NÃO!Santiago escreveu:Prick,
Esse eh o custo total do programa se todas as 294 tivessem sido encomendadas. Isso eh uma estimativa. Nao eh o documento orcamentario do Ministerio da Defesa frances.
Com base nesses valores:
Custo total com desenvolvimento para 294 aeronaves: 39,6 bilhoes de Euros
Custo unitario: 135 milhoes Euros
Para chegar aos valores unitarios abaixo, o Estado frances deve ter "absorvido" os custos de desenvolvimento. Na realidade isso nao passaria de uma manobra contabil, pois o contribuinte frances paga a conta da mesma forma.
Parace que a proposta de orcamento para os 60 novos Rafale a serem encomendados em 2009 contempla 6,2 bilhoes de Euros (4 709.2 million of additional authorizations for commitment in 2009, and 1 514.7 million euros). Se esses numeros estao corretos, o custo unitario dos novos Rafale sera de 103 milhoes de Euros. Flyaway.
[]s
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The draft budget provides for the command in 2009 of 60 additional Rafales (51 for the Air Force, 9 for the Navy), bringing to 180 the total number of aircraft ordered since the program began.
68 aircraft were delivered (42 for the Air Force, 26 for Navy). Deliveries in 2009 relate to 14 aircraft (12 for Air Force and Navy for 2) which should bring to 82 the total number of Rafale delivered late 2009.
The total cost of the program for the State was 39.6 billion euros (financial conditions as at 1 January 2008) which brings the unit cost per aircraft (excluding development) between 64 and 70 million euros depending versions, however, this value should increase due to ongoing negotiations with the company resulting from the reduction of the original target.
In financial terms, the proposed budget includes 4 709.2 million of additional authorizations for commitment in 2009, and 1 514.7 million euros in payment appropriations.
Isso é o custo de produção atual, o que está sendo pago por cada Rafale, não falei em custo de desenvolvimento, mesmo porque o custo que coloquei aqui do F-18E não inclui o custo do desenvolvimento. A Austrália não paga o desenvolvimento do F-18E/F.
Podemos dizer que esse é o valor do Rafale para exportação, não estamos financiando o desenvolvimento do caça, nem vamos pagar pelo que o programa custou. Isso é com a França.
Também, não é estimativa, porque fala quanto foi pago pelos Rafale em 2008. O documento diz o óbvio, nenhum custo é fixo ao longo do tempo, existe uma variação de preço, custo, etc.. Mas isso é válido para todos os caças. O F-18 da Austrália custou mais caro que o F-18 da Us Navy em 2006. Afinal, temos um negócio chamado inflação, em geral, o preço dos caças pelo mundo, são sempre crescentes, e um dos motivos é que estão sempre sendo agregados novos desenvolvimentos e sistemas.
Portanto, a conclusão é lógica, o Rafale não é mais caro que o F-18E, pelo contrário existe uma margem de diferença para o Rafale, mesmo com o câmbio contra o EURO em quase 30%, agora, isso pode diminuir ou aumentar. A tendência com a crise foi a diminuição, o Euro chegou a estar cotado a 1,46 dólares pelo que me lembro.
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