glauberprestes escreveu:FOXTROT escreveu:Procuro saber os fatos com aconteceram, na guerra do Golfo a coalizão tinha a sua disposição aproximadamente três mil aviões top de linha contra quatrocentos e cinquenta aviões Iraquianos, sendo que somente uns cinquenta possuíam real capacidade, alguns tentam desqualificar o que a Força Aérea Iraquiana fez em total desvantagem numérica e tecnológica frente ao inimigo, para mim não serve a história contatada só pelos vencedores...
Me deixe discordar, usando um exemplo: "A Guerra de Inverno", entre Finlândia e Rússia. A Finlândia dispunha de cerca de 130 aeronaves, enquanto a Rússia empregou mais de 3 mil... De novembro de 39, a março de 1940, a Finlândia ganhou a guerra.
Glauber, permita-me intervir:
A Finlândia perdeu a guerra, e foi obrigada a ceder nos termos propostos
por Stalin, antes do conflito. Algo, aliás muito estranho, pois ao final da guerra as
tropas do ditador russo poderiam invadir Helsink com facilidade, até mesmo varar o país.
A defesa da Finlândia, que foi vendida durante anos como "brilhante", foi na verdade bem previsível e se deu antes pela incompetência dos comandos soviéticos alí designados do que por qualquer outro motivo.
No que tange a guerra aérea, tanto na guerra de inverno quanto na grande guerra, os registros Finlandeses são vistos por todos como uma piada. E muito mal contada.
Os Finlandeses jamais mantiveram superioridade aérea sobre suas tropas; contavam com apoio da Luftwaffe na região de Leningrado. Isto tudo, com os Russos usando os Finlandeses como Sparring para pilotos parcamente treinados, como forma de acelerar e prover experiência de combate contra os alemães.