Toda esta confusao actual com o Irao, devêmo-la aos nossos amigos americanos, sobretudo ao presidente Carter, que atraiçoou e abandonnou um regime, que decerto era autoritario e repressivo, mas que caminhava a passos largos para a modernidade, e que sobretudo, nao era um regime "terrorista" como é o Irao atual.
So para contrariar um pouco a ideia vigente sobre o Irao do Xa :
As reformas no Irao começaram com o pai do ultimo Xa, Reza Shah Pahlavi (que pretendia seguir as pisadas de Kemal Ataturk ): constituiçao laica, criaçao da universidade de Teerao, criaçao do registo de estado civil e instauraçao dos apelidos de familia, modernizaçao da justiça e das forças armadas, ... e em 1935, PROIBE o uso do véu pelas mulheres ! ... e esta hem ?
Durante a segunda guerra mundial, o Irao declara-se neutro e nao autoriza o uso do seu territorio pelos aliados. Por esta razao, a GBR e a URSS invadem o pais a 25 de agosto de 1941 e destituem o Xa, substituindo-o pelo filho, Mohamaad Reza Pahlavi . Com a sua "Revoluçao Branca", o novo Xa moderniza a marchas forçadas o Irao : reforma agraria ( os Ayatolas, principais proprietarios fundiarios, nao apreciam ...), a criaçao de brigadas culturais que se espalham pelo interior das terras a fim de alfabetizar as populaçoes , nacionalizaçao do petroleo ( o primeiro pais a fazê-lo), o sufragio universal inclusivé paras as mulheres... e toda uma série de medidas progressivas que ele teve que impôr à força numa sociedade profundamente conservadora. Tanto "modernismo" nao convinha ao clero xiita e o resto da historia é sobejamente conhecida.
Foi so um desabafo em defesa da memoria dum Homem e dum estadista que aprecio
