11/01/2009 - 00h08
Equador paga dívida ao Brasil e embaixador brasileiro volta a Quito
da Folha Online
Atualizado às 00h28.
O governo brasileiro anunciou na noite de sábado que recebeu do Equador o valor referente às parcelas vencidas em dezembro do financiamento do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) para a construção da Hidrelétrica de San Francisco. Em nota, o Itamaraty informa que a quantia foi paga na quinta-feira passada (8).
Com o pagamento, o Embaixador do Brasil em Quito, Antonino Marques Porto, deverá retornar ao Equador no início da próxima semana. Ele retornou à Brasília a chamado do Ministro Celso Amorim para consultas, em 21 de novembro passado, em meio ao impasse causado após denúncias envolvendo a construção da hidrelétrica pela empreiteira brasileira Odebrecht.
Após a usina de San Francisco ser fechada por falhas estruturais, em junho, o Equador anunciou que recorreria à Câmara de Comércio Internacional (CCI) de Paris com o objetivo de não pagar o empréstimo de US$ 242,9 milhões contraído junto ao BNDES. O país buscava ajuda internacional para definir a legalidade da dívida.
O BNDES financiou a construção de uma hidrelétrica a cargo da Odebrecht que foi inaugurada no final de 2007.
A Odebrecht foi questionada pelo Equador quanto ao serviço prestado na construção e o presidente Rafael Correa expulsou a empresa do país. Em seguida, recorreu à Corte por suspeitas de irregularidades na execução da obra.
O ato irritou o Brasil e fez com que o embaixador brasileiro fosse retirado do país em novembro. Na ocasião, a então chanceler do Equador, María Isabel Salvador, criticou a decisão brasileira em resposta à medida equatoriana.
"Trata-se de um tema exclusivamente comercial e financeiro, não se trata de uma situação de um Estado contra outro. Por isso, ficamos tristes ao ver que um tema exclusivamente entre duas empresas tenha sido elevado a um nível diplomático", afirmou.
O presidente do Equador, Rafael Correa, disse que o Brasil quer transformar uma questão comercial em um impasse diplomático.
No fim de dezembro, o governo do Equador anunciou que havia pagado uma parcela de US$ 28,1 milhões ao BNDES, com o qual mantém uma disputa comercial em uma corte internacional.
Segundo a nota, o governo brasileiro diz que "continuará a acompanhar com atenção a evolução de suas relações econômicas e financeiras com o Equador." O Ministério das Relações Exteriores brasileiro não revelou a quantia que foi paga pelo governo equatoriano.
Agora é a vez do Equador...
Moderador: Conselho de Moderação
- cvn73
- Avançado
Re: Agora é a vez do Equador...
Agora é oficial
unanimidade só existe no cemitério
- Túlio
- Site Admin
- Agradeceu: 6306 vezes
- Agradeceram: 6656 vezes
- Contato:
Tenho uma dúvida, e não é de hoje: o que significa EXATAMENTE, em Relações Internacionais, o ato de um País retirar seu Embaixador de outro? Qual a importância do Embaixador, falo em importância Real e não simbólica, ele faz algo além de participar de coquetéis e escrever relatórios? Pergunto porque não sei MESMO...
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
- Immortal Horgh
- Sênior
Túlio escreveu:Tenho uma dúvida, e não é de hoje: o que significa EXATAMENTE, em Relações Internacionais, o ato de um País retirar seu Embaixador de outro? Qual a importância do Embaixador, falo em importância Real e não simbólica, ele faz algo além de participar de coquetéis e escrever relatórios? Pergunto porque não sei MESMO...
Basicamente o embaixador é o representante de um Governo em um país amigo, ou seja, ele representa a política vigente de um Estado. Normalmente quando ocorre algum tipo de desagravo com o Governo local, o embaixador é orientado a solicitar uma reunião e verificar o motivo de tal atitude. Caso nesta reunião não ocorra um apaziguamento, o passo seguinte é a convocação do embaixador para voltar a seu país de origem e aguardar orientações do Governo, e isto se configura como o primeiro passo para o rompimento de relações diplomáticas. Bom, tentei explicar, mas acho um expert vir aqui e corrigir, afinal de contas, sou comunista e diplomacia não faz parte das diretrizes do partido
[ ]s
Slavsya, Otechestvo nashe svobodnoye,
Druzhby narodov nadyozhny oplot,
Znamya sovetskoye, znamya narodnoye
Pust' ot pobedy k pobede vedyot!
- Túlio
- Site Admin
- Contato:
Sério, POWS!!!
Talvez eu não tenha me explicado direito, truta, o que eu quero saber é qual o problema PRÁTICO de um Embaixador sair de um País, tipo assim, para exportar isso ele tem que assinar, para sair um empréstimo tale ele tem que assinar, por aí...
Talvez eu não tenha me explicado direito, truta, o que eu quero saber é qual o problema PRÁTICO de um Embaixador sair de um País, tipo assim, para exportar isso ele tem que assinar, para sair um empréstimo tale ele tem que assinar, por aí...
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
- Immortal Horgh
- Sênior
Túlio escreveu:Sério, POWS!!!
Não explicas direito, pows
Dá uma olhada no texto CONVENÇÃO DE VIENA SOBRE RELAÇÕES DIPLOMÁTICAS, acho que suas dúvidas poderão ser tiradas nele.
[ ]s
Slavsya, Otechestvo nashe svobodnoye,
- irlan
- Sênior
- Agradeceu: 4 vezes
- Agradeceram: 40 vezes
Equador expulsa diplomata dos EUA por 'intromissão'
Qua, 18 Fev, 04h48
O governo do Equador expulsou hoje o primeiro-secretário da embaixada dos Estados Unidos em Quito, Mark Sullivan. A administração do presidente Rafael Correa acusou Sullivan de "intromissão inaceitável" nos assuntos internos do Equador e deu 48 horas para ele deixar o país. O ministro das Relações Exteriores, Fander Falconí, informou em entrevista coletiva que "o governo nacional decidiu expulsar do país (Sullivan) por considerar que existe uma intromissão inaceitável com os assuntos internos do Equador".
A suposta intromissão ocorreu por "questionamentos, condicionamentos feitos (pelo diplomata) à polícia nacional", apontou o ministro, sem apresentar detalhes. A assessora de imprensa da embaixada dos EUA, Martha Youth, disse apenas que "vamos comunicar a decisão do governo equatoriano a Washington".
fonte:http://br.noticias.yahoo.com/s/18022009 ... s-eua.html
Virou moda expulsar membros da embaixada americana agora...
Qua, 18 Fev, 04h48
O governo do Equador expulsou hoje o primeiro-secretário da embaixada dos Estados Unidos em Quito, Mark Sullivan. A administração do presidente Rafael Correa acusou Sullivan de "intromissão inaceitável" nos assuntos internos do Equador e deu 48 horas para ele deixar o país. O ministro das Relações Exteriores, Fander Falconí, informou em entrevista coletiva que "o governo nacional decidiu expulsar do país (Sullivan) por considerar que existe uma intromissão inaceitável com os assuntos internos do Equador".
A suposta intromissão ocorreu por "questionamentos, condicionamentos feitos (pelo diplomata) à polícia nacional", apontou o ministro, sem apresentar detalhes. A assessora de imprensa da embaixada dos EUA, Martha Youth, disse apenas que "vamos comunicar a decisão do governo equatoriano a Washington".
fonte:http://br.noticias.yahoo.com/s/18022009 ... s-eua.html
Virou moda expulsar membros da embaixada americana agora...
Na União Soviética, o político é roubado por VOCÊ!!
- U-27
- Sênior
- Agradeceu: 21 vezes
- Agradeceram: 16 vezes
"A religião católica contém a Verdade total revelada por Deus e não dizemos isso com arrogância nem para desafiar ninguém. Não podemos diminuir esta afirmação" Dom Hector Aguer
http://ridingaraid.blogspot.com.br/ meu blog
http://ridingaraid.blogspot.com.br/ meu blog
- irlan
- Sênior
AGRALE MARRUÁ Será Usado pelo
Exército do Equador na Defesa das Fronteiras
Caxias do Sul (RS), 19 de fevereiro de 2009 - A Agrale, única fabricante de veículos de capital 100% nacional, vendeu um lote de 18 unidades do Agrale Marruá para o Exército do Equador. Os veículos, do modelo AM10 – Rec Euro II, serão utilizados na fronteira norte do país, na divisa com a Colômbia.
Desenvolvido no Brasil para atender às Forças Armadas nacionais, o Agrale Marruá tem gerado vendas para exércitos de outros países, devido à sua versatilidade, robustez e baixo custo operacional. Recentemente, a Agrale entregou também 18 unidades do Marruá para o Exército da Argentina, para serem utilizados na missão de paz da ONU no Haiti.
Veículos Marruá modelo AM10 – Rec Euro II, serão utilizados na fronteira norte do país, na divisa com a Colômbia.
Os Agrale Marruá AM 10 – Rec Euro II vendidos para o Equador são veículos de reconhecimento equipados com reparo para metralhadora de calibre 7.62 ou 0.50, com 360º de giro. Com motorização diesel de 132 cv (Euro II), transportam até cinco ocupantes e possuem PBT de 3.500 kg, com capacidade de carga de 750 kg, mais reboque militar de 750 kg, em qualquer terreno. Os modelos apresentam elevada robustez, velocidade máxima de 128 km/h (com velocidade mínima controlada de 4 km/h), fácil manutenção e autonomia de combustível de 700 km.
Produzido pela montadora na cidade de Caxias do Sul (RS), de acordo com as especificações das Forças Armadas, o Agrale Marruá conta com 100% de componentes nacionais. A Agrale também comercializa os Marruá desenvolvidos para uso civil em serviços severos como na mineração, manutenção de redes e reflorestamento, entre outros.
fonte:http://www.defesanet.com.br/afv1/agrale_4.htm#[
Exército do Equador na Defesa das Fronteiras
Caxias do Sul (RS), 19 de fevereiro de 2009 - A Agrale, única fabricante de veículos de capital 100% nacional, vendeu um lote de 18 unidades do Agrale Marruá para o Exército do Equador. Os veículos, do modelo AM10 – Rec Euro II, serão utilizados na fronteira norte do país, na divisa com a Colômbia.
Desenvolvido no Brasil para atender às Forças Armadas nacionais, o Agrale Marruá tem gerado vendas para exércitos de outros países, devido à sua versatilidade, robustez e baixo custo operacional. Recentemente, a Agrale entregou também 18 unidades do Marruá para o Exército da Argentina, para serem utilizados na missão de paz da ONU no Haiti.
Veículos Marruá modelo AM10 – Rec Euro II, serão utilizados na fronteira norte do país, na divisa com a Colômbia.
Os Agrale Marruá AM 10 – Rec Euro II vendidos para o Equador são veículos de reconhecimento equipados com reparo para metralhadora de calibre 7.62 ou 0.50, com 360º de giro. Com motorização diesel de 132 cv (Euro II), transportam até cinco ocupantes e possuem PBT de 3.500 kg, com capacidade de carga de 750 kg, mais reboque militar de 750 kg, em qualquer terreno. Os modelos apresentam elevada robustez, velocidade máxima de 128 km/h (com velocidade mínima controlada de 4 km/h), fácil manutenção e autonomia de combustível de 700 km.
Produzido pela montadora na cidade de Caxias do Sul (RS), de acordo com as especificações das Forças Armadas, o Agrale Marruá conta com 100% de componentes nacionais. A Agrale também comercializa os Marruá desenvolvidos para uso civil em serviços severos como na mineração, manutenção de redes e reflorestamento, entre outros.
fonte:http://www.defesanet.com.br/afv1/agrale_4.htm#[
Esse vídeo é por acaso feito com soldados equatorianos?
Faço essa pergunda já que existe um vídeo do Exército Peruano que mistura danças exóticas com desfiles militares e tal. Muito divertido
Assistam
Faço essa pergunda já que existe um vídeo do Exército Peruano que mistura danças exóticas com desfiles militares e tal. Muito divertido
Assistam
"Don't forget to bring a towel"
- Dieneces
- Sênior
- Agradeceu: 9 vezes
- Agradeceram: 10 vezes
Das coisas mais ridículas que eu já vi...U-27 escreveu:
Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
- Túlio
- Site Admin
- Contato:
toalinha escreveu:Esse vídeo é por acaso feito com soldados equatorianos?
Assistam
Ah, num dá pra misturar assim: o dos Equatorianos é simplesmente RIDÍCULO, aqueles 'coelhinhos' abanando o rabinho e remexendo a bunda, pura josta, já o dos Peruanos é digno de se ver, usando um ritmo lá deles os Artistas (com 'A' maiúsculo) integram seu Exército e seu Povo, paisagens & quetales, assisti duas vezes e valeu a pena...
Tá certo que palhaçada também é arte, mas...
-
- Sênior
- Agradeceu: 56 vezes
- Agradeceram: 201 vezes
É isso aí. É só dar uma imprensada que as coisas voltam a seus devidos lugares...cvn73 escreveu:Agora é oficial
11/01/2009 - 00h08
Equador paga dívida ao Brasil e embaixador brasileiro volta a Quito
quote]
A boa e velha tática do "bateu, levou"
Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...
Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.
Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.
Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
- irlan
- Sênior
Não foi a dívida por completo, apenas uma parcela...
- Dieneces
- Sênior
- Agradeceu: 9 vezes
- Agradeceram: 10 vezes
Isso aíTúlio escreveu:toalinha escreveu:Esse vídeo é por acaso feito com soldados equatorianos?
Assistam
Ah, num dá pra misturar assim: o dos Equatorianos é simplesmente RIDÍCULO, aqueles 'coelhinhos' abanando o rabinho e remexendo a bunda, pura josta, já o dos Peruanos é digno de se ver, usando um ritmo lá deles os Artistas (com 'A' maiúsculo) integram seu Exército e seu Povo, paisagens & quetales, assisti duas vezes e valeu a pena...
Tá certo que palhaçada também é arte, mas...
Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.