Vinicius Pimenta escreveu:Luís Henrique escreveu:Se fosse para as 3 forças concordaria com vc. Temos que melhorar a artilharia antiaérea de curto e médio alcance PRIMEIRO.
Porém, para proteger bases aéreas, acho mais RELEVANTE termos a capacidade de destruir aeronaves ANTES de lançarem o ataque, do que utilizar uma antiaérea de curto alcance para ficar destruindo os mísseis e bombas.
Não existe para as 3 forças. AAé no Brasil é tarefa do Exército. Nas Bases Aéreas é apenas para autodefesa. Onde entram os caças? Qual a efetividade de uma defesa aérea de longo alcance apenas em duas bases? Qual é a hipótese de emprego atual que exigiria uma solução como essa?
É a tal estória, a casa não tem nem porta, você já quer começar pela cerca elétrica? Acredito que ter as principais bases com AAé de baixa e média altura, sem contar os caças, seja muito mais relevante do que ter duas bases com longo alcance. Ora, destruir as aeronaves ANTES de lançarem os ataques deveria ser a tarefa dos caças, concorda?
Como é que funciona? É ataque surpresa? A gente está dormindo? Não tem radarização no território? Não tem caça de alerta? Qual seria a capacidade da força oponente? Ela tem capacidade de atacar sem ser pega por sistemas de médio alcance?
Exatamente.
Se for colocar as 3 forças, ou seja, colocar o exército na parada, ai concordo em adquirir primeiro artilharia de média altura, leia-se Pantsir.
Realmente os caças deve ser a defesa número 1.
Mas para defender uma base creio que o S-300 tenha uma relação custo/benefício bem melhor.
Hoje em dias as aeronaves modernas empregam mísseis stand off. O ataque seria realizado a mais de 50 ou 100 km de distância. Ficar usando a artilharia antiaérea para destruir mísseis e bombas não é muito legal. O melhor é ter um sistema antiaéreo que destrua a aeronave bem longe da base.
Isto é feito, da melhor maneira, com uma defesa em camadas. Mas se existe essa possibilidade de aquisição da Rússia de sistemas antiaéreos, para a FAB, eu acho que a melhor opção são os S-300 mesmo.,
Se colocarmos o EB na parada, ai o Pantsir seria muito interessante também.
Não vejo a FAB com sistemas manpad ou de médio alcance posicionados em torno da base e BEM afastados para garantir uma boa defesa. O S-300, mais próximo a base garantiria a segurança de forma mais efetiva, creio eu.
Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.