Embraer comprando a SAAB????

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
orestespf
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 1 vez

Re: Embraer comprando a SAAB????

#76 Mensagem por orestespf » Dom Jun 07, 2009 10:03 am

Jolly Roger escreveu:
orestespf escreveu:Adoraria saber que foi o indivíduo que tratou do assunto SAAB x Embraer antes do Orestes aqui no DB. :twisted: :twisted: :twisted:

Abraços aos verdadeiros amigos, hoje e todo sempre!!!

Orestes (o "impertinente")

leio muito mais do que posto...

essa merece..

que bom que decidiu voltar :D

abraço
Valeu, Joly, obrigadão. Mas vê se começa a postar mais, sabe o que fala, gosto de ler o que escreve.

Abração,

Orestes

thicogo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 17 vezes

#77 Mensagem por thicogo » Dom Jun 07, 2009 10:04 am

orestespf escreveu:Adoraria saber que foi o indivíduo que tratou do assunto SAAB x Embraer antes do Orestes aqui no DB. :twisted: :twisted: :twisted:

Bem-vindo de volta,Ô grande Mestre Caboclo preto veio,pai e filho dos orixas da Bahia e de Angola.

Editado pela última vez por thicogo em Dom Jun 07, 2009 10:06 am, em um total de 1 vez.
orestespf
Sênior
Sênior

#78 Mensagem por orestespf » Dom Jun 07, 2009 10:06 am

GERSON VICTORIO escreveu:Boa..boa...boa!!! É isso ai Mestre [100]

Orestes,

seja bem vindo novamente!!

Grande abraço.

Gerson

Obrigado, Gerson!

Sim, estou de volta, mas postarei bem menos do que antes, minha intenção é ser mais "centrado". Estes n-posts é mais agradecimento aos amigos, mas outros mais sóbrios virão (espero. rsrsrs).

Abração,

Orestes

orestespf
Sênior
Sênior

#79 Mensagem por orestespf » Dom Jun 07, 2009 10:12 am

Rodrigoiano escreveu: Seja bem vindo de novo mestre Orestes!!!!
Paz na terra e no sky!!!!! :mrgreen:
(é o que desejo para todos, da clareza às entrelinhas! :D !)

Grande abraço!!!!

P.S.: A hora da revolução dos mosquitos hi-tech está chegando!!!
Obrigadão, Rodrigo!

Sim, paz na terra e no sky, aliás paz em qualquer lugar e com que quer que seja! :mrgreen: :mrgreen:

As leituras das entrelinhas continuarão, até porque só se diz que elas não existem quando não as vê. Portanto um de meus objetivos é este, fazer pensar criticamente, aliás um vício de professor, que não é o que ensina (isto não existe), mas aquele que coloca o dedo na ferida.

Os zoólogos estão empolgados com os mosquitos, mas já tem gente com inseticidas nas mãos. O jogo parece caminhar para algo, mas que está longe de ser óbvio (o resultado) e sujeitos a reviravoltas de última hora. Em suma, a fase é de discutir consequências e não mais em apontar vencedor.

Abração,

Orestes

orestespf
Sênior
Sênior

#80 Mensagem por orestespf » Dom Jun 07, 2009 10:18 am

Valdemort escreveu:

Grande Orestes

Valeu pela sua volta . Tava fazendo falta .

Abcs
Obrigado, Valdemort!

Estamos de volta, vamos ver se os posts corresponderão às expectativas. :mrgreen: :mrgreen:

Grande abraço,

Orestes

FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1190 vezes
Agradeceram: 725 vezes

#81 Mensagem por FIGHTERCOM » Dom Jun 07, 2009 10:23 am

Corsário01 escreveu: O diretor mais importante da empresa no Brasil, pedir apenas para trocar o logo da SAAB que estava errado, indica alguma coisa?
Caro Padilha,

Se não for pedir demais, poderia explicar melhor essa parte?

Abraços,

Wesley

"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1190 vezes
Agradeceram: 725 vezes

#82 Mensagem por FIGHTERCOM » Dom Jun 07, 2009 10:28 am

Antes que eu me esqueça, seja Bem Vindo Grande Orestes. Estamos na espera por debates enriquecedores. [009]

Abraços,

Wesley

"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Marino
Sênior
Sênior
Agradeceu: 134 vezes
Agradeceram: 630 vezes

#83 Mensagem por Marino » Dom Jun 07, 2009 10:32 am

Nem vou comentar porque sou suspeito: baita IRMÃO! Para terem uma idéia, há meia dúzia de pessoas no mundo que sabem o nº do meu cel: meu Pai, minha Mãe, O Diretor da PMO, o D.A. (o Lamas, figuraça, meu melhor amigo), a namorada e...........o Cabôco...
Pô, não mandou pro FABIO depois que trocou da última vez?
Sacanagem... :lol: :lol: :lol:

"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Marino
Sênior
Sênior

#84 Mensagem por Marino » Dom Jun 07, 2009 10:34 am

Demorou Mano Velho.
Fez falta.

Barão do Rio Branco
gaitero
Sênior
Sênior

#85 Mensagem por gaitero » Dom Jun 07, 2009 10:48 am

Estou aqui pensando, o que será que eles vão dizer para anunciar o gripen como vencedor???

:roll:

Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???
Skyway
Sênior
Sênior
Agradeceu: 24 vezes
Agradeceram: 266 vezes

#86 Mensagem por Skyway » Dom Jun 07, 2009 10:49 am

Corsário01 escreveu:
Olhem a linha de montagem dos caras.

http://www.alide.com.br/joomla/index.ph ... -do-gripen
Nossa, espetacular a linha de montagem! :shock:
Bem diferente.

Um abraço!

AD ASTRA PER ASPERA
gaitero
Sênior
Sênior

#87 Mensagem por gaitero » Dom Jun 07, 2009 10:50 am

Marino escreveu:Demorou Mano Velho.
Fez falta.
X2...

Po marino... tive uma visão ontem com o velho barbudo no DB... não demorou nem 1 dia.... Porque será que eu não sonho com os numeros da mega-sena.... :roll:

Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???
Marino
Sênior
Sênior

#88 Mensagem por Marino » Dom Jun 07, 2009 11:09 am

gaitero escreveu:
Marino escreveu:Demorou Mano Velho.
Fez falta.
X2...

Po marino... tive uma visão ontem com o velho barbudo no DB... não demorou nem 1 dia.... Porque será que eu não sonho com os numeros da mega-sena.... :roll:
:lol: :lol: :lol:
Se sonhar, manda uma MP. :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Barão do Rio Branco
orestespf
Sênior
Sênior

#89 Mensagem por orestespf » Dom Jun 07, 2009 11:13 am

Corsário01 escreveu:Senhores, antes de mais nada, que bom ver que o Orestes retornou das profundezas do infinito. Faz falta, muita falta !

Em seguida, pouco importa quem postou isso ou aquilo, o que importa são os últimos "imputs" que nos levam a esta discussão.

"Curiosamente, neste mesmo dia, Alide recebeu de duas pessoas diferentes, ambas diretamente envolvidas com a Saab, indicações claras (ainda que não explícitas) de que, ao contrário do que publicamente afirmou o seu presidente, as negociações com a Embraer realmente estão ocorrendo."

Isso para mim é o ponto que me fez realmente acreditar que tem algo acontecendo. Mas, o que realmente está acontecendo?

Olhem a linha de montagem dos caras.

http://www.alide.com.br/joomla/index.ph ... -do-gripen

Eles montam o Gripem artesanalmente ouvindo Bach. Creio que como a demanda deles é baixa, e com a crise global, passar para a Embraer sua linha de montagem talvez seja a solução para alavancar. Apenas minha opinião.

O diretor mais importante da empresa no Brasil, pedir apenas para trocar o logo da SAAB que estava errado, indica alguma coisa?

É isso que eu gostaria que estivessemos debatendo. Pode ser :?: 8-]
Obrigado pelas palavras, Padilha véio!

Sim, você está corretíssimo, não devemos nos prender sobre quem disse isso ou aquilo, esta fase já passou e discussões mais precisas e efetivas devem ser travadas, até porque as consequências de uma dada escolha precisa ser feita desde já, mesmo antes do anúncio.

Sobre o tal boato SAAB & Embraer, deixo minha opinião (no que posso falar e especular):

1) Não me importa se o nome é compra, fusão, compras de ações, troca de ativos, etc. Sei que tecnicamente isto faz uma enorme diferença, mas o que está em jogo é a "estreita ligação" que poderá (repito, poderá) se consolidar entre SAAB e Embraer. Ou seja, debater sobre o que foi noticiado e nada mais.

2) Dias atrás houve um pronunciamento à imprensa dando esclarecimentos sobre este "boato". Só se faz isso quando existe motivo para tal, e as respostas deram mais certezas sobre o contrário do que as dúvidas iniciais. Pra mim foram reveladoras.

3) Qualquer confirmação de qualquer coisa e por parte de quem quer que seja, colocaria o FX-2 na berlinda, deixaria claro que a concorrência não seria séria o bastante, ao praticamente anunciar um vencedor antes do anúncio formal. Então, que não se esperasse outra coisa que não fosse esta, mas o embaraço oriundo de um conflito entre construir uma pseudo-resposta e não mentir para não ser comprado adiante, fez com que os porta-vozes falassem mais do que devia.

4) Seja qual for a proposta de qualquer um dos três candidatos ao FX-2, esta só virá a tona após o anúncio formal, até lá só boatos e principalmente contra-informação com a intenção de desconstruir informações vazadas e verdadeiras, com o intuito de amenizar as coisas (isto vale para todos).

5) O caso/boato SAAB & Embraer é delicado, não porque não deve ser dito em aberto (este País é livre, bem como a liberdade de expressão), mas pelo fato de colocar a Embraer no olho do furação, passando a idéia que esta empresa deu uma cartada na reta final do FX-2 conduzindo o resultado (vencedor) aos interesses dela, algo semelhante ao esboçado no FX-1. E como gato escaldado tem medo de água fria... O mesmo se aplicaria a Boeing e a Dassault, caso fosse um boato nos mesmos moldes.

6) Supondo verídica a aproximação destas duas empresas, mesmo assim não se pode dizer que é a melhor sem que antes se saiba o que propõe os outros dois concorrentes. Porém nunca saberemos ao certo o que de fato existe nas propostas, apenas vendedores dizendo que a sua é a melhor.

7) Esta discussão sobre SAAB & Embraer tem um ponto delicado e que parece não ter sido tratada no fórum (desculpem-me, posso estar errado, pois fiquei sem acompanhar o DB durante um bom tempo): que o que está em jogo é um processo financeiro-comercial, com ou sem transferência de tecnologia, mas sem entrar no mérito técnico do caça em si. Ou seja, se "esquece" de analisar se o caça é adequado ao País e à FAB em detrimento de acordos comerciais que não se sabe onde vai parar, como se isso fosse um critério para dizer se um caça é o melhor. Em suma, isso é só para mostrar que um dado país compra um caça por critérios políticos-comerciais e não pela ficha técnica do vetor; que isto entre em definitivo nas mentes dos foristas (foi assim, é assim e sempre será assim: decisões políticas e nada mais).

8) Que os mais críticos já comecem a pensar nas consequências de uma dada escolha (seja qual for), simplesmente porque elas virão. Se as decisões são de ordem política e praticamente nunca técnicas (hardware), as consequências são, então, da mesma natureza e neste universo o jogo é complexo e passa por interesses de todas as magnitudes.

Não estou preocupado com este assunto/boato, por mais verdadeiro que até possa ser, no fundo, pra mim, qualquer um dos três finalistas atendem perfeitamente à FAB enquanto caça, aliás o objetivo de uma short list é justamente esse, selecionar tecnicamente alguns vetores para que a decisão (política) não atrapalhe o lado operacional, caso o escolhido não seja o preferido de primeira grandeza. Havendo coincidências, melhor ainda.

Tenho minha opinião formada sobre tais assuntos, sei de outros boatos e de outras boas opiniões, mas não escreverei sobre isso, até porque não sou lobista, não defendo A, B ou C, não ganho nada com isso (e nem aceitaria tal coisa), não vivo disso, no fundo sou apenas um entusiasta do assunto e que se preocupa com a segurança do País (nada mais do que isso). Não influencio ninguém e jamais passa pela minha cabeça tal coisa, apenas tem o péssimo defeito de escrever o que penso (sobre algo, não pense, se pensar, não escreva, se escrever, não assine. rsrsrs). Assim sendo, me sinto livre para dizer algo hoje e mudar de opinião tão logo um bom argumento apareça, não me prendo a minhas verdades, por isso este meu "vai e volta".

Em suma, qualquer um dos três caças finalistas atendem aos nossos interesses enquanto vetor, mas já não vale dizer que "vença o melhor", pois o jogo já não é mais técnico. O que está em jogo são as propostas e não mais os caças. Agora apenas torço para que tais propostas sejam boas na prática, principalmente para o País, com ou sem acordo entre empresas e etc. de tal. Já as consequências... Estas são muito distintas (nos três casos), mas não tenho competência para mensurar tais coisas, nem ao menos para chutar algo, foge por completo, aliás não saberia dizer um argumento medíocre (sobre o assunto) seria menos pior do que o correto (não consigo sequer comparar).

Grande abraço, Padilha!

Orestes

orestespf
Sênior
Sênior

#90 Mensagem por orestespf » Dom Jun 07, 2009 11:16 am

FIGHTERCOM escreveu:Antes que eu me esqueça, seja Bem Vindo Grande Orestes. Estamos na espera por debates enriquecedores. [009]

Abraços,

Wesley
Obrigado, Wesley! Espero não decepcionar os amigos neste retorno, tentarei melhorar o nível de meus posts, vamos ver no que vai dar.

Abração,

Orestes

Responder