JAS-39 Gripen

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Benke
Sênior
Sênior

Re: JAS-39 Gripen

#6616 Mensagem por Benke » Qui Abr 16, 2009 9:23 pm

Orestes

Não me decepcione.

Voce ainda não apresentou a fonte do seu informe sobre o SW do T2000.

Eu falei com o projetista! Voce soube de quem?

Abraço do Benke

ars longa vita brevis
Penguin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

#6617 Mensagem por Penguin » Qui Abr 16, 2009 9:29 pm

Benke escreveu:Orestes

Não me decepcione.

Abraço do Benke
A criança:
http://products.saabgroup.com/PDBWebNew ... es&Id=7498

Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
orestespf
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 1 vez

#6618 Mensagem por orestespf » Qui Abr 16, 2009 9:44 pm

Não me decepcione.

Abraço do Benke
Um almirante que se apresentou ao lado NJ na Laad. O link foi postado aqui no fórum. :wink:

PS (Edit): claro, não me refiro ao CM.

Editado pela última vez por orestespf em Qui Abr 16, 2009 9:49 pm, em um total de 1 vez.
orestespf
Sênior
Sênior

#6619 Mensagem por orestespf » Qui Abr 16, 2009 9:46 pm

Santiago escreveu:

Não me decepcione.

Abraço do Benke
A criança:
http://products.saabgroup.com/PDBWebNew ... es&Id=7498
Jacques, você não é ingênuo... Abra os olhos, menino!!! :mrgreen: :mrgreen:

Penguin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

#6620 Mensagem por Penguin » Qui Abr 16, 2009 10:10 pm

orestespf escreveu:
Jacques, você não é ingênuo... Abra os olhos, menino!!! :mrgreen: :mrgreen:
Postei sem segundas intencoes. :wink:
Ate pq esse pdf nao tras uma linha sequer sobre o software do torpedo.

[]s

Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
orestespf
Sênior
Sênior

#6621 Mensagem por orestespf » Qui Abr 16, 2009 10:16 pm

Santiago escreveu:
orestespf escreveu: Jacques, você não é ingênuo... Abra os olhos, menino!!! :mrgreen: :mrgreen:
Postei sem segundas intencoes. :wink:

[]s

Eu sei... Só brinquei com um amigo, não esquente. :wink: :mrgreen: :mrgreen:

Alcantara
Sênior
Sênior
Agradeceu: 215 vezes
Agradeceram: 248 vezes
Contato:

#6622 Mensagem por Alcantara » Qui Abr 16, 2009 10:26 pm

Santiago escreveu:Postei sem segundas intencoes. :wink:

[]s

Tem sim.

:idea: TIS (Torpedo Interface System) makes it possible to adapt Torpedo 2000 to most command and firecontrol systems.

Acredito que os alemães tenham sim melado o contrato. Se não foi diretamente, ajudaram bastante.

"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
Carlos Mathias

#6623 Mensagem por Carlos Mathias » Qui Abr 16, 2009 11:09 pm

:roll: 8-]

Digamos que podemos fazer um paralelo com o Gripen, sem nenhuma segunda intenção.
Quem faz o motor? E o software do FADEC? Digamos que esse alguém diga não sobre o controle do FADEC, a parte do domínio dos softwares do avião estariam completas?

Existem vários softwares dentro de um equipamento destes. Mas é aquilo, cada um com sua crença e todos bem.

HIGGINS

#6624 Mensagem por HIGGINS » Sex Abr 17, 2009 1:10 am

Não é atoa que os franceses forçam a palavra quando dizem que o pacote tecnológico deles, por ser completamente francês, "não é passível de restrições"...

FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1190 vezes
Agradeceram: 725 vezes

#6625 Mensagem por FIGHTERCOM » Sex Abr 17, 2009 1:18 pm

Carlos Mathias escreveu:Não meu querido amigo, dentro do torpedo,a alma do torpedo, softwares de dentro do torpedo. :wink:
Há controversias, como não sou "fontado" melhor dizer que não sei. :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Abraços,

Wesley

"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Carlos Mathias

#6626 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Abr 17, 2009 11:17 pm

Pois é, deixa quieto, já foi mesmo.

Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#6627 Mensagem por Bolovo » Ter Abr 21, 2009 12:50 am

Instrutor do CM :lol: falando sobre o simulador do Gripen. Parece ser muito simples. 8-]

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Skyway
Sênior
Sênior
Agradeceu: 24 vezes
Agradeceram: 266 vezes

#6628 Mensagem por Skyway » Ter Abr 21, 2009 2:53 pm

Cara, voar o Gripen é MUITO fácil no que diz respeito a informações de vôo e sistemas.

Pousar é extremamente ridículo. Você seleciona a função de pouso no sistema, automaticamente o avião analisa tudo e exibe no HUD um tracinho vertical que deve ficar alinhado com uma bolinha, se o traço ficar acima da bola você deve reduzir a velocidade para alinhar novamente os dois, se o traçinho descer e entrar na bola você deve aumentar a velocidade para alinhar, e isso só apontando o nariz para a cabeceira da pista.

Enquanto você se aproxima do solo, não é necessário levantar o nariz do avião para o pouso como se faz normalmente, o avião vai fazendo isso sozinho, você só precisa mirar a referência de direção do avião na cabeceira e esperar o toque SUAVÍSSIMO na pista, aí então só depois de ter os 3 trens de pouso na pista é que você reduz toda a velocidade, empurra o manche até o final e pisa no freio, o avião para usando muito pouca pista.

O piloto de Gripen que estava lá me explicou que é exatamente assim que se pousa o avião de verdade e que a facilidade é essa mesmo.

Eu fiquei impressionado.

AD ASTRA PER ASPERA
orestespf
Sênior
Sênior

#6629 Mensagem por orestespf » Ter Abr 21, 2009 3:46 pm

Não me decepcione.

Abraço do Benke
:lol: :lol: :lol:

A boca diz o que quer, não acredita que tem juízo. :lol: :lol: :lol:

As "versões oficiais" sempre foram "diplomáticas", nunca as reais. Quem me disse isso (a versão correta e documentada, pois a li) foi o almirante que hoje se encontra apenas "abaixo" do CM, em almoços que tivemos. Cada um acredita no que quer, se ele mentiu pra mim, fui igualmente enganado. Não ganho nada com estes papos que aqui menciono (sem detalhar), não vivo do assunto defesa e nem quero, pois estou muito satisfeito com o que sou e tenho, pra mim isto basta. O fórum, pra mim, é apenas um passa-tempo e não meio de vida.

Você fala que conversou com o projetista, ok, ótimo, mas não se esqueça que ele integrou (ou integra) uma das partes interessadas, e que assim sendo, jamais (repito, jamais!!!) diria algo que pudesse colocar a empresa que representa (ou representou) em uma saia justa. Da mesma forma que você jamais (repito, jamais!) vai encontrar um vendedor de qualquer equipamento que seja apresentar os pontos fracos de seu produto ou até mesmo os pontos que o produto não funciona com da forma divulgada. Tem que ser muito ingênuo pra acreditar nestas coisas (mas não falo especificamente de você).

A parte que me interessa nesta estória é aquela em que o que "ficou a ver navios" tem pra dizer, e que neste caso é a MB. Segundo seus alto escalões a versão "interna" é muito diferente da apontada, assim como é diferente a versão sobre o "excelente" relacionamento e ganhos que tivemos com os alemães sobre os U-209 (a versão oficial diz uma coisa, mas a realidade é outra completamente diferente). Não espere encontrar na Internet, documentos "oficiais", declarações de ministros e até mesmo de militares (declarações públicas) as verdades decorrentes das péssimas relações que existem em situações como estas (mas que, por "força da diplomacia" e "cordialidade", são escondidas do grande público.

Fico pensando sobre esta estória do Torpedo 2000 e a forte tentativa em se acreditar nos contos da carochinha. Se tudo tivesse ocorrido como foi dito em "declarações oficiais", pergunto: qual o problema real então? Bastava cancelar o contrato inicial, recomeçar o processo de pesquisa e desenvolvimento, chegar a um ponto mais maduro do projeto, assinar novo contrato e colocar o pronto para produção em escala industrial e ponto!!!

Pergunto: por que isso não acontece (aconteceu)??? Simplesmente porque existe algo que não tem solução. Se os suecos possuíssem tal tecnologia, simplesmente teríamos o produto pronto e finalizado. A integração viria a duras penas, mas quanto a isto já estamos acostumados, basta ver a integração de mísseis nos aviões da FAB e outros casos semelhantes.

Se não foi por falha dos suecos, então é porque eles contaram com algo que não veio. E se não veio, qual seria a origem? Dos alemães??? Claro que não, ora bolas! Os alemães entrariam (se fosse o caso) com a parte da integração dos torpedos nos subs, ou seja, a parte dele (que poderiam dizer sim ou não) só faria sentido caso o torpedo existisse. E como não existiu...

Além disso, todos (absolutamente todos!) sabem muito bem que parte do que a Suécia desenvolve em termos de equipamentos militares é baseado em reprojetos de equipamentos militares americanos, fabricados sob licença e "modificados/otimizados"/etc. de acordo com suas necessidades. No caso dos torpedos eles contaram com algo que não veio, simples assim. E se eles não tinham condições de desenvolver algo específico, então não deveriam chamar terceiros para parcerias, como foi o caso da MB, e como o pessoal da MB não é ingênuo, teríamos que admitir que foi a MB quem errou neste caso. Mas a MB recebeu uma multa contratual, logo ela não deve ser culpada de nada, caso contrário não receberia nada.

Pare e pense, o que aconteceu de fato? Foi a versão enlatada que você teve acesso ou houveram problemas outros que nunca foi divulgado através dos meios e declarações oficiais?

Cada um que fique com aquilo que acredita. Eu por exemplo não acredito mais em Papai Noel, coelhinhos que botam ovos de chocolate, etc., mas tem muita gente que ainda acredita nisso. O mundo é feito assim, de pessoas que fazem terceiros acreditar e outros que acreditam, cada um que se encaixe neste modelo universal.

Abração,

Orestes

PS 1: se ainda não sabe de quem falo, me procure e eu digo; se ainda assim tiver dúvida, entre em contato com o cara e os demais que ele com toda certeza vai lhe recomendar.

PS 2: resolvi comentar mais uma vez este seu post, no mesmo tom "ameno" usado por você em outro tópico. :wink:

Benke
Sênior
Sênior

#6630 Mensagem por Benke » Ter Abr 21, 2009 4:11 pm

Orestes
Peço desculpas
Não foi minha intenção
Abraços do amigo
Benke

ars longa vita brevis
Responder