Não querendo abrir outro topico ponho aqui os acontecimentos:
Alguns tempos atras coloquei um video no youtube sobre a guerra do paraguai. 2 dias atras me chegou o seguinte comentario:
no me gusto tu video
,,no me gusto tu video ya que pusiste a mi pais como ,,un pais rebelde ,,tenias que haber investigado bien,,ya que esta guerra fue planeada y de una u otra forma se hubiera invadido mi pais ,,y eso esta demostrado con paleles,,es sierto que el mariscal se presipito,,pero solo defendio su pais autonomo,,indudablemente si la guerra fuera con uno los hubieramos vencido,,y mas a l brazil,,,ahh porque no pusiste las atrocidades que hicieron los brazileros contra la poblacion civil,,luchar contra mujeres y niños ,,quemar hospitales con personas vivas adentro ,,robar sementerios,iglecias,santos,,puff y mas si yo hubiera estado en esa epoca hubiera luchado sin dudarlo como lo hicieron la mayoria ,,hombres,mujeres y niños ,,sin dudarlo la unica victima de esa barvaridad fue el Paraguay,,investiga y hace otro video,,,
Respondi em ingles, infelizmente não salvei as minhas resposta mais ponho as suas:
2° email
definitivamente estas mal ,,yo vivo serca de un campo de batalla,,donde murieron 2500 niños y me vas a decir que no fue real xDD,,,ustedes estan equibocados ,ahi no se cuenta la historia realmente como paso,,,y lo de que Alicia lynch influenciaba al mariscal,,"que estupides",,,y si esta demostrado que fue planeado ,,,,te invito a que veas este video y entiendas de una vez ,,los argentinos ya lo entendieron y ya cuentan la historia realmente como paso ,,solo faltan ustedes,,y la historia pasa por personas como yo que nos interesamos investigamos y lo contamos ,,en cambio no opino lo mismo de vos,, y claro que volvere a ver el video ya que habla de mi pais y peor aun no objetivamente asique pondre los comentarios cuantas veces quiera...
te invito a ver estos videos y comprendas,,,saludos
O video era "Guerra del Paraguay- Yataity corá" Genocidio Sudamericano, una raza en peligro, que luchó en defensa de su soberanía, sus costumbres y su idioma: El Guaraní.
3° email
,,,primeramente la argentina siempre quiso la guerra,,en segunda marketing o no ellos si son objetivos y es lo que cuenta,,,
Es sierto que el Mariscal se precipito,,y como soy objetivo lo acepto ,,,y la guerra se basaba en puros intereses economicos por parte de inglaterra ,,y los demas paises ,,,de una u otra forma le hubieran invadido al Paraguay,,,es bien sabido que en el brazil se guian por el itamaraty ,,,,y eso si es nacionalismo y no objetividad,,,yo no caigo en estupideses de politicas actuales se por las cosas que estamos pasando (positivos y negativos) y no me siento menos que otros paises ya que al fin y alcabo estamos por debajo de la linea de los paises desarrollados todos los latinoamericanos,,,No soy ignorante en cuanto a politica pero me gusta hablar de historia y mas de mi pais ,,ademas que importa que haya pasado hace 130 años ,,el punto es no olvidarlo,,,por algo sabemos de acontesimientos que pasaron en el mundo ,,por personas como yo que nos interesan ,,,,y nada eso ,,,saludos y si algundia decides ser objetivo en cuanto a historia hablamos see you...
4°
,ya habia visto el video ,,y en parte es sierto pero el que lo hizo tiene un rencor hacia el mariscal,,yo no idolatro ni tampoco lo jusgo,,se sentia acorralado,,,asi como hubo personas obligadas a luchar hubo muchas personas que se alistaron voluntariamente ,,esto paso cuando el ejercito ya fue diezmado,,pero en su lugar haria lo mismo ,,,a nadie le gustaria ser invadido por personas ajenas al pais de uno,,,y ademas por algo la mayoria de la poblacion siguio las causas del mariscal,,,y por algo todos los paises excepto Brazil cuenta la historia como lo hago yo,,no solo la argentina ,,todos aquellos interesados en la historia de la guerra en cualquier lugar del mundo,,,yo soy muy patriota pero en cosas q fallamos no tengo problemas en decirlo,,otra cosa como explicas la entrega de corrientes a lopez a manos de los propios correntinos ,,,,y la opocicion de la mayoria de las provincias argentinas a la guerra,,,y la muerte del precidente uruguayo a manos de sus propios compatriotas que le gritaron traidor y viva el Paraguay al matarlo,,,y ademas si los aliados venian supuestamente a liverar al pais de un dictador que supuestamente era lopez,,porque destruir cosas q le hubieran servido a mi pais o alos vencedores a tener muy buenos ingresos economicos en esa epoca,,,,el resultado de ese conflicto saca a la luz muchas verdades ,""son cosas que solo el lector juzgara,,,""
5°
,,,actualmente gracias a Dios en tu pais algunos eruditos estan dejando de lado la vercion de Itamaraty,,,nadie niega las ejecuciones en san Fernando de algunos Hermanos de Lopez por conspirar contra el,,,La palabra genocidio es adecuado ya que el 70% fue acesinada ,,,sin distincion de edad,,y no precisamente en campos de batallas osea defendiendo pueblos ,plazas,,,,Me respondiste 2 cosas nomas ,,
""Entonces a tu criterio,,mi pais era autoritario,,expancionista,,Y todo el mundo fue obligado a luchar por Lopez,,"",
Y como explicas el Resultado de La guerra,,,si el punto era derrocar y liverar al Paraguay,,,Para que saquear todo,,quemar,,,Enque hubo una Ventaja al pais,??,,Si fuera por la Argentina no existiriamos ,,ya que queria q el paraguay fuera repartido totalmente entre ambos paises,,
,,,Mi pais era autoctono,no habia latifundios,,cada persona tenia su propia tierra ,,producia elementos que en esa epoca era exportada exclusivamente de inglaterra,,,En sintesis se estaba modernisando y surgiendo como potencia en sudamerica,,
.....Esta conversacion nunca llegara a nada,,ya que yo defiendo q la guerra fue planeada por los aliados y vos que el mariscal era un dictador loco,,.,hubo muertes como en toda guerra ,,pero la cuestion es el resultado y ahi esta la verdad,,fijate en el resultado y ahi te vas a dar cuenta ,,,
O 5° é de uns 40 min atras, aqui a minha resposta ao individuo (cheia de erros de português, com neologismo e aportuguesação de palavras italianas, faz tempo que não escrevo em tuguês e ao momento estou aprendo alemão e por isso não notem os tropeços linguisticos
:
Bom concordo, isso não leva a nada mesmo, você tem uma base educacional preconfeccionada por outros e não cabe a mim jugar o que você pensa e tanto menos a você de dizer que eu não me entendo de historia ou que estou errado.
A palavra genocidio é totalmente fora contexto, você pode usar massacre se quiser mas não genocidio, o genocidio não tem nada em relação com o numero de mortos. Se existisse só o solano Lopez como paraguaio seria genocidio só se a sua morte tivesse como meta esterminar o "gene" paraguaiano, o que não ocorreu, o que ocorreu foi "normal" retalhações belicas ditados pela situação, nunca existiu uma "solução final ao problema paraguaio" e quem alega isso não quer outra coisa que jogar gasolina no fogo, é quem, como eu disse antes, quer usar o Paraguai para atingir o Brasil, o que hoje na america do sul é moda, com Morales que invade fabricas brasileiras na bolivia, o pr. do equador roubando e invadindo frabricas do Brasil e o Chavez...nem digo nada.
Os "eruditos" que você cita são pessoas totalmente ligadas a ambiente de esquerda, que passam o dia pensando como sujar a credibilidade do nosso pais, são as mesmas que estão vendendo a amazonia ou entregando nas mãos de indio que é a mesma coisa. Assim como temos uns que dizem isso no Brasil, no Paraguai tem gente que não condivide a tua tesis, simples.
Lopez era un ditador e não tem como negar.
Sim, tu mesmo diz que queria ocupar um posto de prestigio na America do sul e virar uma potencia, mas como poderia fazer isso sem um acesso ao mar e com territorio limitado como o do Paraguai??????? Todos os paises que alcançam a potencia maxima ou querem alcaçarla se expandem, se você é um grande historico como repetiu muitas vezes, deveria saber disso ( Roma, cartagem,Inglaterra, USA...).
O terceiro ponto nem responde por seria perda de tempo.
Resumindo, discutir essa guerra fora do contexto atual é impossivel, essa guerra foi instrumentazida e qualquer mudança seja de parte paraguaia ou brasileira não acontecerá nada. A discussão sobre essa guerra é só uma alegoria da america do sul, todos contra o Brasil.Sempre foi assim e sempre, herança de Espanha e Portugal.
Pelas mortes muitos morreram de doenças ou casos afins e não de "secções de esterminio de massa" que é o que os paraguaios querem fazer passar.
Como já disse esses meninos mortes eram soldado, crianças armadas como ocorre hoje na Africa, uma bala atirada por uma criança mata como se fosse atirada por um adulto, é chocante mas é a realidade e se você se revolta com isso, deviria pensar ao teu "santo" Lopez que as mandou a morte.
O que ocorreu no final da guerra foi o resultado de anos de guerra na qual homens cansados e atordoados sem falar da demoralização e o racismo, e queriam se refazer em algum modo, foram atividades individuais fora de qualquer responsabilidade central. Os que cambatiam essa guerra eram homens sem estudos, pobres, sem treinamentos, famintos muitos eram ladrões e assassinos jogado no exercito para preencher o buraco nas linhas.
O grande nome que ferve na mente dos paraguaios é Luis Felipe María Fernando Gastón de Orleans ou mais conhecido como Conde d'Eu, sobre ele pesa as acusa de Chiavenato de que ele teria tocado fogo num Hospital com dentro pessoas vivas ou queimado soldados paraguiaos vivos, nada disso pode ser provado e nunca será, certo é que não era como o Duque de Caxias, e queria impressionar D.Pedro assim poderia assegurar o trono brasileiro.
Alfredo Maria Adriano d'Escragnolle Taunay,visconde de Taunay era com o Conde d'eu na batalha de campo grande e nos seus relatos diz que os mesmo paraguaios atiram fogo no mato para esconder os seus movimento e não o contrario.
Resumindo o resumo, "Quem com ferro fere com ferro será ferido" A historia não é clemente com quem não tem paciencia, se a guerra era planejada, Lopez deveria ter se preparado para a guerra e ter esperado o ataque e não agir como um louco, duvido muito que essa teria acontecido se ele tivesse agido por vias legais, com palavras em vez da força como um bruto. Ele talvez se enchia das ideas imperialistas que aprendeu durante a sua estadia na europa, de que se fez a cabeça, se meteu com uma europea para alimentar as suas esmanhas de grandeza e ela sim, de um modo ou de outro nutria suas ambições magalomanes. Lynch foi o intervento ingles no conflicto, a unica coisa realmente provavel da intervenção inglesa.
Até hoje nunca vi provas confirmaveis de factos e acontecimentos que não sejam privos de elementos estraneos aos factos mesmo. A morte de Lopez que grita "Morro por minha patria", asneiras, ainda mais em esses video em que mata 30 soldados antes de morrer, parace até james bond.
O senhor tem papo e nada mais, não disse nada que tenha concretidez, nada que me possa levar á uma conclusão racional. Disse ser interessado em historia e que corresponde a verdade não dando espaço a contradição nem a comentarios, segue tentando ofenderme com acusas transversais que não me atigem nem de raspão, o que me leva a supor que não há elementos que possam ser levados em consideração.
Começamos essa conversação pelo seu comentario ao meu video sobre a guerra, pois bem o objetivo do video não era a guerra, mas uma mensagem de paz, que era a ultima cena do video, dizendo isto quero por em destaque que o senhor viu o video com aculos que filtravam a mensajam e a transformou em odio; tudo o que foi dito entre nós foi alimentado pela sua arrogancia de querer impor a sua visão.
Eu espero que o senhor não perca mais o seu tempo em querer "converter" a visão sobre esse conflicto, principalmente com brasileiros que para muitos essa guerra é quase desconhecida no Brasil. E não alegar de representar uma autoridade no campo historico, não tens nem idade e provavelmente nem a competencia e os meios para tais actividade de pesquisa principalmente porque para tais fins o senhor deveria dedicar muito tempo ao estudo, leitura, comfirmação e contactos com outras pessoas especializadas.
Não tenho nada contra o Paraguai nem contra você. Passar bem.
Espero a sua resposta