CONFLITO ISRAELO-PALESTINIANO

Área destinada para discussão sobre os conflitos do passado, do presente, futuro e missões de paz

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Izaias Maia
Sênior
Sênior
Agradeceu: 9 vezes

Re: CONFLITO ISRAELO-PALESTINIANO

#1381 Mensagem por Izaias Maia » Qui Jun 18, 2009 12:16 am

Bem, ambos os povos consideram seus livros históricos... àrabes e judeus consideram-se descendentes de Abraão... se os livros não são históricos vamos ter que reescrever esta história.

Enlil
Sênior
Sênior
Agradeceu: 7 vezes
Agradeceram: 28 vezes

#1382 Mensagem por Enlil » Qui Jun 18, 2009 12:23 am

Prefiro não entrar nesse mérito em aberto... Por respeito aos cristãos do fórum... Se tu quiser maiores informações me enviei uma MP...

Izaias Maia
Sênior
Sênior

#1383 Mensagem por Izaias Maia » Qui Jun 18, 2009 12:23 am

Nukualofa77 escreveu:Todos os 3 são... Ou será q alguém aqui faz uma leitura literal dos mesmos? Uma analogia: um romance histórico, ou seja, com um plano de fundo histórico, torna a obra um livro de história? Pois é... A fé exercida com tolerância jamais será passível de questionamento como ato, mesmos pelos céticos... No entanto, fundamentalistas: criacionistas, pretensos restauradores de "reinos perdidos" ou desejosos de virgens no paraíso, nunca passaram de fanáticos radicais...
Bem... a fé entrou no debate. Também é radical e fanática a afirmação que diz que judaistas, evangelicalistas e maometistas são fanáticos radicais por se aterem a seus fundamentos... Não me leve a mal.

Enlil
Sênior
Sênior

#1384 Mensagem por Enlil » Qui Jun 18, 2009 12:27 am

Estou falando de leiturais literais como de cristãos criacionistas, judeus ortodoxos ou de suicídio por paraísos celestes... se isso não chama-se fundamentalismo, então é melhor reverem o conceito...

Izaias Maia
Sênior
Sênior

#1385 Mensagem por Izaias Maia » Qui Jun 18, 2009 12:32 am

Nukualofa77 escreveu:Estou falando de leiturais literais como de cristãos criacionistas, judeus ortodoxos ou de suicídio por paraísos celestes... se isso não chama-se fundamentalismo, então é melhor reverem o conceito...

seguiu MP...

Enlil
Sênior
Sênior

#1386 Mensagem por Enlil » Qui Jun 18, 2009 1:16 am

Seguiu a resposta. Um abraço, até mais...

felipexion
Sênior
Sênior
Agradeceu: 74 vezes
Agradeceram: 87 vezes

#1387 Mensagem por felipexion » Qui Jun 18, 2009 11:26 am

Nukualofa77 escreveu:Há tá... No entanto, a questão fundamental é: porque para ti os assentamentos não são ilegais?
Porque eu apoio Israel e sou parcial, além de apoiar o Grande Israel.

Mas tirando isso, aquela área é de extrema importância para a segurança do Estado de Israel, assim como as colinas de Golã e a Península do Sinai (que já não pertence a Israel).

[centralizar]Mazel Tov![/centralizar]
Enlil
Sênior
Sênior

#1388 Mensagem por Enlil » Qui Jun 18, 2009 3:08 pm

"Grande Israel"?! Então quer dizer q a expansão desse Estado se legitima pela Torá? Então quer dizer q está se misturando política com religião? Se os israelenses usarem explicitamente argumentos "transcendentais" para justificar sua expansão em terras alheias, esses argumentos serão desmontados em minutos pela ciência histórica... Sabe quem é a maior autoridade no assunto? Ele tem até Israel no nome: Israel Finkelstein, um israelense q durante anos foi chefe do departamento de arqueologia da Universidade de Tel Aviv, q tem mais 40 anos de pesquisas e escavações na área... A política só se justifica por argumentos LAICOS ou será q vamos voltar a Idade Média? Se os fundamentalistas judeus tentarem se legitimar pela Torá, terão seus argumentos aniquilados por munição acadêmica israelense...

É simplesmente inaceitável justicar a política pela religião, se isso acontecer Israel será mais um Estado teocrático do Oriente Médio...

É por isso q a paz é inviabilizada e sabotada na região: fanáticos de ambos os lados q justificam a política pela religião... Por isso não há diferença conceitual entre judeus ortodoxos, jihad's ou talibãs, todos são fundamentalistas...

FOXTROT
Sênior
Sênior
Agradeceu: 271 vezes
Agradeceram: 111 vezes

#1389 Mensagem por FOXTROT » Qui Jun 18, 2009 3:42 pm

Felipe, "Grande Israel" a onde? não há mais território a ser ocupado por Israel, E PONTO FINAL.

"Só os mortos conhecem o fim da guerra" Platão.
U-27
Sênior
Sênior
Agradeceu: 21 vezes
Agradeceram: 16 vezes

#1390 Mensagem por U-27 » Qui Jun 18, 2009 3:45 pm

bom, eu não sou fã do laicismo de qualquer forma, pra mim é atraso
mas cada um é cada um

"A religião católica contém a Verdade total revelada por Deus e não dizemos isso com arrogância nem para desafiar ninguém. Não podemos diminuir esta afirmação" Dom Hector Aguer

http://ridingaraid.blogspot.com.br/ meu blog
soultrain
Sênior
Sênior

#1391 Mensagem por soultrain » Qui Jun 18, 2009 7:18 pm

Bom eu sou católico, não sou por educação ou outra coisa qualquer, sou por convicção e sou praticante, embora não conceba um católico não praticante, mas isso e outra conversa.

Isto para dizer o seguinte,

Todos os livros não são relatos históricos, são alegorias que tem de ser interpretadas a luz do tempo em que o autor as escreveu e muitas traduções/interpretações posteriores.

Alguem aqui j]a leu o antigo testamento todo? Eu já.

"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:

NJ
Enlil
Sênior
Sênior

#1392 Mensagem por Enlil » Qui Jun 18, 2009 8:22 pm

Eu já li. E a questão aqui Soultrain não é um questionamento a religião, a q for q seja, muito menos a sua prática, mas a legitimação de ações políticas em detrimento de outrem por ela...

soultrain
Sênior
Sênior

#1393 Mensagem por soultrain » Sex Jun 19, 2009 7:25 am

Concordo em absoluto, se formos tomar à letra, temos de apedrejar quem mistura colheitas no mesmo campo e enforcar quem usa roupa com tecido mesclado.

[[]]'s

"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:

NJ
felipexion
Sênior
Sênior

#1394 Mensagem por felipexion » Sex Jun 19, 2009 10:44 am

soultrain, já vou pela quinta vez lendo a Bíblia por completo sem contar o pentateuco que já deve estar na oitava vez.

felipexion
Sênior
Sênior

#1395 Mensagem por felipexion » Sex Jun 19, 2009 10:46 am

FOXTROT escreveu:Felipe, "Grande Israel" a onde? não há mais território a ser ocupado por Israel, E PONTO FINAL.
FOXTROT, ainda tem uma partes da Jordânia, Síria, Turqia, Egito, Iraque e Arábia Saudita! :mrgreen: Estou brincando

Responder