Alex:
Para lá de você ninguém afirmou que a força aérea russa foi uma reles observadora.
É evidente que os soviéticos produziram muitas aeronaves e que as utilizaram.
Utilizaram e perderam milhares delas.
A questão é muito simples:
A importância da força aérea (tanto russa quanto alemã) na frente leste foi desprezível. Isto não implica que não tenha havido aeronaves no ar, que não tenha havido combates, mas é absolutamente evidente que não teve as mesmas consequências que a ocidente.
Utilizando os números acima, bastaria verificar que a aeronave mais fabricada pelos russos foi o avião de ataque Sturmovik (31.000 unidades), enquanto que o avião mais fabricado pelos alemães foi o Me.109, um caça, com 35.000 unidades produzidas. Os russos optaram pela copnstrução de mais aeronaves de ataque após analisarem o resultado da guerra civil de Espanha.
Bastaria lembrar que em Estalinegrado mais de 4.000 aviões alemães se perderam, mas esses aviões foram na esmagadora maioria aeronaves de transporte, abatidas pelo enorme numero de bocas de fogo que os russos colocaram entre a frente e a cidade sitiada.
Se sobrasse alguma dúvida, bastaria àqueles que têm como referência o livro de Anthony Beevor procurar um capitulo do livro sobre Estalinegrado onde se explique que influência que tiveram os aviões ou em que se discorra sobre as operações aéreas. A importância das aeronaves foi praticamente nenhuma para o desenvolvimento da batalha e é por isso que praticamente não se dedicam mais de 10 linhas a isso.
Há imensas razões para explicar a relativa pouca importância dada à arma aérea.
Sim, Carlos Mathias. O La-5 era um excelente caça soviético.
Provavelmente o melhor caça do mundo (ou não fosse russo).
Ele era o melhor de entre os caças fabricados em madeira, claro...
De qualquer das formas não é isso que está em causa.
Eu apenas afirmei e afirmo pela centésima vez:
Na frente leste, a importância da guerra aérea foi minima, por razões várias que se prendem essencialmente com as características do terreno.
Por favor leiam o que eu escrevi antes de comentarem o que alguém disse que eu escrevi.
Obrigado.