Eu diria que em algumas áreas são os únicos, ou não tem concorrentes, a Europa não desenvolveu um caça de 5 geração, a OTAN(inclusive a França) usa AEW dos EUA, o mesmo com a Marine Nacional, que usa os AEW da US Navy.Wolfgang escreveu:Você diria então que os EUA como tem um orçamento muitíssimas vezes maior que o da França, portanto, possuem um sistema superior ao francês?PRick escreveu: Apenas tem muito menos recursos e capacitação para desenvolvimento tecnologico que EUA, França, etc.. Como todos passaram a investir em datalink, a coisa ficou equilibrada, diga-se de passagem que o datalink/radio usados no Gripen nunca foram suecos, mas dos EUA ou Alemão.
[]´s
O caso dos radares AESA também é típico, a França será o segundo país no mundo a colocar eles em produção num caça, os EUA tiveram a dianteira de pelo menos 15 anos.
A Inglaterra não fabrica e constroem ICMB´s navais, a França é o único país ocidental, além dos EUA que faz esse tipo de míssil. Que possuí uma força de ataque nuclear independente.
É, exatamente, para continuar esse modelo independente, que a França se viu na contigência de buscar um parceiro de grande porta externo, que esteja querendo fazer parcerias no setor de defesa, é lógico tendo ela como líder. Por enquanto isso intessa muito ao Brasil.
Já os suecos, estão na situação do cachorro que caiu do caminhão de mudanças.
![Mr. Green :mrgreen:](./images/smilies/icon_mrgreen.gif)
![Mr. Green :mrgreen:](./images/smilies/icon_mrgreen.gif)
[]´s