JAS-39 Gripen
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Re: JAS-39 Gripen
Creio que esse perfil feito por baixo, dá um dica porque o Rafale tem números tão bons, a fuselagem dianteira é um grande lerx integrado, não aquele negócio que o F-18 tem para gerar turbulências , aumentando em muito a sustentação do caça, os croassantes são hoje o país europeu mais desenvolvido nessa área, sabem perfeitamente construir caças de baixo peso, com grande resistência estrutural e capacidade de sustentação alar.
Por sinal, parece que o Rafale é um projeto do F-18 como deveria ser.
[]´s
Por sinal, parece que o Rafale é um projeto do F-18 como deveria ser.
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- Gerson Victorio
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Re: JAS-39 Gripen
Prick,PRick escreveu:Creio que esse perfil feito por baixo, dá um dica porque o Rafale tem números tão bons, a fuselagem dianteira é um grande lerx integrado, não aquele negócio que o F-18 tem para gerar turbulências , aumentando em muito a sustentação do caça, os croassantes são hoje o país europeu mais desenvolvido nessa área, sabem perfeitamente construir caças de baixo peso, com grande resistência estrutural e capacidade de sustentação alar.
Por sinal, parece que o Rafale é um projeto do F-18 como deveria ser.
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a disposição dos mísseis no centerline como aque você colocou existe mesmo?...confesso que não ví nenhuma foto com essa configuração!!!
Gerson
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Re: JAS-39 Gripen
F-18, Rafale, EF-2000......mas e o Gripen que é o tema desse tópico?
Não subestimo as informações aqui postadas, principalmente as postadas pelo Sintra que são muito importantes e esclarecedoras, mas isso tudo poderia ser debatido no respectivo tópico, não?
Não subestimo as informações aqui postadas, principalmente as postadas pelo Sintra que são muito importantes e esclarecedoras, mas isso tudo poderia ser debatido no respectivo tópico, não?
AD ASTRA PER ASPERA
Re: JAS-39 Gripen
GERSON VICTORIO escreveu:Prick,PRick escreveu:Creio que esse perfil feito por baixo, dá um dica porque o Rafale tem números tão bons, a fuselagem dianteira é um grande lerx integrado, não aquele negócio que o F-18 tem para gerar turbulências , aumentando em muito a sustentação do caça, os croassantes são hoje o país europeu mais desenvolvido nessa área, sabem perfeitamente construir caças de baixo peso, com grande resistência estrutural e capacidade de sustentação alar.
Por sinal, parece que o Rafale é um projeto do F-18 como deveria ser.
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a disposição dos mísseis no centerline como aque você colocou existe mesmo?...confesso que não ví nenhuma foto com essa configuração!!!
Gerson
Essa arte não é minha, foi feita para demonstrar os pontos de fixação de armamento no Rafale, normalmente no center line é colocado um tanque de combustível, porém, podem ser colocados até 02 mísseis ar-ar neles, como demonstra a arte. O Rafale terrestre possui 14 pontos duros, na arte existe 12 sendo ocupados, existe mais 02 na entrada de ar das turbinas, normalmente usados para pods de sensores.
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Re: JAS-39 Gripen
Para fechar esta dicussão, só gostaria de ressaltar uma coisa.
O Rafale F-3 a ser vendido para os Emirados Arabes, se este vir a fechar a compra das 60 unidades, segundo o próprio governo Arabe, necessáriamente terá que possuir o novo motor M88-3 com 15% a mais de empuxo.
O Rafale F-3 a ser vendido para os Emirados Arabes, se este vir a fechar a compra das 60 unidades, segundo o próprio governo Arabe, necessáriamente terá que possuir o novo motor M88-3 com 15% a mais de empuxo.
Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???
Re: JAS-39 Gripen
gaitero escreveu:Para fechar esta dicussão, só gostaria de ressaltar uma coisa.
O Rafale F-3 a ser vendido para os Emirados Arabes, se este vir a fechar a compra das 60 unidades, segundo o próprio governo Arabe, necessáriamente terá que possuir o novo motor M88-3 com 15% a mais de empuxo.
Não acreditiaria em tudo o que se tem falado, na verdade, a M-88 ECO terá uma versão de 9 toneladas de empuxo, e não mais a M-88-3. É tudo questão de nomenclatura.
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Re: JAS-39 Gripen
"GUERRA"; "WAR"...Skyway escreveu:F-18, Rafale, EF-2000......mas e o Gripen que é o tema desse tópico?
Não subestimo as informações aqui postadas, principalmente as postadas pelo Sintra que são muito importantes e esclarecedoras, mas isso tudo poderia ser debatido no respectivo tópico, não?
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Re: JAS-39 Gripen
topico de ideologia ou religião,.....pq o fanatismo é imenso
O Pior cego é o que está convicto e seguro de que vê. Não há nada mais fácil do que apontar os erros, preconceitos e fanatismo dos outros enquanto permanecemos cegos e insensíveis aos nossos próprios.
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Re: JAS-39 Gripen
LuisLuís Henrique escreveu:1) praticamente o mesmo tamanho e 1T mais pesado.....Sintra escreveu: Menos, muito menos
O Rafale e o Typhoon são praticamente do mesmo tamanho, a diferença de peso entre os dois é de uma tonelada, o avião Gaulês tem menos duas toneladas de potência em "Dry" e menos TRÊS em "Post"...
Em termos de aerodinâmica, o Typhoon tem uma melhor relação "peso/área alar", está equipado com entradas de ar de geometria variável o que lhe permite adequar a entrada de ar nos motores consoante as necessidades de vôo, as do RAFALE são fixas (é a diferença entre Tornado GR1 atingir MACH2.2 e um Tornado GR4 não passar dos Mach 1.4), o Typhoon está equipado com com um canard "Long Arm" que tem vantagens em "instantenous turn rate" a velocidades superónicas, o RAFALE com um canard "short arm" que lhe permite melhor controlo a baixas velocidades (aterragem em Porta Aviões). Portanto dizer que o avião Francês tem melhor aerodinâmica é forte.
O novo M-88 ECO atingiu as 9 ton de potência em BANCADA ao nivel do mar. Enfiado no RAFALE em vôo, as entradas de ar deste conseguem fornecer ar suficiente para o motor conseguir produzir as tais nove toneladas?
Boa pergunta, o antigo M88-3 de nove toneladas oferecido à Coreia do Sul obrigava ao re-desenho completo das entradas de ar do avião Francês para dois "buracos" substancialmente maiores.
Entretanto a EADS/EUROJET em concurso com a GE (F-414), está a oferecer uma variante do seu EJ200 com 75KN de potência em dry, 100KN em "Post", com TVC para o LCA Indiano, estes nºs já foram atingidos em bancada no longinquo ano de 1998 pelo EJ230...
Quanto ao radar, o avião Gaulês tem um demonstrador AESA a voar no avião B301, a Eurofighter tem um demonstrador AESA a voar no DA5, o estado Francês declarou que vai assinar um contrato NO PROXIMO ANO para a produção de QUATRO radares (!) para serem entregues em 2012; a antena da EURORADAR está a ser oferecida para a India, Arábia Saudita e restantes parceiros do consorcio, nos próximos meses vamos saber a data de entrega dos primeiros sets, as Forças Armadas Alemães no seu orçamento deste ano indicam que a data de entrega do primeiro é em 2012...
Menos, muito menos
Concordo com praticamente o mesmo tamanho, o EFA é 5% maior.
Sobre o peso, o EFA é 20% mais pesado. Creio que seja uma diferença SIGNIFICATIVA.
2) Sobre a melhor relação peso/área alar refaça as contas alterando de 1T mais pesado para 1.940 kg mais pesado.
3) A melhor aerodinâmica que eu disse se refere a melhor habilidade do caça gaules em acelerar. OU em outras palavras, de cortar o ar. De ter menos arrasto, etc.
Prova disso esta no próprio site da Eurofighter que coloca o Rafale empatado com o EFA em aceleração, mesmo sendo 15% menos potente.
Também, olhando, percebemos que o bico do Rafale é mais fino. O que lhe garante uma vantagem e uma desvantagem. A vantagem é justamente na aerodinâmica que eu estou comentando, a desvantagem é no espaço menor para a instalação do radar.
4) Eu considero o Rafale melhor por ser mais polivalente.
O atual radar do EFA pode ter maior alcance de detecção, mas não é tão moderno quanto o do caça francês, que utiliza tecnologia ESA.
O radar AESA do caça francês parece estar mais adiantado, com o governo francês ja pronto para recebe-los. No caso do EFA parece que 4 governos demoram mais para tomar alguma decisão...
Ressalto que gosto muito dos 2 caças. São ambos excelentes. Porém o Rafale é mais polivalente e ja que a FAB pretende ter um único caça, não podemos nos comprometer com 1 caça mais dedicado.
A atual vantagem do EFA se resume em maior capacidade de detecção do radar e melhor performance dos motores.
A atual vantagem do Rafale se resume a maior alcance / persistência em combate, maior carga de armas e maior polivalência.
Apenas conclui que com um motor equivalente ao EJ200, o Rafale passaria o EFA em alguns quesitos, como aceleração e razão de subida. É claro que não posso garantir, é apenas uma suposição. Mas se olharmos no site da eurofighter e vermos que o Rafale EMPATA com o EFA em aceleração, imagine com um motor equivalente....
O peso do RAFALE monolugar terrestre é de 10+ toneladas quando limpo, documentação oficial da Dassault do final de 2008, disponivel no proprio site do construtor em pelo menos dois locais diferentes, tirei isto de lá:
Para não existirem duvidas acerca de qual versão se trata, rodeiei a vermelho a quantidade de combustivel interno e o nº de pylons.
Na própria página principal você encontra lá esse valor (http://www.dassault-aviation.com/fr/def ... iques.html)
Ou seja a diferença de peso é de cerca de 7%.
Em termos de aceleração, quanto mais alto se subir mais notória vai ser a diferença entre os dois aviões, a 50000 pés, aquela potência extra do par de EJ200 sente-se (e bem).
Quanto à maior polivalência, especulando, também poderiamos considerar que o avião Francês é uma espécie de "Jack of all Trades", não? Consegue fazer tudo, mas não é particularmente bom em nada... (ok, foi uma apenas "alfinetada" bem humorada)
Na realidade os dois aviões parecem o "Dupont et Dupont", tecnologicamente muito semelhantes, caracteristicas muito ligeiramente diferentes, o desenho Francês deu uma maior importância a uma (ligeiramente) maior "Fuel Fraction" e rigidez estrutural, o avião Pan-Europeu tem um maior acento em (ligeiramente) melhores prestações (especialmente a média/grande altitude).
Foi uma idiotice sem tamanho terem sido construidos dois aparelhos "Xerox", a Europa deveria ter concentrado o seu budget num unico avião.
Abraço
ps- Voltando ao Gripen
Budweiser 'beer' is like making love in a canoe - 'F***** close to water'...
Re: JAS-39 Gripen
Com certeza, para mim foi muita pretensão da Dassault... Ainda acho que vai pagar caro por isso (já pagou!).Sintra escreveu: Foi uma idiotice sem tamanho terem sido construidos dois aparelhos "Xerox", a Europa deveria ter concentrado o seu budget num unico avião.
Quem vai pagar caro mesmo é o Brasil coitado, se realmente adquirir o Rafale....
Re: JAS-39 Gripen
Desconhecia a possibilidade de se aumentar a capacidade do M88-2. Mas, na verdade não estava escrito que o caça seria vendido com o M88-3, estava sim escrito que uma das exigências era um motor mais potênte.PRick escreveu:gaitero escreveu:Para fechar esta dicussão, só gostaria de ressaltar uma coisa.
O Rafale F-3 a ser vendido para os Emirados Arabes, se este vir a fechar a compra das 60 unidades, segundo o próprio governo Arabe, necessáriamente terá que possuir o novo motor M88-3 com 15% a mais de empuxo.
Não acreditiaria em tudo o que se tem falado, na verdade, a M-88 ECO terá uma versão de 9 toneladas de empuxo, e não mais a M-88-3. É tudo questão de nomenclatura.
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Lógicamente se existe a possibilidade de se aumentar a capacidade do atual motor, este deverá ser o caminho mais lógico.
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Re: JAS-39 Gripen
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Re: JAS-39 Gripen
Esses Sikhs são definitivamente estranhos . Parece que pararam no tempo . Vê-se por outro lado e nas outras fotos que a maioria dos que estão a observar as explanações suecas são pilotos de M2000...
Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
Re: JAS-39 Gripen
Resolvi destacar a informação disponibilizada pela SAAB logo depois de entregar a proposta à fab.
“O Gripen NG trará ao Brasil uma parceria a longo prazo entre o Brasil e a Suécia em um programa de caças que já está bem estabelecido e que continua sendo desenvolvido. O Gripen manterá uma posição de vanguarda em desenvolvimento tecnológico, pelos próximos 30-40 anos", disse o presidente da Saab Åke Svensson.
A Saab oferece um forte pacote de cooperação industrial, com efeitos positivos na indústria de defesa nacional, como investimento direto no desenvolvimento, produção e manutenção da aeronave. Além disso, o Gripen NG oferece transferência de tecnologia essencial, o que possibilitará o envolvimento total no futuro desenvolvimento de capacidades.
O Gripen NG representa a nova geração de aeronaves Gripen, uma versão aprimorada do já estabelecido caça com capacidade para múltiplo emprego e comprovados custos baixos de aquisição, operação e suporte. O programa Gripen NG abrange o desenvolvimento de aviônicos e todos os principais sensores, inclusive do radar AESA. O caça virá equipado com maior empuxo, maior capacidade de carga e maior alcance.
“O Gripen NG trará ao Brasil uma parceria a longo prazo entre o Brasil e a Suécia em um programa de caças que já está bem estabelecido e que continua sendo desenvolvido. O Gripen manterá uma posição de vanguarda em desenvolvimento tecnológico, pelos próximos 30-40 anos", disse o presidente da Saab Åke Svensson.
A Saab oferece um forte pacote de cooperação industrial, com efeitos positivos na indústria de defesa nacional, como investimento direto no desenvolvimento, produção e manutenção da aeronave. Além disso, o Gripen NG oferece transferência de tecnologia essencial, o que possibilitará o envolvimento total no futuro desenvolvimento de capacidades.
O Gripen NG representa a nova geração de aeronaves Gripen, uma versão aprimorada do já estabelecido caça com capacidade para múltiplo emprego e comprovados custos baixos de aquisição, operação e suporte. O programa Gripen NG abrange o desenvolvimento de aviônicos e todos os principais sensores, inclusive do radar AESA. O caça virá equipado com maior empuxo, maior capacidade de carga e maior alcance.
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Re: JAS-39 Gripen
Comparar com o F-5 não vale, já se formos comparar com o M-2000, o Gripen NG já é um passo para tras, como estão falando em 36 caças, quero o melhor possível, meia boca, prefiro M-2000-9 ou M-2000C modernizados.
[]´s[/quote]
H
[/quote]
Acho que você anda com isso na cabeça e os caras que fazem os pdf´s do Gripen NG também.
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HUMMM Vodca Absolut, gosto muito.
Vinho é coisa para pessoas mais delicadas.
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Acho que você anda com isso na cabeça e os caras que fazem os pdf´s do Gripen NG também.
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Albert Einstein
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