José Carneiro,
Obrigado pela dica com a edição do Federal Register que continha a discussão. Li o mesmo e entendo agora o por quê de você ter dito aquilo.
Você provavelmente confundiu recomendação do NTSB com regulamento do FAA. Isso funciona da seguinte maneira: o NTSB pode fazer recomendações para mudança nas regras do FAA (o NTSB não cria regras), mas a palavra final cabe ao FAA. O NTSB geralmente pensa apenas pelo lado da segurança de vôo enquanto o FAA deve levar em conta, além da própria segurança de vôo, questão de ordem técnica (é tecnologicamente possível?) e econômica (é economicamente possível?). Não vou me alongar muito mas o caso do acidente com o TWA 800 e a inertização de tanques de combustível é um exemplo desse tipo de coisas.
A recomendação a que você está se referindo possivelmente é a A-99-17 que diz o seguinte: "Require all aircraft manufactured after January 1, 2003, that are required to carry a CVR and a DFDR, to be equipped with two combination (CVR/DFDR) recording systems." Ou seja, o que o NTSB sugeriu não foi que "2 grupos de “gravador de cockpit” e “gravador de sistemas”", mas sim que cada unidade fosse capaz de gravar tanto voz como dados. A sigla para essa unidade varia de acordo com o fabricante (CVDR, VADR, ...) mas é uma unidade única que combina ambas as funções.
Prosseguindo: na mesma do Federal Register que você indicou, você pode ler a resposta do FAA para as recomendações que o NTSB emitiu. Vou focar apenas na A-99-17. Sobre essa recomendação, o FAA declarou o seguinte: "The FAA is not proposing the installation of two complete recording systems (two CVRs and two DFDRs) in each aircraft, as recommended by the NTSB. After a careful analysis of the benefits of having two systems, the FAA is unable to justify the excessive cost that would be incurred in the installation of two complete systems."
A explicação continua além disso mas esse começo já resume bem. O FAA não atendeu essa recomendação e, portanto, o que é requerido hoje é apenas um CVR e um FDR. Indo um pouco além, você pode encontrar a seguinte disposição na AC 20-141A: "Two separate recorders are required for airplanes. Therefore, a single combination CVR/DFDR may not serve as both the required DFDR and the required CVR. That is, the applicant may use a combination CVR/DFDR unit for either the required DFDR or CVR. The applicant may install two combination CVR/DFDR units in the airplane, one taking credit for each required system."
É importante notar que apesar de uma AC (Advisory Circular) não ser um regulamento (e, portanto, não é de cumprimento mandatório), ela aponta um meio aceitável de cumprimento do regulamento, sendo assim, não é necessário sequer entrar em discussão sobre os regulamentos em si (que são de interpretação um pouco mais complicada) para entender claramente que um FDR e um CVR são ainda hoje plenamente aceitáveis.
Espero que isso tenha ficado claro.
Sobre os 3 "grupos" da Airbus, acho que já está claro nesse ponto da discussão que não se tratam realmente de grupos mas sim de unidades com dupla-função. Além disso, mantenho minha grande desconfiança sobre esse número pois não vejo nenhuma contribuição representativa na segurança com a adoção de um CVDR a mais.
Links:
Federal Register: February 28, 2005 (Volume 70, Number 38) ->
http://edocket.access.gpo.gov/2005/05-3726.htm
AC 20-141A:
http://rgl.faa.gov/regulatory_and_guida ... enDocument
Abraços