Raptor News

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Re: Raptor News

#256 Mensagem por Bolovo » Ter Jun 09, 2009 10:10 pm

E o Higgins traduziu errado o caso do F-16 paquistanês. Não é auto-vitimado (own goal), mas sim foi derrubado por seu ala, que travou o alvo em um intruso, disparou um AIM-9, porém o míssil acabou atingindo seu líder (Ten-Av Shahid Sikandar Khan). Se é uma história muito fantasiosa, isso é outro assunto, mas é o que dizem. Inclusive, entre 1987 e 88, os F-16 da PAF foram responsáveis por alguns kills generosos, maioria com o AIM-9, entre eles Su-22, An-26 e Mi-8 do Afeganistão. Não chegaram a confrontar a VVS.




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Re: Raptor News

#257 Mensagem por ninjanki » Qua Jun 10, 2009 11:10 am

Vitor,

Quantos passarinhos você conhece que voam à mach 2? Ou mesmo 0.8? É tudo uma questão de separar o joio do trigo...

Allan




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Re: Raptor News

#258 Mensagem por Moccelin » Qua Jun 10, 2009 11:33 am

Se fosse simples assim os radares iam captar nuvens pesadas também... Por isso os primeiros radares (com telinha e não os da 2ª guerra) tinham formas de diminuir e aumentar a potência entre outras coisas pro piloto realizar a avaliação... Hoje em dia o computador já separa tudo.

Sim, o F-22 tem o RCS de um passaro, de uma bola de gude, mas eu DUVIDO que se vir a existir um radar que capte o mesmo ele considere uma bola de gude jogada por um avião cargueiro um caça! Sim, ele REFLETE a mesma quantidade de ondas que esses objetos, mas de forma singular, e hoje em dia ainda tem o apoio dos sistemas térmicos de grande raio de ação, que podem confirmar se é um alvo "quente".




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Re: Raptor News

#259 Mensagem por Vitor » Qua Jun 10, 2009 11:06 pm

É só esquentar a bola de gude antes pra confundir total. :mrgreen:

Bem, acredito que o Cinzento vai reinar nos céus por muito tempo. Stealth é algo meio engraçado, apesar dos europeus,incluindo russos, saber bem da teoria da coisa, por em prática tem sido um monopólio americano.




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Re: Raptor News

#260 Mensagem por Moccelin » Qui Jun 11, 2009 12:08 am

Aconteceu o seguinte Vitor, a "Europa" imaginou que não tinha cacife pra desenvolver e operar full um avião totalmente Stealth já que o novo caça seria pra ser uma espécie de monovetor de caça das Forças Aéreas de seus respectivos países. Fez o que? Criou um caça multirole excelente, não 100% Stealth mas com características que diminuem MUITO o RCS, a rússia está brigando com o PAK-FA, que uns dizem que será stealth puro, outros dizem que será mais light, como o Typhoon...

Pelo que se lê a capacidade Stealth acaba perdendo parte das suas vantagens em certas ocasiões, por exemplo, não existe stealth para calor, e a França e a Rússia já apresentaram "radares" de calor muito bons, outro detalhe é que a capacidade stealth vai pro saco quando se liga um radar que brilha que nem luz de xenón, e por aí vai.

Resultado, essa história de ter um gasto absurdo pra operar uma máquina full stealth como o F-22 não equilibrou o fiel quando comparada com as vantagens, a maioria dos países respondeu com caças, digamos, parcialmente Stealth, já os EUA responderam com outro pulo de desenvolvimento, já que o JSF tem uma tecnologia mais barata de manter (pelo menos é o que se lê).

A rússia com o seu PAK-FA, parece que evitou esses primeiros passos com aeronaves absurdamente caras de se manter (B-2 e F-22), e parece que já pulou pro ponto de (teoria 1) uma aeronave stealth mas não proibitivamente cara de se manter ou (teoria 2) uma aeronave parcialmente stealth.




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Re: Raptor News

#261 Mensagem por kekosam » Sex Jun 12, 2009 9:21 am

O Ala derrubou o Líder? Tão imporvável quanto o auto kill.
Bolovo, o AIM-9 é BVR?




Assinatura? Estou vendo com meu advogado...
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Re: Raptor News

#262 Mensagem por Anderson TR » Sex Jun 12, 2009 11:12 am

Moccelin escreveu:Aconteceu o seguinte Vitor, a "Europa" imaginou que não tinha cacife pra desenvolver e operar full um avião totalmente Stealth já que o novo caça seria pra ser uma espécie de monovetor de caça das Forças Aéreas de seus respectivos países. Fez o que? Criou um caça multirole excelente, não 100% Stealth mas com características que diminuem MUITO o RCS, a rússia está brigando com o PAK-FA, que uns dizem que será stealth puro, outros dizem que será mais light, como o Typhoon...

Pelo que se lê a capacidade Stealth acaba perdendo parte das suas vantagens em certas ocasiões, por exemplo, não existe stealth para calor, e a França e a Rússia já apresentaram "radares" de calor muito bons, outro detalhe é que a capacidade stealth vai pro saco quando se liga um radar que brilha que nem luz de xenón, e por aí vai.

Resultado, essa história de ter um gasto absurdo pra operar uma máquina full stealth como o F-22 não equilibrou o fiel quando comparada com as vantagens, a maioria dos países respondeu com caças, digamos, parcialmente Stealth, já os EUA responderam com outro pulo de desenvolvimento, já que o JSF tem uma tecnologia mais barata de manter (pelo menos é o que se lê).

A rússia com o seu PAK-FA, parece que evitou esses primeiros passos com aeronaves absurdamente caras de se manter (B-2 e F-22), e parece que já pulou pro ponto de (teoria 1) uma aeronave stealth mas não proibitivamente cara de se manter ou (teoria 2) uma aeronave parcialmente stealth.
Esses investimentos à longo prazo em um vetor totalmente novo que agrega novas tecnologias "do momento" não podem prever os avanços futuros de pesquisas e inovações que não param de acontecer.....O F-22 ainda é o Ás dos Céus, porém,o será por quanto tempo???Compensa todo esse gasto para depois os caras bolarem novas formas de detecção??.....O PAK-FA, com certeza deve ser desenvolvido observando essas possibilidades, principalmente quanto aos retornos, dos investimentos........Se os Russos conseguirem bolar uma máquina nos moldes do que eles buscam para competir com o F-22, a um custo muiiito menor do que o já investido no F-22....Os EUA podem ficar com um Abacaxi tremendo nas mãos, não quanto ao vetor, pois, é um belo vetor e pode sofrer novos Up-grades, mas quanto à hegemonia e o retorno planejado, principalmente se a F.A Norte Americana precisar comprar alguns desses bichos extremamente caros.....A sorte é que eles pensaram em um modelo intermediário, que é o JSF-35......Mas apesar de ser um caça muito bom!!!!Não pode se comparar com o F-22....Vamos ver se os Russos realmente possuem alguma bala na agulha!!!!....O Futuro do F-22, pode estar nas mãos deles..... :roll: :roll:




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Re: Raptor News

#263 Mensagem por Bolovo » Sex Jun 12, 2009 6:30 pm

kekosam escreveu:O Ala derrubou o Líder? Tão imporvável quanto o auto kill.
Bolovo, o AIM-9 é BVR?
Não, é de curto alcance, de guiagem infravermelha. Pode ter sido que o líder estivesse lá na frente, o ala disparou o míssil infravermelho que no lugar de ir para o alvo certo, acabou seguindo a fonte de emissão infravermelha mais próxima, o líder. Vai saber, naqueles cantos do Paquistão acontece cada coisa estranha. :| :lol:




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Re: Raptor News

#264 Mensagem por Jacobs » Sex Jun 12, 2009 7:32 pm

Bolovo escreveu:
kekosam escreveu:O Ala derrubou o Líder? Tão imporvável quanto o auto kill.
Bolovo, o AIM-9 é BVR?
Não, é de curto alcance, de guiagem infravermelha. Pode ter sido que o líder estivesse lá na frente, o ala disparou o míssil infravermelho que no lugar de ir para o alvo certo, acabou seguindo a fonte de emissão infravermelha mais próxima, o líder. Vai saber, naqueles cantos do Paquistão acontece cada coisa estranha. :| :lol:
Não é nada impossível isso acontecer. Principalmente com as primeiras versões do AIM-9 que seguiam o sol.




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Re: Raptor News

#265 Mensagem por Skyway » Sex Jun 12, 2009 11:05 pm

Verdade...rsrs




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Re: Raptor News

#266 Mensagem por Vitor » Sex Jun 12, 2009 11:25 pm

A última geração do AIM-9, oAIM-9X tem capacidade BVR, semelhante ao Python 5, são mísseis tão bons que fazem até mais do se pretendia.




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Re: Raptor News

#267 Mensagem por Vitor » Sex Jun 12, 2009 11:28 pm

Moccelin escreveu:Aconteceu o seguinte Vitor, a "Europa" imaginou que não tinha cacife pra desenvolver e operar full um avião totalmente Stealth já que o novo caça seria pra ser uma espécie de monovetor de caça das Forças Aéreas de seus respectivos países. Fez o que? Criou um caça multirole excelente, não 100% Stealth mas com características que diminuem MUITO o RCS, a rússia está brigando com o PAK-FA, que uns dizem que será stealth puro, outros dizem que será mais light, como o Typhoon...

Pelo que se lê a capacidade Stealth acaba perdendo parte das suas vantagens em certas ocasiões, por exemplo, não existe stealth para calor, e a França e a Rússia já apresentaram "radares" de calor muito bons, outro detalhe é que a capacidade stealth vai pro saco quando se liga um radar que brilha que nem luz de xenón, e por aí vai.

Resultado, essa história de ter um gasto absurdo pra operar uma máquina full stealth como o F-22 não equilibrou o fiel quando comparada com as vantagens, a maioria dos países respondeu com caças, digamos, parcialmente Stealth, já os EUA responderam com outro pulo de desenvolvimento, já que o JSF tem uma tecnologia mais barata de manter (pelo menos é o que se lê).

A rússia com o seu PAK-FA, parece que evitou esses primeiros passos com aeronaves absurdamente caras de se manter (B-2 e F-22), e parece que já pulou pro ponto de (teoria 1) uma aeronave stealth mas não proibitivamente cara de se manter ou (teoria 2) uma aeronave parcialmente stealth.
Por isso que o radar AESA foi uma prioridade para o F-22, o que também explica o fato dos europeus ter evitado um projeto stealth, já que eles tavam e ainda estão atrasados (mas prestes a se redimirem) na questão do AESA




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Re: Raptor News

#268 Mensagem por soultrain » Sáb Jun 13, 2009 11:04 am

Vitor escreveu:A última geração do AIM-9, oAIM-9X tem capacidade BVR, semelhante ao Python 5, são mísseis tão bons que fazem até mais do se pretendia.
Victor,

Como é que um míssil IR, sem datalink, é BVR???? Um míssil com essa configuração tem de ver o alvo! O motor, a cabeça de guerra e o corpo é igual ao AIM-9M, houve melhoria aerodinâmica, o que aumentou ligeiramente o alcance, apenas ligeiramente.

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Re: Raptor News

#269 Mensagem por GDA_Fear » Sáb Jun 13, 2009 11:16 am

kekosam escreveu:O Ala derrubou o Líder? Tão imporvável quanto o auto kill.
Bolovo, o AIM-9 é BVR?
Não é nada impossível se o Ala estivesse muito "close" no seu líder o seu míssil pode muito bem ter encontrado um "obstaculo" e o AIM-9 não é BVR é um SRM(Short Missile Range), disparado normalmente entre 2mn a 5mn (~4km a 10km) por isso que não é impossível.

A geração AIM nunca foi,não é, e talvez nunca será, ele é um míssil de curto alcance, o AIM-9X tem carga de G's maior, velocidade maior e alcance pouquinho maior que os outros.




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Re: Raptor News

#270 Mensagem por Vitor » Sáb Jun 13, 2009 12:53 pm

soultrain escreveu:
Vitor escreveu:A última geração do AIM-9, oAIM-9X tem capacidade BVR, semelhante ao Python 5, são mísseis tão bons que fazem até mais do se pretendia.
Victor,

Como é que um míssil IR, sem datalink, é BVR???? Um míssil com essa configuração tem de ver o alvo! O motor, a cabeça de guerra e o corpo é igual ao AIM-9M, houve melhoria aerodinâmica, o que aumentou ligeiramente o alcance, apenas ligeiramente.

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O AIM-9X foi um grande upgrade, melhoria na aerodinâmica só foi uma de muitas, ganhou todo um circuito novo que conseguiu demonstrar LOAL (Lock After Lunch).




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