Rafale F-1 para a MB

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
MARCOS RIBEIRO
Avançado
Avançado
Contato:

Re: Rafale F-1 para a MB

#46 Mensagem por MARCOS RIBEIRO » Ter Mai 05, 2009 8:41 pm

Vinicius Pimenta escreveu:
MARCOS RIBEIRO escreveu:Apesar de ter dito desde o início do post que se for Gripen NG ou Rafa f3 vai dar Rafa F-1, vou colocar abaixo 3 coisas que acho que corroboram para que isso de fato aconteça:

1)A reforma na catapulta aumentando a sua potência de arremesso....Pq será??

2)Apesar de termos (em teoria) 23 A-4 Skyhawks, a Embraer só irá reformar de fato 12, deixando os outros como spares......Pq será que diminuiram pela metade se a ala aérea pode ter mais ou menos vinte e poucos aviôes??....Pq será??

3)A armada francesa simplesmente encostou os seus 10 Rafas F-1, e foi a pouquissimo tempo uma comitiva da marinha ao novo Charles De Gaule pra verificar como os Rafas F-3 operavam naquele aeródromo.....Pq será??

Tudo muita coincidência não é??

Só não acontecerá se escolherem o Super Hornet.....o que acho pouco provável conhecendo como pensam o Lula, Jobim e o resto do PT. Acho que ele está na short list só por deferência aos EUA e como forma de pressão por melhores propostas.

Marcos
1- Para poder operar aeronaves de maior porte. Não necessariamente Rafale.

2- Por que a MB nunca teve intenção de operar as 23 aeronaves. Desde o início ela tentou operar apenas 15. Para a modernização chegou ao número de 12 que é suficiente.

3- Eles tinham vários motivos, inclusive financeiros. Com certeza não foi para repassá-los pra MB. Os Mirage 2000C da FAB foram tirados de esquadrões operacionais da Força Aérea Francesa, não precisaria ser diferente com a MB.

Não há nenhuma coincidência, mas também não tem nada relacionado.

E, bom, eu também acho que, se vierem, virão esses Rafales. Mas não acho que seja com base no que você levantou.
Ok até aceito o seu ponto de vista na 1 e 2.....porém a comitiva da MB foi ao porta-aviôes para analisar o Rafale, isso é fato, porém o que me referi ao item 3, era que os Rafas não foram revitalizados para F-3 por falta de interesse financeiro.....e tb unindo-se a esse fato ser interessante guardá-los como moeda de troca francesa caso aceitem os Rafa F-3 ou o pacotão do mar(freem e cia) :wink:....fazendo do Brazil finalmente o primeiro usuário extrangeiro a usar os Rafas, sendo assim um ótimo marketing para futuras vendas. :wink:

Quem é mais louco? O louco ou os loucos que o seguem?? (Obiwan Kenobi)
3x1 nos Argentinos , tem coisas que o cartão de credito não compra!!
WWW.COLEDECORE.COM.BR (adesivos decorativos)
AlbertoRJ
Sênior
Sênior

#47 Mensagem por AlbertoRJ » Ter Mai 05, 2009 10:08 pm

Agora, se vier Gripen NG, a MB vai "bancar" sozinha a manutenção de 10 Rafales F1? Acho difícil.

[]'s

Alberto -
Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6377 vezes
Agradeceram: 6730 vezes
Contato:

#48 Mensagem por Túlio » Ter Mai 05, 2009 10:10 pm

Bueno, eu fico pensando se haveria realmente alguma alternativa menos cara (mais barata? Só se alguma delas fosse BARATA...) do que essa... :?

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Knight
Intermediário
Intermediário
Agradeceu: 9 vezes
Agradeceram: 6 vezes

#49 Mensagem por Knight » Ter Mai 05, 2009 10:31 pm

Túlio escreveu:Bueno, eu fico pensando se haveria realmente alguma alternativa menos cara (mais barata? Só se alguma delas fosse BARATA...) do que essa... :?

Lamento, mas tem uma mais BARATA (muito ruim e' verdade).

Ficar com o A4M ate' chegar o A13

SE, apenas hipotese, for considerado pela MB a necessidade de 36 FX-MB (dotar 2 Nae)
o Gripen naval pode ser viavel.

MARCOS RIBEIRO
Avançado
Avançado
Contato:

#50 Mensagem por MARCOS RIBEIRO » Qua Mai 06, 2009 7:10 am

Knight escreveu:
Túlio escreveu:Bueno, eu fico pensando se haveria realmente alguma alternativa menos cara (mais barata? Só se alguma delas fosse BARATA...) do que essa... :?

SE, apenas hipotese, for considerado pela MB a necessidade de 36 FX-MB (dotar 2 Nae)
Tem uma solução intermediária que não considero boa, a compra por valor residual do super-etandard M que estão sendo aposentados pelos Rafas......mas ai ia ter que se ter uma nova logística,ferramental e etc.... ia acabar saindo caro tb. Se é pra fazer isso melhor com um avião moderno,poderoso e semi-novo.

Quem é mais louco? O louco ou os loucos que o seguem?? (Obiwan Kenobi)
3x1 nos Argentinos , tem coisas que o cartão de credito não compra!!
WWW.COLEDECORE.COM.BR (adesivos decorativos)
Barao Vermelho
Avançado
Avançado

#51 Mensagem por Barao Vermelho » Qua Mai 06, 2009 8:14 am

Caros Amigos,
tundo indica que nosso proximo caça sera o Gripen-NG ate por ser o que oferece mais avanços dos três, mas tambem é certo que a França vai arrematar a maioria dos outros negocios, tipo FREEM etc..., quanto aos EUA tambem havera compensação visto que o F-18 nao sera o vencedor mas ai vai ficar na linha de Helicopteros, Canhoes M-777 essas coisas, talves alguns navios, mas oque e certo e que tambem vão levar algo, quanto ao A-12, certamente virão Rafaeles F-1, primeiro pq ja operou no A-12, segundo é muito melhor que o F-18C que viria capado ainda, terceiro já estão disponiveis, acredito que breve teremos no A-12 com 10 skyhank Modern + 10 Rafa F1 config ar-ar + Helicopteros.
Todos sabem que a ala aerea do A-12 sempre foi cogitada em 24 aeronaves como os skyhanks sao pequenos sobra um pouco mais de espaço podende elevar o numero de aeronaves a bordo e isso sera compensado com helicopteros, a meu ver tudo indica que ficara 10 bomb + 10 caças + 6 a 8 helicopteros.

Avançar sempre, combater até o fim, sem rendição nem retirada!
Jin Jones
Sênior
Sênior

#52 Mensagem por Jin Jones » Qua Mai 06, 2009 10:00 am

Knight escreveu:

Caso não seja possível vir os Rafale F-1, a solução seria aumentar a quantidade dos A-4M para 18 unid. pelo menos, nem que para isso seja necessário adquirir mais unid. no exterior.
Quero lembrar que mesmo sendo vetores de desempenho bastante limitado, se vierem aeronaves AEW de boa capacidade e no estado da arte, vc teria um conjunto de grande eficiência para a missão que se propõem, que no caso é de implantação da guerra moderna aeronaval na MB.
Apesar de limitado, o NA SP ficaria uma nave com grande poder de dissuasão para a AS.

Eu me preocupo muito com a diminuição da capacidade ASW da MB. Por mim eu manteria somente os 12 A-4M para cobertura aérea da frota e incrementava a ASW da MB, não somente com hel, mas com aeronaves de asa fixa especializadas.
Com a baixa da Classe Garcia ( exelentes ASW ) e com a retirada dos sonares de profundidade variável das Niterois, a capacidade desse tipo de combate na MB foi muito reduzido, mesmo com a vinda dos modernos SeaHawk, ainda sim estará bem abaixo do minimo.

Não podemos por nas costas da FAB ( de novo ) essa obrigação, isso é trabalho da MB.

FCarvalho
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5828 vezes
Agradeceram: 3306 vezes

#53 Mensagem por FCarvalho » Qua Mai 06, 2009 10:24 am

E por falar em ASW na MB, não entendo porque até hoje a marinha "deu as costas" para a asa fixa neste tipo missão. Neste ponto concordo com o Jin Jones.

A MB perdeu uma boa oportunidade de tornar mais flexível e eficiênte seu potencial ASW e ASup ao simplesmente "deixar" à FAB essa missão. É claro que essa história é longa e complicada, mas enfim, valeria a pena ter aproveitado a retomada da asa fixa na MB e ter de volta a patrulha aérea naval a partir de bases terrestres, assim como seus desdobramentos.

À FAB o dever da supremacia aérea ( lêia-se defesa áerea).

À MB a projeção do poder da força áerea nas asas da marinha.

Abraços

Carpe Diem
Marino
Sênior
Sênior
Agradeceu: 134 vezes
Agradeceram: 630 vezes

#54 Mensagem por Marino » Qua Mai 06, 2009 10:33 am

:wink: :wink: :wink: :lol:

"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
WalterGaudério
Sênior
Sênior
Agradeceu: 56 vezes
Agradeceram: 201 vezes

#55 Mensagem por WalterGaudério » Qua Mai 06, 2009 10:37 am

Marino escreveu::wink: :wink: :wink: :lol:
Qdo. é que vai ser entregue mesmo o plano? Junho? [005] [005] [005] :lol: :lol: :wink: :wink: :wink: [000] [000] [000] [000]

Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.

Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
LeandroGCard
Sênior
Sênior
Agradeceu: 69 vezes
Agradeceram: 812 vezes

#56 Mensagem por LeandroGCard » Qua Mai 06, 2009 10:39 am

Uma dúvida que me apareceu agora:

Se a MB for realmente de Rafale F-1, será que não valeria à pena mudar a eletrônica destes aviões para um padrão próximo dos F-5M (talvez mantendo apenas o radar)? Isto permitiria que os aviões tivessem maior comunalidade com os A-4 e com o padrão da FAB, e provavelmente daria um desempenho melhor que o que eles possuem hoje em termos de comunicações, navegação, integração com os AEW, etc... . E facilitaria a integração de armamentos nossos como MAA-1B, A-Darter, MAR-1, etc... .

Leandro G. Card

Jin Jones
Sênior
Sênior

#57 Mensagem por Jin Jones » Qua Mai 06, 2009 10:45 am

Marino escreveu::wink: :wink: :wink: :lol:
Hummm !
Está escondendo o OURO, Marino.

Solta alguma coisa, PÔ !
Nem que seja em doses homeopáticas :)

Jin Jones
Sênior
Sênior

#58 Mensagem por Jin Jones » Qua Mai 06, 2009 10:53 am

LeandroGCard escreveu:Uma dúvida que me apareceu agora:

Se a MB for realmente de Rafale F-1, será que não valeria à pena mudar a eletrônica destes aviões para um padrão próximo dos F-5M (talvez mantendo apenas o radar)? Isto permitiria que os aviões tivessem maior comunalidade com os A-4 e com o padrão da FAB, e provavelmente daria um desempenho melhor que o que eles possuem hoje em termos de comunicações, navegação, integração com os AEW, etc... . E facilitaria a integração de armamentos nossos como MAA-1B, A-Darter, MAR-1, etc... .

Leandro G. Card
É justamente ai que a porca torce o rabo.
O Rafale é um caça bem capaz, mas se tentar fazer alguma modificação ( gambiarra ) para buscar uma padronização com os A-4M, o valor dessa modificação vai sir os olhos da cara, é melhor deixar como está, apesar de ser um pessadelo logistico e de custeio.
- MICA + Derby
- MAN-1 + AS-39
E por ai vai.
É por isso que se o FX for o Gripen, então é melhor aumentar o nº de A-4M na frota e deixar a coisa como está até o A-13. Ai vai direto pro F-35.

Luís Henrique
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 184 vezes

#59 Mensagem por Luís Henrique » Qua Mai 06, 2009 11:44 am

Jin Jones escreveu:
LeandroGCard escreveu:Uma dúvida que me apareceu agora:

Leandro G. Card
É justamente ai que a porca torce o rabo.
O Rafale é um caça bem capaz, mas se tentar fazer alguma modificação ( gambiarra ) para buscar uma padronização com os A-4M, o valor dessa modificação vai sir os olhos da cara, é melhor deixar como está, apesar de ser um pessadelo logistico e de custeio.
- MICA + Derby
- MAN-1 + AS-39
E por ai vai.
É por isso que se o FX for o Gripen, então é melhor aumentar o nº de A-4M na frota e deixar a coisa como está até o A-13. Ai vai direto pro F-35.
Se der o Gripen, produziremo o FG no futuro.
Nada de F-35, colocaremos, em parceria com os suecos, um concorrente a altura no mercado. :wink:

Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Jin Jones
Sênior
Sênior

#60 Mensagem por Jin Jones » Qua Mai 06, 2009 12:01 pm

Luís Henrique escreveu:
Jin Jones escreveu: É justamente ai que a porca torce o rabo.
- MICA + Derby
- MAN-1 + AS-39
E por ai vai.
Se der o Gripen, produziremo o FG no futuro.
Nada de F-35, colocaremos, em parceria com os suecos, um concorrente a altura no mercado. :wink:
Eu me referia a um caça naval.
Será que valeria a pena gastar uma fortuna pra desenvolver um Gripen Naval ou qualquer outro caça para tal finalidade, sendo que nós só adquiriamos umas poucas unidades.
A anos atraz, MB encomendou esse estudo a EMBRAER, de um AMX naval quando o A-1 estava sendo desenvolvido, ai quando viu :shock: a conta...
- Não obrigado, deixa sem avião mesmo.

Bom....
Se a MB for ter 6 NA de 60.000 :mrgreen: ai a coisa muda de figura.

Responder