FAB NEWS

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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alcmartin
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Re: FAB NEWS

#1126 Mensagem por alcmartin » Seg Fev 16, 2009 9:55 am

**tirado de email da internet
ANAC ESTUDA PERMITIR PILOTOS MILITARES VOANDO NAS COMERCIAIS
Anac está com uma proposta para alterar o RBHA 121. A idéia proposta já consta da minuta de mudança da Regulamentação, se
aprovada, qualquer *piloto militar* poderá assumir os controles de uma aeronave de empresa COMERCIAL em voo regular, *tomando o lugar do co-piloto*

Basicamente o militar voaria pela empresa, mas por ser militar continuaria sendo remunerado pela FAB. Receberiam o treinamento e formariam um batalhão
de pilotos à disposição das empresas comerciais. Se isso for aprovado corre-se o risco das empresas darem preferência aos militares para corte de gastos. A proposta é para adicionar o seguinte parágrafo na seção *121.545 do RBHA*.

*(d)* um piloto das Forças Armadas, autorizado pelo detentor do certificado
de empresa de transporte aéreo operador da aeronave e pelo piloto em
comando, e devidamente qualificado, conforme Programa de Treinamento
aprovado do operador da aeronave.

Qualquer um pode participar da Consulta Pública, não precisa ser piloto, e
dar a sua opinião a respeito disso, basta acessar o link:

http://www.anac.gov.br/transparencia/co ... amento.asp



Anexo está o arquivo com a minuta de alteracao, que tambem pode ser visualizado no site da Anac.

ATENÇAO: O PRAZO PARA PARTICIPAR DA CONSULTA PUBLICA TERMINA DIA 20/02.

PILOTOS, PRECISAMOS NOS UNIR PRA NAO TERMOS QUE ENGOLIR MAIS ESSA. PARTICIPEM E DIVULGUEM A TODOS QUE PUDEREM.

COBREM DE SUAS EMPRESAS E DOS SINDICATOS
Senhores, repeti aqui o post lá da "aviação civil", para levantar a bola das funções constitucionais da FAB e os fazerem pensar(desculpando-me pela pretensão incluída...) :wink:
Não se trata de discutir aqui o texto, especificamente. Para isso há o tópico adequado. O que quero mostrar é que com certeza, haverá defensores da medida. assim como defendem intervençoes na av. civil. E muitas vezes serão os mesmos que reclamam que a FAB operará P3, que não "solta" a MB, que a FAB tem helis de ataque, etc.

Pois é, esse é o problema. A FAB não está errada, juridicamente falando, ela cumpre a constituição, o que a lei previra na sua criação. Agora, se a constituição está errada, são outros quinhentos...não tem nexo quem apóia este ou outro governo, com poder de legislar e critica a FAB.
A ANAC, recem criada, nao quis se meter com aeroclube e investigação de acidentes... :?
Quem acompanha o topico de estrategia do Marino, vai lembrar da força aérea douhetiana, que abraça tudo que voa, na tentativa de ampliar ao maximo o poder aeroespacial da nação. Bom, mas daí para perder foco não é dificil, como o proprio douhet dizia...

Não estou afirmando nada, fica só o convite para reflexão. Como disse certa vez o Brig. Lauro Ney Menezes, um dos maiores expoentes da caça e da FAB, "Quem tem medo de mudar?"




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Vinicius Pimenta
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Re: FAB NEWS

#1127 Mensagem por Vinicius Pimenta » Seg Fev 16, 2009 1:57 pm

alcmartin, é verdade. Lamentavelmente há essa inversão aqui no DB. O que é pior é que há uma perigosa tendência de se tentar "caçar" usuários que tenham essa sua visão, a qual compartilho e, certamente, grande parte ou a maioria dos usuários.

Quanto ao texto, destacando a parte militar (a repercussão na aviação civil pode ficar no outro tópico), qual seria o benefício prático para a FAB? Ter pilotos com muitas horas de vôo em aeronaves comerciais "de graça" é o que eu consigo perceber de início. Seria útil para pilotos da aviação de transporte, mas mais precisamente (na estrutura atual da FAB, sem contar aquisições futuras) os de KC-137 e C-99. Mas não vejo grandes benefícios para a Força e nem para a aviação civil em si.




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Re: FAB NEWS

#1128 Mensagem por Thor » Seg Fev 16, 2009 3:20 pm

alcmartin escreveu: Senhores, repeti aqui o post lá da "aviação civil", para levantar a bola das funções constitucionais da FAB e os fazerem pensar(desculpando-me pela pretensão incluída...) :wink:
Não se trata de discutir aqui o texto, especificamente. Para isso há o tópico adequado. O que quero mostrar é que com certeza, haverá defensores da medida. assim como defendem intervençoes na av. civil. E muitas vezes serão os mesmos que reclamam que a FAB operará P3, que não "solta" a MB, que a FAB tem helis de ataque, etc.

Pois é, esse é o problema. A FAB não está errada, juridicamente falando, ela cumpre a constituição, o que a lei previra na sua criação. Agora, se a constituição está errada, são outros quinhentos...não tem nexo quem apóia este ou outro governo, com poder de legislar e critica a FAB.
A ANAC, recem criada, nao quis se meter com aeroclube e investigação de acidentes... :?
Quem acompanha o topico de estrategia do Marino, vai lembrar da força aérea douhetiana, que abraça tudo que voa, na tentativa de ampliar ao maximo o poder aeroespacial da nação. Bom, mas daí para perder foco não é dificil, como o proprio douhet dizia...

Não estou afirmando nada, fica só o convite para reflexão. Como disse certa vez o Brig. Lauro Ney Menezes, um dos maiores expoentes da caça e da FAB, "Quem tem medo de mudar?"
Acredito que essa mudança não vai impactar no mercado de pilotos civis. Talvez esteja mais ligado a situações passageiras, quando a FAB possui a necessidade de treinar um grupo de pilotos na aviação civil e não possui meios de se fazer isso sem ferir o regulamento. Exemplo: quando da aquisição das aeronaves EMB-145 (R-99 e C-99), a FAB fez um contrato com a Varig-Rio Sul para que seus pilotos voassem nos aviões da frota, para adquirirem experiência antes de receberem a aeronave. Pelo que estava escrito no RBHA, isso só seria possível com pilotos INSPAC ou com o famoso jeitinho brasileiro. Jamais a FAB terá como dispor pilotos em período integral para voarem em linha aérea, pois, pode não parecer, mas tem muito serviço de chão para eles...
Abraços




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Re: FAB NEWS

#1129 Mensagem por Valdemort » Seg Fev 16, 2009 3:57 pm

Isso ta me parecendo uma maneira de coibir qualquer futura greve que possa existir ...




"O comunismo é a filosofia do fracasso, o credo da ignorância e o evangelho da inveja. Sua virtude inerente é a distribuição equitativa da miséria".
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Re: FAB NEWS

#1130 Mensagem por alcmartin » Seg Fev 16, 2009 4:48 pm

Thor escreveu:
alcmartin escreveu: Senhores, repeti aqui o post lá da "aviação civil", para levantar a bola das funções constitucionais da FAB e os fazerem pensar(desculpando-me pela pretensão incluída...) :wink:
Não se trata de discutir aqui o texto, especificamente. Para isso há o tópico adequado. O que quero mostrar é que com certeza, haverá defensores da medida. assim como defendem intervençoes na av. civil. E muitas vezes serão os mesmos que reclamam que a FAB operará P3, que não "solta" a MB, que a FAB tem helis de ataque, etc.

Pois é, esse é o problema. A FAB não está errada, juridicamente falando, ela cumpre a constituição, o que a lei previra na sua criação. Agora, se a constituição está errada, são outros quinhentos...não tem nexo quem apóia este ou outro governo, com poder de legislar e critica a FAB.
A ANAC, recem criada, nao quis se meter com aeroclube e investigação de acidentes... :?
Quem acompanha o topico de estrategia do Marino, vai lembrar da força aérea douhetiana, que abraça tudo que voa, na tentativa de ampliar ao maximo o poder aeroespacial da nação. Bom, mas daí para perder foco não é dificil, como o proprio douhet dizia...

Não estou afirmando nada, fica só o convite para reflexão. Como disse certa vez o Brig. Lauro Ney Menezes, um dos maiores expoentes da caça e da FAB, "Quem tem medo de mudar?"
Acredito que essa mudança não vai impactar no mercado de pilotos civis. Talvez esteja mais ligado a situações passageiras, quando a FAB possui a necessidade de treinar um grupo de pilotos na aviação civil e não possui meios de se fazer isso sem ferir o regulamento. Exemplo: quando da aquisição das aeronaves EMB-145 (R-99 e C-99), a FAB fez um contrato com a Varig-Rio Sul para que seus pilotos voassem nos aviões da frota, para adquirirem experiência antes de receberem a aeronave. Pelo que estava escrito no RBHA, isso só seria possível com pilotos INSPAC ou com o famoso jeitinho brasileiro. Jamais a FAB terá como dispor pilotos em período integral para voarem em linha aérea, pois, pode não parecer, mas tem muito serviço de chão para eles...
Abraços
Olá, thor!!

Sem dúvida, concordo quanto ao tempo do povo da FAB. O povo tem suas ocupações de terra.
Eu lembro da situação do 1/6 e a rio sul. Estava lá na época. Até citei lá no tópico da "aviaçào civil'. E se for somente neste sentido, beleza... :wink:
O grande medo do povo da civil é uma possível "estatizaçào" ou terceirizaçào de determinado setor da comercial, usando mão de obra "barata"( no sentido de explora-la alem de suas atribuições, como o uso do Exercito em favelas). Houve rumores recentes, noticias em jornal, sobre interesse do governo em aviação regional "estatal" na amazonia. Daí lembrarem da FAB é um pulinho... aí eles vem com a mesma proposta que vieram para os militares dos SERAC, quando da implantação dos GER, da ANAC: pediam baixa, eram contratados por CLT, com salário mais baixo e sem nenhum dos beneficios anteriores...claro que ninguem topou!! :twisted: e aí veio os chefes, indicados politicos, na ANAC e acusam os fabianos de politica da terra arrasada, indo embora sem ajudar... :? E o povo novo, concursado, nao tem culpa, mas nao sabem nada do oficio...

Resumindo, o medo é uso politico da aviaçào civil, diretamente ou com ajuda de empresario "esperto"... :evil:

abraçào!!




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Re: FAB NEWS

#1131 Mensagem por Thor » Seg Fev 16, 2009 5:13 pm

alcmartin escreveu:
Thor escreveu: Acredito que essa mudança não vai impactar no mercado de pilotos civis. Talvez esteja mais ligado a situações passageiras, quando a FAB possui a necessidade de treinar um grupo de pilotos na aviação civil e não possui meios de se fazer isso sem ferir o regulamento. Exemplo: quando da aquisição das aeronaves EMB-145 (R-99 e C-99), a FAB fez um contrato com a Varig-Rio Sul para que seus pilotos voassem nos aviões da frota, para adquirirem experiência antes de receberem a aeronave. Pelo que estava escrito no RBHA, isso só seria possível com pilotos INSPAC ou com o famoso jeitinho brasileiro. Jamais a FAB terá como dispor pilotos em período integral para voarem em linha aérea, pois, pode não parecer, mas tem muito serviço de chão para eles...
Abraços
Olá, thor!!

Sem dúvida, concordo quanto ao tempo do povo da FAB. O povo tem suas ocupações de terra.
Eu lembro da situação do 1/6 e a rio sul. Estava lá na época. Até citei lá no tópico da "aviaçào civil'. E se for somente neste sentido, beleza... :wink:
O grande medo do povo da civil é uma possível "estatizaçào" ou terceirizaçào de determinado setor da comercial, usando mão de obra "barata"( no sentido de explora-la alem de suas atribuições, como o uso do Exercito em favelas). Houve rumores recentes, noticias em jornal, sobre interesse do governo em aviação regional "estatal" na amazonia. Daí lembrarem da FAB é um pulinho... aí eles vem com a mesma proposta que vieram para os militares dos SERAC, quando da implantação dos GER, da ANAC: pediam baixa, eram contratados por CLT, com salário mais baixo e sem nenhum dos beneficios anteriores...claro que ninguem topou!! :twisted: e aí veio os chefes, indicados politicos, na ANAC e acusam os fabianos de politica da terra arrasada, indo embora sem ajudar... :? E o povo novo, concursado, nao tem culpa, mas nao sabem nada do oficio...

Resumindo, o medo é uso politico da aviaçào civil, diretamente ou com ajuda de empresario "esperto"... :evil:

abraçào!!
Pois é, hoje falta piloto para as horas de vôo do GTE e dos Esquadrões de transporte... faltam pilotos de caça para mobiliar os Esquadrões... faltam oficiais para as Bases Aéreas... duvido que sobre de algum setor da FAB para trabalharem integralmente na aviação civil. Se usarem com força política, só se fecharem Esquadrões que já têm missão definida e que certamente fariam falta para a missão da FAB.




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Re: FAB NEWS

#1132 Mensagem por alcmartin » Seg Fev 16, 2009 5:18 pm

Vinicius Pimenta escreveu:alcmartin, é verdade. Lamentavelmente há essa inversão aqui no DB. O que é pior é que há uma perigosa tendência de se tentar "caçar" usuários que tenham essa sua visão, a qual compartilho e, certamente, grande parte ou a maioria dos usuários.

Quanto ao texto, destacando a parte militar (a repercussão na aviação civil pode ficar no outro tópico), qual seria o benefício prático para a FAB? Ter pilotos com muitas horas de vôo em aeronaves comerciais "de graça" é o que eu consigo perceber de início. Seria útil para pilotos da aviação de transporte, mas mais precisamente (na estrutura atual da FAB, sem contar aquisições futuras) os de KC-137 e C-99. Mas não vejo grandes benefícios para a Força e nem para a aviação civil em si.
Olá, Vinicius!

É por aí...não se tem grandes vantagens e muitas desvantagens...
A grande vantagem óbvia é que voar é atividade técnica, prática. E na comercial se voa muito. Então o povo voaria e de graça. essa é a parte boa.
A parte ruim é que isso impactaria no mercado civil, seja no salarios, emprego e consequentemente, formaçào. Com o povo da FAB voando de graça, os empresarios baixam salarios na hora...é a oferta. Quanto a formação, que gosto de salientar sempre, porque ainda mexo com isso, ela é diretamente proporcional a procura de pilotos. Havia falta de pilotos recentemente, devido a penosa decada anterior. O salario é que animava e dava esperancás aos aeroclubes de melhores dias, apesar da total má vontade da ANAC(que gosta é de grandes cias. e $$$ :evil: ). Se voce jogar pilotos da FAB de graça nessa salada, acabou a formaçào civil no Brasil... :(

E isso, apesar do povo pouco perceber, é de grande caráter militar. Voce tem, quase pronta, uma massa de oficiais aviadores da FAb, instrutores, e uma grande massa de pilotos civis, a serem adaptados. Mas, de longe, não é começar do zero. Dizem que é a grande fortaleza da maquina militar americana: a produção industrial da massa humana. o contrario do que foi o japao, na II GM...

E misturar de imediato, civil com militar, não dá certo...é só ver como é a aviaçào comercial chinesa e coreana.
Gosto sempre de salientar, não é questão de ser melhor ou pior, na FAB, na MB, EB ou av. civil. É cada macaco no seu galho. Misturar, de uma vez, não dá certo: já pensou, entrar no avião, a passeio, e ao invés da comissaria, dar de cara com um sargentão, feio p/cacete, gritando "voce vai comer isso aqui! E agora, bizonho!!" :shock: :shock: :lol: :lol:

abs!!




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Re: FAB NEWS

#1133 Mensagem por Vinicius Pimenta » Seg Fev 16, 2009 6:54 pm

Perfeito. alcmartin, Thor, funcionando dessa maneira, reafirmo opinião contrária a essa medida. Pelo que entendi até agora, acho que será prejudicial tanto para a FAB quanto para a aviação civil no país.




Vinicius Pimenta

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Re: FAB NEWS

#1134 Mensagem por Paisano » Seg Fev 16, 2009 11:14 pm

alcmartin escreveu:
**tirado de email da internet
ANAC ESTUDA PERMITIR PILOTOS MILITARES VOANDO NAS COMERCIAIS
Anac está com uma proposta para alterar o RBHA 121. A idéia proposta já consta da minuta de mudança da Regulamentação, se
aprovada, qualquer *piloto militar* poderá assumir os controles de uma aeronave de empresa COMERCIAL em voo regular, *tomando o lugar do co-piloto*

Basicamente o militar voaria pela empresa, mas por ser militar continuaria sendo remunerado pela FAB. Receberiam o treinamento e formariam um batalhão
de pilotos à disposição das empresas comerciais. Se isso for aprovado corre-se o risco das empresas darem preferência aos militares para corte de gastos. A proposta é para adicionar o seguinte parágrafo na seção *121.545 do RBHA*.

*(d)* um piloto das Forças Armadas, autorizado pelo detentor do certificado
de empresa de transporte aéreo operador da aeronave e pelo piloto em
comando, e devidamente qualificado, conforme Programa de Treinamento
aprovado do operador da aeronave.

Qualquer um pode participar da Consulta Pública, não precisa ser piloto, e
dar a sua opinião a respeito disso, basta acessar o link:

http://www.anac.gov.br/transparencia/co ... amento.asp



Anexo está o arquivo com a minuta de alteracao, que tambem pode ser visualizado no site da Anac.

ATENÇAO: O PRAZO PARA PARTICIPAR DA CONSULTA PUBLICA TERMINA DIA 20/02.

PILOTOS, PRECISAMOS NOS UNIR PRA NAO TERMOS QUE ENGOLIR MAIS ESSA. PARTICIPEM E DIVULGUEM A TODOS QUE PUDEREM.

COBREM DE SUAS EMPRESAS E DOS SINDICATOS
Senhores, repeti aqui o post lá da "aviação civil", para levantar a bola das funções constitucionais da FAB e os fazerem pensar(desculpando-me pela pretensão incluída...) :wink:
Não se trata de discutir aqui o texto, especificamente. Para isso há o tópico adequado. O que quero mostrar é que com certeza, haverá defensores da medida. assim como defendem intervençoes na av. civil. E muitas vezes serão os mesmos que reclamam que a FAB operará P3, que não "solta" a MB, que a FAB tem helis de ataque, etc.

Pois é, esse é o prob, poislema. A FAB não está errada, juridicamente falando, ela cumpre a constituição, o que a lei previra na sua criação. Agora, se a constituição está errada, são outros quinhentos...não tem nexo quem apóia este ou outro governo, com poder de legislar e critica a FAB.
A ANAC, recem criada, nao quis se meter com aeroclube e investigação de acidentes... :?
Quem acompanha o topico de estrategia do Marino, vai lembrar da força aérea douhetiana, que abraça tudo que voa, na tentativa de ampliar ao maximo o poder aeroespacial da nação. Bom, mas daí para perder foco não é dificil, como o proprio douhet dizia...

Não estou afirmando nada, fica só o convite para reflexão. Como disse certa vez o Brig. Lauro Ney Menezes, um dos maiores expoentes da caça e da FAB, "Quem tem medo de mudar?"
Essa tal "proposta" não passa de um grande JABA para favorecer as empresas aéreas, ou seja, mais uma vez tenta-se usar a coisa pública, no caso os pilotos da FAB, para auferir lucros ao setor privado. :evil:




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Re: FAB NEWS

#1135 Mensagem por orestespf » Seg Fev 16, 2009 11:47 pm

Paisano escreveu: Essa tal "proposta" não passa de um grande JABA para favorecer as empresas aéreas, ou seja, mais uma vez tenta-se usar a coisa pública, no caso os pilotos da FAB, para auferir lucros ao setor privado. :evil:
Também foi a minha leitura....

[009] [009]


Forte abraço, amigo Paisano!

Orestes




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Re: FAB NEWS

#1136 Mensagem por Enlil » Ter Fev 17, 2009 12:28 am

orestespf escreveu:
Paisano escreveu: Essa tal "proposta" não passa de um grande JABA para favorecer as empresas aéreas, ou seja, mais uma vez tenta-se usar a coisa pública, no caso os pilotos da FAB, para auferir lucros ao setor privado. :evil:
Também foi a minha leitura....

[009] [009]


Forte abraço, amigo Paisano!

Orestes


Também acho. Poderiamos chamar essa proposta de "neoliberalismo aéreo"...




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Re: FAB NEWS

#1137 Mensagem por Slip Junior » Ter Fev 17, 2009 11:12 am

Pois como já falei no outro tópico, eu não vejo onde tem "jaba" nessa proposta de modificação, mas se alguém tá vendo que encaminhe o mesmo para a consulta pública.
Aliás, acho que a maioria dos que opinaram aqui, sequer se deu ao trabalho de ler a proposta de modificação: perceberam que além da inclusão da possibilidade de treinamento de piloto das Forças Armadas, também houve outra mudança que entendo como até mesmo protetora dos pilotos das situações que todos estão alerdeando aqui? Não vou entrar nessa questão pois essa discussão seria para o outro tópico, mas vale a pena ler, antes de criticar.
Eu não trabalho e não conheço muito da parte de operação mas lendo o texto para mim é claríssimo que o militar só pode assumir o comando "conforme Programa de Treinamento aprovado" o que limita a aplicação da regra a essa única situação.
Ainda duvido que vão ficar dando treinamento em aeronave civil a torto e direito para todo piloto militar e tenho a mesma opinião do Thor de que vai mudar nada o mercado pois, independente disso, a FAB vai continuar qualificando suas tripulações de E190, A319 (presidenciais), ERJ-145 (R-99/C-99), etc nessas aeronaves (e.. oras.. não vejo como poderia ser diferente). Não vai treinar nem mais, nem menos.. Só vai poder treinar mais barato e em acordo com a lei.
Se colocarem pilotos militares no lugar dos pilotos civis para voar regularmente em companhia aérea, vai estar em desacordo com o RBHA: simples assim.
Agora se entendem como normais situações como as aqui relatadas em que militares realizam treinamentos em desacordo com a legislação... :roll:

Abraços




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Re: FAB NEWS

#1138 Mensagem por alcmartin » Ter Fev 17, 2009 5:47 pm

Slip, relaxa... :wink: :D

Eu sei que as vezes é chato a gente fazer trabalho sério e o pessoal vir, muitas vezes não sabendo a historia toda e criticar. Mas, faz parte. Imagine como eu fico(embora já fora, de coração ainda estou), o Thor, marino, walter, piffer, jauro, guerra e mais uma turma de gente boa que aqui frequenta, quando o pessoal critica as FA´s no Brasil.
Mas acho que é mais por vontade de que a coisa vá p/frente, que de certo. Entao, a gente desconsidera os ataques da emoção e tenta tirar o que tem de "razão" nisso. E as vezes, a gente mesmo sabe que as criticas estao certas mesmo... :twisted: :(

No meu caso, em particular, nao sei se posso ou deveria criticar, porque faço parte do sistema, voce sabe. E de forma voluntária, "de grátis"... :mrgreen:

No caso aí, o que vejo, é que há o receio de um aproveitamento, por parte de autoridade ou empresa, do pessoal da FAb em determinadas situações, ou o "jeitinho"...Acho qu não dá p/duvidar, é só olhar o PAC das favelas, aquele rolo lá no Rio com o povo do EB...

Ali, quando citou que acha claríssimo que o militar só pode assumir no caso de "programa de treinamento aprovado" e somente nessa situação, mais contrato celebrado entre a empresa e a força( está mais embaixo no texto do site), lembre-se que quem faz o programa, o contrato, são as partes envolvidas. Então... :twisted: :evil:
Para exemplificar, cito que numa determinada empresa aérea, que não posso citar por motivo de contrato, o programa de treinamento de instrução inicial de copilotos era de 150 horas. Com a diminuição da oferta da mao de obra qualificada(antes eram necessarias 3000h. p/entrar nessa cia. Agora são 500h), aumentaram para 300h, depois deixaram em aberto. Para segurança. só termina quando estiver bom. Olha aí, coberto na legislação e por tempo que precisar!

Como baixaram as horas, a esperança de conseguir o emprego bombou as escolas! Antes, eram quase 10 anos, após formado, para se atingir esses minimos. Agora, 2 aninhos já davam...E o salario...[037]. Agora, bota os fabianos nessa equação, aumentam os requisitos, baixa os salarios...como não mexeu no mercado?

Estando ou não previsto na RBHA, o que precisa ser feito será, como disse. O importante é estar bem amarrado, p/nao deixar furos. Mesmo quando está, as vezes dá problema...quantas vezes escolas, empresas, pessoas fisicas, tem problemas com pessoal de GER (antigos SERAC) por parte de interpretação do texto e o pessoal acata, independente da razao, por medo de represalia...

Entendeu? Não entenda a critica a instituição como um todo. É claro que há gente boa e ruim, como em qualquer lugar, mas a intenção é se proteger dos maus intencionados. Que há na ANAC, no governo, na FAB, em todo lugar... :)

Beleza? Abs!! :wink: :D




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Re: FAB NEWS

#1139 Mensagem por Slip Junior » Ter Fev 17, 2009 6:37 pm

Salve, alcmartin!

O negócio é que acho que muitas vezes, o povo confunde vontade de que "a coisa vá pra frente" com criticar por criticar, sem apontar o que exatamente está errado e/ou como melhorar e, só para esclarer, isso não está dirigido de forma alguma a você pois, eu mesmo, tinha e ainda tenho muitas dúvidas em comum às suas.

Mas voltando ao assunto: eu sinceramente acho que se existir "vontade política" de fazer as coisas no jeitinho, não vai ser essa mudança (ou não) no 121 que vai permitir/coibir isso. Se tinha fabiano voando 145 na Rio-Sul sem ser permitido pelo RBHA, você acha que será deixando o texto como está que vamos conseguir proibir que algum governo tome de assalto uma companhia aérea e coloque um monte de milico (veja que o texto não vale só para a FAB) voando lá? Eu não vejo no que essa mudança facilita que isso aconteça.

Do mesmo jeito, não vejo como essa mudança resultaria em um aumento do número de pilotos da FAB habilitados em aeronaves civis. Oras, a FAB vai qualificar quantos pilotos ela entender como necessário, independente de ter de fazer esse treinamento em uma companhia aérea brasileira (na surdina ou não) ou na própria FAB ou em centros de simulador, etc... Por isso, falei que não acho que vá mexer no mercado.

Já na parte das horas de vôo, mais uma vez não tem nada a ver com a minha praia, mas entendo que o regulamento tem que definir minimos aceitáveis com critérios bastante objetivos. Agora se a demanda retrai e as companhias aéreas podem se dar ao luxo de aumentar os requisitos, não vejo o que poderia ser feito em termos de regulamentação afinal de contas não tem como obrigar alguém a contratar alguém com menos horas de vôo se tem outro piloto mais experiente disponível, não concorda?

Mas concordo absolutamente que a ANAC precisa prestar todos os esclarecimentos que a sociedade julgar necessário e acredito que isso será feito no processo de consulta pública e também acho que deveriam também ter colocados mais informações antes de iniciar o processo. Aliás, não sei se você acompanhou o caso da reclamação da ABUL (em relação ao RAB e as vistorias) que era totalmente válido e que já gerou vários resultados positivos.

Só para finalizar o que posso falar é que não conheço absolutamente ninguém da própria ANAC que tenha lido a mudança e não tenha questionado as mesmas possibilidades que você está fazendo aqui então posso te garantir que, até onde eu saiba, não tem ninguém lá disposto a permitir que ocorram essas situações que você e outros aqui estão temendo. :wink:

Abraços




Editado pela última vez por Slip Junior em Ter Fev 17, 2009 7:54 pm, em um total de 1 vez.
alcmartin
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Re: FAB NEWS

#1140 Mensagem por alcmartin » Ter Fev 17, 2009 7:41 pm

Slip Junior escreveu:Salve, alcmartin!

Salve, slip! É isso aí...esse é o espirito, discutir o assunto na intenção da melhora como um todo.Vai em azul...
Mas voltando ao assunto: eu sinceramente acho que se existir "vontade política" de fazer as coisas no jeitinho, não vai ser essa mudança (ou não) no 121 que vai permitir/coibir isso. Se tinha fabiano voando 145 na Rio-Sul sem ser permitido pelo RBHA, você acha que será deixando o texto como está que vamos conseguir proibir que algum governo tome de assalto uma companhia aérea e coloque um monte de milico (veja que o texto não vale só para a FAB) voando lá? Eu não vejo no que essa mudança facilita que isso aconteça.
É verdade. Quando há a intenção, vai mesmo. E eu entendi a boa intenção da ANAC no sentido de se criar a legislação que se adeque a realidade. O problema é fazer com o texto bem amarrado, nao deixando margem.

Do mesmo jeito, não vejo como essa mudança resultaria em um aumento do número de pilotos da FAB habilitados em aeronaves civis. Oras, a FAB vai qualificar quantos pilotos ela entender como necessário, independente de ter de fazer esse treinamento em uma companhia aérea brasileira (na surdina ou não) ou na própria FAB ou em centros de simulador, etc... Por isso, falei que não acho que vá mexer no mercado.
Aí é que está:acho que a legislação tem que limitar a FAB a instruir um numero limitado, em empresa nacional, as suas necessidades. Porque quando um piloto da FAB está tripulando, está tirando o lugar de outro profissional pago pela empresa. Ou seja, um funcionario publico no lugar de um privado. E o empresario se dando bem... :evil:
Já na parte das horas de vôo, mais uma vez não tem nada a ver com a minha praia, mas entendo que o regulamento tem que definir minimos aceitáveis com critérios bastante objetivos. Agora se a demanda retrai e as companhias aéreas podem se dar ao luxo de aumentar os requisitos, não vejo o que poderia ser feito em termos de regulamentação afinal de contas não tem como obrigar alguém a contratar alguém com menos horas de vôo se tem outro piloto mais experiente disponível, não concorda?
Concordo, a legislação nao tem que se meter com o mercado, exceto em segurança. a VARIG, p.ex., tinha uma política totalmente atípica, pegando o sujeito sem nenhuma experiencia, lá no aeroclube e ficava em instrução durante seculos. Mas como pagava bem, ninguem reclamava e o padrao era indiscutível. O que não pode é o governo, qualquer um, entrar no meio, fornecendo mao de obra toda vez que isso custar para empresa e beneficiar trabalhador. A desculpa que costumam dar é que é para nao prejudicar consumidor. Mas isso é falso, pois o mercado se regula(aqui especifico que nao sou neoliberal... :lol: ), com as empresas pagando mais, atraindo até os proprios militares, que SAEM da FAB, deixando de ser pagos pelo contribuinte, e concorrem no mercado. Leal e legamente.

Mas concordo absolutamente que a ANAC precisa prestar todos os esclarecimentos que a sociedade julgar necessário e acredito que isso será feito no processo de consulta pública e também acho que deveriam também ter colocados mais informações antes de iniciar o processo. Aliás, não sei se você acompanhou o caso da reclamação da ABUL (em relação ao RAB e as vistorias) que era totalmente válido e que já gerou vários resultados positivos.
Só para finalizar o que posso falar é que não conheço absolutamente ninguém da própria ANAC que tenha lido a mudança e questionado as mesmas possibilidades que você está fazendo aqui então posso te garantir que, até onde eu saiba, não tem ninguém lá disposto a permitir que ocorram essas situações que você e outros aqui estão temendo. :wink:
Abraços
É isso aí, 100% e a atitude louvavel. Agora jogo pedra é nos sindicatos, empresas, e nós mesmos. A hora é de discutir, para depois nao reclamar.
abração!! [009] [009]
E desculpas ao povo DBiano, já que disse que nao ia discutir o assunto especifico e acabei puxando... :oops:
E mais uma coisa, um efeito, da mistura militar-civil, na aviação, que já havia citado lá no "estrategias" do Marino: em forças aéreas douhetianas, com interferencias constantes na aviação civil, o pessoal militar acaba se "contaminando" com costumes civis. E aí acaba acontecendo o que se passou na recente "greve" dos controladores militares e o caos aéreo.




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