Eu não só li os livros de Beavor sobre Berlim ou Estalinegrado como li muitas das publicações que lhe serviram de referência e li relatórios sobre as operações feitos pelos próprios militares.
É necessário produzir um raciocinio com sentido.
Veja o seguinte:
Só esta afirmação, deixa qualquer um sem argumento. Não pela força do argumento, mas pelo absurdo do argumento.Os Soviéticos destruíram quase 600 divisões alemãs, vai querer comparar com o oeste?
Se os alemães tivessem 300 divisões teriam ganho a guerra. Os militares russos nos seus relatórios exageravam, porque caso contrário seriam julgados sumariamente e fuzilados. A Alemanha pura e simplesmente não poderia ter 600 divisões para os russos destruirem. A guerra produziu 5.5 milhões de mortos militares alemães. Mesmo que todos os mortos militares tivessem sido resultado dos combates com os russos, não seria possivel juntar tal quantidade de divisões.
Isto seria impossível mesmo que os civis fossem contados como divisões da Wermacht.
Se a Alemanha não tivesse atacado a Russia em 1941, seria a Russia a atacar a Alemanha, quanto a isso ninguém pode ter dúvidas. Os planos existiam e foram discutidos durante o final dos anos 30 com os franceses e com os britânicos, sendo que estes últimos não estavam interessados em atacar a Alemanha.
O dia D foi possível, porque a capacidade industrial dos Estados Unidos era absolutamente fenomenal e ultrapassava tudo o que qualquer país à face da terra era capaz de produzir.Ponha uma coisa em sua cabeça: O Dia D só foi possível porque a URSS destruiu a um custo inacreditável mais de 2/3 da Wermacht.
O dia D, aconteceria de qualquer forma meu caro. Se não acontecesse de uma maneira aconteceria de outra.
Lembre-se de que a bomba atómica estava quase terminada. Ela foi largada sobre o Japão, porque não havia já Alemanha para informar os Nazis que era melhor se renderem.
A Alemanha seria destruida da mesma forma. Lembre-se de que o Japão foi praticamente riscado do mapa por centenas de bombardeiros B-29 que nem sequer foram utilizados na Europa.
A força aérea soviética não teve participação definitiva no conflito. A Luftwaffe foi destruida a ocidente não a leste. Foram os Spitfire e os Mustang que acabaram com os Me-109 e com os Fw-190.Alem do q, por acaso tu já ouviu falar na Força Aérea Soviética?
Meu caro, foram os B-17 que destruiram grande parte da capacidade da industria militar alemã.
Até Março de 1945, os soviéticos enviavam pedidos à Força Aérea dos Estados Unidos a pedir bombardeamentos sobre áreas chave. Exemplo disso foi o relato sobre o bombardeamento sobre Zossen, centro nevrálgico de comunicações e comando dos alemães, que se encontrava a 30 minutos de voo da frente russa na linha Oder-Neise, mas que mesmo assim tinha que ser atacado pelos americanos.
E quanto à questão das forças no terreno, repito:
Os Alemães tinham mais forças a ocidente para combater os americanos e os britânicos que para combater os russos !
Qual parte da frase você não entende ?
A maioria dos tanques pesados Panzer-VII «Tiger-B», dos Panzer-V «Panther» ou dos caça-tanques mais poderosos estava a ocidente e não a leste. Os exércitos norte-americanos eram exércitos altamente mecanizados e moveis. Em 1945 as tropas americanas já não marchavam a pé. Sabendo que enfrentava um exército mecanizado apoiado por um esmagador poder aéreo os alemães consideraram que a principal ameaça estava a ocidente. Isso levou a que desguarnecessem a frente a leste, com os resultados conhecidos.
Isto aliás compreende-se em conjunção com a falhada tentativa alemã de romper as linhas aliadas nas Ardenas no final de 1944. O que salvou os americanos, foi exactamente a enorme motorização e os enormes recursos americanos, que permitiram ao general Patton mover um exército inteiro em alguns dias.
Isso, e evidentemente a avassaladora superioridade aérea. Os alemães esperaram o pior tempo possível para atacar. Quando acabou o mau tempo, os Panzer "Já eram".
Quanto a crimes contra negros e asiáticos, não entendo o que quer dizer. Os alemães não combateram na África negra, e os soviético só declararam guerra ao Japão em 1945 depois de a América ter colocado o Japão de joelhos.
Quanto aos crimes dos alemães, eles foram julgados em Nuremberga. Infelizmente, no Irão, por exemplo, parece que há gente que afirma que afinal os alemães eram bonzinhos e que não mataram nenhum judeu. Os crimes dos soviéticos, esses ficaram completamente por julgar. A justiça foi negada a milhões em nome da conveniencia e para defender o criminoso regime comunista.
Mas eu não referi essa questão, apenas fiz comentários ao texto colocado pelo Clermont.