI), incorporados no Gripen, fornecem conectividade com o quadro operacional, disponível na futura rede Conjunta de Defesa do Brasil. Os recursos de navegação acoplados apoiam o piloto que precisa apenas fazer a supervisão e se manter focado na missão, nas ameaças e na identificação dos alvos. Novos dados, provenientes dos sensores, são alimentados no quadro operacional, através dos datalinks.
O radar de varredura eletrônica ativa, conhecido por sua sigla inglesa AESA (Active Electronically Scanned Array) e embarcado no Gripen NG, pode ser usado em modos independentes ou combinados, quando for necessário acertar alvos, nos modos Ar-Ar e SAR / ISAR (Inverse Synthetic Aperture Radar) / GMTI (Ground Moving Target Indicator). Dependendo das condições meteorológicas, é possível usar os sensores ópticos e eletrônicos (EO/IR), atuando por infravermelho, e um designador a laser associado para designar bombas e obter avaliações de danos.
O AESA
A colaboração entre a SAAB e a SELEX Galileo resultou no desenvolvimento de um radar de varredura eletrônica ativa (AESA) para o programa do Gripen NG, com um aumento significativo da capacidade do radar AESA.
O Gripen NG é uma versão consideravelmente aperfeiçoada do já comprovado caça multiemprego Gripen C/D. Visando combates travados no ambiente bélico centrado em rede do Século XXI, o projeto flexível e modular do Gripen continua sendo desenvolvido e incorporando aperfeiçoamentos de baixo custo e vantajosos em termos da relação custo-benefício.
O programa do Gripen NG abrange o desenvolvimento de todos os principais sensores e componentes aviônicos, incluindo comunicações de dados, sistemas de auto-proteção, integração de armas e modificações na estrutura do avião e no sistema de propulsão. A cooperação entre a SAAB e a SELEX Galileo representa uma garantia de que Gripen NG aproveitará integralmente a mais avançada tecnologia AESA.
Em comparação com as antenas convencionais atuando com varredura mecânica, o radar AESA apresenta uma agilidade muito maior do facho, resultando em funcionamento mais rápido e uma resposta mais pronta do sistema. O radar AESA pode rastrear muitos alvos e ainda manter-se em alerta para detectar novos alvos à distância. Este radar discrimina melhor os múltiplos alvos e é menos provável que seja enganado pelas manobras executadas pelo alvo. O radar AESA também é mais efetivo contra alvos pequenos que possuem uma pequena seção exposta ao radar, que é, em geral, o grande desafio enfrentado pelos radares de gerações anteriores.
O radar do Gripen NG incluirá o inovador recurso swashplate que aumenta significativamente seu desempenho, nos grandes ângulos, fora da mira do alvo. Isso melhorará a noção situacional, pois confere uma maior área de cobertura, além das imagens do Radar de Abertura Sintética (SAR) com melhor qualidade nos ângulos maiores. Nos combates além do alcance visual, o amplo campo de visão também possibilita a otimização das ações táticas.
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Como a antena AESA é formada por um grande número de módulos ativos de transmissão/recepção, uma eventual falha em alguns destes módulos não tem um efeito notável no desempenho geral do sistema e em sua confiabilidade. Consequentemente, um radar AESA requer menos manutenção do que um sistema convencional de varredura mecânica. Isso aumenta significativamente a disponibilidade da aeronave e reduz os custos de mantê-la em serviço.
Melhor rastreamento de alvos
Com a inerente agilidade do facho, o rastreamento de alvos fica bem mais adaptável e é mais eficiente em termos de tempo, o que aumenta o desempenho do rastreamento feito pelo radar, em um ambiente com muitos alvos. Isso facilita a escolha do alvo certo para engajar a arma, assim como sua preparação, pois se utiliza dados mais precisos, ou seja, melhora-se a capacidade de controle de disparo.
A agilidade do feixe também aumenta a capacidade de executar buscas por novos alvos, em um volume maior, mantendo as atualizações do alvo rastreado para os rastreamentos atuais. Com isso, o piloto passa a ter uma melhor noção da situação em sua volta.
Amplo campo de visão
Graças a solução swashplate, o radar AESA do Gripen NG possui a capacidade de cobrir um ângulo de rastreamento de até ±100°, o que aumenta a noção situacional e pode ser utilizado para aumentar a qualidade das imagens geradas pelo Radar de Abertura Sintética (SAR). Nos combates travados além do alcance visual, o rastreamento feito com um grande ângulo também permite que a aeronave acompanhe o alvo, enquanto executa uma manobra de 90°. Isso minimiza a taxa de fechamento com o alvo e coloca a aeronave no retorno entulhado que o inimigo recebe, além de possibilitar total guiamento dos mísseis BVR.
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Flexibilidade de modos
Graças à agilidade do facho, é possível passar com facilidade de um modo para outro, o que aumenta ainda mais a noção que o piloto passa a ter da situação. Por exemplo, o piloto pode usar os modos Ar-Terra em paralelo com os de busca e rastreamento Ar-Ar.
Baixa probabilidade de interceptação
O radar AESA apresenta qualidades que dificultam a detecção da aeronave pelo inimigo e, com isso, aumenta a possibilidade de sobrevivência da aeronave. Estas características incluem menor seção de radar, capacidade de operar com menores níveis energéticos e níveis de lobos laterais, podendo-se utilizar o feixe em padrões aleatórios de busca e rastreamento.
Maior alcance de detecção
A flexibilidade do facho e o controle sobre a forma da onda possibilitam a otimização dos modos, nas aquisições de alvo a curto e longo alcance. O sistema AESA também pode ser utilizado por outros sensores embarcados, a exemplo do sistema de busca e rastreamento por infravermelho (IRST) ou pelos dados oriundos de recursos externos, a exemplo do Erieye, aumentando ainda mais a noção situacional do piloto e possibilitando que este tome uma ação mais cedo.
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Acima de maneira esquemática possibilidades táticas em ambiente BVR. O grande ângulo do radar AESA do Gripen NG (em azul) permite iniciar ações evasivas e manter o alvo iluminado pelo radar.
Melhores contramedidas eletrônicas
A adaptabilidade da formação do facho futuro facilita e melhora a detecção de alvos, na presença de vários sinais embaralhados. A noção situacional pode ser mantida, até mesmo em um ambiente denso em frequências de rádio, o que é importante para a sobrevivência.
Maior disponibilidade operacional
O projeto modular da antena, inclusive o grande número de módulos de transmissão/recepção, garante uma boa degradação. Isso significa que a antena manterá um desempenho excelente, mesmo diante de uma porcentagem de falhas, garantindo grande disponibilidade, um pré-requisito essencial para as operações de alta intensidade.
As experiências com radares amplos, adquiridas pela SELEX Galileo e SAAB Microwave Systems, estão sendo combinadas, no programa de desenvolvimento conjunto. O radar AESA se baseia no radar SELEX Galileo Vixen AESA, usando funcionalidades do programa Vixen, do PS-05/A e de outros programas das duas empresas.
Defesa@Net
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Si vis pacem, para bellum.
"Não sei com que armas a III Guerra Mundial será lutada. Mas a IV Guerra Mundial será lutada com paus e pedras."
Albert Einstein
Si vis pacem, para bellum.
"Não sei com que armas a III Guerra Mundial será lutada. Mas a IV Guerra Mundial será lutada com paus e pedras."
Albert Einstein
- Carlos Lima
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Realmente eu nao sou um especialista, mas pelo que leio por ai a Embraer mesmo no projeto de aeronaves civis trabalha com tecnologias que hoje em dia estao presentes nas mais modernas aeronaves militares (excessao seria Stealth), em termos de Fly By Wire e outras coisas, possuimos gente extremamente capaz e alem disso temos uma experiencia tao grande quanto a da SAAB em gerenciamento de Projetos com multiplos parceiros.Anderson TR escreveu:cb_lima escreveu:
E' por isso que eu tenho uma implicancia com essa historia de Gripen NG (producao, etc)... achava que tal empreitada ficaria para a aeronave de 5 Geracao.
E ja acho que estamos at'e atrasados para isso pois um programa ja nao existe mais espacao (F-35) e o outro os caras ja estao hiper-adiantados (PAK-FA) com prototipo voando logo logo e tudo (perdemos o bonde de pesquisas iniciais e requerimentos "Br" ).
Na minha opniao, deveria existir um programa independente e paralelo ao F-X2 relacionado a aeronave de 5 Geracao, assim como a Marinha tem o Sub e o Sub Nuclear.
[]s
CB_Lima
Mas fica um grande questionamento Lima, será que a participação ou alguma espécie de ToT(s) em projetos de menor envergadura como de um caça como o NG, por exemplo, não serviria como uma preparação para nossas industrias absorverem de forma mais consistentes tecnologias mais avançadas como as buscadas em caças de 5ª geração???Ou seja, nossas indústrias já estão preparadas para assimilar tecnologias de 5ª geração???Vale ressaltar que a maior delas a EMBRAER, não tem assim tanta experiencia na área de aviação militar, como poderiam mensurar se determinadas ToT(s) são ou não suficientes para um futuro mais independente???
Entendo que a area supersonica talvez seja uma limitacao (embora no fundo eu duvide baseado no que o CTA ja possui), mas 'e que honestamente eu acho que nao exista nao muita coisa que o Gripen NG tenha a oferecer que a nossa associacao com uma aeronave de 5 Geracao nao possa oferecer e superar.
O meu problema com essa historia passa muito pelo focuo... se o plano de acordo com o END era 4 geracao agora com alguma absorcao de tecnologia e depois desenvolvimento de 5 geracao, ao tentarmos fazer isso com as 2 aeronaves eu acho que 'e gastar muito $$$$ (na quarta geracao) quando na verdade poderiamos estar mais centrados em algumas tecnologias para essa aeronave e algo mais robusto (at'e em termos de investimentos) para a aeronave de 5G.
Nao temos nem tantos pesquisadores e centros de tecnologia assim para ficarmos rodando 2 programas que precisam de investimento pesado (humano tambem) ao mesmo tempo... veja o caso dos misseis que foi s'o o $$$ aparecer que o pessoal viu que tinham que ficar repassando mao de obra de um lado para outro.
Eu sei la cara, eu posso estar enganado, mas em parte 'e o que voce disse, se vamos absorver aos poucos, porque tentar abracar o mundo com as pernas e dividir esforcos quando poderiamos ter uma aeronave de 4G na boa e ter um programa serio com investimentos serios para 5G?
Lembrar que tirando tecnologia relativa a eletronica especifica e coisas como Stealth, os projetos militares nunca estiveram tao perto dos civis... obviamente existem diferencas, mas sera que teriamos que fabricar um 4G aqui para aprender?
Eu acho que nao 'e bem assim.
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CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima 
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Investir pesadamente num 4ºG não seria investir numa tecnologia que rapidamente estará obsoleta?
Agora vamos aos esclarecimentos:
O tempo e os fatos se encarregaram de provar que tudo não passou mesmo de blá, blá, blá.
O avião está aí, muito mais avançado que o próprio Gripen-NG, que ninguém diz que é uma chance da Suécia achar ótario prá bancar a sua fábrica de um caça por ano.
Cite em qualquer um das linhas que escrevi até hoje no fórum onde está escrito que acho a Rússia "AMIGUINHOS".
Vocês acharão frases minhas dizendo que eles precisam de parceiros, que seria interessante estrategicamente e politicamente para eles e por que não para nós mesmos, uma aproximação com o Brasil e etc, mas amiguinhos e termos do tipo? DUVIDO!
De cara aposto DUAS bananadas!!!!
Os BRICS não são mais amiguinhos que somos da Europa e dos EUA, são apenas interesses, só isso, e de todos os lados.
Mas se pudéssemos participar de um programa de um caça dividido por três países ou mais, exatamente como a Europa sempre faz, seria muito interessante sim, na minha opinião. Mas prá isso não precisa ser amiguinho, precisa haver interesse e as vezes culhão.
Abraços!
Agora vamos aos esclarecimentos:
eu li 3.000 vezes meu psot e não vi o nome PAK lá em nenhuma das vezes, você poderia mostrar-me onde está? Sim, pois você fala com a propriedade de quem realmente viu isso nas linhas que escrevi.Não tenho duvidas, mas se o proprio NG seria um grande desafio para o BR, um PAK AF seria um salto de para-quedas no escuto e sem lua
É exatamente a mesma coisa que vocês falavam quando anunciaram o SU-35BM, que eles na verdade queriam um otário prá bancar, que se não achassem esse otário o avião não sairia e blá, blá, blá.Carlos...
Os Russos tem um dos melhores ( se não o melhor ) centros de pesquisa aeronautica do mundo, mas essa EX-super potencia está mais é preocupada com quem pode financiar o seu caça da proxima década e se caso não achem um investidor, eles vão de SU-27/30/33/35, só Deus sabe por quanto tempo.
O tempo e os fatos se encarregaram de provar que tudo não passou mesmo de blá, blá, blá.
O avião está aí, muito mais avançado que o próprio Gripen-NG, que ninguém diz que é uma chance da Suécia achar ótario prá bancar a sua fábrica de um caça por ano.
Vocês azuis tem o péssimo costume de imaginar coisas e concluir que elas sejam uma realidade.É ESSA A REALIDADE, E NÃO POR QUEREREM INTEGRAÇÃO COM OS AMIGUINHOS NOVOS ( BRICs )
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Cite em qualquer um das linhas que escrevi até hoje no fórum onde está escrito que acho a Rússia "AMIGUINHOS".
Vocês acharão frases minhas dizendo que eles precisam de parceiros, que seria interessante estrategicamente e politicamente para eles e por que não para nós mesmos, uma aproximação com o Brasil e etc, mas amiguinhos e termos do tipo? DUVIDO!
De cara aposto DUAS bananadas!!!!
Os BRICS não são mais amiguinhos que somos da Europa e dos EUA, são apenas interesses, só isso, e de todos os lados.
Mas se pudéssemos participar de um programa de um caça dividido por três países ou mais, exatamente como a Europa sempre faz, seria muito interessante sim, na minha opinião. Mas prá isso não precisa ser amiguinho, precisa haver interesse e as vezes culhão.
Abraços!
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Prezados, a nova RFA acaba de chegar às bancas falando sobre o fantástico radar do SH. E os perfis de Rafale e Gripen (inclusive uma bela montagem de um Gripen com camuflagem especial ao lado de um E-99). Sem dúvida, 3 excelentes caças. Mas as propostas (tfs e tots relacionados AO CAÇA!), não deixam dúvida da disputa se concentrar em Rafale X Gripen. Várias outras interessantes reportagens também merecem uma leitura.
Abraços!
Abraços!
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
A disputa esta entre os tres.... Creio que o SH pode ate vencer com folga 
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Olha aí o Defesante de novo! Para um caça fantasma, um radar também fantasma!Oziris escreveu:PROJETO F-X2
O RADAR AESA DO GRIPEN NG
PARA OS CÉUS BRASILEIROSPeter Nilsson, Ten-Cel (Res.)
Defesa@Net
[]'s
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Caramba!!! A revista chegou as bancas antes de atualizar o sítio!!!Rodrigoiano escreveu:Prezados, a nova RFA acaba de chegar às bancas falando sobre o fantástico radar do SH. E os perfis de Rafale e Gripen (inclusive uma bela montagem de um Gripen com camuflagem especial ao lado de um E-99). Sem dúvida, 3 excelentes caças. Mas as propostas (tfs e tots relacionados AO CAÇA!), não deixam dúvida da disputa se concentrar em Rafale X Gripen. Várias outras interessantes reportagens também merecem uma leitura.
Abraços!
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Lá ainda consta a nº 57!!!
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Assinatura? Estou vendo com meu advogado...
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Sr. Bender,Bender escreveu: Lamento por sua "indignação".![]()
O épisódio AMX trouxe várias lições,vide familia ERJ e EJets.
Estão voando até hoje!No Brasil e Itália!
![]()
E ainda vão ser modernizados para voarem por mais 15 anos!![]()
O senhor desdenha do passado e do futuro,não tenho culpa que as piadas suecas não lhe façam sorrir![]()
A mim são as preferidas e que mais me fazem sorrirGosto muito das piadas russas também
![]()
Que piadas lhe fazem melhor ao gosto?As francesas ou Yankes?
Sds.
A argumentação que o custoso programa AMX redundou em ganhos tecnológicos é falacioso.
Qualquer um aqui sabe, que o conhecimento para manipulação de materiais compostos, não demanda necessariamente o embarque em um projeto.
Subcontratação para a Boeing, gerou o mesmo para suas sub-contratadas...
Para quê pagar 100, se com 10 obtenho o mesmo conhecimento?
Ganhamos o quê com o AMX? Um transportador de querosone! Sim, pq é isso o que ele é!
Desprovido de radar, curto em alcance (para que tenha um alcance decente, precisa tanques subalares, roubando pontos duros), sub-motorizado (Spey - fumacenta e beberrona) e com altíssimo custo de aquisição por aeronave!
Resumindo: Quando muito, o simpático transportador de querosene, transporta também bombas burras...
Quase levou a FAB à lona!
Todo mundo sabe disso, inclusive você!
Se não sabe, deveria...
O AMX, se tornará uma aeronave efetiva agora, após a mordenização... + 15 anos depois de ter entrado em operação! Que maravilha!
Ah, me esqueci: No DB, o AMX faz parte do panteão dos DEUSES!
Serei agora, acusado de heresia e jogado às chamas...
- Skyway
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Nossa...HIGGINS escreveu:
Ganhamos o quê com o AMX? Um transportador de querosone! Sim, pq é isso o que ele é!
AD ASTRA PER ASPERA