Irã tem como se defender de Israel?

Área destinada para discussão sobre os conflitos do passado, do presente, futuro e missões de paz

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Wolfgang
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 45 vezes

Re: Irã tem como se defender de Israel?

#781 Mensagem por Wolfgang » Ter Jun 09, 2009 10:43 am

Os mesmos cultos e liberais iranianos que protestaram contra o filme '300'. Na História, aquela registrada nos livros, os persas perderam, mas o nanico com fixação em objetos fálicos quer reescrevê-la, de modo que os persas ganhem a batalha frente aos gregos. O mesmo desejo é visto quando se nega o Holocausto.
Esses iranianos são tão liberais, mas tão liberais que julgam que cada povo tem o direito inalienável de escrever a História do jeito que lhes aprouver, mesmo que para isso se sacrifique a História.
Vocês sabem quem tinha esses pendores, digamos, um certo veio literário-historiográfico autobiográfico?

Imagem

Wolfgang
Sênior
Sênior

#782 Mensagem por Wolfgang » Ter Jun 09, 2009 10:44 am

Nukualofa77 escreveu:???? Não entendi. Não é um exemplo de "elevação cultural", mas de liberdade civil. Os "amigos" podem exercer seu radicalismo sem limites...
Huum... liberdade civil? Leia o post seguinte.

Enlil
Sênior
Sênior
Agradeceu: 7 vezes
Agradeceram: 28 vezes

#783 Mensagem por Enlil » Ter Jun 09, 2009 10:51 am

Wolfgang, acho q tu não está entendendo o teor de meu post. Não estou negando o radicalismo de alguns setores religiosos e políticos iranianos; diga-se de passagem q no Irã o cinema não pe proibido, aliás existem grandes cineastas iranianos, inclusive mulheres. No entanto, a Árabia Saudita exerce sem contestação um repressão as liberdades civis extremamente mais radical do q no Irã... porque será?...

Obs.: o caso dos filme 300 foi uma ação isolada pelo simples fato de ser uma ficção em q os persas são estereotipados; a exacerbação do protesto foi mais um exemplo de falácia pseudo-nacionalista de Amadnejah...

Enlil
Sênior
Sênior

#784 Mensagem por Enlil » Ter Jun 09, 2009 10:57 am

Wolfgang escreveu:
Nukualofa77 escreveu:???? Não entendi. Não é um exemplo de "elevação cultural", mas de liberdade civil. Os "amigos" podem exercer seu radicalismo sem limites...
Huum... liberdade civil? Leia o post seguinte.
Estava falando da falta dela e da hipocrisia como os governos e a mídia ocidental tratam a realidade do Oriente Médio...

soultrain
Sênior
Sênior

#785 Mensagem por soultrain » Ter Jun 09, 2009 11:07 am

O rei dos Persas não é um Brasileiro? Rererererereré :twisted:

"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:

NJ
Wolfgang
Sênior
Sênior

#786 Mensagem por Wolfgang » Ter Jun 09, 2009 11:14 am

Nukualofa77 escreveu:Wolfgang, acho q tu não está entendendo o teor de meu post. Não estou negando o radicalismo de alguns setores religiosos e políticos iranianos; diga-se de passagem q no Irã o cinema não pe proibido, aliás existem grandes cineastas iranianos, inclusive mulheres. No entanto, a Árabia Saudita exerce sem contestação um repressão as liberdades civis extremamente mais radical do q no Irã... porque será?...

Obs.: o caso dos filme 300 foi uma ação isolada pelo simples fato de ser uma ficção em q os persas são estereotipados; a exacerbação do protesto foi mais um exemplo de falácia pseudo-nacionalista de Amadnejah...

I. O radicalismo não é de alguns setores, é institucionalizado.
II. E eu com a Arábia Saudita? Já me viu exaltar aquele país, que mal conheço - e prefiro manter a minha ignorância no assunto?
III. Iranianos estereotipados? Aquilo é fantasia, em que pese a história ser bem conhecida de todos e não destoar tanto do que nos chegou pelos relatos. Estereótipos por estereótipos, o que dizer dos troianos e seus cuecões de couro e capa de Super-Homem? A diferença consiste que no Ocidente nos é permitido rir de nós mesmos, no Irã até o sorriso é proibido - ainda que o nanico seja uma das criaturas mais caricatas que Alá tenha colocado na Terra.
Sabe o que me lembra? No livro e filme homônomo "O Nome da Rosa", trava-se um mistério sobre a morte de monges em uma abadia no noroeste da italiana, próxima à fronteira coma França, onde os religiosos são mortos por terem tido contato com uma obra de Aristóteles - de resto perdida no tempo - chamada Poética (na verdade, a segunda parte). Quem tinha contato com o livro morria invariavelmente.
Descobriu-se mais tarde que um dos monges mais velhos, Jorge de Burgos, envenenava as folhas do livro com substância tóxica, de modo que aqueles que viessem a tocá-las morria quase que instantaneamente.
O motivo pelo qual o velho monge, paradoxalmente, um cego de memória vasta e muito culto, era que a obra aristotélica versava sobre o riso e como o riso tinha um efeito benéfico para o Homem. No entanto, Jorge acreditava que a obra era perigosa, pois permitia que pudéssemos rir de tudo, dos santos e suas histórias, de Cristo e até de Deus. O que dava essa força ao texto era autoridade de Aristóteles, considerado na Idade Média, o Filósofo entre os filósofos.
Jorge, apesar da cultura erudita, não sabia rir do mundo ou de si mesmo e cria que o mundo não devesse rir, por isso as matava. Matava porque acreditava que com o riso, a autoridade da Igreja esvaneceria com a comédia.
Por essas e outras, se me perguntassem em que lugar o Irã fica, eu responderia que nas montanhas entre a Itália e a França, entre os séculos XII e XIII.

Enlil
Sênior
Sênior

#787 Mensagem por Enlil » Ter Jun 09, 2009 1:43 pm

Já estou ciente de sua posição em relação ao Irã...

Apenas ressalto q minha posição é sempre de relativização... Amahdinejad e clérigos não são o Irã, não é esta imagem q tenho desse país, a sociedade não necessariamente corrobora e legitima irredutivelmente as políticas do ESTADO iraniano... da mesma forma q criticar a política externa americana ou de Israel está a anos-luz de ser a contra a sociedade desses países, anti-americano, anti-semita, etc...

Damesma forma q a classe política e mesmo "clerical" iraniana não é homogênia, existem muitos moderados entre eles...

Aliás, muitos deveriam se perguntar como foi possível Amadinejah chegar ao poder? talvez a invasão de um certo país vizinho por uma potência inimiga estrangeira explica alguma coisa...

Obs.: Já vi 'n' vezes o filme "O Nome da Rosa" e a opinião de um presidente debilóide em política externa e de clérigos radicais não pode ser transladada como a síntese do "imaginário" da sociedade iraniana...

Enfim, apenas salientei com um post q no contexto do Oriente Médio o Irã, mesmo q governado por aiatolás, nem de perto é o país mais radicalmente teocrático da região e q a mídia ocidental é parcial e reproduz as MEIAS VERDADES e hipocrisias dos interesses das grandes potências na região...

P44
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2765 vezes
Agradeceram: 2446 vezes

#788 Mensagem por P44 » Ter Jun 09, 2009 1:51 pm

soultrain escreveu:O rei dos Persas não é um Brasileiro? Rererererereré :twisted:

e parece vindo da gayúchulândia uhhuhuhuhuhuuhhuuh :twisted:

Triste sina ter nascido português 👎
Enlil
Sênior
Sênior

#789 Mensagem por Enlil » Ter Jun 09, 2009 1:54 pm

P44 escreveu:
soultrain escreveu:O rei dos Persas não é um Brasileiro? Rererererereré :twisted:

Q isso P44? Será expulso do "Eixo do Mal"...

FOXTROT
Sênior
Sênior
Agradeceu: 267 vezes
Agradeceram: 108 vezes

#790 Mensagem por FOXTROT » Ter Jun 09, 2009 1:54 pm

P44 escreveu:

?????????

"Só os mortos conhecem o fim da guerra" Platão.
P44
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2765 vezes
Agradeceram: 2446 vezes

#791 Mensagem por P44 » Ter Jun 09, 2009 1:55 pm

Wolfgang escreveu:tão liberais que julgam que cada povo tem o direito inalienável de escrever a História do jeito que lhes aprouver, mesmo que para isso se sacrifique a História.
menos meu caro menos, essa teoria dá para os dois lados....

Triste sina ter nascido português 👎
Wolfgang
Sênior
Sênior

#792 Mensagem por Wolfgang » Ter Jun 09, 2009 2:05 pm

P44 escreveu:
Wolfgang escreveu:tão liberais que julgam que cada povo tem o direito inalienável de escrever a História do jeito que lhes aprouver, mesmo que para isso se sacrifique a História.
menos meu caro menos, essa teoria dá para os dois lados....
Meu Santo Antônio de Pádua...! Para condenar um erro eu preciso justificar um outro? Estou falando do Irã...

Wolfgang
Sênior
Sênior

#793 Mensagem por Wolfgang » Ter Jun 09, 2009 2:07 pm

Nukualofa77 escreveu:Já estou ciente de sua posição em relação ao Irã...

Apenas ressalto q minha posição é sempre de relativização... Amahdinejad e clérigos não são o Irã, não é esta imagem q tenho desse país, a sociedade não necessariamente corrobora e legitima irredutivelmente as políticas do ESTADO iraniano... da mesma forma q criticar a política externa americana ou de Israel está a anos-luz de ser a contra a sociedade desses países, anti-americano, anti-semita, etc...

Damesma forma q a classe política e mesmo "clerical" iraniana não é homogênia, existem muitos moderados entre eles...

Aliás, muitos deveriam se perguntar como foi possível Amadinejah chegar ao poder? talvez a invasão de um certo país vizinho por uma potência inimiga estrangeira explica alguma coisa...

Obs.: Já vi 'n' vezes o filme "O Nome da Rosa" e a opinião de um presidente debilóide em política externa e de clérigos radicais não pode ser transladada como a síntese do "imaginário" da sociedade iraniana...

Enfim, apenas salientei com um post q no contexto do Oriente Médio o Irã, mesmo q governado por aiatolás, nem de perto é o país mais radicalmente teocrático da região e q a mídia ocidental é parcial e reproduz as MEIAS VERDADES e hipocrisias dos interesses das grandes potências na região...

Você fala do Ocidente como alguém que gostaria de cuidar de cabras no Afeganistão. É isso?

Wolfgang
Sênior
Sênior

#794 Mensagem por Wolfgang » Ter Jun 09, 2009 2:08 pm

Desde a Revolução de 79 a população iraniana é claramente pró-teocracia. Discute isso ou quer relativizar?

Enlil
Sênior
Sênior

#795 Mensagem por Enlil » Ter Jun 09, 2009 2:18 pm

Wolfgang escreveu:

Desde a Revolução de 79 a população iraniana é claramente pró-teocracia. Discute isso ou quer relativizar?
Aí é q está, eu relativizo, não generalizo... falar A é diferente de falar PARTE...
Não quero polarizar a discussão contigo, mas quando o colega fala q A "classe" politica, A "classe" clerical, A sociedade/polulação pensa e reproduz um ponto de vista está falando como se o Irã fosse uma "seita homegênia de fanáticos religiosos q odeiam o ocidente"... E aí q discordo... Aliás, já q tocaste no assunto cinema, por acaso o colega já assistiu alguns, dentre vários excelentes, filmes iranianos?... eles dão uma boa idéia do q é o Irã e como alguns de seus intelectuais e artistas pensam seu país...

Responder