P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

Re: P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

#1021 Mensagem por Carlos Lima » Ter Jun 02, 2009 3:00 pm

Moccelin escreveu:Isso pode virar mais um lobby de uso pacífico de armamento para a FAB, os R-99 e E-99 foram comprados assim, falando que serviriam pra combater o narcotráfico e tomar conta da floresta, podem usar essa desculpa pra uns P-99 também (afinal temos um Atlântico inteirinho pra fazer SAR).

O foda é que o Exército não tem como fazer esse tipo de lobby, e continua sem grandes projetos na opinião pública.
Eu esqueceria da ideia do P99 e voltaria o meu pensamento para algo mais "robusto" :) ... plataformas baseadas no '145' sao excelentes mas nao possuem o alcance e carga util de algo baseado no "190/170" .

[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
Skyway
Sênior
Sênior
Agradeceu: 24 vezes
Agradeceram: 266 vezes

#1022 Mensagem por Skyway » Ter Jun 02, 2009 3:11 pm

Eu acho que o ideal seria um avião com alcance em torno de 6,000km, coisa que a EMBRAER ainda não faz, mas poderia estudar o assunto assim que melhorar essa crise...
A diferença de alcance entre o 145 e o 190 gira em torno dos 1,000km, o que fica com um alcance máximo de uns 4,400km.

Um abraço.

AD ASTRA PER ASPERA
Carlos Lima
Sênior
Sênior

#1023 Mensagem por Carlos Lima » Ter Jun 02, 2009 3:16 pm

Skyway escreveu:Eu acho que o ideal seria um avião com alcance em torno de 6,000km, coisa que a EMBRAER ainda não faz, mas poderia estudar o assunto assim que melhorar essa crise...
A diferença de alcance entre o 145 e o 190 gira em torno dos 1,000km, o que fica com um alcance máximo de uns 4,400km.

Um abraço.
1000km fazem uma diferenca enorme especialmente levando-se em consideracao que a "carga util" dos 190 'e bem maior do que a dos 145... e isso significa eventualmente mais autonomia (mais tanques de combustivel) e mais sensores :)

PS: Nao esquecamos dos "390".

[]s
CB_Lima

Skyway
Sênior
Sênior

#1024 Mensagem por Skyway » Ter Jun 02, 2009 3:29 pm

Com certeza. :wink: :D

AD ASTRA PER ASPERA
tykuna
Sênior
Sênior
Agradeceu: 7 vezes
Agradeceram: 11 vezes

#1025 Mensagem por tykuna » Ter Jun 02, 2009 5:23 pm

cb_lima escreveu:
Skyway escreveu:Eu acho que o ideal seria um avião com alcance em torno de 6,000km, coisa que a EMBRAER ainda não faz, mas poderia estudar o assunto assim que melhorar essa crise...

Um abraço.
1000km fazem uma diferenca enorme especialmente levando-se em consideracao que a "carga util" dos 190 'e bem maior do que a dos 145... e isso significa eventualmente mais autonomia (mais tanques de combustivel) e mais sensores :)

PS: Nao esquecamos dos "390".

[]s
CB_Lima

Sem contar que a versão militar não levaria mala. Isso significa mais espaço para equipamentos e combustível.

Eu apostaria em um alcance superior a 5.000 km, dependendo da antena.

sds,

Imagem
PRick

#1026 Mensagem por PRick » Ter Jun 02, 2009 5:45 pm

Um abraço.
Você está esquecendo do Legacy e do novo E-Jet executivo, essas aeronaves tem alcances maiores.

[]´s

Skyway
Sênior
Sênior

#1027 Mensagem por Skyway » Ter Jun 02, 2009 10:52 pm

Verdade!

Então fecha a conta e passa a régua. :mrgreen:

AD ASTRA PER ASPERA
REGATEANO
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 3 vezes

#1028 Mensagem por REGATEANO » Qua Jun 03, 2009 9:58 am

O Embraer 195 2,2 mil milhas, Embraer 190 2,4 mil milhas, Lineage 1000 3,8 mil milhas.

Moccelin
Sênior
Sênior
Agradeceram: 2 vezes

#1029 Mensagem por Moccelin » Qua Jun 03, 2009 1:27 pm

Então, levando em consideração que o Lineage 1000 é uma versão de poucos passageiros dos 190 (menos bagagem, mais combustível) o mesmo poderia ser pensado de "aviões radar" baseados no mesmo... Mais combustível, e o peso dos equipamentos internos deve se equiparar com os ítens de conforto, não? (Eu não faço a MÍNIMA idéia do peso de um sistema desses completão).

O único inconveniente é que os motores das versões militares são "tunados" pra dar mais potência, certo? E isso eventualmente aumenta o consumo por km (milha no caso) rodado... Não duvido nada que saiam versões militares baseada no 190 com sistemas desenvolvidos/adaptados para o 390, mas usando a carcaça do 190 que é mais aerodinâmica (um AEW ou "sensoreamento remoto" não precisa ser STOL, ter aerodinâmica boa pra voar baixo, carregar bastante peso, ter um volume de carga aumentado e por aí vai). Só a versão P que deveria ser baseada, na minha opinião de "jogador de super trunfo" no 390, afinal essa sim precisa colar no chão de vez em quando tem a questão de armamentos anti-navio e anti-submarino, e por aí vai.

Inclusive a utilização dos P-3 pode dar à FAB e à Embraer as idéias das capacidades esperadas e algumas "dicas" do que se esperar da próxima geração de E, R e Ps da Embraer...

The cake is a lie...
Marino
Sênior
Sênior
Agradeceu: 134 vezes
Agradeceram: 630 vezes

#1030 Mensagem por Marino » Qua Jun 03, 2009 2:30 pm

Globo.com:

Nelson Jobim se reunirá com ministra espanhola no dia 16
Da EFE
Brasília, 2 jun (EFE).- O ministro da Defesa, Nelson Jobim, se reunirá no próximo dia 16, em
Madri, com a colega espanhola Carme Chacón, e depois visitará a Base Aérea de Getafe e a sede da
EADS-CASA em Sevilha, informaram hoje fontes oficiais.
Porta-vozes da Embaixada da Espanha no Brasil disseram que, na reunião entre Jobim e
Chacón, serão analisados diferentes aspectos da cooperação bilateral na área de defesa.
Há alguns meses, os dois países negociam a possibilidade de impulsionar de forma conjunta a
base industrial e tecnológica associada à área de defesa e, além disso, a Espanha manifestou seu
interesse em participar do atual processo de modernização das Forças Armadas brasileiras.
Em Madri, Jobim também deve visitar, no próximo dia 17, a Base Aérea de Getafe, onde
atualmente estão sendo modificados nove aviões P-3 de patrulha marítima adquiridos pelo Brasil.
O trabalho está a cargo da Divisão de Aviões de Transporte Militar do consórcio aeronáutico
europeu EADS, que instalará nos aparelhos novos sensores com o sistema tático FITS.
Os aviões serão usados em missões de controle de fronteiras, combate ao narcotráfico e
resgate, na área de mais de 6 milhões de quilômetros quadrados que abrange a Zona Econômica
Exclusiva do Brasil no Atlântico Sul.
No dia 18, Jobim irá a Sevilha para conhecer a sede da EADS-CASA nessa cidade, na qual
visitará a linha de montagem dos aviões de transporte militar A400M e C295. EFE

"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Carlos Lima
Sênior
Sênior

#1031 Mensagem por Carlos Lima » Qua Jun 03, 2009 2:32 pm

[100] :)

Quanto ao uso de aeronaves a jato como aeronaves de Patrulha, apesar da Inglaterra fazer isso a anos com o Nimrod ($$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$), acho que estao todos de olho no P-8 para ver se o conceito 'e valido nos dias de hoje com os equipamentos atuais.

O desempenho do nosso E-99 'e uma prova de que com os equipamentos corretos uma plataforma dessas arrebenta a boca do balao.

[]s
CB_Lima

gaitero
Sênior
Sênior

#1032 Mensagem por gaitero » Qua Jun 03, 2009 3:40 pm

Exato...

Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???
REGATEANO
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 3 vezes

#1033 Mensagem por REGATEANO » Qua Jun 03, 2009 4:07 pm

Bem, se os Bandeirulhas forem modernizados, acabou-se o problema.

Se não, a FAB deverá buscar novas plataformas para esclarecimento marítimo, tendo como forte candidato o MP-295.

Gostaria do Embrar 190, tal como o P-8.

pafuncio
Sênior
Sênior
Agradeceu: 29 vezes
Agradeceram: 5 vezes

#1034 Mensagem por pafuncio » Qua Jun 03, 2009 5:42 pm

Acho que o Jobim foi cobrar também as contrapartidas (offsets) dos espanhóis. Matéria do Valor Econômico de semana passada (acho que postada pelo Marino) fala em índices extremamente baixos do contrato espanhol, decepcionantes até (dois contratos, em nenhum deles a contrapartida teria superado os 7%- AINDA).

"Em geral, as instituições políticas nascem empiricamente na Inglaterra, são sistematizadas na França, aplicadas pragmaticamente nos Estados Unidos e esculhambadas no Brasil"
Carlos Mathias

#1035 Mensagem por Carlos Mathias » Qua Jun 03, 2009 5:46 pm

PÁÁÁÁÁÁÁÁRAAAAAAA!!!!!!!!

Não é a Rússia que é a enrolona do mercado de defesa?

Responder