Olá Valdemort!
Então se esse dados que levantamos estiverem corretos, um A330 gasta 4.800kg de combustível por hora em voo (reparem na palavra já dentro das novas regras do acordo ortográfico

) de cruzeiro, enquanto o IL-76, já com turbinas modernas, gasta 8.330 kg por hora. Diferença considerável, não?
Ainda precisaríamos saber os custos de manutenção envolvidos, como custo de peças, tempo entre revisões, horas gastas em revisões, etc. Mas já dá pra ter uma base do quanto mais caro custa operar um cargueiro militar puro.[/quote]
Neste link há os consumos (litros/h) das principais aeronaves civis do ocidente. A fonte é a ICAO.
http://www.casa.gov.au/manuals/regulate/acm/256r003.pdf
[]s[/quote]
Grande Santiago
Deixa ver se consigo explicar .
Quando me refiro a 80kg/h de consumo é +- o calculo que fazemos pra pedir adicional de combustivel , isso e +- oque o avião consome em regime de espera a 2000' com 210kt de velocidade . Agora o consumo total é um calculo diferente que leva em conta temperatura (ISA + - ) PESO , Nivel de voo e regime ( velocidade) , tambem entra no calculo , decolagem,subida e descida . Na pratica não difere muito o consumo de holding e o de cruzeiro em regime economico e no ótimo nivel de voo.
Quanto ao consumo em litros desta tabela é dificil de afirmar porque todo avião turbofan é abastecido e todos os calculos sao feitos em Kg ,a mesma quantidade e litros varia muito de acordo com a densidade do combustivel que varia com temperatura e pressão .Sempre que 1 aviào é abastecido isso é feito em Kg e depois do témino o abastecedor calcula quanto foi em litros baseado na densidade do combustivel no momento , a fatura contem a quantidade em litros para pagamento sómente e para ser inserido no livro de bordo.
Quanto a minha opinião a respeito do IL76 é pessoal sem grandes dados , sómente conversei com alguns pilotos que ja voaram Iliushin e todos disseram que é uma bomba

e é oque acho de qualquer avião Russo não adianta vir com dados tirado da internete que não refletem a realidade em sua totalidade . Me recordo dos DOVs da Varig reclamando na elaboração de plano de voo pra Aeroflot que os dados eram todos furados e o avião não cumpria o que estava nas tabelas.
Quanto a aeronaveis de carga dar qualquer opinião é somente especulação pois não sei oque a FAB quer mas acho que seria ótimo uma combinação de C390 com um cargueiro / Revo tipo A330F como a Força Aerea da Australia esta fazendo .