Saab participa de evento sobre inovação em São Paulo
Escrito por André M. Mileski e Hélio Higuchi
Presidente mundial do grupo sueco esteve presente no evento na FIESP, e comentou rumores sobre possível compra da Saab pela Embraer
Ontem (2), foi realizado na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), na capital do estado paulista, o seminário “Brasil e Suécia, Parceiros em Tecnologia”, conferência sobre a cooperação industrial sueco-brasileira. O evento reuniu representantes dos governos e empresários dos dois países, interessados em ampliar o leque de cooperação industrial e em inovação entre o Brasil e a Suécia.
Estiveram presentes executivos do grupo Saab, como o presidente mundial, Åke Svensson, o vice-presidente da Saab Security, Mikael Höglund, que realizaram apresentações sobre os produtos e projetos do conglomerado sueco para o Brasil, como a oferta do caça Gripen NG para o Programa F-X2, da Força Aérea Brasileira (FAB).
Logo no início da manhã, a embaixadora da Suécia no Brasil, Annika Markovic, destacou o relacionamento “forte e consolidado” entre as duas nações, existente há pelo menos um século, desde que a primeira empresa sueca se instalou no País. Atualmente, são pelo menos 120 companhias do país europeu com atividades no Brasil.
Após a sua apresentação, focada no histórico de inovação e geração de benefícios à sociedade (spin-offs) de produtos dos setores aeroespacial e de defesa desenvolvidos pela Saab, Åke Svensson gentilmente concedeu uma entrevista restrita à mídia especializada, da qual participou repórteres da revista Tecnologia & Defesa. Dentre as várias questões formuladas e respondidas, cabe ressaltar o comentário de Svensson quanto aos rumores sobre uma eventual compra da Saab por parte da brasileira Embraer, informação veiculada num semanário de noticias há algumas semanas.
Svensson declarou que existem negociações para uma parceria entre a Saab e a Embraer envolvendo não só cooperação tecnológica no campo aeronáutico, mas também para a comercialização de produtos. Ressalvou, entretanto, que tal associação não envolveria a fusão ou aquisição de nenhuma das partes, isto é não haveria absorção de uma empresa pela outra. O presidente mundial do grupo sueco também informou que esta proposta será incluída no BAFO (Best And Final Offer) do FX-2, a ser entregue pela companhia à FAB na próxima semana.
As especulações sobre uma possível aquisição da Saab pela Embraer, que envolveria a participação do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), surgiram inicialmente numa nota da revista IstoÉ Dinheiro publicada no início de maio. Segundo T&D pode apurar, a informação foi obtida de fontes no Ministério da Defesa e do próprio BNDES. Uma visita de Marcus Wallenberg, maior acionista e controlador da Saab, acompanhado da embaixadora Annika Markovic ao ministro Nelson Jobim em 13 de maio ajudou a alimentar as especulações.
No início de março, outro competidor do F-X2, o consórcio francês Rafale International, formado pelas companhias Dassault Aviation, Thales e SNECMA, promoveu evento na FIESP para a discussão de parcerias nas áreas aeroespacial e de defesa. Para ler a reportagem sobre o evento publicada no web-site de T&D, clique aqui.
http://www.tecnodefesa.com.br/index.php ... &Itemid=54