JAS-39 Gripen

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Skyway
Sênior
Sênior
Agradeceu: 24 vezes
Agradeceram: 266 vezes

Re: JAS-39 Gripen

#6766 Mensagem por Skyway » Dom Abr 26, 2009 5:10 pm

gaitero escreveu:Pessoal, ai vai uma pergunta.

Quantos Gipens são necessários para fazer o mesmo que 1 Rafale????
Depende, na vida real ou no Super-Trunfo?

AD ASTRA PER ASPERA
Gerson Victorio
Sênior
Sênior
Agradeceu: 31 vezes
Agradeceram: 28 vezes

#6767 Mensagem por Gerson Victorio » Dom Abr 26, 2009 7:03 pm

Skyway escreveu:
gaitero escreveu:Pessoal, ai vai uma pergunta.

Quantos Gipens são necessários para fazer o mesmo que 1 Rafale????
Depende, na vida real ou no Super-Trunfo?

Mas Skyway...

na vida real o gripen A/B/C/D pode até ter alguma equivalência, porém lembro que o NG ainda não existe....só podendo, por enquanto, fazer comparações no Super-Trunfo até que o primeiro NG de série saia da fabrica. :mrgreen: :mrgreen:

Gerson

de volta a Campo Grande - MS.
Skyway
Sênior
Sênior

#6768 Mensagem por Skyway » Dom Abr 26, 2009 7:55 pm

GERSON VICTORIO escreveu:
Skyway escreveu: Depende, na vida real ou no Super-Trunfo?

Mas Skyway...

na vida real o gripen A/B/C/D pode até ter alguma equivalência, porém lembro que o NG ainda não existe....só podendo, por enquanto, fazer comparações no Super-Trunfo até que o primeiro NG de série saia da fabrica. :mrgreen: :mrgreen:

Gerson
Não é bem verdade.

O NG ainda não existe, mas o Demo está voando e pode-se comparar muitas capacidades dos outros com o C/D.

O que chamo de Super-Trunfo é essa conversa de Capacidade Máxima e Alcance máximo.

Na vida real, você não vai ver uma Força Aérea operando uma aeronave moderna carregada até o peso máximo, muitas vezes nem perto disso.

E entra nessa conta de "vida real" tambem doutrinas, cenários...

Essa é a diferença que quero ressaltar.

Um abraço!

AD ASTRA PER ASPERA
Carlos Mathias

#6769 Mensagem por Carlos Mathias » Dom Abr 26, 2009 7:59 pm

E os F-16 de Israel que atacaram o reator de Ozirak????
Se eles tivessem na época um F-15E, seria necessário os F-16 operarem daquele jeito?

Rodrigoiano
Sênior
Sênior
Agradeceu: 241 vezes
Agradeceram: 84 vezes

#6770 Mensagem por Rodrigoiano » Dom Abr 26, 2009 8:06 pm

Falando em Ozirak, gostaria de saber dos colegas se uma info que saiu na última Superinteressante (capa sobre dietas) é verdade. Num quadro sobre o histórico de desenvolvimento de armas nucleares, citando países que TIVERAM a bomba, fala da África do Sul (82), que eu sabia, e de Iraque (91) e Líbia (2003). Pergunto, o Iraque teve a bomba ou só chegou perto de tê-la, antes do ataque israelense? E a Líbia, esteve próximo de tê-la?

Abraços!

Skyway
Sênior
Sênior

#6771 Mensagem por Skyway » Dom Abr 26, 2009 8:07 pm

Carlos Mathias escreveu:E os F-16 de Israel que atacaram o reator de Ozirak????
Se eles tivessem na época um F-15E, seria necessário os F-16 operarem daquele jeito?
Com certeza naquela operação eles levaram o F-16 ao limite, acho que se pudessem não arriscariam tanto.

Um abraço!

AD ASTRA PER ASPERA
Carlos Mathias

#6772 Mensagem por Carlos Mathias » Dom Abr 26, 2009 8:12 pm

Então Leonardo, veja você que um caça pesado é vantagem sim. O leve faz? Faz, mas a que custo? Operar no limite é bom? Não, sempre que possível deve-se usar com folga o equipamento. Imagina se fossem todos F-16, cheios de tanques e poucas armas a surgem uns caças tipo MIG-29 ali. Sem combustível e com poucos tiros seria uma luta bem mais difícil. Daí os F-15 na escolta, com sobra de comb. e armas.

Mas é aquilo, que dá, dá, mas não é o ideal.

Skyway
Sênior
Sênior

#6773 Mensagem por Skyway » Dom Abr 26, 2009 8:18 pm

Carlos Mathias escreveu:Então Leonardo, veja você que um caça pesado é vantagem sim. O leve faz? Faz, mas a que custo? Operar no limite é bom? Não, sempre que possível deve-se usar com folga o equipamento. Imagina se fossem todos F-16, cheios de tanques e poucas armas a surgem uns caças tipo MIG-29 ali. Sem combustível e com poucos tiros seria uma luta bem mais difícil. Daí os F-15 na escolta, com sobra de comb. e armas.

Mas é aquilo, que dá, dá, mas não é o ideal.

Mas CM, analisando o caso específico de Osirak, que era um ataque de longuíssimo alcance dentro do território inimigo, realmente um caça pesado seria vantagem, mas não pode-se tirar desse exemplo específico um padrão para todas as operações do resto do mundo. Até por que o caso de Osirak foi quase como uma exceção ao que seria uma operação normal.

Foi o que falei, leva-se em conta vários fatores, e não só se o caça é pesado ou não, se ele tem dois motores ou um.

Um abraço!

AD ASTRA PER ASPERA
Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#6774 Mensagem por Bolovo » Dom Abr 26, 2009 8:37 pm

Nossa, botaram até Osirak na discussão. Tá cada vez melhor... :lol: :lol: :lol:

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Carlos Mathias

#6775 Mensagem por Carlos Mathias » Dom Abr 26, 2009 8:53 pm

:roll: :roll: :roll: :roll:

Bem feito Leonardo, entrou no rolo.

Skyway
Sênior
Sênior

#6776 Mensagem por Skyway » Dom Abr 26, 2009 9:08 pm

Que nada, to adotando fortemente o termo "me inclui fora dessa" aqui no DB... :mrgreen:

AD ASTRA PER ASPERA
HIGGINS

#6777 Mensagem por HIGGINS » Dom Abr 26, 2009 11:03 pm

Rodrigoiano escreveu:Falando em Ozirak, gostaria de saber dos colegas se uma info que saiu na última Superinteressante (capa sobre dietas) é verdade. Num quadro sobre o histórico de desenvolvimento de armas nucleares, citando países que TIVERAM a bomba, fala da África do Sul (82), que eu sabia, e de Iraque (91) e Líbia (2003). Pergunto, o Iraque teve a bomba ou só chegou perto de tê-la, antes do ataque israelense? E a Líbia, esteve próximo de tê-la?

Abraços!
Superinteressante?
Você lê esse lixo? Como aliás são as demais publicações da Abril, diga-se.
Meu caro forista Rodrigogoiano, tenha amor aos seus recursos. Acesse os blogs e fóruns, adquira publicações especializadas. Hoje, temos versões em português de revistas conceituadas de divulgação científica.

Respondendo a você:
1) O Iraque nunca chegou a desenvolver um programa consistente. Apenas, na cabeça luminosa de Mister Bush e associados. Teve antes, um programa de armas químicas. Estas sim, bem desenvolvidas. Preferência para o gás Sarin.

2) Líbia. Também não chegou a formar um programa nuclear consistente. Tinha estoques e capacidade para armas químicas.

3) Da Africa do Sul, lamento, não tenho informações. É bem possível que tenham, do mesmo modo que o povo-da-areia: ogivas estocadas.

As nações com armas nucleares, que sei, são as que seguem: EUA; Grã-Bretanha; França; China; Rússia; Índia; Paquistão; Israel e Coréia do Norte. Não sei dizer se as antigas repúblicas soviéticas também possuem dissuasão nuclear - Talvez, Uckrânia.

Vou terminar dizendo o motivo da minha carga contra a revista superinteressante e de resto contra a Editora Abril:
É a doença atual do jornalismo brasileiro: superficial, cômodo, egoísta, péssimamente escrito e composto. Além disso: pouca afeição para com a verdade dos fatos!
Algo fatal, para um órgão de informação.

Abraços, e espero ter ajudado. Fórum é para isso. :wink:

PS: Povo-da-areia = Israel.

U-27
Sênior
Sênior
Agradeceu: 21 vezes
Agradeceram: 16 vezes

#6778 Mensagem por U-27 » Dom Abr 26, 2009 11:12 pm

higgins, a africa do sul tinha, creio eu que desmantelaram a uns anos, e a ucrania devolveu pra russia em troca de pagamentos.

"A religião católica contém a Verdade total revelada por Deus e não dizemos isso com arrogância nem para desafiar ninguém. Não podemos diminuir esta afirmação" Dom Hector Aguer

http://ridingaraid.blogspot.com.br/ meu blog
Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#6779 Mensagem por Bolovo » Dom Abr 26, 2009 11:30 pm

A Africa do Sul chegou a ter umas seis ogivas. Hoje não mais. Mas era muito ligado ao programa israelense, que alias, é negado até hoje por Israel. O incidente da Vela que ocorreu em 1979 indica que uma bomba sulafricana ou israelense explodiu por lá. Quanto as ex-republicas Soviéticas, só a Rússia detém poder nuclear. As que tinham desmantelaram tudo em troca de ajuda econômica (que tava brabo na época).

http://en.wikipedia.org/wiki/Vela_Incident

Mas esse tópico até onde me lembre era do Gripen...

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Sintra
Sênior
Sênior
Localização: Emirado de Al-Guheirão que fica no Califado de AL-Sintra

#6780 Mensagem por Sintra » Seg Abr 27, 2009 10:50 am

Rodrigoiano escreveu:Falando em Ozirak, gostaria de saber dos colegas se uma info que saiu na última Superinteressante (capa sobre dietas) é verdade. Num quadro sobre o histórico de desenvolvimento de armas nucleares, citando países que TIVERAM a bomba, fala da África do Sul (82), que eu sabia, e de Iraque (91) e Líbia (2003). Pergunto, o Iraque teve a bomba ou só chegou perto de tê-la, antes do ataque israelense? E a Líbia, esteve próximo de tê-la?

Abraços!
Super Interessante?!

O Iraque estava a anos-luz de adquirir armamento nuclear...

Budweiser 'beer' is like making love in a canoe - 'F***** close to water'...
Responder