NOTÍCIAS

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Moccelin
Sênior
Sênior
Agradeceram: 2 vezes

Re: NOTÍCIAS

#2236 Mensagem por Moccelin » Ter Mar 03, 2009 4:08 pm

Mas eu já disse isso N vezes... A vida militar está cada vez menos prestigiada, o que acontece? Muita gente fraca e sem nenhuma pré-disposição à farda acaba entrando pra EsSA, EsPCEx/AMAN, e por aí vai.

Do meu pelotão na EsPCEx uns 50% dava pra perceber que estavam lá por ser um EMPREGO estável, e não porque tinham aquela pré disposição, são caras que achavam, acham, e vão achar depois de formado que do jeito que está agora está bom, que acreditam CEGAMENTE naquele negócio de que o nosso Exército iria ganhar a guerra contra qualquer potência simplesmente porque nossos soldados são a última bolacha do pacote porque ralam pra caralho, que qualquer coisa melhor que o FAL é gastar dinheiro à toa, que tecnologia no campo de batalha serve só pra quebrar, e por aí vai...E claro, uns poucos com outras características que é melhor não comentar... Mas que, no final das contas, vão originar notícias como essas bombas que estouram de vez em quando.

Ah, detalhe, 5 Cadetes que eu imaginava que seriam os melhores oficiais já saíram da AMAN pra trilhar caminhos diferentes, fazer faculdade pra depois tentar uma PF da vida. Caras bons de serviço, que tinham amor pela farda, não só aquela vibração cega (que acha que o que é feito é o que tem que ser e que qualquer evolução é ruim), mas aqueles que realmente liam à respeito, pesquisavam, procuravam ver como é e tal, que pensavam "quando eu estiver do lado liso da prancheta eu vou tentar mudar isso, ou aquilo"... E o pior, contei só 5 porque eu estou levando em conta só os que eram amigos mais chegados.

The cake is a lie...
Moccelin
Sênior
Sênior

#2237 Mensagem por Moccelin » Ter Mar 03, 2009 4:15 pm

SGT GUERRA escreveu:Vários oficiais pediram exclusão da lista de comando. O DGP publicou uma nota sobre o assunto.

http://www.dgp.eb.mil.br/docs/ExclusaoComando.pdf
E acreditem, isso só tende a piorar...

The cake is a lie...
tykuna
Sênior
Sênior
Agradeceu: 7 vezes
Agradeceram: 11 vezes

#2238 Mensagem por tykuna » Qua Mar 04, 2009 10:06 am

Generais criticam Plano Nacional de Defesa
Publicada em 04/03/2009 às 00h05m
Evandro Éboli

BRASÍLIA - O Plano Nacional de Defesa, apresentado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no fim de 2008, foi alvo de críticas de um grupo de três generais prestes a seguir para a reserva, nesta terça-feira. Eles apresentaram documento na reunião do Alto Comando do Exército acusando o Ministério da Defesa de interferir nos três comandos militares e criticam o número de servidores civis na pasta. É o que mostra reportagem de Evandro Éboli na edição desta quarta no GLOBO.

O documento é assinado pelos generais Luiz Cezário da Silva, ex-comandante Militar do Leste; Paulo César de Castro, chefe do Departamento de Ensino e Pesquisa; e Maynard Marques de Santa Rosa, chefe do Departamento Geral de Pessoal.

Para integrantes do ministério, a crítica vem de setores das Forças Armadas que resistem ao comando civil na Defesa. Um dos principais pontos de descontentamento seria a criação no Ministério de um Alto Comando da Defesa com poder para decidir sobre as grandes compras de armamentos e equipamentos das três forças. A ideia é reforçar o ministério, mas militares mais conservadores acham que a proposta enfraquece os comandos.

O orçamento insuficiente dos militares foi citado no documento, assim como a falta de verba para modernizar as três forças.

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, e o comandante do Exército, general Enzo Peri, tinham conhecimento do documento há dias. Em reação ao texto, o comando elaborou outro documento rebatendo as críticas e defendeu a existência do Ministério da Defesa e sua ocupação por um civil.

Liberados arquivos do extinto Conselho de Segurança Nacional
O ministro do Gabinete de Segurança Institucional, Jorge Armando Felix, entregará na quinta-feira ao Arquivo Nacional nove livros-atas do extinto Conselho de Segurança Nacional. Os documentos contêm relatos de reuniões e decisões produzidas pelo conselho de 1935 a 1988. Entre os papéis, considerados de extrema importância para a História, estão o registro de debates sobre a entrada do Brasil na 2ª Guerra Mundial até as deliberações da Comissão Geral de Investigação, criada pelo alto comando da ditadura militar em 1964 para conduzir os inquéritos policiais-militares. Félix decidiu repassar o acervo ao Arquivo Nacional, vinculado à Casa Civil, porque grande parte dos documentos perdeu o caráter sigiloso. Os livros serão abertos a consulta pública.

fonte: http://oglobo.globo.com/pais/mat/2009/0 ... 677550.asp

Imagem
tykuna
Sênior
Sênior
Agradeceu: 7 vezes
Agradeceram: 11 vezes

#2239 Mensagem por tykuna » Qua Mar 04, 2009 10:25 am

China anuncia 14,9% de aumento em orçamento militar

da BBC Brasil
A China anunciou, nesta quarta-feira, um aumento de 14,9% em seu orçamento militar para este ano, levando-o a um total de 480,6 bilhões de yuans (cerca de R$ 169,5 bilhões).

Segundo o porta-voz do governo, Li Zhaoxing, o dinheiro será usado para pagar melhores salários, para modernização e para o que chamou de "programas de construção de infraestrutura", que incluem operações de contraterrorismo e de apoio a catástrofes.

Li fez questão de reiterar que os gastos militares serão para melhorar as defesas da China e não representam uma ameaça a país algum.

Nos últimos anos, os Estados Unidos vêm acusando o governo chinês de esconder a verdadeira quantia gasta em seu aparato militar. Mas Li negou a acusação. "Não existe nada disso", afirmou, em entrevista coletiva em Pequim.

Modesto

O porta-voz disse que o aumento anunciado é "modesto", e argumentou que a China tem a intenção de proteger sua soberania e sua integridade territorial.

Analistas lembram que os 14,9% marcam o 19º aumento da ordem de dois dígitos nos últimos 20 anos nos gastos militares chineses.

Mas segundo o correspondente da BBC em Pequim, James Reynolds, muitos na China acreditam que os gastos militares do país ainda são relativamente pequenos se considerados per capita.

Eles reforçam ainda que o orçamento militar chinês ainda é oito vezes menor que o dos Estados Unidos.
Para 2009, a previsão é de que os americanos gastem US$ 515 bilhões --7,5% a mais que em 2008-- sem contar os bilhões de dólares destinados às guerras no Iraque e no Afeganistão.

O anúncio do novo orçamento militar ocorre um dia antes da sessão anual do Congresso Nacional do Povo, o Parlamento chinês.

Imagem
Pereira
Sênior
Sênior
Agradeceu: 6 vezes
Agradeceram: 1 vez

#2240 Mensagem por Pereira » Qua Mar 04, 2009 10:53 am

Será que o modo de seleção para os futuros comandantes desse país não é equivocado ?

Hoje, para ser oficial é preciso obrigatoriamente passar pela AMAN, não sem antes pela EsPCEx, que possui um limite de idade, depois dos 20 anos acabou o sonho.

Será que não é isso que leva gente despreparada para a formação ?

Será que o recruta que faz de tudo para engajar não seria um oficial melhor ? Por fazer aquilo que gosta.

Eu fiz a prova ano passado, pela minha média eu ficaria entre o 400 e o 460, dependendo da minha redação, mas fui elimiado por não alcançar os 50% em química.

Não sabia do concurso, só soube no meu último ano (faço 21 nesse).

Será que não seria um oficial exemplar apenas por esse detalhe, Química ?

Quero ser aviador, meu sonho era pilotar pela cor verde oliva, se sargentos pudessem passar pelo mesmo processo de seleção que os oficiais passam, para o ingresso ao curso de formação de oficial aviador, sem titubear prestaria o concurso deste ano.

Não entendo a necessidade de se passar pela AMAN para começar os estudos como piloto, mas se o EB quer assim, não sou eu quem vai questionar.

Taí ao meu ver, um dos motivos do desinteresse pela carreira no EB. Só pegar o número candidato/vaga dos concursos regulares.

É só um desabafo pela minha frustração, relevem.

Pereira
Sênior
Sênior

#2241 Mensagem por Pereira » Qua Mar 04, 2009 11:02 am

italo clay
Intermediário
Intermediário
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 18 vezes

#2242 Mensagem por italo clay » Qua Mar 04, 2009 3:55 pm

bom resolvi dar minha humilde opinião. acredito que o ingresso de oficiais e sargentos no EB deve ser revisto. Vamos dar uma olhada no sistema americano; somente 30% dos oficiais vem das academias militares, o restante a grande massa provem do que para nós são os CPOR´s; o enfoque deles é a capacidade de liderança, faz parte da cultura americana a busca do lider nato. Eles sabem que muitas vezes ótimos candidatos ingressam primeiro em uma universidade, faz parte tbm da cultura. portanto o oficial seja vindo de west point ou de um CPOR (lembrem-se que ele já passou por uma universidade) são cobrados e incentivados da mesma forma, e em certo momento passam a competir nas promoções igualitariamente; o General Colin powel que comandou o US ARMY durante a guerra do golfo e foi secretário de estado veio de um CPOR. portanto acredito que reger a seleção de oficiais pela mesma lei de concursos públicos civis é um erro, pois só vai garantir que aquele que passou estudou mais; mas será que é vocacionado para a vida militar ? o fato do cidadão tirar 10 em química fará dele um oficial melhor ? não estou dizendo para se abolir a seleção intelectual, mas ela não é tudo; uma bela entrevista deveria ser feita (com caráter eliminatório) para se avaliar a aptidão do candidato. resumindo devemos para de buscar nos nossos oficiais o intelectual a lá sec. XIX e investirmos no lider nato.
outro ponto são os sargentos. não tenho dados mas pergunto o que é mais caro formar um sargento na ESa ou um soldado Comando ou prercursor ? vejam gastamos tempo e dinheiro formamos um profissional altamente qualificado e depois de alguns anos o dispensamos porque apesar da sua experiência acumulada ele não passou em uma provinha; nos states a entrada em certas unidades de elite já garante automaticamente a promoção para sargento, como por exemplo nos RANGER´s. poderíamos muito bem reservar uma parte das vagas para sargento de carreira para comandos e precursores.

bom essa é tão somente minha humilde e modesta opinião sem pretensão alguma de ser aceita.

CHRISTUS VINCIT, CHRISTUS REGNAT, CHRISTUS IMPERAT.
Oziris
Sênior
Sênior
Agradeceu: 10 vezes

#2243 Mensagem por Oziris » Qua Mar 04, 2009 4:11 pm

Italo, você falou tudo.

[]'s

-------------------------------

Si vis pacem, para bellum.

"Não sei com que armas a III Guerra Mundial será lutada. Mas a IV Guerra Mundial será lutada com paus e pedras."
Albert Einstein
eligioep
Sênior
Sênior
Agradeceu: 402 vezes
Agradeceram: 341 vezes

#2244 Mensagem por eligioep » Qua Mar 04, 2009 4:25 pm

Teriam que haver mais mudanças. O EB deveria aproveitar os militares possuidores de nível superior. Por exemplo: tem carência de pessoal da área de saúde. Por que um sargento não pode ser médico? Ou dentista? Enfermeiro, advogado, administrador.... É uma grande perda, um enorme desperdício de pessoal formado e não aproveitado. Como exemplo, cito que no Haiti, tínhamos, no Contingente Boliviano, de uma médica que tinha a graduação de soldado. Não vejo problemas em ser igual aqui.... Também poderíamos aproveitar melhor o pessoal dos CPOR/NPOR, porém deveríam receber uma melhor formação, mais extensa do que os 10 meses em meio expediente. Se não me engano, nos EUA a formação é de 2 anos nos CPOR e 5 em West Point, porém os do CPOR já vem com formação superior, o que iguala a formação, com 2 anos destinados, em ambos os casos, para a formação tipicamente militar. E por que não aumentar a idade para o ingresso? Quem sabe a mesma linha de formação dos Navais da MB (TODOS os praças entram como soldados, depois cabo e assim sucessivamente)?

Guerra
Sênior
Sênior
Agradeceu: 53 vezes
Agradeceram: 135 vezes

#2245 Mensagem por Guerra » Qua Mar 04, 2009 4:53 pm

Pereira escreveu:Será que o modo de seleção para os futuros comandantes desse país não é equivocado ?

Hoje, para ser oficial é preciso obrigatoriamente passar pela AMAN, não sem antes pela EsPCEx, que possui um limite de idade, depois dos 20 anos acabou o sonho.

Será que não é isso que leva gente despreparada para a formação ?

Será que o recruta que faz de tudo para engajar não seria um oficial melhor ? Por fazer aquilo que gosta.

Eu fiz a prova ano passado, pela minha média eu ficaria entre o 400 e o 460, dependendo da minha redação, mas fui elimiado por não alcançar os 50% em química.

Não sabia do concurso, só soube no meu último ano (faço 21 nesse).

Será que não seria um oficial exemplar apenas por esse detalhe, Química ?

Quero ser aviador, meu sonho era pilotar pela cor verde oliva, se sargentos pudessem passar pelo mesmo processo de seleção que os oficiais passam, para o ingresso ao curso de formação de oficial aviador, sem titubear prestaria o concurso deste ano.

Não entendo a necessidade de se passar pela AMAN para começar os estudos como piloto, mas se o EB quer assim, não sou eu quem vai questionar.

Taí ao meu ver, um dos motivos do desinteresse pela carreira no EB. Só pegar o número candidato/vaga dos concursos regulares.

É só um desabafo pela minha frustração, relevem.
Pereira, talvez o processo de seleção tenha que evoluir, mas eu não acho que qualquer outro critério de seleção é melhor do que o intelectual. Porque um sistema de avalaiação que tenha o quesito coragem, por exemplo. Eu posso te achar um cara corajoso, e outro avaliador não achar. Então, a seleção ia ser na base do "QI", quem indica.
Agora imagina. Para se formar um coronel (cmt de Om) são necessarias 4 escolas, sendo 5 escolas o ideal. Tente imaginar um criterio de avaliação de mérito selecionando esses oficias para cada uma dessas escolas.

No passado o EB era algo parecido com isso. Não deu certo. Infelizmente, não tem porque dar certo atualmente.

A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Moccelin
Sênior
Sênior

#2246 Mensagem por Moccelin » Qua Mar 04, 2009 5:36 pm

Esse é o problema (o QI)... Nos EUA o processo de seleção pra West Point é o QI... Os senadores pegam os voluntários, e analisam suas notas e toda a sua vida acadêmica (se fez parte de grêmios, de times de esporte e por aí vai) e selecionam, ou seja, é uma mistura de notas (afinal os currículos dos com notas ruins nem são analisados) com vocação e aptidão.

Mas pra ser realizado uma seleção parecida (mas não igual), com análise de aptidões intelectuais e de vocação, etc, seria necessário que a quantidade de voluntários DE VERDADE fosse bem maior... Hoje temos gente que entra na EsPCEx mas não tem nem noção de que carreira está iniciando, e que, durante os 5 anos de formação, vai se demonstrar um líder militar fraco, boçal, etc, mas que, como tira notas boas, vai se formar, e receber o comando de um pelotão, de uma sub-unidade, e por aí vai... Enquanto isso temos gente que tem 101% de aptidão E vocação, mas que às vezes, não sabia da prova, não tinha o conhecimento próprio pra ver a sua vocação, e por aí vai.

Pra mim uma forma interessante e relativamente simples de se mudar pra melhor aqui no Brasil seria diminuir o número de oficiais formados 100% na AMAN e adicionar uma forma de entrada no oficialato para pessoas com nível superior completo, com uma formação militar maior e melhor que a dos CPORs, que poderia ser feita na própria AMAN, afinal estrutura física teria, já que o número de oficiais formados 100% na AMAN seria menor...

Imaginem, estamos formando por volta de 400 oficiais de carreira por ano no EB, ao invés disso formaría-se menos, por volta de 200, 250... E 200 a 250 de vagas para uma formação de 2 anos (1,5 ano já daria, a meu ver), voltada para o extritamente militar (inclusive a administração militar), para civis com curso superior. Teríamos os mesmos 400 a 500 oficiais formados por ano, com um custo beeem menor para o estado (já que não teria que dar a formação acadêmica ao oficial), e sem sobrecarregar a estrutura, afinal a AMAN trabalharia com um número MENOR de "futuros oficiais". E de brinde ainda iríamos ganhar uma forma de um Sargento ou Soldado/Cabo com liderança e vocação entrar para o Oficialato COMBATENTE (e não o QCO, unica forma atual e conhecido carinhosamente como Quadro Civil de Oficiais).

E isso também abriria as portas para o Of Temp (dos CPOR/NPOR) continuar na carreira... Poderiam fazer, por exemplo, assim: o Of Temp que enganjou está lá, trabalhando como Tenente, e terminando sua faculdade... Terminou a faculdade, faz-se um concurso interno (apenas para formados no CPOR/NPOR) para essa formação, talvez com um tempo menor, tipo, 1 ano para esses, e 2 para os civis...

Enfim, idéias não faltam, mas parece que o "fica como está porque assim tá bom" impera... Como diria o Dandolo: Vamos fazer? Eu me disponho a iniciar um projeto... :-P

The cake is a lie...
Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#2247 Mensagem por Bolovo » Qua Mar 04, 2009 11:59 pm

Eu queria fazer CPOR, mas tinha que estar cursando superior no ano do serviço militar. Eu estava 1 ano atrasado.

E agora? Nunca vou comandar meu pelotão de Leopard. =/

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Guerra
Sênior
Sênior
Agradeceu: 53 vezes
Agradeceram: 135 vezes

#2248 Mensagem por Guerra » Qui Mar 05, 2009 9:23 am

vilmarmoccelin escreveu: E de brinde ainda iríamos ganhar uma forma de um Sargento ou Soldado/Cabo com liderança e vocação entrar para o Oficialato COMBATENTE (e não o QCO, unica forma atual e conhecido carinhosamente como Quadro Civil de Oficiais).
Eu sou contra o sgt chegar ao oficialato. Não vejo nada demais um sgt comandar um pelotão como sgt. E não é porque sou sgt, porque a proposta da EASA é que o sgt chegue a comandar uma cia, e eu sou contra essa idéia. Penso assim porque a promoção é reconhecimento individual. Se a força promove um sgt a oficial não são os sgt que estão sendo valorizados, e sim os oficiais e o sgt que esta sendo promovido. Então, qualquer tipo de mudança que não valorize o sd, cb e o sgt, não agrega nada ao todo. É uma continuação do que esta sendo feito.
E isso também abriria as portas para o Of Temp (dos CPOR/NPOR) continuar na carreira... Poderiam fazer, por exemplo, assim: o Of Temp que enganjou está lá, trabalhando como Tenente, e terminando sua faculdade... Terminou a faculdade, faz-se um concurso interno (apenas para formados no CPOR/NPOR) para essa formação, talvez com um tempo menor, tipo, 1 ano para esses, e 2 para os civis...
Mas qual o louco que ficaria anos numa prep, anos numa academia, se ele pode entar por outra porta?
Eu penso que com bom conhecimento de comando de GC um cara comanda bem um pelotão. Agora, uma companhia, a coisa complica. O militar tem que ter um conhecimento teorico maior. Como ficaria, quando esse militar fosse comandar uma cia?

Você sabia que o concurso da ESAEx era para ser interno? Num da certo, sempre vai aparecer um querendo colocar o filho pela porta dos fundos e da um jeitinho.

A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Pereira
Sênior
Sênior

#2249 Mensagem por Pereira » Qui Mar 05, 2009 9:43 am

Mesmo porque, se o sujeito se dispõe a ser militar, mesmo depois de ser formado em escola civil, fica claro que é essa a carreira que ele quer seguir.
SGT GUERRA escreveu: Pereira, talvez o processo de seleção tenha que evoluir, mas eu não acho que qualquer outro critério de seleção é melhor do que o intelectual. Porque um sistema de avalaiação que tenha o quesito coragem, por exemplo. Eu posso te achar um cara corajoso, e outro avaliador não achar. Então, a seleção ia ser na base do "QI", quem indica.
Agora imagina. Para se formar um coronel (cmt de Om) são necessarias 4 escolas, sendo 5 escolas o ideal. Tente imaginar um criterio de avaliação de mérito selecionando esses oficias para cada uma dessas escolas.

No passado o EB era algo parecido com isso. Não deu certo. Infelizmente, não tem porque dar certo atualmente.
Realmente, para os moldes de seleção de hoje, não existe outro método além do EI.

Mas você acha justo ?

Acho sim que tem como dar certo, complementando o que os colegas bem disseram a cima: Por que não criar outras formas de ingresso na carreira militar ?

Vê se não seria vantajoso, um sargento recém egresso da ESA, iniciar a sua jornada sabendo que basta ele continuar os estudos em qualquer universidade que terá a chance de ascender ao oficialato, apenas por seus próprios esforços.

Você vive isso Guerra, fala que tem algum sargento contente com sua profissão e que não está estudando para outras carreiras ? Tenho conhecidos que querem por que querem largar o EB e entrar nas PMs desse país a fora.

Apenas quero dizer que há muita gente boa sem oportunidade por um sistema de seleção extremamente restritivo.

Por que até 20 anos ? Sendo que em caso de empate, entra quem tem mais idade. O EB prefere a moçada de 16,17,18 ... que ainda não sabem o que querem da vida, estão em dúvida, ouviram falar que atirar é legal, ou os pais fizeram pressão..., ao pessoal mais velho, de 20 e poucos anos que se ao chegarem nessa idade, ainda optem por essa carreira, é por terem certeza do que querem.

Continue com EsPCEx/AMAN, tradição conta muito, e está provado que o ensino é de qualidade.
Mas por que não garantir outros meios ?

Eu gostaria muito de seguir carreira militar, não me vejo fazendo outra coisa, tenho família na Holanda, recusei convite para ir morar lá, larguei um ótimo emprego na FIAT para dedicar-me 100% para a prova do ano passado.

Não consegui, mas me confortaria saber que posso fazer um curso de direito numa boa faculdade do meu estado e ainda assim poder receber as minhas estrelas.

O jovem que consegue entrar na EsPCEx têm todos os méritos, passei por isso e respeito esses garotos, mas ao meu ver, não pode ser a única forma.

Não sei como é o US Army, mas gostaria de ver o mesmo processo seletivo pelas bandas de cá. Afinal, estão em guerra desde que notaram como elas potencializam um país.

Moccelin
Sênior
Sênior

#2250 Mensagem por Moccelin » Qui Mar 05, 2009 10:44 am

Perguntaram que louco iria passar pela Preparatória e pela Academia se houvesse outra porta de entrada... Aquele que já soubesse desde cedo que quer ser militar, e que prefere ter uma formação 100% militar, ou seja, teria uma "vantagem de formação" sobre os não-AMAN, vantagem que seria eliminada caso o não-AMAN seja fodão o suficiente pra superar isso (Collin Powel, pra usar um exemplo americano).

E isso ajudaria a "filtrar" o ingresso na AMAN, dificilmente uma pessoa que queira "apenas um emprego" iria querer ficar 4/5 anos em internato ganhando o que ganha um Cadete, esses iriam fazer faculdade e depois o concurso pra quem tem nível superior.

Guerra, eu não falei que todos os Sargentos com Ensino Superior virariam oficiais, eu falei que esse esquema que eu citei ABRIRIA AS PORTAS para um sargento, que fez ensino superior e queira ser um oficial teria a chance de prestar o concurso para a formação prática de oficiais (de 1,5... 2 anos), e poderia haver um concurso interno (parte das vagas) para sargentos, sacou? Existiria a parte do querer, a parte do fazer por merecer (Estudar) e a formação em sí...

Ah, quase me esqueci, a formação Acadêmica de West Point é beeem mais estruturada que a da AMAN, o cara sai de lá efetivamente com uma formação que serve pra outra coisa além de ser Oficial, e o mais interessante, existe uma parte geral, que todo mundo faz, e a parte optativa, com formação mais completa... Os caras saem Engenheiros (vários tipos de engenharia), Direito, Relações Internacionais, matemática, física, Ciência da Computação, Geografia, e muito mais, quem quiser ver é só abrir o link.

http://www.dean.usma.edu/Curriculum/Cur ... iefing.pps

The cake is a lie...
Responder