Israel protesta contra visita ao Brasil

Área destinada para discussão sobre os conflitos do passado, do presente, futuro e missões de paz

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FOXTROT
Sênior
Sênior
Mensagens: 7601
Registrado em: Ter Set 16, 2008 1:53 pm
Localização: Caçapava do Sul/RS.
Agradeceram: 102 vezes

Israel protesta contra visita ao Brasil

#1 Mensagem por FOXTROT » Qui Abr 30, 2009 3:23 pm

terra.com.br


Israel protesta contra visita de presidente iraniano ao Brasil



Israel protestou contra a visita do presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, ao Brasil prevista para o dia 6 de maio em Brasília, convocando o embaixador brasileiro no país para dar esclarecimentos.
De acordo com o Ministério das Relações Exteriores de Israel, o objetivo da convocação foi "manifestar o protesto de Israel em relação a visita ao Brasil de uma figura tão negativa".Em entrevista à BBC Brasil, a embaixadora Dorit Shavit, diretora-geral do departamento de América do Sul do ministério, afirmou que "Israel não costuma interferir nos assuntos de outros países, mas ficaria contente se a visita de Ahmadinejad fosse cancelada".

A embaixadora afirmou que na ultima terça-feira, dia 28 de abril, convocou o embaixador brasileiro em Israel, Pedro Motta, para prestar esclarecimentos sobre a visita do presidente iraniano a Brasília.

Conselhos

Dorit Shavit, que foi cônsul de Israel em São Paulo durante os anos 90, disse que "justamente um país como o Brasil, que valoriza os princípios de democracia e respeito aos direitos humanos, não deveria convidar um líder político que nega o Holocausto, defende a destruição de Israel e desenvolve armas nucleares".

"Ahmadinejad não é só um perigo para Israel, mas sim para o mundo inteiro", disse Shavit.

"O Irã também semeia terror na América do Sul, como vimos nos ataques cometidos na Argentina em 1992 e 1994, contra a embaixada de Israel e contra o Centro Judaico Amia."

A embaixadora afirmou ainda que aqueles que querem influenciar o Irã em um sentido democrático "deveriam isolar Ahmadinejad".

"Esta figura negativa defende a perseguição de minorias, a repressão das mulheres e dos homossexuais e não deve receber legitimidade", acrescentou Shavit.

Futuro

A embaixadora se negou a comentar quais seriam os passos futuros que Israel tomaria sobre esta questão.

"Ainda não sabemos sobre medidas futuras, isso depende de muitos fatores, inclusive do perfil da visita", disse, "por enquanto convocamos o embaixador Pedro Motta para manifestar nosso protesto".

A BBC Brasil conversou com o embaixador Motta, porem ele se negou a fazer qualquer comentário sobre esse assunto.

Esta é a segunda vez em menos de um mês que encontros de outros países com o presidente iraniano geram incidentes diplomáticos com Israel.

No incidente anterior, a chancelaria israelense pediu explicações aos representantes diplomáticos da Suíça depois que o presidente suíço, Hans Rudolf Merz, se encontrou com Mahmoud Ahmadinejad, no dia 20 de abril, durante a conferência antirracismo da ONU em Genebra.

Naquele caso Israel chamou de volta seu embaixador na Suíça.

Ainda não se sabe se depois da visita de Ahmadinejad Israel tem planos de chamar seu embaixador no Brasil, Giora Becher, ao país.




"Só os mortos conhecem o fim da guerra" Platão.
Avatar do usuário
FOXTROT
Sênior
Sênior
Mensagens: 7601
Registrado em: Ter Set 16, 2008 1:53 pm
Localização: Caçapava do Sul/RS.
Agradeceram: 102 vezes

Re: Israel protesta contra visita ao Brasil

#2 Mensagem por FOXTROT » Qui Abr 30, 2009 3:31 pm

Qual a opinião dos colegas sobre este protesto? Somos um país soberano, livres para mantermos relações diplomáticas e comerciais com quem quisermos, ou devemos nos submeter à vontade de outros povos?

Em minha opinião, O estado Israelense deve respeitar a soberania das nações com que possui relações diplomáticas, não se metendo na política externa dos outros países.




"Só os mortos conhecem o fim da guerra" Platão.
Avatar do usuário
REGATEANO
Sênior
Sênior
Mensagens: 1211
Registrado em: Sáb Abr 30, 2005 4:40 pm
Agradeceram: 3 vezes

Re: Israel protesta contra visita ao Brasil

#3 Mensagem por REGATEANO » Qui Abr 30, 2009 3:42 pm

Como BRASILEIRO, recebam todos meus protestos...




Enlil
Sênior
Sênior
Mensagens: 8577
Registrado em: Seg Ago 18, 2008 1:23 am
Agradeceram: 28 vezes

Re: Israel protesta contra visita ao Brasil

#4 Mensagem por Enlil » Qui Abr 30, 2009 3:48 pm

A Petrobrás tem grandes interesses no Irã... Já houve alguns protocolos de entendimento para possíveis investimentos...

"Negócios são negócios", é assim q funciona o capitalismo... Logo, nenhuma novidade, ética é uma coisa q não existe em relações internacionais...




Avatar do usuário
REGATEANO
Sênior
Sênior
Mensagens: 1211
Registrado em: Sáb Abr 30, 2005 4:40 pm
Agradeceram: 3 vezes

Re: Israel protesta contra visita ao Brasil

#5 Mensagem por REGATEANO » Qui Abr 30, 2009 3:51 pm

Negócios são negócios, mas a política ideologica do PT defendem os loucos do irã em sua cruzada maluca contra os EUA.

Como o Marco Aurélio Garcia "TOP-TOP".




Enlil
Sênior
Sênior
Mensagens: 8577
Registrado em: Seg Ago 18, 2008 1:23 am
Agradeceram: 28 vezes

Re: Israel protesta contra visita ao Brasil

#6 Mensagem por Enlil » Qui Abr 30, 2009 3:56 pm

E qual política não é ideológica? Por acaso um alinhamento com os EUA e seu viés economicamente liberal do governo anterior é o q? astrologia?...

São dois partidos oportunistas e clientelistas, só não concorrem ao primeiro lugar porque ele é irrefutavelmente do PMDB...

Até parece q ser de direita não é ser "ideológico"...




Avatar do usuário
REGATEANO
Sênior
Sênior
Mensagens: 1211
Registrado em: Sáb Abr 30, 2005 4:40 pm
Agradeceram: 3 vezes

Re: Israel protesta contra visita ao Brasil

#7 Mensagem por REGATEANO » Qui Abr 30, 2009 3:59 pm

Cada um tem seu ponto de vista..

Abraços!




Avatar do usuário
FOXTROT
Sênior
Sênior
Mensagens: 7601
Registrado em: Ter Set 16, 2008 1:53 pm
Localização: Caçapava do Sul/RS.
Agradeceram: 102 vezes

Re: Israel protesta contra visita ao Brasil

#8 Mensagem por FOXTROT » Qui Abr 30, 2009 4:19 pm

E a soberania Brasileira fica como?




"Só os mortos conhecem o fim da guerra" Platão.
Avatar do usuário
rafafoz
Avançado
Avançado
Mensagens: 414
Registrado em: Ter Nov 04, 2008 1:09 pm
Localização: Brasil
Agradeceram: 4 vezes

Re: Israel protesta contra visita ao Brasil

#9 Mensagem por rafafoz » Qui Abr 30, 2009 5:11 pm

FOXTROT escreveu:E a soberania Brasileira fica como?
Ta e onde a nossa soberania está ameaçada? por causa dos comentários de Israel? Foda-se o que Israel pensa.
Se eles tem algum problema com essa nação eles que resolvam.




“melhor seria viver sozinho, mas isso não é possível: precisamos do poder de todos para proteger o de cada um e dos outros” (Francis Wolff)
Avatar do usuário
talharim
Sênior
Sênior
Mensagens: 9831
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 11:40 pm
Localização: Santos-SP
Agradeceram: 212 vezes

Re: Israel protesta contra visita ao Brasil

#10 Mensagem por talharim » Qui Abr 30, 2009 6:19 pm

Eu acho que vou para Brasilia dar uma sapatada nesse HamouddunkadunkaJihadJihad dos infernos.




"I would rather have a German division in front of me than a French

one behind me."

General George S. Patton.
Enlil
Sênior
Sênior
Mensagens: 8577
Registrado em: Seg Ago 18, 2008 1:23 am
Agradeceram: 28 vezes

Re: Israel protesta contra visita ao Brasil

#11 Mensagem por Enlil » Qui Abr 30, 2009 6:27 pm

talharim escreveu:Eu acho que vou para Brasilia dar uma sapatada nesse HamouddunkadunkaJihadJihad dos infernos.
Bleza, mas treine antes para não errar, de preferência no Congresso Nacional...




Avatar do usuário
delmar
Sênior
Sênior
Mensagens: 5251
Registrado em: Qui Jun 16, 2005 10:24 pm
Localização: porto alegre
Agradeceram: 504 vezes

Re: Israel protesta contra visita ao Brasil

#12 Mensagem por delmar » Qui Abr 30, 2009 6:45 pm

O Irã já é um grande cliente do Brasil e pode comprar muito mais, especialmente produtos agrícolas como carne de gado e frango (suino nem sonhar), além de alguns produtos industriais. Temos, portanto, que cuidar primeiro de nossos interesses comerciais. Temos pouco a ver com a política do oriente médio onde não temos quase nenhuma influência.
Israel faz o protesto para marcar sua posição e dar uma satisfação ao público interno. Os políticos de lá também necessitam agradar seus eleitores. Já o Brasil faz de conta que está preocupado com o protesto. No final fica tudo por isto mesmo. Nem que todas as vacas tussam, Israel vai romper com o Brasil ou não vender mais equipamento militares para nós.
Negócios continuam sendo negócios, amigos a parte.

saudações




Todas coisas que nós ouvimos são uma opinião, não um fato. Todas coisas que nós vemos são uma perspectiva, não a verdade. by Marco Aurélio, imperador romano.
Avatar do usuário
suntsé
Sênior
Sênior
Mensagens: 3167
Registrado em: Sáb Mar 27, 2004 9:58 pm
Agradeceram: 154 vezes

Re: Israel protesta contra visita ao Brasil

#13 Mensagem por suntsé » Qui Abr 30, 2009 6:47 pm

rafafoz escreveu:
FOXTROT escreveu:E a soberania Brasileira fica como?
Ta e onde a nossa soberania está ameaçada?

Tem gente que não entende o que é soberania....

A Soberania também é exercida quando um país toma suas decições sem se sujeitar a pressões ou influencias alienigenas.




Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: Israel protesta contra visita ao Brasil

#14 Mensagem por Bolovo » Qui Abr 30, 2009 7:22 pm

Gosto do Irã, da cultura persa, do Farsi, que acho uma das mais interessantes do mundo, mas odeio a política deles. Aquele tal de Lider Supremo não é algo que me agrada, que no compreendo. Enfim, nesse caso, é o que o nakualofa disse, nas relações internacionais não há ética. O Alamdiznaehakehaejdaefa, presidente do Irã, é um ser desprezível, mas ele logo desaparece, depois entra outro no lugar, já o que temos a ganhar em negócios no Irã ($$$) não é de se desprezar...




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Enlil
Sênior
Sênior
Mensagens: 8577
Registrado em: Seg Ago 18, 2008 1:23 am
Agradeceram: 28 vezes

Re: Israel protesta contra visita ao Brasil

#15 Mensagem por Enlil » Qui Abr 30, 2009 7:38 pm

Bolovo escreveu:Gosto do Irã, da cultura persa, do Farsi, que acho uma das mais interessantes do mundo, mas odeio a política deles. Aquele tal de Lider Supremo não é algo que me agrada, que no compreendo. Enfim, nesse caso, é o que o nakualofa disse, nas relações internacionais não há ética. O Alamdiznaehakehaejdaefa, presidente do Irã, é um ser desprezível, mas ele logo desaparece, depois entra outro no lugar, já o que temos a ganhar em negócios no Irã ($$$) não é de se desprezar...
Exato. Também sou fã da cultura persa, sobretudo seu cinema, acho o Irã um país belíssimo, inclusive suas mulheres :mrgreen:... Aliás, tinha q ter sido do Reza Pahlavi a idéia de mudar o nome do país para Iran :roll:... Prefiro Pérsia. Por outro lado, as pessoas têm q entender q Mahmoud Ahmadinejad não é o Irã, é um governo, com baixa popularidade diga-se passagem, e q muitos políticos iranianos são moderados, como Mohamad Katami, ex-presidente q pareçe q concorrerá nas próximas eleições. Infelizmente os aitolás interferem demais na política do do país, no entanto, perto de governos absolutamente teocráticos como o da Arábia Saudita (república cortadora de cabeças em praça pública...), o Irã ainda tem alguma democracia, só q faz parte do "eixo do mal" dos EUA...




Responder