Isto é uma ótima notícia, pois mostra a maturidade da MB.Marino escreveu:Estão oferecendo os navios, sem pressão.
A MB está fazendo os estudos com independência.
Eu particularmente acho a opção Alemã, muito atraente.
Moderador: Conselho de Moderação
Isto é uma ótima notícia, pois mostra a maturidade da MB.Marino escreveu:Estão oferecendo os navios, sem pressão.
A MB está fazendo os estudos com independência.
Não é bem assim. Sempre li e também ouvi dizer da parte de pessoas mais bem informadas que eu, que é impossível instalar o radar SMART-L nas FREMM, razão pela qual ele não está incluído nas especificações das FREDA, nem nas francesas nem nas propostas à Grécia. Por outro lado as FREMM francesas só deverão serem equipadas com o HERAKLES, não sei porque motivo . Para terem fragatas FREMM com o EMPAR, terão que as comprar à Itália e com o EMPAR elas são muito mais caras.soultrain escreveu: ... só julgo que as FREMM não são um projecto fechado, são modulares, cada cliente pode escolher a opção que mais lhe convier.
[[]]'s
JLRCJLRC escreveu:Não é bem assim. Sempre li e também ouvi dizer da parte de pessoas mais bem informadas que eu, que é impossível instalar o radar SMART-L nas FREMM, razão pela qual ele não está incluído nas especificações das FREDA, nem nas francesas nem nas propostas à Grécia. Por outro lado as FREMM francesas só deverão serem equipadas com o HERAKLES, não sei porque motivo . Para terem fragatas FREMM com o EMPAR, terão que as comprar à Itália e com o EMPAR elas são muito mais caras.soultrain escreveu: ... só julgo que as FREMM não são um projecto fechado, são modulares, cada cliente pode escolher a opção que mais lhe convier.
[[]]'s
Pois, eu também penso que o problema seja mais político do que de projecto mas na realidade, a FREDA francesa também não tem o S-1850L (montado nas Horizon e equivalente ao SMART-L). Julgo que o projecto actual não permite a instalação do radar. Talvez alterando o projecto isso possa ser feito mas se calhar tornava-se demasiado caro.Sintra escreveu:
JLRC
Eu lembro-me de ver à cerca de dois anos um projecto muito detalhado apresentado pela Thales Nederlands de uma FREMM equipada com o APAR, o Smart L e 32 VLS MK41 (não o guardei, infelizmente). O que correu nos "mentideros" é que o Eliseu (MBDA...) se tinha mandado aos "arames" e que se recusaram a dar permissão para que esta proposta fosse apresentada para exportação pela DCNS em colaboração com a Thales Nederlands (se queres uma FREMM compras ASTER e não misseis americanos), se é verdade ou não...
Abraços