Ok até aceito o seu ponto de vista na 1 e 2.....porém a comitiva da MB foi ao porta-aviôes para analisar o Rafale, isso é fato, porém o que me referi ao item 3, era que os Rafas não foram revitalizados para F-3 por falta de interesse financeiro.....e tb unindo-se a esse fato ser interessante guardá-los como moeda de troca francesa caso aceitem os Rafa F-3 ou o pacotão do mar(freem e cia) ....fazendo do Brazil finalmente o primeiro usuário extrangeiro a usar os Rafas, sendo assim um ótimo marketing para futuras vendas.Vinicius Pimenta escreveu:1- Para poder operar aeronaves de maior porte. Não necessariamente Rafale.MARCOS RIBEIRO escreveu:Apesar de ter dito desde o início do post que se for Gripen NG ou Rafa f3 vai dar Rafa F-1, vou colocar abaixo 3 coisas que acho que corroboram para que isso de fato aconteça:
1)A reforma na catapulta aumentando a sua potência de arremesso....Pq será??
2)Apesar de termos (em teoria) 23 A-4 Skyhawks, a Embraer só irá reformar de fato 12, deixando os outros como spares......Pq será que diminuiram pela metade se a ala aérea pode ter mais ou menos vinte e poucos aviôes??....Pq será??
3)A armada francesa simplesmente encostou os seus 10 Rafas F-1, e foi a pouquissimo tempo uma comitiva da marinha ao novo Charles De Gaule pra verificar como os Rafas F-3 operavam naquele aeródromo.....Pq será??
Tudo muita coincidência não é??
Só não acontecerá se escolherem o Super Hornet.....o que acho pouco provável conhecendo como pensam o Lula, Jobim e o resto do PT. Acho que ele está na short list só por deferência aos EUA e como forma de pressão por melhores propostas.
Marcos
2- Por que a MB nunca teve intenção de operar as 23 aeronaves. Desde o início ela tentou operar apenas 15. Para a modernização chegou ao número de 12 que é suficiente.
3- Eles tinham vários motivos, inclusive financeiros. Com certeza não foi para repassá-los pra MB. Os Mirage 2000C da FAB foram tirados de esquadrões operacionais da Força Aérea Francesa, não precisaria ser diferente com a MB.
Não há nenhuma coincidência, mas também não tem nada relacionado.
E, bom, eu também acho que, se vierem, virão esses Rafales. Mas não acho que seja com base no que você levantou.
Rafale F-1 para a MB
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Re: Rafale F-1 para a MB
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Re: Rafale F-1 para a MB
Agora, se vier Gripen NG, a MB vai "bancar" sozinha a manutenção de 10 Rafales F1? Acho difícil.
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Re: Rafale F-1 para a MB
Bueno, eu fico pensando se haveria realmente alguma alternativa menos cara (mais barata? Só se alguma delas fosse BARATA...) do que essa...
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Re: Rafale F-1 para a MB
Túlio escreveu:Bueno, eu fico pensando se haveria realmente alguma alternativa menos cara (mais barata? Só se alguma delas fosse BARATA...) do que essa...
Lamento, mas tem uma mais BARATA (muito ruim e' verdade).
Ficar com o A4M ate' chegar o A13
SE, apenas hipotese, for considerado pela MB a necessidade de 36 FX-MB (dotar 2 Nae)
o Gripen naval pode ser viavel.
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Re: Rafale F-1 para a MB
Tem uma solução intermediária que não considero boa, a compra por valor residual do super-etandard M que estão sendo aposentados pelos Rafas......mas ai ia ter que se ter uma nova logística,ferramental e etc.... ia acabar saindo caro tb. Se é pra fazer isso melhor com um avião moderno,poderoso e semi-novo.Knight escreveu:Túlio escreveu:Bueno, eu fico pensando se haveria realmente alguma alternativa menos cara (mais barata? Só se alguma delas fosse BARATA...) do que essa...
Lamento, mas tem uma mais BARATA (muito ruim e' verdade).
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Re: Rafale F-1 para a MB
Caros Amigos,
tundo indica que nosso proximo caça sera o Gripen-NG ate por ser o que oferece mais avanços dos três, mas tambem é certo que a França vai arrematar a maioria dos outros negocios, tipo FREEM etc..., quanto aos EUA tambem havera compensação visto que o F-18 nao sera o vencedor mas ai vai ficar na linha de Helicopteros, Canhoes M-777 essas coisas, talves alguns navios, mas oque e certo e que tambem vão levar algo, quanto ao A-12, certamente virão Rafaeles F-1, primeiro pq ja operou no A-12, segundo é muito melhor que o F-18C que viria capado ainda, terceiro já estão disponiveis, acredito que breve teremos no A-12 com 10 skyhank Modern + 10 Rafa F1 config ar-ar + Helicopteros.
Todos sabem que a ala aerea do A-12 sempre foi cogitada em 24 aeronaves como os skyhanks sao pequenos sobra um pouco mais de espaço podende elevar o numero de aeronaves a bordo e isso sera compensado com helicopteros, a meu ver tudo indica que ficara 10 bomb + 10 caças + 6 a 8 helicopteros.
tundo indica que nosso proximo caça sera o Gripen-NG ate por ser o que oferece mais avanços dos três, mas tambem é certo que a França vai arrematar a maioria dos outros negocios, tipo FREEM etc..., quanto aos EUA tambem havera compensação visto que o F-18 nao sera o vencedor mas ai vai ficar na linha de Helicopteros, Canhoes M-777 essas coisas, talves alguns navios, mas oque e certo e que tambem vão levar algo, quanto ao A-12, certamente virão Rafaeles F-1, primeiro pq ja operou no A-12, segundo é muito melhor que o F-18C que viria capado ainda, terceiro já estão disponiveis, acredito que breve teremos no A-12 com 10 skyhank Modern + 10 Rafa F1 config ar-ar + Helicopteros.
Todos sabem que a ala aerea do A-12 sempre foi cogitada em 24 aeronaves como os skyhanks sao pequenos sobra um pouco mais de espaço podende elevar o numero de aeronaves a bordo e isso sera compensado com helicopteros, a meu ver tudo indica que ficara 10 bomb + 10 caças + 6 a 8 helicopteros.
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Re: Rafale F-1 para a MB
Caso não seja possível vir os Rafale F-1, a solução seria aumentar a quantidade dos A-4M para 18 unid. pelo menos, nem que para isso seja necessário adquirir mais unid. no exterior.Knight escreveu:Túlio escreveu:Bueno, eu fico pensando se haveria realmente alguma alternativa menos cara (mais barata? Só se alguma delas fosse BARATA...) do que essa...
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SE, apenas hipotese, for considerado pela MB a necessidade de 36 FX-MB (dotar 2 Nae)
o Gripen naval pode ser viavel.
Quero lembrar que mesmo sendo vetores de desempenho bastante limitado, se vierem aeronaves AEW de boa capacidade e no estado da arte, vc teria um conjunto de grande eficiência para a missão que se propõem, que no caso é de implantação da guerra moderna aeronaval na MB.
Apesar de limitado, o NA SP ficaria uma nave com grande poder de dissuasão para a AS.
Eu me preocupo muito com a diminuição da capacidade ASW da MB. Por mim eu manteria somente os 12 A-4M para cobertura aérea da frota e incrementava a ASW da MB, não somente com hel, mas com aeronaves de asa fixa especializadas.
Com a baixa da Classe Garcia ( exelentes ASW ) e com a retirada dos sonares de profundidade variável das Niterois, a capacidade desse tipo de combate na MB foi muito reduzido, mesmo com a vinda dos modernos SeaHawk, ainda sim estará bem abaixo do minimo.
Não podemos por nas costas da FAB ( de novo ) essa obrigação, isso é trabalho da MB.
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Re: Rafale F-1 para a MB
E por falar em ASW na MB, não entendo porque até hoje a marinha "deu as costas" para a asa fixa neste tipo missão. Neste ponto concordo com o Jin Jones.
A MB perdeu uma boa oportunidade de tornar mais flexível e eficiênte seu potencial ASW e ASup ao simplesmente "deixar" à FAB essa missão. É claro que essa história é longa e complicada, mas enfim, valeria a pena ter aproveitado a retomada da asa fixa na MB e ter de volta a patrulha aérea naval a partir de bases terrestres, assim como seus desdobramentos.
À FAB o dever da supremacia aérea ( lêia-se defesa áerea).
À MB a projeção do poder da força áerea nas asas da marinha.
Abraços
A MB perdeu uma boa oportunidade de tornar mais flexível e eficiênte seu potencial ASW e ASup ao simplesmente "deixar" à FAB essa missão. É claro que essa história é longa e complicada, mas enfim, valeria a pena ter aproveitado a retomada da asa fixa na MB e ter de volta a patrulha aérea naval a partir de bases terrestres, assim como seus desdobramentos.
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Abraços
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Re: Rafale F-1 para a MB
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Re: Rafale F-1 para a MB
Qdo. é que vai ser entregue mesmo o plano? Junho?Marino escreveu:
Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...
Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.
Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
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- LeandroGCard
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Re: Rafale F-1 para a MB
Uma dúvida que me apareceu agora:
Se a MB for realmente de Rafale F-1, será que não valeria à pena mudar a eletrônica destes aviões para um padrão próximo dos F-5M (talvez mantendo apenas o radar)? Isto permitiria que os aviões tivessem maior comunalidade com os A-4 e com o padrão da FAB, e provavelmente daria um desempenho melhor que o que eles possuem hoje em termos de comunicações, navegação, integração com os AEW, etc... . E facilitaria a integração de armamentos nossos como MAA-1B, A-Darter, MAR-1, etc... .
Leandro G. Card
Se a MB for realmente de Rafale F-1, será que não valeria à pena mudar a eletrônica destes aviões para um padrão próximo dos F-5M (talvez mantendo apenas o radar)? Isto permitiria que os aviões tivessem maior comunalidade com os A-4 e com o padrão da FAB, e provavelmente daria um desempenho melhor que o que eles possuem hoje em termos de comunicações, navegação, integração com os AEW, etc... . E facilitaria a integração de armamentos nossos como MAA-1B, A-Darter, MAR-1, etc... .
Leandro G. Card
Re: Rafale F-1 para a MB
Hummm !Marino escreveu:
Está escondendo o OURO, Marino.
Solta alguma coisa, PÔ !
Nem que seja em doses homeopáticas
Re: Rafale F-1 para a MB
É justamente ai que a porca torce o rabo.LeandroGCard escreveu:Uma dúvida que me apareceu agora:
Se a MB for realmente de Rafale F-1, será que não valeria à pena mudar a eletrônica destes aviões para um padrão próximo dos F-5M (talvez mantendo apenas o radar)? Isto permitiria que os aviões tivessem maior comunalidade com os A-4 e com o padrão da FAB, e provavelmente daria um desempenho melhor que o que eles possuem hoje em termos de comunicações, navegação, integração com os AEW, etc... . E facilitaria a integração de armamentos nossos como MAA-1B, A-Darter, MAR-1, etc... .
Leandro G. Card
O Rafale é um caça bem capaz, mas se tentar fazer alguma modificação ( gambiarra ) para buscar uma padronização com os A-4M, o valor dessa modificação vai sir os olhos da cara, é melhor deixar como está, apesar de ser um pessadelo logistico e de custeio.
- MICA + Derby
- MAN-1 + AS-39
E por ai vai.
É por isso que se o FX for o Gripen, então é melhor aumentar o nº de A-4M na frota e deixar a coisa como está até o A-13. Ai vai direto pro F-35.
- Luís Henrique
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Re: Rafale F-1 para a MB
Se der o Gripen, produziremo o FG no futuro.Jin Jones escreveu:É justamente ai que a porca torce o rabo.LeandroGCard escreveu:Uma dúvida que me apareceu agora:
Se a MB for realmente de Rafale F-1, será que não valeria à pena mudar a eletrônica destes aviões para um padrão próximo dos F-5M (talvez mantendo apenas o radar)? Isto permitiria que os aviões tivessem maior comunalidade com os A-4 e com o padrão da FAB, e provavelmente daria um desempenho melhor que o que eles possuem hoje em termos de comunicações, navegação, integração com os AEW, etc... . E facilitaria a integração de armamentos nossos como MAA-1B, A-Darter, MAR-1, etc... .
Leandro G. Card
O Rafale é um caça bem capaz, mas se tentar fazer alguma modificação ( gambiarra ) para buscar uma padronização com os A-4M, o valor dessa modificação vai sir os olhos da cara, é melhor deixar como está, apesar de ser um pessadelo logistico e de custeio.
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E por ai vai.
É por isso que se o FX for o Gripen, então é melhor aumentar o nº de A-4M na frota e deixar a coisa como está até o A-13. Ai vai direto pro F-35.
Nada de F-35, colocaremos, em parceria com os suecos, um concorrente a altura no mercado.
Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Simplesmente um GRANDE caça.
Re: Rafale F-1 para a MB
Eu me referia a um caça naval.Luís Henrique escreveu:Se der o Gripen, produziremo o FG no futuro.Jin Jones escreveu: É justamente ai que a porca torce o rabo.
O Rafale é um caça bem capaz, mas se tentar fazer alguma modificação ( gambiarra ) para buscar uma padronização com os A-4M, o valor dessa modificação vai sir os olhos da cara, é melhor deixar como está, apesar de ser um pessadelo logistico e de custeio.
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E por ai vai.
É por isso que se o FX for o Gripen, então é melhor aumentar o nº de A-4M na frota e deixar a coisa como está até o A-13. Ai vai direto pro F-35.
Nada de F-35, colocaremos, em parceria com os suecos, um concorrente a altura no mercado.
Será que valeria a pena gastar uma fortuna pra desenvolver um Gripen Naval ou qualquer outro caça para tal finalidade, sendo que nós só adquiriamos umas poucas unidades.
A anos atraz, MB encomendou esse estudo a EMBRAER, de um AMX naval quando o A-1 estava sendo desenvolvido, ai quando viu a conta...
- Não obrigado, deixa sem avião mesmo.
Bom....
Se a MB for ter 6 NA de 60.000 ai a coisa muda de figura.