Boeing revela "stealth" F-15 Silent Eagle (!!!)

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Skyway
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Re: Boeing revela "stealth" F-15 Silent Eagle (!!!)

#151 Mensagem por Skyway » Sáb Mar 21, 2009 9:55 pm

usskelvin escreveu:Perguntar não ofende, se esse recente F-15 não pode sequer chegar perto a um 4G, o que lhes faz pensar que os tais SU-35BM (ou qualquer que seja a sigla que queiram) possa conseguir ter um RCS e desempenho compativel com aquela historia de 4G+ que inventaram?

Oras, a regra vale pra um mas não vale pra outro? vale lembra que pelo menos esse F-15 é de tamanho menor e ainda leva os armamentos escondidos :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Deixa eu advinhar, os russos vão colocar um envolucro de plasma no avião?

Grande abraço.

Vixe cara, não entra nessa questão não porque para alguns aqui no DB..perguntar isso ofende sim!... :lol:

Um abraço!




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Re: Boeing revela "stealth" F-15 Silent Eagle (!!!)

#152 Mensagem por WalterGaudério » Sáb Mar 21, 2009 9:59 pm

soultrain escreveu:
cicloneprojekt escreveu:
Citando os colegas acho dificil relacionar o F-15SE a um projeto/plano de reequipamento da FAB, haja vista a conjuntura econômica, que se não for muito cruel dará apenas para adquirir 1 lote de F/A 18E/F, quiçá os Deuses permitam, um segundo lote lá para 2015/6(segundo mandato da Dilma :lol: :lol: [002] )
.
Muita agua ainda vai passar debaixo dessa ponte, lembre-se, até ao recolher dos cestos é vindima.
Gde. Soul, certamente tem muita história nisso aí. Ou pedremos ter um novo F-20 Tigershark neste F-15SE. O que seria mais uma vez lamentável, porque se trata de uma grande aeronave.

Mas algo me diz que israel vai em cima de umas duas dúzias pelo menos. E tem o Japão tb que tem cerca de 40/50 F-4J para substituir.




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Re: Boeing revela "stealth" F-15 Silent Eagle (!!!)

#153 Mensagem por gaitero » Dom Mar 22, 2009 9:06 am

cicloneprojekt escreveu:
soultrain escreveu: Muita agua ainda vai passar debaixo dessa ponte, lembre-se, até ao recolher dos cestos é vindima.
Gde. Soul, certamente tem muita história nisso aí. Ou pedremos ter um novo F-20 Tigershark neste F-15SE. O que seria mais uma vez lamentável, porque se trata de uma grande aeronave.

Mas algo me diz que israel vai em cima de umas duas dúzias pelo menos. E tem o Japão tb que tem cerca de 40/50 F-4J para substituir.
2 Pontos, creio que os atuais F-15 E poderão tambem receber estes botes para transportar os misseis, então não acredito em uma venda alta de F-15, mas sim de Botes.

E eu não contaria com esta compra por parte do japão, tenho a certeza que a prioridade lá é o F-22 e na pior das hipoteses o F-35.




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Re: Boeing revela "stealth" F-15 Silent Eagle (!!!)

#154 Mensagem por Skyway » Dom Mar 22, 2009 3:55 pm

Concordo que as chances de venda dos kits por operadores de F-15 ao invés das aeronaves novas é maior.

Seria muito bacana ver um F-15 israelense com essa empenagem angulada e nada pendurado nas asas.


Um abraço!




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Re: Boeing revela "stealth" F-15 Silent Eagle (!!!)

#155 Mensagem por U-27 » Dom Mar 22, 2009 6:15 pm

uma duvida que gostaria de sanar...

aviões a helice tem um rcs maior que a jato correto?




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Re: Boeing revela "stealth" F-15 Silent Eagle (!!!)

#156 Mensagem por gaitero » Seg Mar 23, 2009 1:00 pm

:shock: :shock:




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Re: Boeing revela "stealth" F-15 Silent Eagle (!!!)

#157 Mensagem por Jin Jones » Seg Mar 23, 2009 1:16 pm

U-27 escreveu:uma duvida que gostaria de sanar...

aviões a helice tem um rcs maior que a jato correto?

Já houvi dizer que tanto o IR quanto o RCS é menor.




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Re: Boeing revela "stealth" F-15 Silent Eagle (!!!)

#158 Mensagem por PRick » Seg Mar 23, 2009 1:35 pm

usskelvin escreveu:Perguntar não ofende, se esse recente F-15 não pode sequer chegar perto a um 4G, o que lhes faz pensar que os tais SU-35BM (ou qualquer que seja a sigla que queiram) possa conseguir ter um RCS e desempenho compativel com aquela historia de 4G+ que inventaram?

Oras, a regra vale pra um mas não vale pra outro? vale lembra que pelo menos esse F-15 é de tamanho menor e ainda leva os armamentos escondidos :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Deixa eu advinhar, os russos vão colocar um envolucro de plasma no avião?

Grande abraço.
Apesar de seu raciocínio ter um fundo de verdade, não podemos comparar um reprojeto total, com apenas um upgrade de uma aeronave existente. O F-15SE não é um reprojeto de um F-15, o Su-35 é um reprojeto de um SU-30. Como o F-18E é um reprojeto de um F-18A/C(veja que a lógica é valida para todos :twisted: :twisted: ).

Oras um reprojeto de uma aeronave da década de 1970 pode ser comparado a um projeto totalmente novo de um caça de 4ª geração? Ou é válido dizermos que um reprojeto para ter um custo viável e ser uma empreitada lógica, tem que conservar muito do que existia antes, afinal, não é um novo projeto. O principal motivo de um reprojeto é reduzir custos do desenvolvimento de uma aeronave totalmente nova. Porém, é fator limitante para uma evolução significativa do desempenho, porque se está trabalhando com conceitos e tecnologias geradas 20 anos antes.

E aí reprojetos de aeronaves de 1970 como F-18E, Su-35 podem ter um RCS igual a aeronaves de 4ª geração desenvolvidas 15/20 anos depois a partir do zero, já levando em conta o conceito furtividade? Ou estamos diante de muita propaganda.

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Re: Boeing revela "stealth" F-15 Silent Eagle (!!!)

#159 Mensagem por gaitero » Seg Mar 23, 2009 1:44 pm

O F-15 é um caça antigo.

o F-18 é um caça novo, tanto quanto o Rafale e o Gripen NG.

Agora vamos falar sobre o F-15, porque este tópico é sobre F-15.




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Re: Boeing revela "stealth" F-15 Silent Eagle (!!!)

#160 Mensagem por PRick » Seg Mar 23, 2009 1:49 pm

gaitero escreveu:Ora prick.
15-20 anos??

Você não se refere ao rafale não é??? Pois ele voou pela primeira vez, somente 8 anos depois do Hornet.....

O primeiro Rafale(protótipo) voou em 1990, o Rafale A era apenas um demonstrador de tecnologia, se você considerar isso, teria que pegar o YF-17 como base, que é uma extrapolação dos conceitos do F-5E.

Um dos motivos do longo desenvolvimento do Rafale, foram, exatamente, as diferenças entre o demonstrador de tecnologia e os protótipos do Rafale.

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Re: Boeing revela "stealth" F-15 Silent Eagle (!!!)

#161 Mensagem por Skyway » Seg Mar 23, 2009 1:57 pm

Prick, desculpe...mas o Su-35 é reprojeto aonde? O desenho é o mesmo, não houve nenhuma mudança nas estruturas externas. O F/A-18E/F sim é um reprojeto do F/A-18C/D, muitas coisas mudaram estruturalmente falando, o projeto foi atualizado. O Silent Eagle, logo quando ele foi lançado parecia ser tambem um reprojeto já que a empenagem aparecia modificada(eu e muitos pensaram assim no dia), mas depois foi demonstrado que é na verdade mais um kit para modernização do F-15 padrão, ou seja, muito mais semelhante ao Su-35 que é uma modernização do Su-30/Su-27. O F/A-18E/F é um caça de 4ª geração pois tem seu projeto atualizado, o Su-35 e o Silent Eagle não pois mantem o projeto antigo.

É assim que vejo as coisas, concordem ou não. :wink:


Um abraço.




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Re: Boeing revela "stealth" F-15 Silent Eagle (!!!)

#162 Mensagem por U-27 » Seg Mar 23, 2009 2:01 pm

Jin Jones escreveu:
U-27 escreveu:uma duvida que gostaria de sanar...

aviões a helice tem um rcs maior que a jato correto?

Já houvi dizer que tanto o IR quanto o RCS é menor.

ué, sempre achei que o rcs fosse maior

então os supertucano devem ter um rcs bem baixo




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Re: Boeing revela "stealth" F-15 Silent Eagle (!!!)

#163 Mensagem por Skyway » Seg Mar 23, 2009 2:07 pm

Olha, o que eu já escutei, é que os aviões a hélice costumam ter um RCS frontal maior por conta das pás que fazem uma superfície perfeita para a reflexão das ondas do radar, maaaas...pode ser que isso não tenha nada a ver. :mrgreen:




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Re: Boeing revela "stealth" F-15 Silent Eagle (!!!)

#164 Mensagem por PRick » Seg Mar 23, 2009 2:08 pm

Skyway escreveu:Prick, desculpe...mas o Su-35 é reprojeto aonde? O desenho é o mesmo, não houve nenhuma mudança nas estruturas externas. O F/A-18E/F sim é um reprojeto do F/A-18C/D, muitas coisas mudaram estruturalmente falando, o projeto foi atualizado. O Silent Eagle, logo quando ele foi lançado parecia ser tambem um reprojeto já que a empenagem aparecia modificada(eu e muitos pensaram assim no dia), mas depois foi demonstrado que é na verdade mais um kit para modernização do F-15 padrão, ou seja, muito mais semelhante ao Su-35 que é uma modernização do Su-30/Su-27. O F/A-18E/F é um caça de 4ª geração pois tem seu projeto atualizado, o Su-35 e o Silent Eagle não pois mantem o projeto antigo.

É assim que vejo as coisas, concordem ou não. :wink:


Um abraço.
Um reprojeto pode manter a aparência externa, desde que, a configuração seja considerada um sucesso.

Porém, você esquece que o SU-27, o F-15 e o YF-17 eram caças com estabilidade convencional e controles hidráulicos/mecânicos.

Quer dizer isso caracteriza a 2ª geração de caças. O primeiro caça da terceira geração é o F-16, o primeiro a aliar controles elétricos/digitais com estabilidade artificial.

Portanto, tanto o F15, Su-27 como o F-18 eram caças de 2ª geração na prática. Iguais aos M-3, F-4 do ponto de vista conceitual de voo. Porém, tinham uma aerodinâmica e superfícies de voo muito melhores, o que aumentou em muito a capacidade de manobra.

O Su-35 tem sistema de voo FBW, tem instabilidade artificial, basta você alterar algumas superfícies e a distribuição de peso que você opera tal modificação. A célula foi bastante mudada em sua estrutura, novos materiais, etc..

O F-15 SE não tem nada disso, ele é apenas um upgrade do F-15, com a colocação de um CFT capaz de transportar mísseis internos, radar novo e derivas inclinadas, nada mais mudou.

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Re: Boeing revela "stealth" F-15 Silent Eagle (!!!)

#165 Mensagem por Skyway » Seg Mar 23, 2009 2:19 pm

PRick escreveu:
Skyway escreveu:Prick, desculpe...mas o Su-35 é reprojeto aonde? O desenho é o mesmo, não houve nenhuma mudança nas estruturas externas. O F/A-18E/F sim é um reprojeto do F/A-18C/D, muitas coisas mudaram estruturalmente falando, o projeto foi atualizado. O Silent Eagle, logo quando ele foi lançado parecia ser tambem um reprojeto já que a empenagem aparecia modificada(eu e muitos pensaram assim no dia), mas depois foi demonstrado que é na verdade mais um kit para modernização do F-15 padrão, ou seja, muito mais semelhante ao Su-35 que é uma modernização do Su-30/Su-27. O F/A-18E/F é um caça de 4ª geração pois tem seu projeto atualizado, o Su-35 e o Silent Eagle não pois mantem o projeto antigo.

É assim que vejo as coisas, concordem ou não. :wink:


Um abraço.
Um reprojeto pode manter a aparência externa, desde que, a configuração seja considerada um sucesso.

Porém, você esquece que o SU-27, o F-15 e o YF-17 eram caças com estabilidade convencional e controles hidráulicos/mecânicos.

Quer dizer isso caracteriza a 2ª geração de caças. O primeiro caça da terceira geração é o F-16, o primeiro a aliar controles elétricos/digitais com estabilidade artificial.

Portanto, tanto o F15, Su-27 como o F-18 eram caças de 2ª geração na prática. Iguais aos M-3, F-4 do ponto de vista conceitual de voo. Porém, tinham uma aerodinâmica e superfícies de voo muito melhores, o que aumentou em muito a capacidade de manobra.

O Su-35 tem sistema de voo FBW, tem instabilidade artificial, basta você alterar algumas superfícies e a distribuição de peso que você opera tal modificação. A célula foi bastante mudada em sua estrutura, novos materiais, etc..

O F-15 SE não tem nada disso, ele é apenas um upgrade do F-15, com a colocação de um CFT capaz de transportar mísseis internos, radar novo e derivas inclinadas, nada mais mudou.

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Não esqueci nada Prick, nem comentei isso no meu post!... :?

O que acontece é que eu não considero o FBW um determinante de gerações de caças. Qualquer avião pode ter um FBW integrado e nem por isso ele pula algumas gerações, então o que vale pra mim é a idade do projeto, a coerência da aeronave com os cenário de hoje, e o tratamento furtivo do projeto desde sua elaboração. Por que pra mim o raciocínio é simples, um projeto é de uma geração moderna, quando ele se encaixa com as exigências modernas e foi elaborado ja nesses moldes.

O f-15SE fica no mesmo patamar que o Su-27/30/35, e o F/A-18E/F num patamar acima já que se encaixa nesses quesitos citados acima.

Um abraço.




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