ANAC estuda permitir militares voando nas comerciais

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alcmartin
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ANAC estuda permitir militares voando nas comerciais

#1 Mensagem por alcmartin » Dom Fev 15, 2009 11:31 am

A seguinte mensagem está correndo na internet, a respeito de mudanças na legislação aeronautica(rbha 121), permitindo a "contratação" de pilotos militares. O site da ANAC , citado, confirma a informação, mas sem maiores detalhes. O que gera especulações, sobre a real finalidade da medida.
Até a pouco tempo, isto existia somente na figura dos checadores, os examinadores da FAB, a serviço do então DAC, que faziam os exames práticos dos pilotos comerciais. Mas o texto de agora parece permitir o serviço constante.
Seria interessante um detalhamento por parte das autoridades, o que diminuiria o mal estar provocado. A primeira vista, tal medida seria bom apenas para as empresas, que poderiam diminuir gasto com salarios. E para a FAB, que poria seus oficiais para voar de graça.
Mas a longo prazo, a historia provou que isso é danoso, tanto para a força, quanto para o mercado de pilotos civis.

O link permite a opinião da população em geral, então, mãos a obra, DB!
Anac está com uma proposta para alterar o RBHA 121. A idéia proposta já consta da minuta de mudança da Regulamentação, se
aprovada, qualquer *piloto militar* poderá assumir os controles de uma aeronave de empresa COMERCIAL em voo regular, *tomando o lugar do co-piloto*

Basicamente o militar voaria pela empresa, mas por ser militar continuaria sendo remunerado pela FAB. Receberiam o treinamento e formariam um batalhão
de pilotos à disposição das empresas comerciais. Se isso for aprovado corre-se o risco das empresas darem preferência aos militares para corte de gastos. A proposta é para adicionar o seguinte parágrafo na seção *121.545 do RBHA*.

*(d)* um piloto das Forças Armadas, autorizado pelo detentor do certificado
de empresa de transporte aéreo operador da aeronave e pelo piloto em
comando, e devidamente qualificado, conforme Programa de Treinamento
aprovado do operador da aeronave.

Qualquer um pode participar da Consulta Pública, não precisa ser piloto, e
dar a sua opinião a respeito disso, basta acessar o link:


http://www.anac.gov.br/transparencia/co ... amento.asp



Anexo está o arquivo com a minuta de alteracao, que tambem pode ser visualizado no site da Anac.

ATENÇAO: O PRAZO PARA PARTICIPAR DA CONSULTA PUBLICA TERMINA DIA 20/02.

PILOTOS, PRECISAMOS NOS UNIR PRA NAO TERMOS QUE ENGOLIR MAIS ESSA. PARTICIPEM E DIVULGUEM A TODOS QUE PUDEREM.

COBREM DE SUAS EMPRESAS E DOS SINDICATOS.




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Re: ANAC estuda permitir militares voando nas comerciais

#2 Mensagem por WalterGaudério » Dom Fev 15, 2009 3:09 pm

alcmartin escreveu:A seguinte mensagem está correndo na internet, a respeito de mudanças na legislação aeronautica(rbha 121), permitindo a "contratação" de pilotos militares. O site da ANAC , citado, confirma a informação, mas sem maiores detalhes. O que gera especulações, sobre a real finalidade da medida.
Até a pouco tempo, isto existia somente na figura dos checadores, os examinadores da FAB, a serviço do então DAC, que faziam os exames práticos dos pilotos comerciais. Mas o texto de agora parece permitir o serviço constante.
Seria interessante um detalhamento por parte das autoridades, o que diminuiria o mal estar provocado. A primeira vista, tal medida seria bom apenas para as empresas, que poderiam diminuir gasto com salarios. E para a FAB, que poria seus oficiais para voar de graça.
Mas a longo prazo, a historia provou que isso é danoso, tanto para a força, quanto para o mercado de pilotos civis.

O link permite a opinião da população em geral, então, mãos a obra, DB!
Anac está com uma proposta para alterar o RBHA 121. A idéia proposta já consta da minuta de mudança da Regulamentação, se
aprovada, qualquer *piloto militar* poderá assumir os controles de uma aeronave de empresa COMERCIAL em voo regular, *tomando o lugar do co-piloto*

Basicamente o militar voaria pela empresa, mas por ser militar continuaria sendo remunerado pela FAB. Receberiam o treinamento e formariam um batalhão
de pilotos à disposição das empresas comerciais. Se isso for aprovado corre-se o risco das empresas darem preferência aos militares para corte de gastos. A proposta é para adicionar o seguinte parágrafo na seção *121.545 do RBHA*.

*(d)* um piloto das Forças Armadas, autorizado pelo detentor do certificado
de empresa de transporte aéreo operador da aeronave e pelo piloto em
comando, e devidamente qualificado, conforme Programa de Treinamento
aprovado do operador da aeronave.

Qualquer um pode participar da Consulta Pública, não precisa ser piloto, e
dar a sua opinião a respeito disso, basta acessar o link:


http://www.anac.gov.br/transparencia/co ... amento.asp



Anexo está o arquivo com a minuta de alteracao, que tambem pode ser visualizado no site da Anac.

ATENÇAO: O PRAZO PARA PARTICIPAR DA CONSULTA PUBLICA TERMINA DIA 20/02.

PILOTOS, PRECISAMOS NOS UNIR PRA NAO TERMOS QUE ENGOLIR MAIS ESSA. PARTICIPEM E DIVULGUEM A TODOS QUE PUDEREM.

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Se for algo nos moldes da AFRES _Air Force Reserve, onde os pilotos militares(ou melhor, reservistas da USAF) voam determinada qte de horas de vôo anuais em Cias Aéreas Civis, tudo bem. Mas me parece que seria o contrário no Brasil(!)...

Não é que eu esteja querendo ficar em cima do muro. Mas tenho poucos conhecimentos para dar palpite.

Se forem com isso adiante, gostaria que os pilotos militares, QDO em serviço "civil" fisessem jus a vencimentos iguais aos dos pilotos civis, sob pena de fatalmente darem um deflacionada no salário dos pilotos civis.

Mas sinceramente não consigo entender o que motivou essa hipótese. Será que há um movimento de greve entre os pilotos civis?




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
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Re: ANAC estuda permitir militares voando nas comerciais

#3 Mensagem por Slip Junior » Dom Fev 15, 2009 3:22 pm

Na segunda-feira passada, estive na apresentação do novo superintendente da SAR (Superintendência de Aeronavegabilidade) e a cerimônia contou ainda com a presença do diretor Claudio Passos Simão. Mesmo fugindo da área de competência da SAR, o Passos abordou essa questão da mudança do RBHA 121 pois a mesma está gerando discussões até mesmo dentro da própria ANAC. O que foi colocado na ocasião é que essa mudança tem a intenção apenas de permitir o treinamento de pilotos da FAB em aeronaves civis. Ou seja, que os pilotos de A319 e E190 da FAB possam, por exemplo, realizar seus treinamentos (e tão somente isso pelo o que ele falou) em aeronaves da TAM e da Azul.

De qualquer forma, se realmente existem falhas no texto que devem ser corrigidas antes da mesma alteração se tornar efetiva (não estou afirmando nada pois não entendo bulhufas da parte operacional) de forma a não prejudicar os pilotos civis, nada mais certo do que contribuir com a consulta pública (que aliás foi prorrogada para até as 18h00 do próximo dia 24 de fevereiro) para esclarecer as dúvidas ou corrigir alguma inadequação.

Abraços




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Re: ANAC estuda permitir militares voando nas comerciais

#4 Mensagem por alcmartin » Dom Fev 15, 2009 4:21 pm

Boa tarde, mestre walter, Slip!!

Antes de tudo, deixa eu me defender e a mãe FAB: críticas são construtivas e não é questão da força como um todo(individuo, fominha, um ou outro sempre tem... :evil: ). Ao contrário, é justamente pelo medo de se estar usando-a para outros fins.

Mestre Walter, desconheço se há algum movimento p/greve. Pelo menos, de conhecimento geral.
A sugestão de quadro da reserva nos moldes da Air national Guard tem muitos adeptos, mas como o sr. disse, aqui é para o contrário: ninguem quer ser civil, com os riscos e escala apertada. Quer a segurança, com o privilégio de voar moderno...
:?

Se realmente se limitar a isso que descreveu, Slip, sobre ajustar a legislação ao que já existe, tudo bem. Digo porque os pilotos da FAB já voam na TAM, Gol, etc, quando precisavam treinar em equipamentos que a FAB não tem disponiveis a contento para a missão. Isso já é velho. Cito por exemplo, que vivenciei de perto, o pessoal do 1/6, o guardião, antes de chegarem os R99, voaram em rota, todos na Rio Sul, operadora do 145. Quando a aeronave chegou, já estavam todos "solo" e a partir daí, com intrutores aptos a formarem os novos quadros do esquadrao.

O que não pode (e eu não estou afirmando que seja o caso, apenas torcendo que não) é querer aproveitar o quadro da FAB para favorecer as empresas comerciais. Errado, inconstitucional e imoral até, eu diria. Porque se está usando um servidor remunerado federal para gerir lucro ao setor privado.
Se é o caso da FAB está sem verba para voar seus pilotos, é sinal de algo está errado e ela que precisa se ajustar. Indivudualmente, se tem gente "fominha" de voo que quer voar, tudo bem, mas venha "para fora", para o mercado, com todos seus riscos de desemprego. É o preço.

SE é o caso de motivações estratégicas incofessaveis, como no caso da decada de 50, em que Getulio Vargas mandou que pilotos da FAB voassem com, ou pelo menos na cabine, da VARIG, de maneira que todos conhecessem a fundo as rotas "para o sul" :roll: :twisted: :mrgreen: tudo bem, mas acho que a legislação tem que ser bem amarrada.

O grande problema que vejo são as consequencias obvias, como as citadas, queda no salario dos pilotos civis, com consequente diminuição da formação(quebra de escolas e aeroclubes). Aí há a falta de pilotos e acaba-se drenando a FAB, direta ou indiretamente. Ou seja, gasto publico para interesse privado. E falta de reserva de mao de obra qualificada em caso de mobilização.

Minha sugestão é podem voar junto, na cabine, jump, mas revezando. Ou seja, não tira o lugar de ninguem e se treina, atinge-se o objetivo.

Vamos ver o que vem por aí.

abração, mestre walter e Slip!!! :)




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Re: ANAC estuda permitir militares voando nas comerciais

#5 Mensagem por WalterGaudério » Ter Fev 17, 2009 2:32 pm

alcmartin escreveu:Boa tarde, mestre walter, Slip!!

Antes de tudo, deixa eu me defender e a mãe FAB: críticas são construtivas e não é questão da força como um todo(individuo, fominha, um ou outro sempre tem... :evil: ). Ao contrário, é justamente pelo medo de se estar usando-a para outros fins.

Mestre Walter, desconheço se há algum movimento p/greve. Pelo menos, de conhecimento geral.
A sugestão de quadro da reserva nos moldes da Air national Guard tem muitos adeptos, mas como o sr. disse, aqui é para o contrário: ninguem quer ser civil, com os riscos e escala apertada. Quer a segurança, com o privilégio de voar moderno...
:?

Se realmente se limitar a isso que descreveu, Slip, sobre ajustar a legislação ao que já existe, tudo bem. Digo porque os pilotos da FAB já voam na TAM, Gol, etc, quando precisavam treinar em equipamentos que a FAB não tem disponiveis a contento para a missão. Isso já é velho. Cito por exemplo, que vivenciei de perto, o pessoal do 1/6, o guardião, antes de chegarem os R99, voaram em rota, todos na Rio Sul, operadora do 145. Quando a aeronave chegou, já estavam todos "solo" e a partir daí, com intrutores aptos a formarem os novos quadros do esquadrao.

O que não pode (e eu não estou afirmando que seja o caso, apenas torcendo que não) é querer aproveitar o quadro da FAB para favorecer as empresas comerciais. Errado, inconstitucional e imoral até, eu diria. Porque se está usando um servidor remunerado federal para gerir lucro ao setor privado.
Se é o caso da FAB está sem verba para voar seus pilotos, é sinal de algo está errado e ela que precisa se ajustar. Indivudualmente, se tem gente "fominha" de voo que quer voar, tudo bem, mas venha "para fora", para o mercado, com todos seus riscos de desemprego. É o preço.

SE é o caso de motivações estratégicas incofessaveis, como no caso da decada de 50, em que Getulio Vargas mandou que pilotos da FAB voassem com, ou pelo menos na cabine, da VARIG, de maneira que todos conhecessem a fundo as rotas "para o sul" :roll: :twisted: :mrgreen: tudo bem, mas acho que a legislação tem que ser bem amarrada.

O grande problema que vejo são as consequencias obvias, como as citadas, queda no salario dos pilotos civis, com consequente diminuição da formação(quebra de escolas e aeroclubes). Aí há a falta de pilotos e acaba-se drenando a FAB, direta ou indiretamente. Ou seja, gasto publico para interesse privado. E falta de reserva de mao de obra qualificada em caso de mobilização.

Minha sugestão é podem voar junto, na cabine, jump, mas revezando. Ou seja, não tira o lugar de ninguem e se treina, atinge-se o objetivo.

Vamos ver o que vem por aí.

abração, mestre walter e Slip!!! :)
Concordo com tudo isso que tu disseste cmte.

Muito interessante esse fato da década de 50... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :lol:

Te revelo, se é que não sabes, que iniciativa semelhante foi efetivada na MB de 1949 até o fim da década de 50... :shock: :shock: :lol:

Liguei os fatos agora.




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Re: ANAC estuda permitir militares voando nas comerciais

#6 Mensagem por alcmartin » Ter Fev 17, 2009 4:48 pm

:twisted: :twisted:
:mrgreen:

Quanto ao texto da ANAC, segundo o Thor postou lá no FAB news, o que ele sabe´bate com o que o Slip falou. Aí, beleza...vamos só torcer para que o povo político não distorça as coisas... :?

abração, mestre!!! :D




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Re: ANAC estuda permitir militares voando nas comerciais

#7 Mensagem por Slip Junior » Qua Fev 25, 2009 4:10 pm

A modificação foi suspensa:

"A DIRETORIA DA AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL - ANAC, no uso das competências que lhe foram outorgadas pelos arts. 11, inciso V, da Lei nº 11.182, de 27 de setembro de 2005, 24, inciso VIII, do Anexo I do Decreto nº 5.731, de 20 de março de 2006, e 9º, inciso VIII, do Regimento Interno aprovado pela Resolução nº 71, de 23 de janeiro de 2009, tendo em vista o disposto nos arts. 45 do referido Decreto e 131 daquele Regimento, e considerando a deliberação na Reunião de Diretoria realizada em 17 de fevereiro de 2009,

RESOLVE:

Suspender o processo de consulta pública instaurado por meio do Aviso publicado no Diário Oficial da União de 04 de fevereiro de 2009 e objeto de prorrogação por meio do Aviso publicado em sua edição de 12 de fevereiro de 2009, relativamente às propostas de alteração da Seção 121.545 do Regulamento Brasileiro de Homologação Aeronáutica - RBHA 121, intitulada “Manipulação dos Controles”, e de aprovação da Instrução Suplementar - IS nº 121.545-001."


Abraços




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Re: ANAC estuda permitir militares voando nas comerciais

#8 Mensagem por alcmartin » Qui Fev 26, 2009 1:29 am

É, entao a briga foi feia mesmo... [005] vamos ver como vai ficar, se farão um novo texto ou deixarão como está, dando o jeitinho quando precisar, como lembraram... :D

abraçào, slip!!




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