Como já havia previsto, chegou a última nota OFICIAL... Creio então que esta devida e OFICIAL nota, é que deve ser análizada e aceita por TODOS...Flávio Rocha Vieira escreveu:12/06/2009 - 17h13
NOTA À IMPRENSA: Aeronáutica recebe ofertas finais das empresas participantes do projeto FX-2
Mantendo a política de transparência do processo de seleção das novas aeronaves de caça multiemprego para a Força Aérea Brasileira (FAB), denominado projeto F-X2, o Comando da Aeronáutica (COMAER) encerra hoje, 12 de junho de 2009, a coleta de informações das empresas participantes do Processo de Seleção (listadas aqui em ordem alfabética: BOEING F-18 E/F SUPER HORNET, DASSAULT RAFALE e SAAB GRIPEN NG) para a avaliação final.
A fase que se encerra constituiu a última rodada de esclarecimentos entre o COMAER e as empresas participantes. Cada empresa teve iguais oportunidades de trocar informações com a Gerência do Projeto F-X2 (GPF-X2) e apresentar suas respectivas melhores e últimas ofertas - BAFO (do inglês Best and Final Offer).
De posse de todas as informações obtidas agora e nas fases anteriores, quais sejam, a avaliação das ofertas entregues em 2 de fevereiro, as discussões desenvolvidas durante as reuniões de esclarecimentos (a partir de 2 de março), verificações oriundas das visitas técnicas, logísticas e industriais, vôos de avaliação (a partir de 30 de março) e a avaliação das ofertas revisadas entregues em 4 de maio, os integrantes da GPF-X2 prosseguem com a avaliação final das respostas das empresas até o final do mês de junho.
Por fim, o Comando da Aeronáutica ressalta que mantém, isento de qualquer juízo preferencial, a seleção das aeronaves, tendo por base critérios comerciais, técnicos, operacionais, logísticos, de compensação comercial (Offset), industrial e tecnológica, e de transferência de tecnologia, de forma a permitir a melhor escolha, colocando a FAB e o Brasil em posição de destaque no cenário aeronáutico mundial, além de possibilitar, em médio e longo prazo, a capacitação dos parques industriais civis e o desenvolvimento da indústria aeronáutica brasileira.
Brig Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez
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Embraer comprando a SAAB????
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Re: Embraer comprando a SAAB????
Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???
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Re: Embraer comprando a SAAB????
Mais uma nota bem profissional da FAB.
É isso aí, oficialmente agora na reta final!
Eu particularmente não tenho motivo nenhum pra duvidar do que está escrito aí.
Um abraço!
É isso aí, oficialmente agora na reta final!
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Re: Embraer comprando a SAAB????
Saab participa de evento sobre inovação em São Paulo
Escrito por André M. Mileski e Hélio Higuchi
Presidente mundial do grupo sueco esteve presente no evento na FIESP, e comentou rumores sobre possível compra da Saab pela Embraer
Ontem (2), foi realizado na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), na capital do estado paulista, o seminário “Brasil e Suécia, Parceiros em Tecnologia”, conferência sobre a cooperação industrial sueco-brasileira. O evento reuniu representantes dos governos e empresários dos dois países, interessados em ampliar o leque de cooperação industrial e em inovação entre o Brasil e a Suécia.
Estiveram presentes executivos do grupo Saab, como o presidente mundial, Åke Svensson, o vice-presidente da Saab Security, Mikael Höglund, que realizaram apresentações sobre os produtos e projetos do conglomerado sueco para o Brasil, como a oferta do caça Gripen NG para o Programa F-X2, da Força Aérea Brasileira (FAB).
Logo no início da manhã, a embaixadora da Suécia no Brasil, Annika Markovic, destacou o relacionamento “forte e consolidado” entre as duas nações, existente há pelo menos um século, desde que a primeira empresa sueca se instalou no País. Atualmente, são pelo menos 120 companhias do país europeu com atividades no Brasil.
Após a sua apresentação, focada no histórico de inovação e geração de benefícios à sociedade (spin-offs) de produtos dos setores aeroespacial e de defesa desenvolvidos pela Saab, Åke Svensson gentilmente concedeu uma entrevista restrita à mídia especializada, da qual participou repórteres da revista Tecnologia & Defesa. Dentre as várias questões formuladas e respondidas, cabe ressaltar o comentário de Svensson quanto aos rumores sobre uma eventual compra da Saab por parte da brasileira Embraer, informação veiculada num semanário de noticias há algumas semanas.
Svensson declarou que existem negociações para uma parceria entre a Saab e a Embraer envolvendo não só cooperação tecnológica no campo aeronáutico, mas também para a comercialização de produtos. Ressalvou, entretanto, que tal associação não envolveria a fusão ou aquisição de nenhuma das partes, isto é não haveria absorção de uma empresa pela outra. O presidente mundial do grupo sueco também informou que esta proposta será incluída no BAFO (Best And Final Offer) do FX-2, a ser entregue pela companhia à FAB na próxima semana.
As especulações sobre uma possível aquisição da Saab pela Embraer, que envolveria a participação do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), surgiram inicialmente numa nota da revista IstoÉ Dinheiro publicada no início de maio. Segundo T&D pode apurar, a informação foi obtida de fontes no Ministério da Defesa e do próprio BNDES. Uma visita de Marcus Wallenberg, maior acionista e controlador da Saab, acompanhado da embaixadora Annika Markovic ao ministro Nelson Jobim em 13 de maio ajudou a alimentar as especulações.
No início de março, outro competidor do F-X2, o consórcio francês Rafale International, formado pelas companhias Dassault Aviation, Thales e SNECMA, promoveu evento na FIESP para a discussão de parcerias nas áreas aeroespacial e de defesa. Para ler a reportagem sobre o evento publicada no web-site de T&D, clique aqui.
http://www.tecnodefesa.com.br/index.php ... &Itemid=54
Escrito por André M. Mileski e Hélio Higuchi
Presidente mundial do grupo sueco esteve presente no evento na FIESP, e comentou rumores sobre possível compra da Saab pela Embraer
Ontem (2), foi realizado na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), na capital do estado paulista, o seminário “Brasil e Suécia, Parceiros em Tecnologia”, conferência sobre a cooperação industrial sueco-brasileira. O evento reuniu representantes dos governos e empresários dos dois países, interessados em ampliar o leque de cooperação industrial e em inovação entre o Brasil e a Suécia.
Estiveram presentes executivos do grupo Saab, como o presidente mundial, Åke Svensson, o vice-presidente da Saab Security, Mikael Höglund, que realizaram apresentações sobre os produtos e projetos do conglomerado sueco para o Brasil, como a oferta do caça Gripen NG para o Programa F-X2, da Força Aérea Brasileira (FAB).
Logo no início da manhã, a embaixadora da Suécia no Brasil, Annika Markovic, destacou o relacionamento “forte e consolidado” entre as duas nações, existente há pelo menos um século, desde que a primeira empresa sueca se instalou no País. Atualmente, são pelo menos 120 companhias do país europeu com atividades no Brasil.
Após a sua apresentação, focada no histórico de inovação e geração de benefícios à sociedade (spin-offs) de produtos dos setores aeroespacial e de defesa desenvolvidos pela Saab, Åke Svensson gentilmente concedeu uma entrevista restrita à mídia especializada, da qual participou repórteres da revista Tecnologia & Defesa. Dentre as várias questões formuladas e respondidas, cabe ressaltar o comentário de Svensson quanto aos rumores sobre uma eventual compra da Saab por parte da brasileira Embraer, informação veiculada num semanário de noticias há algumas semanas.
Svensson declarou que existem negociações para uma parceria entre a Saab e a Embraer envolvendo não só cooperação tecnológica no campo aeronáutico, mas também para a comercialização de produtos. Ressalvou, entretanto, que tal associação não envolveria a fusão ou aquisição de nenhuma das partes, isto é não haveria absorção de uma empresa pela outra. O presidente mundial do grupo sueco também informou que esta proposta será incluída no BAFO (Best And Final Offer) do FX-2, a ser entregue pela companhia à FAB na próxima semana.
As especulações sobre uma possível aquisição da Saab pela Embraer, que envolveria a participação do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), surgiram inicialmente numa nota da revista IstoÉ Dinheiro publicada no início de maio. Segundo T&D pode apurar, a informação foi obtida de fontes no Ministério da Defesa e do próprio BNDES. Uma visita de Marcus Wallenberg, maior acionista e controlador da Saab, acompanhado da embaixadora Annika Markovic ao ministro Nelson Jobim em 13 de maio ajudou a alimentar as especulações.
No início de março, outro competidor do F-X2, o consórcio francês Rafale International, formado pelas companhias Dassault Aviation, Thales e SNECMA, promoveu evento na FIESP para a discussão de parcerias nas áreas aeroespacial e de defesa. Para ler a reportagem sobre o evento publicada no web-site de T&D, clique aqui.
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Re: Embraer comprando a SAAB????
Alguma coisa está errada nesta notícia, a tal "semana que vem" já foi, visto que a FAB liberou uma nota oficial dizendo que este tempo já acabou.
Outra coisa é que agora se assume que existe algo, mas nada de fusão, aquisição, etc., o que faz sentido de fato, até porque não é isso mesmo, mas não importa o nome, visto que o jogo está rolando mesmo.
Além do mais, tal coisa não cabe como proposta, não mesmo. Imaginei esta frase na proposta: "existem negociações para uma parceria entre a Saab e a Embraer envolvendo não só cooperação tecnológica no campo aeronáutico, mas também para a comercialização de produtos". Qual o significado disso, pows!! Isto soa ridículo, não diz nada, ninguém sério daria ouvido algum a algo tão vago e impreciso! Eu, heim!
Mas é aquela velha estória, tem ingênuo pra tudo, até para acreditar que isso é do jeito que se pintou na matéria postada.
Outra coisa é que agora se assume que existe algo, mas nada de fusão, aquisição, etc., o que faz sentido de fato, até porque não é isso mesmo, mas não importa o nome, visto que o jogo está rolando mesmo.
Além do mais, tal coisa não cabe como proposta, não mesmo. Imaginei esta frase na proposta: "existem negociações para uma parceria entre a Saab e a Embraer envolvendo não só cooperação tecnológica no campo aeronáutico, mas também para a comercialização de produtos". Qual o significado disso, pows!! Isto soa ridículo, não diz nada, ninguém sério daria ouvido algum a algo tão vago e impreciso! Eu, heim!
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Re: Embraer comprando a SAAB????
Essa nota foi postada na T&D, sem indicativo de data. Claramente foi anterior a entrega do BAFO.orestespf escreveu:Alguma coisa está errada nesta notícia, a tal "semana que vem" já foi, visto que a FAB liberou uma nota oficial dizendo que este tempo já acabou.
Outra coisa é que agora se assume que existe algo, mas nada de fusão, aquisição, etc., o que faz sentido de fato, até porque não é isso mesmo, mas não importa o nome, visto que o jogo está rolando mesmo.
Além do mais, tal coisa não cabe como proposta, não mesmo. Imaginei esta frase na proposta: "existem negociações para uma parceria entre a Saab e a Embraer envolvendo não só cooperação tecnológica no campo aeronáutico, mas também para a comercialização de produtos". Qual o significado disso, pows!! Isto soa ridículo, não diz nada, ninguém sério daria ouvido algum a algo tão vago e impreciso! Eu, heim!
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No ALIDE há referencia ao mesmo evento: http://www.alide.com.br/joomla/index.ph ... al-do-fx-2
SAAB acelera marketing para final do FX-2
Escrito por Felipe Salles
Sex, 05 de Junho de 2009 09:15
[]sNa terça-feira passada, dia 2 de junho, dentro de um evento da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) incentivando a parceria Brasil-Suécia na área de inovação tecnológica, o CEO e Presidente Global da firma sueca, Ake Svensson fez uma palestra rápida e aproveitou a oportunidade para falar com a imprensa especializada nacional.
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Re: Embraer comprando a SAAB????
Tá na cara, botaram no papel a proposta de desenvolver CONJUNTAMENTE o Gripen NG...
E isso nem Dassault nem Boeing podem oferecer, POWS!!!
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Re: Embraer comprando a SAAB????
Bem, eu estou absolutamente tranquilo quanto ao resultado. Só não estaria se a FAB permitisse que aeronaves eliminadas retornassem ao processo, como o NJ aventou. Isso seria uma esculhambação total do processo. Se a FAB eliminou o Su35BM, o F-16BR e o Typhoon, ela tinha suas razões. O recado da FAB, a quem cabe a seleção técnica, para o governo, é claro: qualquer um dos três da Short List nos serve. Agora, a escolha por critérios político-econômicos cabe a vocês (poder político).orestespf escreveu:Olá Flávio,Flávio Rocha Vieira escreveu:12/06/2009 - 17h13
NOTA À IMPRENSA: Aeronáutica recebe ofertas finais das empresas participantes do projeto FX-2
Mantendo a política de transparência do processo de seleção das novas aeronaves de caça multiemprego para a Força Aérea Brasileira (FAB), denominado projeto F-X2, o Comando da Aeronáutica (COMAER) encerra hoje, 12 de junho de 2009, a coleta de informações das empresas participantes do Processo de Seleção (listadas aqui em ordem alfabética: BOEING F-18 E/F SUPER HORNET, DASSAULT RAFALE e SAAB GRIPEN NG) para a avaliação final.
A fase que se encerra constituiu a última rodada de esclarecimentos entre o COMAER e as empresas participantes. Cada empresa teve iguais oportunidades de trocar informações com a Gerência do Projeto F-X2 (GPF-X2) e apresentar suas respectivas melhores e últimas ofertas - BAFO (do inglês Best and Final Offer).
De posse de todas as informações obtidas agora e nas fases anteriores, quais sejam, a avaliação das ofertas entregues em 2 de fevereiro, as discussões desenvolvidas durante as reuniões de esclarecimentos (a partir de 2 de março), verificações oriundas das visitas técnicas, logísticas e industriais, vôos de avaliação (a partir de 30 de março) e a avaliação das ofertas revisadas entregues em 4 de maio, os integrantes da GPF-X2 prosseguem com a avaliação final das respostas das empresas até o final do mês de junho.
Por fim, o Comando da Aeronáutica ressalta que mantém, isento de qualquer juízo preferencial, a seleção das aeronaves, tendo por base critérios comerciais, técnicos, operacionais, logísticos, de compensação comercial (Offset), industrial e tecnológica, e de transferência de tecnologia, de forma a permitir a melhor escolha, colocando a FAB e o Brasil em posição de destaque no cenário aeronáutico mundial, além de possibilitar, em médio e longo prazo, a capacitação dos parques industriais civis e o desenvolvimento da indústria aeronáutica brasileira.
Brig Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez
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Professor,
Veja o final da nota da FAB, o assunto em sí não é nenhuma novidade, mas como saber o que está contido nessas propostas, até onde elas foram...o que a princípio pode parecer um absurdo, pode estar contido como intenção ( ou seja lá o que for). Quem sabe talvez a questão "tendo por base critérios comerciais, técnicos, operacionais, logísticos, de compensação comercial (Offset), industrial e tecnológica" tenha evoluído a esse nível. Difícil de ser colocada no BAFO uma questão como essa, talvez, concordo com você...mas vá saber...
Um fraternal abraço,
obrigado por postar a nota oficial da FAB, muito interessante, muito bem escrita, mas que não me diz nada, serviu apenas para "constar", uma preocupação, pertinente, diga-se de passagem, para mostrar que há transparência no processo.
A parte que você negritou não diz nada, nem sugere, ela apenas aponta a preocupação da FAB em dizer (pelo menos do ponto de vista ético) que não se preocupa em julgar, ou seja, tenta demonstrar isenção (e foi bem no texto). Não fala nada sobre propostas, não diz nada sobre o que de fato está no papel. A parte "tendo por base critérios comerciais, técnicos, operacionais, logísticos, de compensação comercial (Offset), industrial e tecnológica" se aplica a todos, igualmente não serve como parâmetro de comparação, até porque a FAB não deve (e nem pode) explicitar propostas fechadas.
Uma coisa é proposta, esta está no papel e de cada um dos participantes. Outra coisa é jogada político/comercial. Tudo faz parte do grande jogo, mas jogada é diferente de jogo. Então, insisto, tudo o que vejo sobre SAAB & Embraer é uma grande jogada (e que gosto muito), mas não consigo compreender como isso poderia se transformar em proposta de fato. Repito o que já disse várias vezes, não conseguir compreender pode ser uma limitação minha.
Mudando um pouco, agora que a FAB disse que se encerrou as últimas instâncias das propostas, vai rolar de tudo, inclusive concorrente dizendo que colocou isso e aquilo no papel. Só o tempo dirá quem tinha razão e olhe lá!
Quem vença o melhor, pois tenho a sensação que nada está definido de fato, existem preferências "lá" como existem aqui, só isso, acho!
Abração!!!
Cada um dos caças tem suas vantagens e desvantagens, quando comparados uns com os outros. Que seja escolhido o melhor conjunto para a FAB e para o país, portanto, com ou sem troca de ações entre a indústria vencedora e a Embraer.
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Re: Embraer comprando a SAAB????
Você já entendeu o que ando fazendo, né??? Basta comparar com a conversa...Túlio escreveu:Tá na cara, botaram no papel a proposta de desenvolver CONJUNTAMENTE o Gripen NG...
E isso nem Dassault nem Boeing podem oferecer, POWS!!!
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Re: Embraer comprando a SAAB????
Olá Alexandre,Mapinguari escreveu: Bem, eu estou absolutamente tranquilo quanto ao resultado. Só não estaria se a FAB permitisse que aeronaves eliminadas retornassem ao processo, como o NJ aventou. Isso seria uma esculhambação total do processo. Se a FAB eliminou o Su35BM, o F-16BR e o Typhoon, ela tinha suas razões. O recado da FAB, a quem cabe a seleção técnica, para o governo, é claro: qualquer um dos três da Short List nos serve. Agora, a escolha por critérios político-econômicos cabe a vocês (poder político).
Cada um dos caças tem suas vantagens e desvantagens, quando comparados uns com os outros. Que seja escolhido o melhor conjunto para a FAB e para o país, portanto, com ou sem troca de ações entre a indústria vencedora e a Embraer.
concordo plenamente, aliás só tenho que elogiar a FAB neste processo. E se ela "armou" (muito entre aspas e no bom sentido) algo, foi uma excelente short list, pois destes três o que vier nos atenderá muitíssimo bem. Sobre o SU-35, carta fora do baralho, pelo menos pra mim, pelo menos desde que foi anunciado a short list e não gosto de cutucar defuntos.
Sobre a Embraer e o tal boato (poderia ser outra empresa), acho que ela deveria ser ouvida também, afinal estamos falando de uma empresa privada e o Governo/FAB não pode decidir algo sem o aval da parte "executora" (é do País, mas não é do Governo/FAB). Acho que foi por isso que alguns executivos deram entrevistas falando sobre "transferência de tecnologias", foi recado a quem é de direito, e ela está corretíssima. Ser ouvida, sem dúvida, só não pode impor (como tentou no FX-1, mas isto já foi, lição aprendida por todas as partes).
Grande abraço,
Orestes
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Re: Embraer comprando a SAAB????
Concordo em 100% em ambos os parágrafos. Essa foi a estratégia da SAAB.Túlio escreveu:Tá na cara, botaram no papel a proposta de desenvolver CONJUNTAMENTE o Gripen NG...
E isso nem Dassault nem Boeing podem oferecer, POWS!!!
Dentro da grande complexidade que uma parceria desse porte acarreta, e sem ficar procurando pêlo em ovo, foi simples assim : "Pretendemos uma parceria de fato com a indústria (privada) aerospacial do Brasil". Todos tiveram a oportunidade, mas até aqui me parece que a SAAB foi mais agressiva e apresentou a proposta mais eficaz, que atende a demanda dessas empresas privadas por lucratividade, sobrevivência, etc e do Brasil (Estado). Não vejo como jogada ou qualquer coisa que fira a ética do processo, como também não vejo como imposição, o governo brasileiro compra a idéia se assim decidir. E se as empresas brasileiras pretendem aprender de fato como fazer, assimilar tecnologia, desenvolver seu parque industrial essa me parece a melhor forma. Concreta, objetiva e perene.
Esta é a minha opinião, cunhada em um ambiente de poucas informações, algumas evidências, e onde sobram especulações, inclusive essa .
Um fraternal abraço,
.'.
"... E, obviamente, esses meios de comunicação estão fazendo de fato a posição oposicionista deste país, já que a oposição está profundamente fragilizada. ... "
Maria Judith Brito, Presidente da ANJ (Associação Nacional de Jornais).
"... E, obviamente, esses meios de comunicação estão fazendo de fato a posição oposicionista deste país, já que a oposição está profundamente fragilizada. ... "
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Re: Embraer comprando a SAAB????
Postado por Valdemort no tópico do FX-2 (parte):
If you secure Brazil or India, you are not going to disappear for the next 10 years at least. If you don't win one of those, the question then is: Where do you find the other markets that are big enough to sustain future developments?" he said. "You can live on small orders, but there is no doubt you need strategic markets to really be able to project yourself. If you want to be around for development of the next-generation aircraft, you need a secure and broad customer base."
One way Saab is wooing Brazil and India is by describing how helping to develop the next-generation Swedish fighter could help them eventually build fighters of their own, possibly alongside South Africa and Sweden.
Traduzido by Google Tradutor:
"Se você segura o mercado do Brasil ou a Índia, você não vai desaparecer nos próximos 10 anos pelo menos. Se você não ganhar um desses, então a pergunta é: Onde você encontra outros mercados que são grandes o suficiente para sustentar evolução futura? " disse ele. "Você pode viver de pequenas encomendas, mas não há dúvida que você precisa de mercados estratégicos para realmente ser capaz de projectar a si mesmo. Se você quer ser em torno de desenvolvimento da próxima geração de aeronaves, você precisa de uma segura e ampla base de clientes."
Uma maneira da Saab garantir Brasil e Índia é, descrevendo o modo como a ajudar a desenvolver a próxima geração de caças suecos que poderiam ajudá-los a acabar de construir seus próprios caças, possivelmente em conjunto com a África do Sul e Suécia.
Hummm!!! faz sentido...
Um fraternal abraço,
If you secure Brazil or India, you are not going to disappear for the next 10 years at least. If you don't win one of those, the question then is: Where do you find the other markets that are big enough to sustain future developments?" he said. "You can live on small orders, but there is no doubt you need strategic markets to really be able to project yourself. If you want to be around for development of the next-generation aircraft, you need a secure and broad customer base."
One way Saab is wooing Brazil and India is by describing how helping to develop the next-generation Swedish fighter could help them eventually build fighters of their own, possibly alongside South Africa and Sweden.
Traduzido by Google Tradutor:
"Se você segura o mercado do Brasil ou a Índia, você não vai desaparecer nos próximos 10 anos pelo menos. Se você não ganhar um desses, então a pergunta é: Onde você encontra outros mercados que são grandes o suficiente para sustentar evolução futura? " disse ele. "Você pode viver de pequenas encomendas, mas não há dúvida que você precisa de mercados estratégicos para realmente ser capaz de projectar a si mesmo. Se você quer ser em torno de desenvolvimento da próxima geração de aeronaves, você precisa de uma segura e ampla base de clientes."
Uma maneira da Saab garantir Brasil e Índia é, descrevendo o modo como a ajudar a desenvolver a próxima geração de caças suecos que poderiam ajudá-los a acabar de construir seus próprios caças, possivelmente em conjunto com a África do Sul e Suécia.
Hummm!!! faz sentido...
Um fraternal abraço,
.'.
"... E, obviamente, esses meios de comunicação estão fazendo de fato a posição oposicionista deste país, já que a oposição está profundamente fragilizada. ... "
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Re: Embraer comprando a SAAB????
Mas é cristalinamente ÓBVIO: ninguém viria com a charla de 'comprem os 36 caças de nós e levem a SAAB de brinde', isso não se faz. Agora, se for programa DE ESTADO, a oportunidade de DESENVOLVER conjuntamente com um construtor experiente uma versão avançada de um excelente CAÇA como o Gripen é simplesmente IRRECUSÁVEL, um passo de gigante. Ninguém vai nos dar nada de bandeja (como Franceses e ianques insinuam), tipo 'tá pronto aí, pode copiar', vamos ter de trabalhar duro, desenvolver de modo autóctone novas tecnologias, e isso não tem preço, é sinal de MATURIDADE! Ademais, é sodas me dizer que os Suecos não estão vendo que NÃO VAI SER SÓ A FAB A COMPRAR, temos influência num monte de outros Países, temos o BNDES, somos BRIC, dou risada dos 'argumentos' do tipo 'um caça que só io Brasil vai comprar', que tale dizerem o mesmo do Super Tucano e do futuro KC-390, é achar que só tem burro na EMBRAER pensar assim. E aí chegamos ao nó górdio: será que a EMBRAER acha um bom negócio? Dá para encarar? Deve estar havendo um balaio de reuniões lá sobre o assunto. Cabôco, e aí???
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Re: Embraer comprando a SAAB????
Túlio,Túlio escreveu:Mas é cristalinamente ÓBVIO: ninguém viria com a charla de 'comprem os 36 caças de nós e levem a SAAB de brinde', isso não se faz. Agora, se for programa DE ESTADO, a oportunidade de DESENVOLVER conjuntamente com um construtor experiente uma versão avançada de um excelente CAÇA como o Gripen é simplesmente IRRECUSÁVEL, um passo de gigante. Ninguém vai nos dar nada de bandeja (como Franceses e ianques insinuam), tipo 'tá pronto aí, pode copiar', vamos ter de trabalhar duro, desenvolver de modo autóctone novas tecnologias, e isso não tem preço, é sinal de MATURIDADE! Ademais, é sodas me dizer que os Suecos não estão vendo que NÃO VAI SER SÓ A FAB A COMPRAR, temos influência num monte de outros Países, temos o BNDES, somos BRIC, dou risada dos 'argumentos' do tipo 'um caça que só io Brasil vai comprar', que tale dizerem o mesmo do Super Tucano e do futuro KC-390, é achar que só tem burro na EMBRAER pensar assim. E aí chegamos ao nó górdio: será que a EMBRAER acha um bom negócio? Dá para encarar? Deve estar havendo um balaio de reuniões lá sobre o assunto. Cabôco, e aí???
Tb acho que é por ai.
O presidente da Embraer disse que eles estava em negociação com os 3 proponentes, que não se iludia com "bandejas" e tinha interesse em montar os caça aqui.
Para o bem ou para o mal, os receptores das tecnologias e dos off sets industriais a serem transferidos acabam sendo parte relevante no processo, com maior peso obviamente para a Embraer, o grande player nacional do setor. Uma coisa é falar de ToT no campo abstrato. Na hora de se por em pratica é necessário definir os objetos, quem será o receptor de cada tecnologia, cronograma, recursos necessários inclusive humanos, financiamentos e contratos. Se o jogo for combinado com a FAB (ao contrário do que ocorreu no FX-1), teria-se uma proposta quase imbatível do ponto de vista industrial, tecnologico e mercadologico, na minha ótica. O ótica politica ficaria para o Governo decidir. Como não sabemos o conteúdo dos 3 BAFOS, fica complicado apontar a melhor proposta. Mas pelo que foi tornado público, a proposta da Saab claramente está sincronizada com a charla do MD.
Se o Brasil se torna sócio do programa Gripen NG, ele poderia ter participação nas vendas e/ou poderia ser inclusive responsável pela comercialização em certas regiões. Se der SH ou Rafale, teríamos a possibilidade de algo parecido? Essa pode ser uma janela de oportunidade única.
OBS.: Por curiosidade: India invited to become a partner of the Eurofighter programme (http://www.india-defence.com/reports/3822)
[]s
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
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Re: Embraer comprando a SAAB????
OBS.: Por curiosidade: India invited to become a partner of the Eurofighter programme (http://www.india-defence.com/reports/3822)
Aqui vemos a pura lógica da Grande Crise: ou a gente (no caso os Europeus) se associa a quem (1) tem $$$ e (2) tem condições e necessidade de ajudar a desenvolver e depois comprar ou a gente sifu (como diz o Lula)...
PERFEITO, Santiago véio...
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Re: Embraer comprando a SAAB????
Olá Santiago,Santiago escreveu: Essa nota foi postada na T&D, sem indicativo de data. Claramente foi anterior a entrega do BAFO.
No ALIDE há referencia ao mesmo evento: http://www.alide.com.br/joomla/index.ph ... al-do-fx-2
SAAB acelera marketing para final do FX-2
Escrito por Felipe Salles
Sex, 05 de Junho de 2009 09:15
[]sNa terça-feira passada, dia 2 de junho, dentro de um evento da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) incentivando a parceria Brasil-Suécia na área de inovação tecnológica, o CEO e Presidente Global da firma sueca, Ake Svensson fez uma palestra rápida e aproveitou a oportunidade para falar com a imprensa especializada nacional.
queira me desculpar, fiquei muito tempo ser saber o que estava saindo por aí, achei que era algo recente. Tudo bem, esclarecido. Obrigado.
Abração!!!