Skyway escreveu:CA-RA-LHO....que bicho lindo! A empenagem vertical dele...o angulo que botaram elas!!! As saídas das turbinas parece que tambem tem algumas modificações, acho que no estilo serrilhado....a entrada de ar tambem tem um túnel com desvios para não expor as pás das turbinas...e essas baias para os armamentos?! Acho que ninguem esperava por essa.
Ao contrário de caças antigos como o Su-35, que incorpora algumas medias furtivas no âmbito de materiais de construção mas mantem o desenho ultrapassado e as armas expostas, esse aí inovou no projeto como um todo, mexendo inclusive em partes vitais do projeto F-15, como as empenagens com nova angulação por exemplo.
Muito bom, gostei. Tomara que dê certo.
E como disse o Orestes...ta aí um avião que caberia como uma luva para o que pretendemos. Um projeto oepracional e conhecido, mas com tecnologia furtiva que queremos para um futuro 5ªG.
Torço para que seja um bom projeto, e que as medidas furtivas adotadas realmente tenham sucesso.
Um abraço!
Novo, novo não é.
As unicas alterações profundas foram as novas empenagens, o resto do desenho não foi alterado.
Então vamos lá fazer uma sumula das alterações.
1º - Novas empenagens
2º - Novo sistema EW fornecido pela BAE Systems (que também fornece o do F-22, do F-35 e o do Eurofighter Typhoon, entre o polo Europeu e o Norte Americano está a começar a monopolizar o mercado!)
3º - Novos coatings RAM ("export standard")
4º - Tampa/Cobertura RAM para o canhão
4º - Novo radar AESA (o mesmo AN/APG-63(V4) que foi escolhido recentemente pela USAF para equipar os seus F-15C/D, que é uma besta enorme)
5º - Aqueles CFT´s com provisão para carregar armas internamente
O que é que devia fazer parte deste "pacote" e não faz:
1º - Algo que mascarasse a reflexão radar daquelas duas enormes entradas dos motores, existe um comentário engraçado do Bill sweetman no Blog ARES a dizer que os "radar blockers" (um "blocker" é um sistema que corta/re-encaminha ondas radares) que a Boeing tinha previsto utilizar para esta função "não tinham sido aprovadas para exportação" (o que levanta algumas questões "engraçadas" acerca das restrições de exportação do Super Hornet, é que este, além de ter entradas de ar em "S" TAMBÉM utiliza "blockers" nos tubos do motor de forma a diminuir o RCS frontal do caça, ora se o Departamento de Estado bloqueia estes sistemas no "Silent Eagle"... Se eu fosse responsável da FAB e pertencesse à COPAC, estaria a fazer umas quantas perguntinhas sobre isto à Boeing, e exisgia as respostas por escrito e assinadas...)
2º - Fly by Wire. Aquele desenvolvidissimo/xpto/upa upa/ Silent Eagle continua a usar sistemas hidráulicos!
A Boeing "ofereceu-se" para desenvolver um sistema "Fly by Wire" para este avião caso os clientes paguem. Tendo em conta que o "Fly Away Cost" deste avião deve andar pelos 100 milhões de dolares, eu imagino quanto é que ficaria a conta final se ainda tivesse de se desenvolver todo um sistema Fly by wire novo...
O custo do brinquedo devia ser directamente comparável ao de um RAPTOR!
No total temos um aparelho muito semelhante aos aviões fornecidos à Coreia do Sul, que à primeira vista não trás grandes vantagens sobre o que já existia, quanto à história do "Stealth",
, sem querer entrar em números, ou em comparações ridiculas do tipo "o RCS é mais pequeno que o do caça "X" por 0,5m2 ou 20DB´s", enquanto não fizerem alguma coisa radical com aquelas entradas de ar, o RCS frontal daquele avião não vai ser particularmente pequeno, neste aspecto partilha do mesmo problema que o seu companheiro de geração de leste.
Mas note-se, o radar é provavelmente o mais capaz instalado até hoje em qualquer avião de combate (deriva directamente do trabalho efectuado no AN/APG-79 e AN/APG-63(V2/V3), tem uma antena AESA ENORME de "ultissima" geração e provavelmente deve deixar o AN/APG-77 a léguas de distância em termos de capacidade), o sistema EW da BAE Systems deve estar ao mesmo nivel de capacidades do radar, é um avião com uma capacidade de carga enorme e com excelentes caracteristicas de vôo. É um "filho da pu..." da pior espécie para quem estiver no "receiving end"...
O preço também reflecte as capacidades...
Abraço
Budweiser 'beer' is like making love in a canoe - 'F***** close to water'...