cb_lima escreveu:Sendo assim deveriamos escolher o Gripen pois est'a fora das 2 linhas de "tradicao" da FAB.
Franca e EUA.
O triste 'e saber que o Rafale s'o ganharia se a decisao fosse politica (de acordo com o Marino).
Honestamente, acho que at'e o momento em que o contrato for assinado, tudo vale.
[]s
CB_Lima
Não, acho que já fui bastante claro, dos caças ofertados para o FX-2, os dois projetos mais novos e mais capazes eram o Rafale e Typhoon. Além disso, foi oferecido o SU-35, que é derivado de um projeto antigo, porém, em termos de poder, se iguala aos 02 primeiros.
Assim, não aceito nenhuma decisão técnica que não contemple os projetos mais modernos e mais poderosos oferecidos. Minha short list era Rafale, Typhoon e Su-35 BM. Qualquer outra coisa é decisão política.
Se formos agregar aspectos financeiros, off-sets, tecnologias aos critérios técnicos da plataforma digo; é IMPOSSÍVEL ter uma decisão objetiva, e fora dela, tudo é político.
Como se faz um decisão política se passar por técnica? É muito simples, coloco um tal número de parâmetros e critérios de avaliação, que torna impossível qualquer decisão objetiva. Como os Sul Africanos fizeram para escolher o Gripen.
Olha, estou dizendo isso deste que saiu a Short List. A FAB está tomando decisões políticas, quer dizer invadindo a alçada que não é sua. Portanto, ser tudo será político, deixem a decisão para os políticos. Perpetuar erros do passado não nos levará a lugar nenhum, vou voltar a citar Nelson Rodrigues. "O brasileiro tem nostalgia da burrice!" Se tradição for isso, estou fora.
[]´s