TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%

Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Mapinguari
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 6 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#13291 Mensagem por Mapinguari » Dom Mai 24, 2009 3:12 am

Skyway escreveu:Mês que vem é o mês dos boatos intermináveis, debates longuíssimos a cerca desses boatos e vai ser época tambem de pessoas aparecerem afirmando que um passarinho do bico preto confirmou que o avião tal ganhou, ou que a FAB já escolheu o avião tal, ou que o único que atendeu foi o avião tal...

Tudo será plenamente ignorado por mim por saber que serão boatos e informações nem um pouco confiáveis e seguras...continuarei sentado, tomando umas cervas e esperando uma nota oficial ou anúncio oficial. 8-]

Ahhh, mas como mês que vem vão surgir boatos afirmando que os 3 concorrentes ganharam, e pessoas de suas respectivas torcidas vão defender até o fim que o boato relativo ao seu avião é verdadeiro, lógico que quando a decisão oficial for anunciada, essa torcida que defendia até então os boatos surgidos mês que vem vai ficar falando que já sabia, que tinha avisado desde Junho que o avião tal era o vencedor e etc... :lol:

Resumindo, ninguem sabe absolutamente nada até o anúncio oficial, e falar depois do anúncio que já sabia é muito fácil. :mrgreen:

Um abraço!
Vocês podem ver que já há algum tempo não dou mais palpite sobre F-X2... Estou recolhido em meditação... :mrgreen:

Mapinguari

Imagem
felipexion
Sênior
Sênior
Agradeceu: 74 vezes
Agradeceram: 87 vezes

#13292 Mensagem por felipexion » Dom Mai 24, 2009 12:44 pm

Bolovo escreveu:Que isso. Vamos ter uma festa, das grandes!! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: [003]
fFesta? Quem vai? O chávez, Lugo, e o cocaleiro? Só os nossos vizinhos mais "amados".

[centralizar]Mazel Tov![/centralizar]
GDA_Fear
Sênior
Sênior
Agradeceram: 1 vez

#13293 Mensagem por GDA_Fear » Dom Mai 24, 2009 12:56 pm

É....na minha opinião, se os EUA liberarem a integração dos armamentos aqui levaram

o FX-2 EU acredito que aquele 1% que falta dos 99% do código fonte seja a

integração dos armamentos.

Centurion
Júnior
Júnior

#13294 Mensagem por Centurion » Dom Mai 24, 2009 12:58 pm

Camaradas...

Depois de ler atentamente os posts desde a página 870, além de todas as últimas notícias a respeito do FX-2, só concluo o seguinte:

"Eurofighter Typhoon ou Su-35, as chances perdidas"

Sei que nenhum país é "bonzinho" mas acredito que o consórcio europeu ou a rússia trariam bem menos complicações em relação as entregas, integração de armamentos, disponibilidade de itens críticos e afins...

MAS... Brasil né!

Aliás, primeiras entregas em 2014. Tempo suficiente para cancelarmos o contrato devido a maracutaias, a oposição, seja ela qual for, lançar na opinião pública que o gasto com material de defesa é desnecessário, abrir o FX-3 onde o X-Wing concorrerá com o TIE Fighter e estes com o PAK-FA e por aí vaí...

Na boa, cansei de FX! Sei que durante um bom tempo vou ficar vendo F-5M, A-1M, A-29 e Mirage 2000 nos portões abertos... rs

Abraços a todos,

Centurion

Adriano
Sênior
Sênior

#13295 Mensagem por Adriano » Dom Mai 24, 2009 4:52 pm

Centurion escreveu:Camaradas...

Depois de ler atentamente os posts desde a página 870, além de todas as últimas notícias a respeito do FX-2, só concluo o seguinte:

"Eurofighter Typhoon ou Su-35, as chances perdidas"

Sei que nenhum país é "bonzinho" mas acredito que o consórcio europeu ou a rússia trariam bem menos complicações em relação as entregas, integração de armamentos, disponibilidade de itens críticos e afins...

MAS... Brasil né!

Aliás, primeiras entregas em 2014. Tempo suficiente para cancelarmos o contrato devido a maracutaias, a oposição, seja ela qual for, lançar na opinião pública que o gasto com material de defesa é desnecessário, abrir o FX-3 onde o X-Wing concorrerá com o TIE Fighter e estes com o PAK-FA e por aí vaí...

Na boa, cansei de FX! Sei que durante um bom tempo vou ficar vendo F-5M, A-1M, A-29 e Mirage 2000 nos portões abertos... rs

Abraços a todos,

Centurion
Amigo, não desanime!

Dessa vez vai. No mais, o que seria desse fórum sem as intermináveis discussões sobre o F-X?
E se o F-X3 vier, não há problema! Imagine as discussões Pak-Fa vs F-22C vs Rafale F5 vs Gripen NewNG vs Typhoon II!

Abraço!

O rio da minha aldeia não faz pensar em nada.
Quem está ao pé dele está só ao pé dele.
(Fernando Pessoa)
PQD
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 6 vezes

#13296 Mensagem por PQD » Dom Mai 24, 2009 8:17 pm

PQD escreveu:Lobby francês

Tendo como pretexto o Ano da França no Brasil, Lula e Sarkozy devem assistir a um sobrevoo do caça Rafale nos desfiles de 7 de setembro. Será uma homenagem à FAB, mas é também um indicativo de que o supersônico francês venceu o F-X2 , ambicioso programa de modernização da frota nacional. Negócio de 1,6 bilhão de euros.

fonte:resenha do EB
[004]

Cabeça dos outros é terra que ninguem anda... terras ermas...
Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6540 vezes
Agradeceram: 6905 vezes
Contato:

#13297 Mensagem por Túlio » Dom Mai 24, 2009 11:01 pm

Mas aí não é mole, inté o EB dando palpite... :shock: :twisted: :mrgreen:

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Marino
Sênior
Sênior
Agradeceu: 134 vezes
Agradeceram: 630 vezes

#13298 Mensagem por Marino » Seg Mai 25, 2009 10:28 am

Não, eu já tinha postado.
Foi publicado na resenha do EB, mas a fonte é a Isto É.

"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Alagoano
Intermediário
Intermediário

#13299 Mensagem por Alagoano » Seg Mai 25, 2009 11:19 am

Rodrigoiano escreveu:
jp escreveu:Amigos....

Com muita tristeza informo, que segundo minha sigilenta fonte. il barbieri del lll Comar, o Rafale subiu no telhado.

Informe classificação Z-1
Tudo foi transmitido a mim por código nórdico, do tilintar das tesouras, enquanto ele aparava meus argentos capilares da cuca.

C'est terrible!!
Prezado jp, só resta o BAFO salvador da semana que vem para tirar o Gripen do primeiro lugar. Digo, Rafale subindo no telhado, só o SH para tirar a vitória dos nórdicos. Isso é óbvio, diriam, afinal 3 concorrentes, saindo o Rafale sobram só 2! Mas tentarei explicar uma teoria que andei ouvindo por aí......

A FAB quer e precisa integrar os armamentos que quiser ao seu vetor principal. Para a FAB, o recheio indispensável são os códigos-fonte. Pela FAB, o Gripen é até o momento o escolhido.

O MD/Gov. quer que a FAB use o vetor que ela achar melhor, mas precisa, ou melhor, prefere (e muito), os benefícios políticos que a escolha trará. E os suecos são, por motivos óbvios (isso é fato), os que menos tem força política, seja por terem uma economia bem menor que os outros 2, uma menor participação no comércio bilateral e não fazerem parte do CS.

Sabendo que o Rafale é caro, usa praticamente armamentos franceses (e alguns europeus) e que é muito mais fácil integrar os armamentos nacionais que serão desenvolvidos no Gripen e no SH, a ida do NJ aos EUA, a 2 semanas da BAFO, foi para por bem clara a situação: ou vocês liberam a integração (códigos-fonte) e aí nossa força os escolherá, ou vamos de outra opção. Subindo no telhado o Rafale (excelente caça, mas caro demais e a França já levou muitos contratos históricos de vulto com a MB), ter os EUA como forte aliado e apoiador, será interessante para o país, mas isso depende da postura que Washington terá DAQUI para frente.

Por esse prisma que ouvi, o outrora favorito Rafale, hoje está a um passo de sair, e o Gripen só não leva se o SH não ceder os c-f. Ou em outros termos, o SH só não leva se não quiser (ou puder?!) ceder os c-f.

Abraços!
:shock:

Não diga uma coisa dessas! Desse jeito você acaba atrapalhando o Desfile 7 de Setembro! :lol:

Brincadeiras a parte, seu comentário tem certa lógica, porém esqueceu de analisar a capacidade operacional de cada vetor. Para um país como o Brasil, acho o Gripen o menos apropriado dentre os finalistas, apesar de ser mais barato tem limitações operacionais já amplamente debatidas nesse forum e de inteiro conhecimento da FAB. Acho que, nesse sentido, o Rafale ainda continua vivinho na disputa, a ida do NJ aos EEUU é normal, visto que atende ao interesse do país de manter a concorrência viva entre os participantes nessa reta final do Programa. Uma concorrência VIVA pode significar MAIS benefícios.

Por enquanto as conjecturas são meras especulações mesmo. Tudo baseado em "possíveis entrelinhas" e visões quase "esquizofrênicas" dos mais afoitos exectadores. Prefiro esperar o anúncio oficial e confiar de que o vetor escolhido atenda as exigências operacionais e estratégicas do nosso país.

Saudações.

João Mendes

Brasil Acima de Tudo!
Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#13300 Mensagem por Túlio » Seg Mai 25, 2009 1:48 pm

Alagoano escreveu:

Brincadeiras a parte, seu comentário tem certa lógica, porém esqueceu de analisar a capacidade operacional de cada vetor. Para um país como o Brasil, acho o Gripen o menos apropriado dentre os finalistas, apesar de ser mais barato tem limitações operacionais já amplamente debatidas nesse forum e de inteiro conhecimento da FAB. Acho que, nesse sentido, o Rafale ainda continua vivinho na disputa (...)

Saudações.

Creio que ninguém é cego na FAB, cedo ou tarde, a se adquirir o Gripen, se passará a encará-lo como um 'Lo' e procurar um 'Hi' (talvez o 5G); o caça citado (Sueco) é tão capaz quanto qualquer outro mas seu peso leve e pequenas dimensões cobra um preço: a limitação física! Não pode levar tanta carga em tão grande distância quanto seus concorrentes maiores. E se for preciso atacar BEM longe? Encheremos o céu de tankers?

A dar Gripen no FX, aguardemos OUTRO FX, para ser o IRMÃO MAIOR... 8-]

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

Bourne
Sênior
Sênior
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 21 vezes

#13301 Mensagem por Bourne » Seg Mai 25, 2009 1:53 pm

Até parece que o Gripão é um coitadinho. :x

Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#13302 Mensagem por Túlio » Seg Mai 25, 2009 1:56 pm

Num tortura, Bourne, creio que fui BEM claro... 8-]

brisa

#13303 Mensagem por brisa » Seg Mai 25, 2009 1:58 pm

Vou dar uma ajudazinha ao Bolovo....

Nos pequenos frascos estão os grandes perfumes :mrgreen:

Agora.... é sabido por todos que as suecas não tomam banho :mrgreen: e nem as francesas :twisted:

Acho que o Jobim ja vazou que vai dar o SH [003]

Luís Henrique
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 184 vezes

#13304 Mensagem por Luís Henrique » Seg Mai 25, 2009 6:17 pm

Eu acho que não. Eu acho que o Jobim foi la para falar que o Rafa vai levar a menos que:

Opção 1) vocês aceitem as NOSSAS condições
Opção 2) vocês LIBEREM as partes americanas no Gripen

Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
PRick

#13305 Mensagem por PRick » Seg Mai 25, 2009 7:06 pm

Vocês estão sofrendo de overdose de FX-2, cada soluço, espirro, encontro, audiência ou viagem do NJ fica tudo maluquim. :mrgreen: :mrgreen:

[]´s

Responder