Novo Fuzil para o EB

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#3016 Mensagem por Bolovo » Sex Abr 24, 2009 11:50 pm

HIGGINS escreveu:Novo FAL...

Não vou nem comentar... :shock:
Será a faixa de transição entre o velho FAL e o novo fuzil.

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
A.K. for T-7
Sênior
Sênior

#3017 Mensagem por A.K. for T-7 » Sáb Abr 25, 2009 7:17 am

O bom é que, entrando o novo fuzil qualquer que seja, os tiros de guerra e as reservas de contingência (para serem distribuídas para os reservistas convocados em caso de urgência) ficam com uma arma decente, o PARAFAL MD1 A1, e não com "Mosquefal".

Se chiar resolvesse, Sonrisal não morria afogado.
Clermont
Sênior
Sênior
Agradeceu: 632 vezes
Agradeceram: 644 vezes

#3018 Mensagem por Clermont » Sáb Abr 25, 2009 10:17 am

A.K. for T-7 escreveu:O pessoal reparou que todos nossos FAL serão revitalizados e transformados em PARAFAL com cano compacto? Vai ficar um fuzilzinho respeitável. De todas as versões do FAL essa é a que sempre me atraiu. Todo mundo gosta.
henriquejr escreveu:Na minha humilde opinião foi uma decisão correta, pois o FAL convencional ficava muito estranho (e desajeitado) nas mãos de soldados franzinos como é a maior parte (biotipo do brasileiro).
Alguma razão específica para o Exército não ter chegado a tais conclusões, uns 40 anos atrás?

Kratos
Sênior
Sênior

#3019 Mensagem por Kratos » Sáb Abr 25, 2009 3:29 pm

Clermont escreveu:
A.K. for T-7 escreveu:O pessoal reparou que todos nossos FAL serão revitalizados e transformados em PARAFAL com cano compacto? Vai ficar um fuzilzinho respeitável. De todas as versões do FAL essa é a que sempre me atraiu. Todo mundo gosta.
henriquejr escreveu:Na minha humilde opinião foi uma decisão correta, pois o FAL convencional ficava muito estranho (e desajeitado) nas mãos de soldados franzinos como é a maior parte (biotipo do brasileiro).
Alguma razão específica para o Exército não ter chegado a tais conclusões, uns 40 anos atrás?
Falta de dinheiro não justifica, pra mim é burrice mesmo. Ou em termos eufemísticos: falta de pensamento estratégico.

O pior dos infernos é reservado àqueles que, em tempos de crise moral, escolheram por permanecerem neutros. Escolha o seu lado.
Brasileiro
Sênior
Sênior
Agradeceu: 234 vezes
Agradeceram: 539 vezes

#3020 Mensagem por Brasileiro » Sáb Abr 25, 2009 3:34 pm

Kratos escreveu:
Clermont escreveu: Alguma razão específica para o Exército não ter chegado a tais conclusões, uns 40 anos atrás?
Falta de dinheiro não justifica, pra mim é burrice mesmo. Ou em termos eufemísticos: falta de pensamento estratégico.
Não acho isso não Kratos.
Tem que se avaliar o que se pensava sobre fuzis em 1964, que foi quando escolhemos o FAL.
Naquela época, era um fuzil no estado da arte.

Não há quarenta anos atrás. Mas talvez há vinte fosse uma boa idéia, mesmo que a melhor idéia ainda fosse substituí-lo se fosse mesmo para manter o estado da arte.

abraços]

----------------
amor fati
Kratos
Sênior
Sênior

#3021 Mensagem por Kratos » Sáb Abr 25, 2009 10:03 pm

Brasileiro escreveu:
Kratos escreveu: Falta de dinheiro não justifica, pra mim é burrice mesmo. Ou em termos eufemísticos: falta de pensamento estratégico.
Não acho isso não Kratos.
Tem que se avaliar o que se pensava sobre fuzis em 1964, que foi quando escolhemos o FAL.
Naquela época, era um fuzil no estado da arte.

Não há quarenta anos atrás. Mas talvez há vinte fosse uma boa idéia, mesmo que a melhor idéia ainda fosse substituí-lo se fosse mesmo para manter o estado da arte.

abraços]
Problema de fiação errada no meu cérebro, o Clermont perguntou "40 anos atrás" mas meu cérebro entendeu como "10 anos atrás", vai saber.... tô ficando doido.

O pior dos infernos é reservado àqueles que, em tempos de crise moral, escolheram por permanecerem neutros. Escolha o seu lado.
quimico2
Júnior
Júnior

#3022 Mensagem por quimico2 » Sáb Abr 25, 2009 11:49 pm

cadÊ aquela foto do prototipo do FAL com cano pesado ou do AGLC ?

Grato !

Moccelin
Sênior
Sênior
Agradeceram: 2 vezes

#3023 Mensagem por Moccelin » Dom Abr 26, 2009 12:19 pm

Peraí gente... A 40 anos atrás, mais ou menos quando adotamos o FAL, o mesmo era o estado da arte, demos um passo enorme com a adoção dele. A 20 anos atrás, em meados da década de 80, houve a coincidência com o fim do regime militar, nem vou me esticar muito no assunto. Aí chegamos a 10 anos atrás, com o MD-97... Bom, nesse ponto temos dois fatores a confiança no projeto novo junto com as verbas MUITO APERTADAS...

Então nos vemos em 2009... 45 anos de adoção do FAL, um projeto de substituto com muitos defeitos, mas com chances de sobrevida, vide a atual situação relativamente boa dos nosso setor de P&D. Porém essa mudança demanda tempo, os FAL estão na tábua da berada, e viram essa chance de dar um MLU neles hehehehehe...

Resultado:
- a 45 anos atrás foi adotado o FAL;
- a 35 ele ainda era atual;
- a 25 eu nascia e o FAL já estava "na época" deser trocado, mas estávamos na passagem do regime militar para um civil, com todos os problemas de revanchismo;
- a 15 temos a idéia de trocar o FAL mais avançada, e o MD-97 nascendo, mas ainda em uma situação caótica dentro das FFAA (FHC);
- a 10 anos temos os últimos anos do governo FHC;
- e de 5 anos atrás até agora temos o início das mudanças, bem lentamente.

Claro, nada justifica estarmos em pleno século XXI com um fuzil projetado pro mundo de 1950, porém é interessante notar como o perrengue foi feio, e na hora errada.

The cake is a lie...
Carlos Mathias

#3024 Mensagem por Carlos Mathias » Dom Abr 26, 2009 12:50 pm

Não caberia aí alguma dúvida sobre um novo calibre como um 6,5mm????
Por que vamos trocar tudo agora e daqui uns anos a OTAN + EUA resolve que o melissinha não serve mais. Joga tudo no lixo e começa a ladainha de novo?

Só uma suposição, mas será que não rola de esperar mais uns aninhos e ver como vai ficar essa conversa de 6,5mm?

Brasileiro
Sênior
Sênior
Agradeceu: 234 vezes
Agradeceram: 539 vezes

#3025 Mensagem por Brasileiro » Dom Abr 26, 2009 12:54 pm

Carlos Mathias escreveu:Só uma suposição, mas será que não rola de esperar mais uns aninhos e ver como vai ficar essa conversa de 6,5mm?
Pergunta pro FAL se ele agunta mais uns aninhos :lol:

abraços]

----------------
amor fati
Carlos Mathias

#3026 Mensagem por Carlos Mathias » Dom Abr 26, 2009 12:55 pm

Mesmo depois desse MLU????

Guerra
Sênior
Sênior
Agradeceu: 53 vezes
Agradeceram: 135 vezes

#3027 Mensagem por Guerra » Dom Abr 26, 2009 1:36 pm

Clermont escreveu: Alguma razão específica para o Exército não ter chegado a tais conclusões, uns 40 anos atrás?
A 40 anos é por razões obvias. O FAL era o fuzil da epoca. A arma da infantaria motorizada, que era a base do nosso exército. Mas a 20 anos, quando a infantaria brasileira já tinha tomado várias formas, no estágio de blindados na ESA alguém já dizia que o FAL não era o fuzil para uma tropa blindada. Imagina desembarcar pela porta de uma VBTP em movimento com um fuzil do tamanho do mundo. No estágio de montanha no 11 eu ouvi a mesma coisa. Não preciso nem dizer que na paraquedista e na selva o papo era o mesmo. Muito menos falar sobre a leve, que foi a primeira a experimentar aquela aberração chamada MD 2.
Será a faixa de transição entre o velho FAL e o novo fuzil.
Era para ser, mas antes tarde do que nunca.

A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Guerra
Sênior
Sênior

#3028 Mensagem por Guerra » Dom Abr 26, 2009 1:39 pm

Brasileiro escreveu: Não há quarenta anos atrás. Mas talvez há vinte fosse uma boa idéia, mesmo que a melhor idéia ainda fosse substituí-lo se fosse mesmo para manter o estado da arte.

abraços]
Eu não tinha lido o post do Brasileiro antes de responder o Clermont, mas acho que é por ai.

Guerra
Sênior
Sênior

#3029 Mensagem por Guerra » Dom Abr 26, 2009 1:46 pm

Moccelin escreveu:
- a 25 eu nascia e o FAL já estava "na época" deser trocado, mas estávamos na passagem do regime militar para um civil, com todos os problemas de revanchismo;
- a 15 temos a idéia de trocar o FAL mais avançada, e o MD-97 nascendo, mas ainda em uma situação caótica dentro das FFAA (FHC);
Eu peguei essa transição na escola, quando todo mundo estava embalado pela FT 90, e mal sabiam os dias negros estavam por vir.

Editado pela última vez por Guerra em Dom Abr 26, 2009 4:03 pm, em um total de 1 vez.
ZeRo4
Sênior
Sênior

#3030 Mensagem por ZeRo4 » Dom Abr 26, 2009 2:12 pm

Eu duvido que os EUA iram adotar outro calibre... e se adotarem serão o 6.5 MPC ou o Kramer, onde só é necessário trocar o cano e não todo conjunto do upper.

[]s

As GATs e RPs estão em toda cidade!

Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..." ;)
Responder