Cassio escreveu:Discordo
Inúmeras medidas vem sendo tomadas desde o início do ano passado. Incluíndo demissões em pequena escala e localizadas (a famosa faxina de funcionários com baixo desempenho).
Só que uma indústria aeronáutica não funciona como uma indústria automobilística. Férias coletivas não resolvem nada, quando se trata de um cenário de longo prazo. E mais, mesmo que o governo se decidesse por agora levar adiante o C-390, em modernizar os Bandeirante, em fechar hoje o programa FX, nada disso teria impedido as demissões.
Elas eram necessárias e inevitáveis, infelizmente.
Algumas coisas tem que se levar em consideração:
> Aviões são bens de altíssimo valor agregado e dependem de financiamento para serem vendidos. E o crédito mundial sumiu...
> Por outro lado o dinheiro das pessoas e empresas tb está curto, por este motivo o movimento de passageiros está sofrendo reduções... desta maneira as empresas, além de não terem crédito, ainda estão revendo planos de compra de aeronaves e de expansão da frota.
> Empresas estão vendendo jatos executivos a preços abaixo do de mercado, para fazer caixa. Muitas vezes aviões 0Km. E quem vai comprar avião na fábrica se tem avião novo e barato no mercado.
> Governos estão revendo planos de gastos militares e segurando investimentos...
Agora veja como tudo isso impacta diretamente as projeções da empresa para 2009. Lembre-se que em 2008 ela contratou e se preparou para recordes de produção em 2009. Ela se preparou, mas agora parece que o cenário otimista não se confirmou. Veja que a indústria precisa contratar com meses de antecedência, para treinar e preparar esta mão de obra. Só que se o cenário não se concretizou, ela simplesmente não pode ficar com esta mão de obra parada...
As empresas tem que tomar medidas rápidas, o quanto antes, para preservar não o lucro, mas o caixa.
A Embraer não precisa fazer pressão... pois o C-390, apesar de um projeto importante, não será o que vai tirar o empresa das dificuldades. Lembrem-se que, uma vez assinado o C-390 este absorverá apenas algumas dezenas de empregos num primeiro momento... passando a algumas poucas centenas nos próximos anos. Somente quando este avião entrar em produção seriada é que um volume maior seria necessário.
Quanto a financiamentos do BNDES para os clientes, este ja´se propôs e já está avaliando uma série de financiamentos. Não seria necessária qualquer pressão... pelo contrário as demissões podem até prejudicar o processo.
Sim... as demissões podem servir como pressão para que certos projetos sejam antecipados... mas não foi este o motivo delas ocorrerem. Caso contrário seria uma manobra excusa da administração da empresa e repito, NÃO FOI.
Por acaso vcs sabem quais são as projeções de cadência de produção para este ano em todos os programas? E sabem para quanto a empresa se preparou? Pois é...
E não adiantam medidas paleativas, pois mesmo que, por milagre, a economia mundial saia da crise, da noite para o dia, o mercado aeronáutico levará meses para se recuperar... Agora imagine com uma crise cujo fim ainda não se vislumbra.
Portanto dizer que 4 mil e tantas demissões foram simplesmente para pressionar o governo quanto a projetos cuja importância aqui se superestima, é de uma irresponsabilidade sem tamanho. É fazer suposições sem dados e fatos. É querer se achar o dono de uma verdade que não existe.... e ser mais um adepto das teorias de conspiração.
Peço desculpas pelo desabafo!!!
E tem mais:
É só ver o que acontece na porta da fábrica... onde o sindicato não consegue o apoio nem dos que foram demitidos. Marcaram uma passeata no centro da cidade e ninguém foi. Marcaram manifestação na porta da fábrica e ninguém apareceu.
Pois aqui até o mais simples montador tem o segundo grau-completo, e muitos cursam nível superior. Ou seja gente com instrução não se deixa enganar pelas manobras político-eleitoreiras destes sindicatos de merda!!
Por que será que pos demitidos não estão se revoltando? Não seria porque já fazem meses que sentem as diminuições nos níveis de produção?... não será porque veem na fábrica, no dia a dia, a crise se instalando?
Só pra refletir.
Uma visão de quem está por dentro sem dúvidas. E faço meu mea-culpa, falei " 4.200 demissões sem pensar.
sds
Walter