#3494
Mensagem
por Rodrigoiano » Sáb Abr 11, 2009 1:47 am
Prezados colegas foristas, não é o cenário que eu preferiria, mas é uma possibilidade interessante (resta a FAB ver se aceita)...
Quem sabe voltando aos primórdios...Todos se lembram, muito antes da short-list, das declarações públicas do NJ, em favor do Rafale e do MU, em favor dos russos.
Apesar de parecer que a FAB gosta muito do Gripen, e depois do SH, de que a França já levou muita coisa naval e nada "aéreo" divulgado no pacotão do último Natal, do maior nível de financiamento dos americanos etc etc, se analisarmos historicamente e por um prisma de binômio FAB/END, ou os americanos mudam seus paradigmas/restrições ou estariam fora. Apenas Saab e Rafale poderiam cumprir os desejos de ToTs. Restaria, destarte de uma lado a FAB e o Gripen e de outro duas vertentes do governo: MD e Rafale (FX2) e MU e PaK (5ªg.), o que era a vontade, pelo menos externada publicamente à época por NJ e MU. Resta então, em relação ao FX2 a dúvida cruel, o que seria melhor para nós, o Gripen ou o Rafale (seguindo a END), ou o SH (prateleira?incógnita?ou nova etapa na relação Bra/EUA?) e, num cenário posterior, o convencimento da FAB em aceitar o desenvolvimeto/uso de um vetor de origem russa (Pak, a ser desenvolvido, pelo menos, a três mãos - Rus/Ind/Bra)?
Pensando mais, na aviação naval, só dois dos países finalistas possuem vetores (FRA e EUA).
As maiores integrações/parcerias relacionadas com caças, parecem ser as suecas e francesas, já num nível geral, parecem ser americanas (devido ao peso da Boeing em diversas "frentes").
Espero que em um curto período de tempo, decidamos nós nosso novo vetor aéreo, que se arrasta por mais de uma década e decidamos também nosso(s) futuro(s) parceiro(s) no desenvolvimento da 5ª ger.
Cordiais abraços!