Boeing revela "stealth" F-15 Silent Eagle (!!!)

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Re: Boeing revela "stealth" F-15 Silent Eagle (!!!)

#61 Mensagem por Skyway » Ter Mar 17, 2009 9:11 pm

orestespf escreveu:
Skyway escreveu:CA-RA-LHO....que bicho lindo! A empenagem vertical dele...o angulo que botaram elas!!! As saídas das turbinas parece que tambem tem algumas modificações, acho que no estilo serrilhado....a entrada de ar tambem tem um túnel com desvios para não expor as pás das turbinas...e essas baias para os armamentos?! Acho que ninguem esperava por essa.

Ao contrário de caças antigos como o Su-35, que incorpora algumas medias furtivas no âmbito de materiais de construção mas mantem o desenho ultrapassado e as armas expostas, esse aí inovou no projeto como um todo, mexendo inclusive em partes vitais do projeto F-15, como as empenagens com nova angulação por exemplo.

Muito bom, gostei. Tomara que dê certo.

E como disse o Orestes...ta aí um avião que caberia como uma luva para o que pretendemos. Um projeto oepracional e conhecido, mas com tecnologia furtiva que queremos para um futuro 5ªG.

Torço para que seja um bom projeto, e que as medidas furtivas adotadas realmente tenham sucesso.

Um abraço!
Olá Leonardo,

vou pegar carona em seu post, concordando com ele, pois me esqueci de dizer que gostei muito do desenho dele, diferentemente de alguns que não gostaram. Você está certo, me parecem modificações profundas em uma plataforma antiga, fazendo deste caça (caso vá adiante) completamente novo (mas ainda fora dos desenhos tidos como de 5ªG). Talvez a Boeing tenha percebido que "outros" caminhos levem a um efeito stealth similar aos de 5ªG, porém com preços bem inferiores (não necessariamente baratos). Gostei!!


Grande abraço,

Orestes
[009]

Abração!




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Re: Boeing revela "stealth" F-15 Silent Eagle (!!!)

#62 Mensagem por WalterGaudério » Ter Mar 17, 2009 9:52 pm

Jin Jones escreveu:É um sinal claro que a produção do F-22 não alcanca-rá os numeros desejados.
USAF será formada por F-15 NG ( como maioria ) e F-22A ( em numero menor ), os 700 e poucos Raptores devem ficar no maximo em 200, o restante vai de F-15NG e mais os F-35 é lógico. Isso não fizerem o mesmo com os F-16 ( F-16 master, super, gold, plus,+++++ ).

A crise ta batendo forte :mrgreen:
A idéia é essa mesmo. A ANG está no pior nível desde a guerra fria, justamente pq seus caças estão começando a literalmente a cair aos pedaõs. A Boeing foi muito esperta isso sim. Já está apresentando uma aeronave com baixo risco técnico, que precisará no máximo de alguns ajustes, e que terá condições de complementar os F-22.

Ponto para a Boeing.


E se o Chavez comprar uns PAK-FA...




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
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Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
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Re: Boeing revela "stealth" F-15 Silent Eagle (!!!)

#63 Mensagem por brisa » Ter Mar 17, 2009 10:07 pm

E a Boeing não contou pra ninguem..... depois falam que so os russos trabalham em silencio :roll:




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Re: Boeing revela "stealth" F-15 Silent Eagle (!!!)

#64 Mensagem por Glauber Prestes » Ter Mar 17, 2009 10:44 pm

Pois é. Pode ser cedo, mas acho que esse F-15 está para os A/B/C/D, assim como o SH está para os A/B/C/D...
A tecnologia furtiva, nova angulagem, a possibilidade de "embutir" os mísseis, e radar AESA... gostei.




http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
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Re: Boeing revela "stealth" F-15 Silent Eagle (!!!)

#65 Mensagem por Bourne » Qua Mar 18, 2009 12:21 am

É um remendão, mas para quem não tem grana para cumprar o F-22 e já opera umas centenas de F-15, até que serve. :mrgreen:

Nem se compara ao poderoso Super Hornet :wink:




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Re: Boeing revela "stealth" F-15 Silent Eagle (!!!)

#66 Mensagem por Carlos Lima » Qua Mar 18, 2009 1:20 am

cicloneprojekt escreveu:
Jin Jones escreveu:É um sinal claro que a produção do F-22 não alcanca-rá os numeros desejados.
USAF será formada por F-15 NG ( como maioria ) e F-22A ( em numero menor ), os 700 e poucos Raptores devem ficar no maximo em 200, o restante vai de F-15NG e mais os F-35 é lógico. Isso não fizerem o mesmo com os F-16 ( F-16 master, super, gold, plus,+++++ ).

A crise ta batendo forte :mrgreen:
A idéia é essa mesmo. A ANG está no pior nível desde a guerra fria, justamente pq seus caças estão começando a literalmente a cair aos pedaõs. A Boeing foi muito esperta isso sim. Já está apresentando uma aeronave com baixo risco técnico, que precisará no máximo de alguns ajustes, e que terá condições de complementar os F-22.

Ponto para a Boeing.


E se o Chavez comprar uns PAK-FA...
Acho que 'e bem por a'i mesmo... os caras chegando a conclusao que existe espaco nessa onda de F-22/35 para uma outra "perspectiva".

Obviamente nao 'e um stealth "perfeito", mas quebra uns galhos.

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
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Re: Boeing revela "stealth" F-15 Silent Eagle (!!!)

#67 Mensagem por Skyway » Qua Mar 18, 2009 1:31 am

Bourne escreveu:É um remendão, mas para quem não tem grana para cumprar o F-22 e já opera umas centenas de F-15, até que serve. :mrgreen:

Nem se compara ao poderoso Super Hornet :wink:
Eu considero características diferentes Bourne.

O F-18 e o F-15 são basicamente projetos de 3ª geração, O F-18E/F foi um reprojeto do F-18C/D visando melhorias em vários pontos, apostando na capaidade multirole da plataforma. Ou seja, ele teve mudanças estruturais voltadas para a capacidade de carga, para a furtividade, para a manobrabilidade....e uma coisa acaba influindo na outra e é isso que faz um caça multirole.

Já o Silent Eagle é o reprojeto de um 3ª geração estritamente voltado para aumento da furtividade. Por mais que ele possa realizar ataques Ar-solo, alguem acha mesmo que ele é uma boa proposta de multirole? Ele Realiza missões Ar-solo por que o projeto original do F-15 já tinha essa capacidade, mas agora com o (aparente)aumento significativo da furtividade ele ficou muito mais voltado a caça do que a multirole.

Eu vejo o Silent Eagle, por enquanto já que a aeronave surgiu hoje, como um avião voltado a caça com o uso da furtividade como vantagem. E aparentemente ele tem furtividade suficiente para ser um diferencial para a realidade atual no mundo...não deve ser comparado a um 5ª geração, de jeito nenhum pois é um projeto antigo remodelado, mas por ele ter sido remodelado exclusivamente para furtividade ele deve se encaixar em algum espaço entre um 4ª geração e um 5ª(mais pra 4ª) nesse campo furtivo, porem não substitui um 4ª geração já que não é um multirole e continua sendo um projeto de 3ª geração.

Ta meio complicado o que escrevi e talvez muitos não entendam... mas o que que quis dizer, e se eu conseguir sintetizar o que penso, é que: O Silent Eagle talvez seja mais furtivo que um 4ª geração e por isso mais capaz no cenário ar-ar, porem ele não veio para ser mais um 4ª geração ou um 4ªG+++, ele é um projeto antigo remodelado, e veio para somar a uma força que já conte com um 4ª geração mas nunca para substituir. Ele não é, como um todo, um passo a frente dos 4ª geração, só é(talvez) mais furtivo que eles, e por isso no cenário atual mais capaz no campo ar-ar.




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Re: Boeing revela "stealth" F-15 Silent Eagle (!!!)

#68 Mensagem por Bourne » Qua Mar 18, 2009 2:20 am

Skyway,

Seu desavergonhado, roubou a minha idéia de avatar :x

Esse F-15 remendado deve ser uma estratégia da Boeing para vender algumas centenas para a USAF. Ou seja, para consumo interno, mas se der para exportar, beleza.




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Re: Boeing revela "stealth" F-15 Silent Eagle (!!!)

#69 Mensagem por Anderson TR » Qua Mar 18, 2009 2:38 am

Skyway escreveu:
Bourne escreveu:É um remendão, mas para quem não tem grana para cumprar o F-22 e já opera umas centenas de F-15, até que serve. :mrgreen:

Nem se compara ao poderoso Super Hornet :wink:
Eu considero características diferentes Bourne.

O F-18 e o F-15 são basicamente projetos de 3ª geração, O F-18E/F foi um reprojeto do F-18C/D visando melhorias em vários pontos, apostando na capaidade multirole da plataforma. Ou seja, ele teve mudanças estruturais voltadas para a capacidade de carga, para a furtividade, para a manobrabilidade....e uma coisa acaba influindo na outra e é isso que faz um caça multirole.

Já o Silent Eagle é o reprojeto de um 3ª geração estritamente voltado para aumento da furtividade. Por mais que ele possa realizar ataques Ar-solo, alguem acha mesmo que ele é uma boa proposta de multirole? Ele Realiza missões Ar-solo por que o projeto original do F-15 já tinha essa capacidade, mas agora com o (aparente)aumento significativo da furtividade ele ficou muito mais voltado a caça do que a multirole.

Eu vejo o Silent Eagle, por enquanto já que a aeronave surgiu hoje, como um avião voltado a caça com o uso da furtividade como vantagem. E aparentemente ele tem furtividade suficiente para ser um diferencial para a realidade atual no mundo...não deve ser comparado a um 5ª geração, de jeito nenhum pois é um projeto antigo remodelado, mas por ele ter sido remodelado exclusivamente para furtividade ele deve se encaixar em algum espaço entre um 4ª geração e um 5ª(mais pra 4ª) nesse campo furtivo, porem não substitui um 4ª geração já que não é um multirole e continua sendo um projeto de 3ª geração.

Ta meio complicado o que escrevi e talvez muitos não entendam... mas o que que quis dizer, e se eu conseguir sintetizar o que penso, é que: O Silent Eagle talvez seja mais furtivo que um 4ª geração e por isso mais capaz no cenário ar-ar, porem ele não veio para ser mais um 4ª geração ou um 4ªG+++, ele é um projeto antigo remodelado, e veio para somar a uma força que já conte com um 4ª geração mas nunca para substituir. Ele não é, como um todo, um passo a frente dos 4ª geração, só é(talvez) mais furtivo que eles, e por isso no cenário atual mais capaz no campo ar-ar.

A Boeing trabalhou em segredo e ainda não revelou todas as nuances desse projeto, porém, apesar de terem pegado uma carona no antigo F-15, essa nova versão tem caracteristicas que podem elevá-lo a uma nova proposta, inclusive de se transformar em um novo Multirole




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Re: Boeing revela "stealth" F-15 Silent Eagle (!!!)

#70 Mensagem por Sintra » Qua Mar 18, 2009 7:22 am

Skyway escreveu:CA-RA-LHO....que bicho lindo! A empenagem vertical dele...o angulo que botaram elas!!! As saídas das turbinas parece que tambem tem algumas modificações, acho que no estilo serrilhado....a entrada de ar tambem tem um túnel com desvios para não expor as pás das turbinas...e essas baias para os armamentos?! Acho que ninguem esperava por essa.

Ao contrário de caças antigos como o Su-35, que incorpora algumas medias furtivas no âmbito de materiais de construção mas mantem o desenho ultrapassado e as armas expostas, esse aí inovou no projeto como um todo, mexendo inclusive em partes vitais do projeto F-15, como as empenagens com nova angulação por exemplo.

Muito bom, gostei. Tomara que dê certo.

E como disse o Orestes...ta aí um avião que caberia como uma luva para o que pretendemos. Um projeto oepracional e conhecido, mas com tecnologia furtiva que queremos para um futuro 5ªG.

Torço para que seja um bom projeto, e que as medidas furtivas adotadas realmente tenham sucesso.

Um abraço!
Novo, novo não é.

As unicas alterações profundas foram as novas empenagens, o resto do desenho não foi alterado.
Então vamos lá fazer uma sumula das alterações.

1º - Novas empenagens
2º - Novo sistema EW fornecido pela BAE Systems (que também fornece o do F-22, do F-35 e o do Eurofighter Typhoon, entre o polo Europeu e o Norte Americano está a começar a monopolizar o mercado!)
3º - Novos coatings RAM ("export standard")
4º - Tampa/Cobertura RAM para o canhão
4º - Novo radar AESA (o mesmo AN/APG-63(V4) que foi escolhido recentemente pela USAF para equipar os seus F-15C/D, que é uma besta enorme)
5º - Aqueles CFT´s com provisão para carregar armas internamente

O que é que devia fazer parte deste "pacote" e não faz:

1º - Algo que mascarasse a reflexão radar daquelas duas enormes entradas dos motores, existe um comentário engraçado do Bill sweetman no Blog ARES a dizer que os "radar blockers" (um "blocker" é um sistema que corta/re-encaminha ondas radares) que a Boeing tinha previsto utilizar para esta função "não tinham sido aprovadas para exportação" (o que levanta algumas questões "engraçadas" acerca das restrições de exportação do Super Hornet, é que este, além de ter entradas de ar em "S" TAMBÉM utiliza "blockers" nos tubos do motor de forma a diminuir o RCS frontal do caça, ora se o Departamento de Estado bloqueia estes sistemas no "Silent Eagle"... Se eu fosse responsável da FAB e pertencesse à COPAC, estaria a fazer umas quantas perguntinhas sobre isto à Boeing, e exisgia as respostas por escrito e assinadas...)

2º - Fly by Wire. Aquele desenvolvidissimo/xpto/upa upa/ Silent Eagle continua a usar sistemas hidráulicos!
A Boeing "ofereceu-se" para desenvolver um sistema "Fly by Wire" para este avião caso os clientes paguem. Tendo em conta que o "Fly Away Cost" deste avião deve andar pelos 100 milhões de dolares, eu imagino quanto é que ficaria a conta final se ainda tivesse de se desenvolver todo um sistema Fly by wire novo...
O custo do brinquedo devia ser directamente comparável ao de um RAPTOR!

No total temos um aparelho muito semelhante aos aviões fornecidos à Coreia do Sul, que à primeira vista não trás grandes vantagens sobre o que já existia, quanto à história do "Stealth", :? , sem querer entrar em números, ou em comparações ridiculas do tipo "o RCS é mais pequeno que o do caça "X" por 0,5m2 ou 20DB´s", enquanto não fizerem alguma coisa radical com aquelas entradas de ar, o RCS frontal daquele avião não vai ser particularmente pequeno, neste aspecto partilha do mesmo problema que o seu companheiro de geração de leste.
Mas note-se, o radar é provavelmente o mais capaz instalado até hoje em qualquer avião de combate (deriva directamente do trabalho efectuado no AN/APG-79 e AN/APG-63(V2/V3), tem uma antena AESA ENORME de "ultissima" geração e provavelmente deve deixar o AN/APG-77 a léguas de distância em termos de capacidade), o sistema EW da BAE Systems deve estar ao mesmo nivel de capacidades do radar, é um avião com uma capacidade de carga enorme e com excelentes caracteristicas de vôo. É um "filho da pu..." da pior espécie para quem estiver no "receiving end"...
O preço também reflecte as capacidades...

Abraço




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Re: Boeing revela "stealth" F-15 Silent Eagle (!!!)

#71 Mensagem por Mental Ray » Qua Mar 18, 2009 9:46 am

BlInDaDo-BR escreveu:
soultrain escreveu::shock: Saberei escrever Português?

[082] [082] [082] [082]

Ninguém disse o contrário.




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Re: Boeing revela "stealth" F-15 Silent Eagle (!!!)

#72 Mensagem por Skyway » Qua Mar 18, 2009 10:10 am

Sintra escreveu:
Skyway escreveu:CA-RA-LHO....que bicho lindo! A empenagem vertical dele...o angulo que botaram elas!!! As saídas das turbinas parece que tambem tem algumas modificações, acho que no estilo serrilhado....a entrada de ar tambem tem um túnel com desvios para não expor as pás das turbinas...e essas baias para os armamentos?! Acho que ninguem esperava por essa.

Ao contrário de caças antigos como o Su-35, que incorpora algumas medias furtivas no âmbito de materiais de construção mas mantem o desenho ultrapassado e as armas expostas, esse aí inovou no projeto como um todo, mexendo inclusive em partes vitais do projeto F-15, como as empenagens com nova angulação por exemplo.

Muito bom, gostei. Tomara que dê certo.

E como disse o Orestes...ta aí um avião que caberia como uma luva para o que pretendemos. Um projeto oepracional e conhecido, mas com tecnologia furtiva que queremos para um futuro 5ªG.

Torço para que seja um bom projeto, e que as medidas furtivas adotadas realmente tenham sucesso.

Um abraço!
Novo, novo não é.

As unicas alterações profundas foram as novas empenagens, o resto do desenho não foi alterado.
Então vamos lá fazer uma sumula das alterações.

1º - Novas empenagens
2º - Novo sistema EW fornecido pela BAE Systems (que também fornece o do F-22, do F-35 e o do Eurofighter Typhoon, entre o polo Europeu e o Norte Americano está a começar a monopolizar o mercado!)
3º - Novos coatings RAM ("export standard")
4º - Tampa/Cobertura RAM para o canhão
4º - Novo radar AESA (o mesmo AN/APG-63(V4) que foi escolhido recentemente pela USAF para equipar os seus F-15C/D, que é uma besta enorme)
5º - Aqueles CFT´s com provisão para carregar armas internamente

O que é que devia fazer parte deste "pacote" e não faz:

1º - Algo que mascarasse a reflexão radar daquelas duas enormes entradas dos motores, existe um comentário engraçado do Bill sweetman no Blog ARES a dizer que os "radar blockers" (um "blocker" é um sistema que corta/re-encaminha ondas radares) que a Boeing tinha previsto utilizar para esta função "não tinham sido aprovadas para exportação" (o que levanta algumas questões "engraçadas" acerca das restrições de exportação do Super Hornet, é que este, além de ter entradas de ar em "S" TAMBÉM utiliza "blockers" nos tubos do motor de forma a diminuir o RCS frontal do caça, ora se o Departamento de Estado bloqueia estes sistemas no "Silent Eagle"... Se eu fosse responsável da FAB e pertencesse à COPAC, estaria a fazer umas quantas perguntinhas sobre isto à Boeing, e exisgia as respostas por escrito e assinadas...)

2º - Fly by Wire. Aquele desenvolvidissimo/xpto/upa upa/ Silent Eagle continua a usar sistemas hidráulicos!
A Boeing "ofereceu-se" para desenvolver um sistema "Fly by Wire" para este avião caso os clientes paguem. Tendo em conta que o "Fly Away Cost" deste avião deve andar pelos 100 milhões de dolares, eu imagino quanto é que ficaria a conta final se ainda tivesse de se desenvolver todo um sistema Fly by wire novo...
O custo do brinquedo devia ser directamente comparável ao de um RAPTOR!

No total temos um aparelho muito semelhante aos aviões fornecidos à Coreia do Sul, que à primeira vista não trás grandes vantagens sobre o que já existia, quanto à história do "Stealth", :? , sem querer entrar em números, ou em comparações ridiculas do tipo "o RCS é mais pequeno que o do caça "X" por 0,5m2 ou 20DB´s", enquanto não fizerem alguma coisa radical com aquelas entradas de ar, o RCS frontal daquele avião não vai ser particularmente pequeno, neste aspecto partilha do mesmo problema que o seu companheiro de geração de leste.
Mas note-se, o radar é provavelmente o mais capaz instalado até hoje em qualquer avião de combate (deriva directamente do trabalho efectuado no AN/APG-79 e AN/APG-63(V2/V3), tem uma antena AESA ENORME de "ultissima" geração e provavelmente deve deixar o AN/APG-77 a léguas de distância em termos de capacidade), o sistema EW da BAE Systems deve estar ao mesmo nivel de capacidades do radar, é um avião com uma capacidade de carga enorme e com excelentes caracteristicas de vôo. É um "filho da pu..." da pior espécie para quem estiver no "receiving end"...
O preço também reflecte as capacidades...

Abraço
Com certeza, concordo com tudo isso e tenho acompanhado desde ontem essa história tambem, mas eu não disse que ele era novo Sintra... :?
Pelo contrário até, faço questão de bater na tecla que ele ainda é um F-15, com projeto antigo.

Tudo que eu disse foi: Que ele ficou bonito com as novas modificações, que isso deve(DEVE) melhorar um bocado sua furtividade, penso mesmo que pelo fato de voar sempre limpo e contar com medidas furtivas no seu desenho, ele deve ter uma furtividade talvez até acima dos 4ªG(ou de alguns 4ªG) de hoje em dia, e que torço para que o modelo dê certo. :wink:

Um abraço!




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Re: Boeing revela "stealth" F-15 Silent Eagle (!!!)

#73 Mensagem por Skyway » Qua Mar 18, 2009 10:16 am

Bourne escreveu:Skyway,

Seu desavergonhado, roubou a minha idéia de avatar :x

Esse F-15 remendado deve ser uma estratégia da Boeing para vender algumas centenas para a USAF. Ou seja, para consumo interno, mas se der para exportar, beleza.
:mrgreen: :mrgreen:
Cheguei primeiro companheiro... :mrgreen:


Tambem acho que ele é uma proposta para o mercado interno, mas acredito que no mercado externo ele tem seu lugar descrito acima por mim.

Um abraço!




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Re: Boeing revela "stealth" F-15 Silent Eagle (!!!)

#74 Mensagem por Plinio Jr » Qua Mar 18, 2009 10:18 am

Parece-me uma alternativa p/ USAF e ANG p/ substituição da sua cansada frota de F-15A/B/C/D, enquanto não tiver fundos p/ compra de mais Raptors..... :!:




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Re: Boeing revela "stealth" F-15 Silent Eagle (!!!)

#75 Mensagem por Immortal Horgh » Qua Mar 18, 2009 10:28 am

cicloneprojekt escreveu:
Jin Jones escreveu:É um sinal claro que a produção do F-22 não alcanca-rá os numeros desejados.
USAF será formada por F-15 NG ( como maioria ) e F-22A ( em numero menor ), os 700 e poucos Raptores devem ficar no maximo em 200, o restante vai de F-15NG e mais os F-35 é lógico. Isso não fizerem o mesmo com os F-16 ( F-16 master, super, gold, plus,+++++ ).

A crise ta batendo forte :mrgreen:
A idéia é essa mesmo. A ANG está no pior nível desde a guerra fria, justamente pq seus caças estão começando a literalmente a cair aos pedaõs. A Boeing foi muito esperta isso sim. Já está apresentando uma aeronave com baixo risco técnico, que precisará no máximo de alguns ajustes, e que terá condições de complementar os F-22.

Ponto para a Boeing.


E se o Chavez comprar uns PAK-FA...

O Chaves não irá comprar PAK porque a Venezuela quebra antes. A coisa está muito feia lá.



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