Corsário01 escreveu:Senhores, antes de mais nada, que bom ver que o Orestes retornou das profundezas do infinito. Faz falta, muita falta !
Em seguida, pouco importa quem postou isso ou aquilo, o que importa são os últimos "imputs" que nos levam a esta discussão.
"Curiosamente, neste mesmo dia, Alide recebeu de duas pessoas diferentes, ambas diretamente envolvidas com a Saab, indicações claras (ainda que não explícitas) de que, ao contrário do que publicamente afirmou o seu presidente, as negociações com a Embraer realmente estão ocorrendo."
Isso para mim é o ponto que me fez realmente acreditar que tem algo acontecendo. Mas, o que realmente está acontecendo?
Olhem a linha de montagem dos caras.
http://www.alide.com.br/joomla/index.ph ... -do-gripen
Eles montam o Gripem artesanalmente ouvindo Bach. Creio que como a demanda deles é baixa, e com a crise global, passar para a Embraer sua linha de montagem talvez seja a solução para alavancar. Apenas minha opinião.
O diretor mais importante da empresa no Brasil, pedir apenas para trocar o logo da SAAB que estava errado, indica alguma coisa?
É isso que eu gostaria que estivessemos debatendo. Pode ser
Obrigado pelas palavras, Padilha véio!
Sim, você está corretíssimo, não devemos nos prender sobre quem disse isso ou aquilo, esta fase já passou e discussões mais precisas e efetivas devem ser travadas, até porque as consequências de uma dada escolha precisa ser feita desde já, mesmo antes do anúncio.
Sobre o tal boato SAAB & Embraer, deixo minha opinião (no que posso falar e especular):
1) Não me importa se o nome é compra, fusão, compras de ações, troca de ativos, etc. Sei que tecnicamente isto faz uma enorme diferença, mas o que está em jogo é a "estreita ligação" que poderá (repito, poderá) se consolidar entre SAAB e Embraer. Ou seja, debater sobre o que foi noticiado e nada mais.
2) Dias atrás houve um pronunciamento à imprensa dando esclarecimentos sobre este "boato". Só se faz isso quando existe motivo para tal, e as respostas deram mais certezas sobre o contrário do que as dúvidas iniciais. Pra mim foram reveladoras.
3) Qualquer confirmação de qualquer coisa e por parte de quem quer que seja, colocaria o FX-2 na berlinda, deixaria claro que a concorrência não seria séria o bastante, ao praticamente anunciar um vencedor antes do anúncio formal. Então, que não se esperasse outra coisa que não fosse esta, mas o embaraço oriundo de um conflito entre construir uma pseudo-resposta e não mentir para não ser comprado adiante, fez com que os porta-vozes falassem mais do que devia.
4) Seja qual for a proposta de qualquer um dos três candidatos ao FX-2, esta só virá a tona após o anúncio formal, até lá só boatos e principalmente contra-informação com a intenção de desconstruir informações vazadas e verdadeiras, com o intuito de amenizar as coisas (isto vale para todos).
5) O caso/boato SAAB & Embraer é delicado, não porque não deve ser dito em aberto (este País é livre, bem como a liberdade de expressão), mas pelo fato de colocar a Embraer no olho do furação, passando a idéia que esta empresa deu uma cartada na reta final do FX-2 conduzindo o resultado (vencedor) aos interesses dela, algo semelhante ao esboçado no FX-1. E como gato escaldado tem medo de água fria... O mesmo se aplicaria a Boeing e a Dassault, caso fosse um boato nos mesmos moldes.
6) Supondo verídica a aproximação destas duas empresas, mesmo assim não se pode dizer que é a melhor sem que antes se saiba o que propõe os outros dois concorrentes. Porém nunca saberemos ao certo o que de fato existe nas propostas, apenas vendedores dizendo que a sua é a melhor.
7) Esta discussão sobre SAAB & Embraer tem um ponto delicado e que parece não ter sido tratada no fórum (desculpem-me, posso estar errado, pois fiquei sem acompanhar o DB durante um bom tempo): que o que está em jogo é um processo financeiro-comercial, com ou sem transferência de tecnologia, mas sem entrar no mérito técnico do caça em si. Ou seja, se "esquece" de analisar se o caça é adequado ao País e à FAB em detrimento de acordos comerciais que não se sabe onde vai parar, como se isso fosse um critério para dizer se um caça é o melhor. Em suma, isso é só para mostrar que um dado país compra um caça por critérios políticos-comerciais e não pela ficha técnica do vetor; que isto entre em definitivo nas mentes dos foristas (foi assim, é assim e sempre será assim: decisões políticas e nada mais).
8) Que os mais críticos já comecem a pensar nas consequências de uma dada escolha (seja qual for), simplesmente porque elas virão. Se as decisões são de ordem política e praticamente nunca técnicas (hardware), as consequências são, então, da mesma natureza e neste universo o jogo é complexo e passa por interesses de todas as magnitudes.
Não estou preocupado com este assunto/boato, por mais verdadeiro que até possa ser, no fundo, pra mim, qualquer um dos três finalistas atendem perfeitamente à FAB enquanto caça, aliás o objetivo de uma short list é justamente esse, selecionar tecnicamente alguns vetores para que a decisão (política) não atrapalhe o lado operacional, caso o escolhido não seja o preferido de primeira grandeza. Havendo coincidências, melhor ainda.
Tenho minha opinião formada sobre tais assuntos, sei de outros boatos e de outras boas opiniões, mas não escreverei sobre isso, até porque não sou lobista, não defendo A, B ou C, não ganho nada com isso (e nem aceitaria tal coisa), não vivo disso, no fundo sou apenas um entusiasta do assunto e que se preocupa com a segurança do País (nada mais do que isso). Não influencio ninguém e jamais passa pela minha cabeça tal coisa, apenas tem o péssimo defeito de escrever o que penso (sobre algo, não pense, se pensar, não escreva, se escrever, não assine. rsrsrs). Assim sendo, me sinto livre para dizer algo hoje e mudar de opinião tão logo um bom argumento apareça, não me prendo a minhas verdades, por isso este meu "vai e volta".
Em suma, qualquer um dos três caças finalistas atendem aos nossos interesses enquanto vetor, mas já não vale dizer que "vença o melhor", pois o jogo já não é mais técnico. O que está em jogo são as propostas e não mais os caças. Agora apenas torço para que tais propostas sejam boas na prática, principalmente para o País, com ou sem acordo entre empresas e etc. de tal. Já as consequências... Estas são muito distintas (nos três casos), mas não tenho competência para mensurar tais coisas, nem ao menos para chutar algo, foge por completo, aliás não saberia dizer um argumento medíocre (sobre o assunto) seria menos pior do que o correto (não consigo sequer comparar).
Grande abraço, Padilha!
Orestes