JAS-39 Gripen
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- kekosam
- Sênior
- Mensagens: 2500
- Registrado em: Sex Out 03, 2008 10:17 am
- Localização: Cuiabá-MT
- Agradeceu: 24 vezes
- Agradeceram: 34 vezes
Re: JAS-39 Gripen
... por enquanto...
Alitson, mas por que A-1 em Anápolis? Minha única dúvida/ressalva (veja que nem estou levando em conta as escolhas dos novos caças).
Alitson, mas por que A-1 em Anápolis? Minha única dúvida/ressalva (veja que nem estou levando em conta as escolhas dos novos caças).
Assinatura? Estou vendo com meu advogado...
- Immortal Horgh
- Sênior
- Mensagens: 7038
- Registrado em: Qui Nov 22, 2007 1:59 am
Re: JAS-39 Gripen
Valdemort escreveu:
Chefia , substituição não significa desativar ... Ai vc pode colocar eles aonde vc quiser ... :mrgreen
Ah sim, mas tem um problema com sua proposta: o F-22 é proibido de ser exportado por força de lei do Senado Americano.
[ ]s
Slavsya, Otechestvo nashe svobodnoye,
Druzhby narodov nadyozhny oplot,
Znamya sovetskoye, znamya narodnoye
Pust' ot pobedy k pobede vedyot!
Druzhby narodov nadyozhny oplot,
Znamya sovetskoye, znamya narodnoye
Pust' ot pobedy k pobede vedyot!
- Immortal Horgh
- Sênior
- Mensagens: 7038
- Registrado em: Qui Nov 22, 2007 1:59 am
Re: JAS-39 Gripen
Thor escreveu:Teremos tudo isso, assim que o salário mínimo for acima de $1000, tivermos escolaridade de nível superior acima de 90%, SUS de qualidade para todas as classes, sistema viário adequado para a dimensão do país, segurança para todos, corrupção erradicada, etc...
Sonho meu, sonho meu... vai buscar quem mora longe...
Concordo em parte, Thor, penso que podemos buscar isso tudo que citastes, mas também poderíamos ter uma defesa mais condizente.
[ ]s
Slavsya, Otechestvo nashe svobodnoye,
Druzhby narodov nadyozhny oplot,
Znamya sovetskoye, znamya narodnoye
Pust' ot pobedy k pobede vedyot!
Druzhby narodov nadyozhny oplot,
Znamya sovetskoye, znamya narodnoye
Pust' ot pobedy k pobede vedyot!
- Alitson
- Sênior
- Mensagens: 4327
- Registrado em: Dom Abr 04, 2004 9:35 pm
- Agradeceu: 12 vezes
- Agradeceram: 20 vezes
Re: JAS-39 Gripen
Assim, com os A-1 em AN e MA teríamos uma força de ataque, mas a meu ver SEAD no centro do país e pronto para se deslocar rapidamente a qualquer ponto. Mas os A-1 sob meu ponto de vista seriam usados como SEAD, ou seja, dotados de 1 POD SkyShield, 2 MAR-1, 2 MAA-1B e 2 extra fuel de 1000 litros... Liberando os outros caças para todas as outras funções.kekosam escreveu:... por enquanto...
Alitson, mas por que A-1 em Anápolis? Minha única dúvida/ressalva (veja que nem estou levando em conta as escolhas dos novos caças).
Abraços...
A&K M249 MK.I
G&P M4 CARBINE V5
G&P M4A1
G&P M16A3+M203
ARES SCAR-L
KING ARMS M4CQB
STARK ARMS G-18C GBB
CYMA G-18C AEP
G&P M4 CARBINE V5
G&P M4A1
G&P M16A3+M203
ARES SCAR-L
KING ARMS M4CQB
STARK ARMS G-18C GBB
CYMA G-18C AEP
Re: JAS-39 Gripen
O que eu penso Alitson, é que, em alguns casos, existem unidades que poderiam ser evitadas, salve que um modelo de FA para o Brasil, deve ter o máximo de integração, logística facilitada, e um Maximo aproveitamento de unidades nacionais.
Achei muito convincente sua proposta, mas resolvi palpitar para maximizar os resultados, reduzir gastos e assim tornar a proposta mais aceitável.
Acredito que você acertou, quando fez um Hi-Low utilizando Gripen + F-18, em minha opinião uma proposta das mais corretas até o momento, mesmo achando que o mais provável dada as atuais circunstâncias seria um mix entre gripen NG e Rafale.
Porem existe varias coisas que me deixaram em dúvida como exemplo:
Utilizar KC-390 e KC-330, pois isto seria um pecado com a industria nacional.
Ou o numero de C-295, que pelas minhas contas passaria de 60 unidades.
Uma possibilidade ''nacional'' para ASW seria o P-190....
A utilização dos 48 AMX tambem é questionavel. Acredito que com a utilização de Gripen NG + F/A-18, os AMX poderiam ser aposentados ou vendidos, evitando a utilização de aeronaves novas juntamente com aeronaves antigas, o que ao meu ver poderia ser prejudicial.
Os números de caças são, em minha opinião corretos.
48 HI, 120 LOW. Mas poderiam ser um pouco mais parelhos, 72 HI e 96 Low Por exemplo
E por fim apenas acho que poderíamos ter 16 monoplace e 8 biplace em cada esquadrão, pois assim não haveria mais a necessidade de comprar os 40 MB-346, afinal poderiamos fazer o treinamento no próprio caça a ser usado em combate.
Abraço.
Achei muito convincente sua proposta, mas resolvi palpitar para maximizar os resultados, reduzir gastos e assim tornar a proposta mais aceitável.
Acredito que você acertou, quando fez um Hi-Low utilizando Gripen + F-18, em minha opinião uma proposta das mais corretas até o momento, mesmo achando que o mais provável dada as atuais circunstâncias seria um mix entre gripen NG e Rafale.
Porem existe varias coisas que me deixaram em dúvida como exemplo:
Utilizar KC-390 e KC-330, pois isto seria um pecado com a industria nacional.
Ou o numero de C-295, que pelas minhas contas passaria de 60 unidades.
Uma possibilidade ''nacional'' para ASW seria o P-190....
A utilização dos 48 AMX tambem é questionavel. Acredito que com a utilização de Gripen NG + F/A-18, os AMX poderiam ser aposentados ou vendidos, evitando a utilização de aeronaves novas juntamente com aeronaves antigas, o que ao meu ver poderia ser prejudicial.
Os números de caças são, em minha opinião corretos.
48 HI, 120 LOW. Mas poderiam ser um pouco mais parelhos, 72 HI e 96 Low Por exemplo
E por fim apenas acho que poderíamos ter 16 monoplace e 8 biplace em cada esquadrão, pois assim não haveria mais a necessidade de comprar os 40 MB-346, afinal poderiamos fazer o treinamento no próprio caça a ser usado em combate.
Abraço.
Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???
- Immortal Horgh
- Sênior
- Mensagens: 7038
- Registrado em: Qui Nov 22, 2007 1:59 am
Re: JAS-39 Gripen
Um fato quase inusitado aqui no DB: a grande maioria opta pelo Gripen como nosso caça mais numeroso e apoiado por um caça pesado
[ ]s
[ ]s
Slavsya, Otechestvo nashe svobodnoye,
Druzhby narodov nadyozhny oplot,
Znamya sovetskoye, znamya narodnoye
Pust' ot pobedy k pobede vedyot!
Druzhby narodov nadyozhny oplot,
Znamya sovetskoye, znamya narodnoye
Pust' ot pobedy k pobede vedyot!
- kekosam
- Sênior
- Mensagens: 2500
- Registrado em: Sex Out 03, 2008 10:17 am
- Localização: Cuiabá-MT
- Agradeceu: 24 vezes
- Agradeceram: 34 vezes
Re: JAS-39 Gripen
A questão é... realmente precisamos de uma configuração como esta? Não me refiro pelo tamanho de território, mas pelo histórico (ou falta dele) béligerante nacional.
Assinatura? Estou vendo com meu advogado...
- Bolovo
- Sênior
- Mensagens: 28560
- Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
- Agradeceu: 547 vezes
- Agradeceram: 442 vezes
Re: JAS-39 Gripen
Important first flight
The first aircraft in the latest order of 31 aircraft for the Swedish Armed Forces took to the air for the first time on February 16.
Image: Gripen C a/c 39.4277 taking off from the Saab airfield in Linköping, Sweden, with Saab flight operation commander Anders Håkansson in the cockpit. Photo Per Kustvik, Condesign.
18/2/2009 |
In November, the last aircraft in the third batch for the Swedish Air Force was delivered to the Swedish Defence Materiel Administration. Production is now continuing with the 31 aircraft that were ordered in 2007.
"In addition to the order of 31 aircraft to Sweden, we also have the production of aircraft for Thailand and South Africa on the assembly line", says Christer Lindell, Programme Manager, Saab Aerosystems.
http://www.gripen.com
The first aircraft in the latest order of 31 aircraft for the Swedish Armed Forces took to the air for the first time on February 16.
Image: Gripen C a/c 39.4277 taking off from the Saab airfield in Linköping, Sweden, with Saab flight operation commander Anders Håkansson in the cockpit. Photo Per Kustvik, Condesign.
18/2/2009 |
In November, the last aircraft in the third batch for the Swedish Air Force was delivered to the Swedish Defence Materiel Administration. Production is now continuing with the 31 aircraft that were ordered in 2007.
"In addition to the order of 31 aircraft to Sweden, we also have the production of aircraft for Thailand and South Africa on the assembly line", says Christer Lindell, Programme Manager, Saab Aerosystems.
http://www.gripen.com
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
- Valdemort
- Sênior
- Mensagens: 1319
- Registrado em: Ter Jan 15, 2008 11:13 am
- Agradeceu: 15 vezes
- Agradeceram: 20 vezes
Re: JAS-39 Gripen
Immortal Horgh escreveu:Valdemort escreveu:
Chefia , substituição não significa desativar ... Ai vc pode colocar eles aonde vc quiser ... :mrgreen
Ah sim, mas tem um problema com sua proposta: o F-22 é proibido de ser exportado por força de lei do Senado Americano.
[ ]s
Sei disso amigo . So que estou contando que ate 2025 ja estara disponivel pra exportacao e nosso Brasil cheio de dinheiro do Pre-Sal.
E com a economia bombando ja por volta de 3 tri de dolares .
Abcs
- Bourne
- Sênior
- Mensagens: 21087
- Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
- Localização: Campina Grande do Sul
- Agradeceu: 3 vezes
- Agradeceram: 21 vezes
Re: JAS-39 Gripen
Me parece que vocês estão pensando que a FAB tem a mesma realidade da USAF. Daqui a pouco, vão começar a sugerir como caça hi o F-22 (ou Super Hornet) e low o F-35. Outra coisa é a fixação em considerar o Gripen NG como um caça Low, uma coisa que o Gripen não é, em versão nenhuma. Na verdade, de low o Gripen só tem o tamanho e olhe lá.
Quando se fala em caça low para a FAB. Penso logo num caça robusto (J-10 ) ou treinador avançado (Golden Eagle ) que tenham um custo de aquisição e manutenção bem em conta. Ao mesmo tempo, que tenha grande compatibilidade com o caça do F-X em termos que componentes, utilização de equipamentos e armamentos. Entretanto, não precisa ser sofisticado. por que ficará com as missões mais simples e operarias da defesa aérea. Dessa forma complementando o caça do F-X.
O caça hi deve ser o caça do F-X e, no futuro, um caça de quinta-geração. Que pode e deve custar mais. Por que por natureza é mais sofisticado e fará as missões mais herculas.
Quando se fala em caça low para a FAB. Penso logo num caça robusto (J-10 ) ou treinador avançado (Golden Eagle ) que tenham um custo de aquisição e manutenção bem em conta. Ao mesmo tempo, que tenha grande compatibilidade com o caça do F-X em termos que componentes, utilização de equipamentos e armamentos. Entretanto, não precisa ser sofisticado. por que ficará com as missões mais simples e operarias da defesa aérea. Dessa forma complementando o caça do F-X.
O caça hi deve ser o caça do F-X e, no futuro, um caça de quinta-geração. Que pode e deve custar mais. Por que por natureza é mais sofisticado e fará as missões mais herculas.
- Bourne
- Sênior
- Mensagens: 21087
- Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
- Localização: Campina Grande do Sul
- Agradeceu: 3 vezes
- Agradeceram: 21 vezes
Re: JAS-39 Gripen
Não faço parte da maioria, tenho espirito rebelde.Immortal Horgh escreveu:Um fato quase inusitado aqui no DB: a grande maioria opta pelo Gripen como nosso caça mais numeroso e apoiado por um caça pesado
[ ]s
Se for assim, é melhor padronizar tudo com um caça top. Aliás, o que importa é a mágica que a varinha faz e não o seu tamanho
- Bolovo
- Sênior
- Mensagens: 28560
- Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
- Agradeceu: 547 vezes
- Agradeceram: 442 vezes
Re: JAS-39 Gripen
GRIPEN NG PARA O BRASIL
PDF: http://www.gripen.com/NR/rdonlyres/6306 ... _final.pdf
PDF: http://www.gripen.com/NR/rdonlyres/6306 ... _final.pdf
http://www.gripen.comCAPACIDADE OPERACIONAL DO GRIPEN NG
Caça “Netcentric” – O Gripen NG é um
verdadeiro caça “Network Centric”. É dotado
de um sistema data-link multifrequência,
com segurança altamente desenvolvida, que
proporciona uma completa visualização para o
piloto em todos os seus modos de operação.
Superior Fusão de Sensores – A última
geração em sistema de aviônicos, com alto
poder de computação, operando em vias
de barramentos de dados digitais a altas
velocidades.
Cockpit Digital Inteligente – Um avançado
cockpit 100% digital com grandes telas
multifuncionais em cores (MFD), Hands-On-
Throttle-And-Stick (HOTAS) e Helmet Mounted
Display (HMD).
Alcance e Raio de ação – Patrulha Aérea de
Combate a 700 nm, ou 1.300 km, a partir da
base de operações, com mais de 30 minutos
on station. O Gripen NG tem um alcance
superior a 2.200 nm, ou 4.000 km.
Potência – O novo motor de empuxo GE414
98KN confere a melhor potência/peso de
sua classe, possibilitando decolagens curtas,
subidas rápidas e regime supercruise na
configuração de defesa aérea.
Primeiro a Ver – Primeiro a Atirar – A
combinação de suas baixas assinaturas radar,
infravermelha e visual, emprego do radar
AESA, e a integração de armamentos de
nova geração, garante a superioridade em
engajamentos de longa distância, mesmo
contra aeronaves equipadas com radares de
maior alcance de detecção.
Incomparável Agilidade – É o caça mais
ágil do mundo em combate à curta distância.
Combina uma avançada configuração
aerodinâmica com conjunto canard e asas em
delta, conjugadas com um sistema de controle
de voo fly-by-wire digital triplex.
Alta Disponibilidade Operacional –
Exigências mínimas de suporte logístico
resultando em um alto nível de disponibilidade
operacional.
Confiabilidade – O Gripen está atualmente em
operação regular nas Forças Aéreas da Suécia,
República Tcheca, Hungria e África do Sul, bem
como na Escola de Pilotos de Teste do Reino
Unido (ETPS), com mais de 120 mil horas de voo
acumuladas.
Custo do Ciclo de Vida – O Gripen NG possui
o mais baixo custo operacional que qualquer
outro caça atualmente em serviço.
Desenvolvimento Futuro – O Gripen NG
foi projetado para se adaptar facilmente
às mudanças e às futuras necessidades
operacionais, enfrentadas pelas modernas
Forças Aéreas.
Biposto – A versão biposto mantém completa
capacidade operacional da aeronave monoposto.
O Programa Gripen NG conta com o total
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
- Immortal Horgh
- Sênior
- Mensagens: 7038
- Registrado em: Qui Nov 22, 2007 1:59 am
Re: JAS-39 Gripen
Valdemort escreveu:
Sei disso amigo . So que estou contando que ate 2025 ja estara disponivel pra exportacao e nosso Brasil cheio de dinheiro do Pre-Sal.
E com a economia bombando ja por volta de 3 tri de dolares .
Abcs
Ele não será exportado de forma alguma. Já está uma batalha para conseguirem verbas para chegar-se à uma frota de 243 aeronaves antes que encerrem a linha de produção, sem contar que eles serão a ponta de lança da USAF por mais pelo menos uns 20/30 anos. E a END é bem clara: caça de 5ª geração, só com participação nacional.
[ ]s
Slavsya, Otechestvo nashe svobodnoye,
Druzhby narodov nadyozhny oplot,
Znamya sovetskoye, znamya narodnoye
Pust' ot pobedy k pobede vedyot!
Druzhby narodov nadyozhny oplot,
Znamya sovetskoye, znamya narodnoye
Pust' ot pobedy k pobede vedyot!
- Immortal Horgh
- Sênior
- Mensagens: 7038
- Registrado em: Qui Nov 22, 2007 1:59 am
Re: JAS-39 Gripen
Bourne escreveu:Não faço parte da maioria, tenho espirito rebelde.Immortal Horgh escreveu:Um fato quase inusitado aqui no DB: a grande maioria opta pelo Gripen como nosso caça mais numeroso e apoiado por um caça pesado
[ ]s
Se for assim, é melhor padronizar tudo com um caça top. Aliás, o que importa é a mágica que a varinha faz e não o seu tamanho
Nem na USAF é assim.
[ ]s
Slavsya, Otechestvo nashe svobodnoye,
Druzhby narodov nadyozhny oplot,
Znamya sovetskoye, znamya narodnoye
Pust' ot pobedy k pobede vedyot!
Druzhby narodov nadyozhny oplot,
Znamya sovetskoye, znamya narodnoye
Pust' ot pobedy k pobede vedyot!