Bourne escreveu:Não seria um AMX-T, mas, sim, um novo treinador avançado com um projeto mais moderno e concebido para uma gama de missões um pouco diferentes. Além do mais, se esse treinador avançado atingir velocidades supersonicas, algo semelhante ao F-5 ou Golden Eagle, seria de muita utilidade em suas missões. Por exemplo, em interceptações "leves".
O que seria uma interceptação "leve"? por acaso seria algo como interceptar um cessna de traficantes?
G-LOC escreveu:
1 - nem a USAF usa a capacidade supersônica (na horizontal) do T-38.
2 - se serve para LIFT é o suficiente
3 - duas turbinas já é um problema e não sabia que a Spey era problemática (fumaça não atrapalha a função de LIFT)
4 - no Lift usam um radar virtual e não o real e muito menos disparam BVR reais.
G-LOC
Clap, clap, clap.
Pé no chão. Lift é linktrainer que voa.
Acredito que a FAB e a Embraer ja penssaram nisso com carinho , se não fizeram com certeza e por não ser viavel . Inclusive a Embraer chegou a ter um projeto que alguem até ja mostrou foto da maquete aqui no DB.
"O comunismo é a filosofia do fracasso, o credo da ignorância e o evangelho da inveja. Sua virtude inerente é a distribuição equitativa da miséria".
Winston Churchill
Ser inviável no passado, não quer dizer que continue inviável hoje. Além do mais um projeto como esse pode ser bem interessante no atual momento, especialmente considerando a retração no mercado de aviões civis devido a crise. Sem contar que fortalece não só a EMBRAER como todo uma rede de fornecedores brasileiros para o projeto. Dessa forma, elevando a importância da área militar em relação a civil para a empresa, o que não deixa de ser uma garantia contra os humores do mercado.
De qualquer forma, essa estória de lift ou caça low brasileiro é uma elocubração. A prioridade da FAB deve ser o F-X, mas, no futuro, quem sabe?
Estou tentando argumentar que o Grpen NG é low só no tamanho. Entretanto, o pessoal do fórum acha que tamanho é documento, querem considerar o Gripen low só por que é pequeno. O que discordo. Afinal, o importante é a mágica que a varinha faz e não o seu tamanho.
Em uma época em que os ianques não tinham destruído um dos maiores ícones da indústria automobilística mundial. Puta carro, a justificar um certo ditado sueco: "ah, mas se vocês pudessem ver a beleza dela pelos meus olhos". Carro feio, mas que sempre achei um T.
Uma das melhores propagandas, uma homenagem ao Garoto Vinagre:
Sorry pelo ófí, mas é duka !!!
PS - sei lá, as coisas estão feias. Acho que o NG no final das contas é o mal menor, uma solução que pelo menos tem mais chances de excluir o Rhino, animal paquidérmico, lento, gordo, um fóssil redivivo ...
"Em geral, as instituições políticas nascem empiricamente na Inglaterra, são sistematizadas na França, aplicadas pragmaticamente nos Estados Unidos e esculhambadas no Brasil"
Estou tentando argumentar que o Grpen NG é low só no tamanho. Entretanto, o pessoal do fórum acha que tamanho é documento, querem considerar o Gripen low só por que é pequeno. O que discordo. Afinal, o importante é a mágica que a varinha faz e não o seu tamanho.
Uhmmmm .
Isso parece conversa de quem tem a varinha pequena
"O comunismo é a filosofia do fracasso, o credo da ignorância e o evangelho da inveja. Sua virtude inerente é a distribuição equitativa da miséria".
Winston Churchill
Estou tentando argumentar que o Grpen NG é low só no tamanho. Entretanto, o pessoal do fórum acha que tamanho é documento, querem considerar o Gripen low só por que é pequeno. O que discordo. Afinal, o importante é a mágica que a varinha faz e não o seu tamanho.
Uhmmmm .
Isso parece conversa de quem tem a varinha pequena
Ia comentar isso também, mas é por aí mesmo. O Gripen só é pequeno, mas ele não é low.
Saab 36, bombardeiro nuclear projetado nos anos 60, que seria baseado no Saab 35 Draken. Nunca voou. Fazia parte do programa nuclear sueco, que queria ter uma capacidade nuclear para garantir seu estado de neutralidade perante URSS (maior ameaça) e OTAN. No final dos 60, o governo sueco, devido o orçamento apertado, teria que decidir em ter entre a capacidade nuclear ou uma nova família de caças. Escolheram a ultima opção, criando assim o Viggen, possívelmente o mais moderno caça europeu nos anos 70, só comparado no mundo com o F-4 Phantom americano! Em 1968 a Suécia assina o TNPN, acabando com o plano. Mas isso deu origem ao programa nuclear para geração de energia, tendo hoje 10 usinas instaladas.
Alitson escreveu:
Tudo... O M346 é capaz de ultrapassar Mach 1,2. Foi desenvilvido para ser usado como LIFT desde o inicio, ou seja, feito para aguentar o tranco. Usa duas turbinas não problematicas e com ótimo custo/benefício. Pode ainda receber radar, conforme a solicitação do fabricante, como o avançadado como o Grifo-F e fazer uso de armas BVR. E será a meu ver o melhor LIFT do mundo pelos próximos 20/30 anos.
[]s
1 - nem a USAF usa a capacidade supersônica (na horizontal) do T-38.
2 - se serve para LIFT é o suficiente
3 - duas turbinas já é um problema e não sabia que a Spey era problemática (fumaça não atrapalha a função de LIFT)
4 - no Lift usam um radar virtual e não o real e muito menos disparam BVR reais.
G-LOC
O AMX é tão bom para LIFT que a AMI prefiriu colocar seus MAX na reserva e comprar mais M-339 e também o M-346, em vez de "transferir" os os seus AMX estocados que não são poucos para esta.
PS.: A Spey nem merece nome de turbina e o uso do radar no lift já foi provado pelos israelenses com seus A-4s modernizados e sío vc não sabia dos "problemas" das Spey...
G-LOC escreveu:
1 - nem a USAF usa a capacidade supersônica (na horizontal) do T-38.
2 - se serve para LIFT é o suficiente
3 - duas turbinas já é um problema e não sabia que a Spey era problemática (fumaça não atrapalha a função de LIFT)
4 - no Lift usam um radar virtual e não o real e muito menos disparam BVR reais.
G-LOC
Clap, clap, clap.
Pé no chão. Lift é linktrainer que voa.