Paiol da Marinha - Explosão

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
justo
Intermediário
Intermediário

Paiol da Marinha - Explosão

#1 Mensagem por justo » Ter Jan 20, 2009 10:56 am

Galera,

Procurei aqui no fórum e não achei os detalhes da explosão do paiol de armas da marinha em alguma ilha no RJ ocorrido tempo atrás.
Gostaria de saber mais detalhes sobre a explosão do paiol da marinha: armas perdidas, motivos, e outros. Sei que tem alguém sabe-tudo aqui....

Abraços,
Justo.

Não vale me chamar de coveiro...hehe [003]

luis F. Silva
Sênior
Sênior
Agradeceram: 9 vezes

Re: Paiol da Marinha - Explosão

#2 Mensagem por luis F. Silva » Ter Jan 20, 2009 12:42 pm

Foi só o que encontrei.
16/07/1995 - DESASTRE HUMANO, tipo Tecnológico, explosão de Paiol, Ilha do Boqueirão, Rio de Janeiro, 5 feridos, explosão ocorrida em depósito de explosivos da Marinha do Brasil na Ilha do Boqueirão, em frente a Ilha do Governador. Levou pânico em uma tarde de domingo a milhares de moradores locais. Para se ter idéia, as chamas e a fumaça podiam ser vistas da Praia do Flamengo, muitos quilômetros distante, assim como em diversos outros pontos da Baía de Guanabara.
Em julho de 1995, série de explosões no Centro de Munições e Mísseis da Marinha, no quartel do Corpo de Fuzileiros Navais, na Ilha do Boqueirão, a 300 metros da Ilha do Governador, deixou 22 militares levemente feridos - soldados, cabos e marinheiros - e um com fratura na clavícula. O acidente provocou pânico e destruição de casas na região. A primeira explosão ocorreu às 17h30. Logo depois aconteceram outras nove detonações de grande intensidade. No paiol, estavam armazenados explosivos, granadas e munições.

A seqüência de explosões acabou gerando incêndio, deixando parte da Ilha do Governador sem energia elétrica. Assustados, muitos moradores deixaram suas casas. Houve saques nas residências. Nas favelas que rodeiam a Ilha, barracos desabaram com as explosões. O acesso ao bairro foi fechado pela Polícia Militar.

Na Ilha de Nhanqueta, vizinha à do Boqueirão, o desespero fez com que 12 homens se atirassem ao mar. O grupo foi resgatado por funcionário da Petrobras que se aventurou a chegar, de barco, ao local.

cumprimentos.

Luis Filipe Silva

-------------------
CAMPANHA ANTI-FLOOD: OU POSTA KÔZA QUE PRESTE, QUE VÁ SOMAR, OU FICA SÓ LENDO. CHAT É NO MSN & QUETALES!!! by Túlio
Naval
Sênior
Sênior
Agradeceu: 156 vezes
Agradeceram: 43 vezes

#3 Mensagem por Naval » Ter Jan 20, 2009 1:58 pm

justo escreveu:Galera,

Procurei aqui no fórum e não achei os detalhes da explosão do paiol de armas da marinha em alguma ilha no RJ ocorrido tempo atrás.
Gostaria de saber mais detalhes sobre a explosão do paiol da marinha: armas perdidas, motivos, e outros. Sei que tem alguém sabe-tudo aqui....

Abraços,
Justo.

Não vale me chamar de coveiro...hehe [003]
Servi destacado na Ilha do Boqueirão como motorista em meados de 1997.
Te digo com toda a certeza, passados dois anos da esplosão, a ilha estava cheia de vestígios daquele desastre (crateras).

Quando em patrulha pela ilha, era possível vc topar com uma granada de 155mm nas praias.
A ilha vizinha do Rijo, faz parte do complexo, e também era posssível encontrar granadas lá nas praias.
Pelo que soube da guarnição de FN's que faz a segurança da ilha, no dia do desastre o pessoal abandonou tudo e fugiu da ilha a nado de fuzil.
Com relação a baixas, não soube de nada, não falaram disso.
Fico imaginando o cara de sentinela no posto, no meio daquele inferno, sinistro.

Voltei um tempo depois na ilha pra fazer uma faina, e as obras estavam a todo vapor, parece que em 1998 a ilha já estava toda em pé novamente, com todas as instalações novas, inclusive um outro cais, além do antigo.

Abraços.

"A aplicação das leis é mais importante que a sua elaboração." (Thomas Jefferson)
Skyway
Sênior
Sênior
Agradeceu: 24 vezes
Agradeceram: 266 vezes

#4 Mensagem por Skyway » Qua Jan 21, 2009 11:27 am

Eu estava na Ilha de Paquetá no momento da Explosão. Paquetá fica em frente e não muito distante de Boqueirão.

Vocês nem imaginam o que foi esse episódio...

A primeira explosão gerou um clarão e um deslocamento de ar que chegou a Paquetá com uma força IMPRESSIONANTE, além do tremor no solo. No momento da primeira explosão existia um morro entre eu e Boqueirão..e mesmo com o morro eu levei com o deslocamento de ar no rosto e o clarão nos olhos não sei como.

O som da primeira explosão foi surreal.

Então corri para a praia mais próxima, a Imbuca, e vinha um conhecido numa lancha puxando um "Banana Boat" vazio, aí as pessoas que estavam indo para a rua perguntaram a ele e ele disse que achava que era na Ilha do Governador... Agarrei uma bicicleta e corri para a Praia da Guarda, que fica de frente a Ilha do Governador.

No caminho ví que todas as pessoas saíram de suas casas, ví até uma grávida desmaiar enquanto a terra tremia com as explosões secundárias...menores que a primeira, mas nadas fracas.

Cheguei na praia e uma multidão se aglomerava lá, e aí eu ví uma das cenas mais impressionantes da minha vida. Logo que cheguei na praia, teve uma segunda explosão forte, onde um cogumelo de fogo subiu e o chão tremeu forte mais uma vez. Dava pra ver claramente objetos em chamas(não sei se granadas, caixotes, etc..) voando e deixando um rastro de fumaça até cair na água da Baía de Guanabara.

Essa segunda explosão forte dispersou todos da Praia da Guarda, a multidão saiu em disparada pra dentro da ilha com medo de alguma coisa chegar lá. Eu pensei o mesmo e saí de lá, voltei pra casa.

Quando cheguei, todos de casa foram para o centro da residência, o lugar mais seguro. Viramos a TV para nós e deu tempo de acompanhar o primeiro Plantão da Globo falando sobre o caso. Quando falaram que era na Base da Marinha, aí nós ficamos mesmo preocupados, por que ninguem sabia o que tinha lá, e se alguma coisa podia acabar se lançando pra Paquetá. Um Míssil, um Torpedo...

Ficamos nessa até as explosões diminuirem a intensidade, aí saimos do centro da casa e fomos acompanhando melhor o desespero de quem morava perto da Base e via todo tipo de coisa indo pelos ares.

Foi impressionante e marcou minha vida...queria que tivessem gravado o momento da explosão.

Um abraço!

AD ASTRA PER ASPERA
justo
Intermediário
Intermediário

#5 Mensagem por justo » Qua Jan 21, 2009 3:54 pm

Skyway escreveu:Eu estava na Ilha de Paquetá no momento da Explosão. Paquetá fica em frente e não muito distante de Boqueirão.

Vocês nem imaginam o que foi esse episódio...

A primeira explosão gerou um clarão e um deslocamento de ar que chegou a Paquetá com uma força IMPRESSIONANTE, além do tremor no solo. No momento da primeira explosão existia um morro entre eu e Boqueirão..e mesmo com o morro eu levei com o deslocamento de ar no rosto e o clarão nos olhos não sei como.

O som da primeira explosão foi surreal.

Então corri para a praia mais próxima, a Imbuca, e vinha um conhecido numa lancha puxando um "Banana Boat" vazio, aí as pessoas que estavam indo para a rua perguntaram a ele e ele disse que achava que era na Ilha do Governador... Agarrei uma bicicleta e corri para a Praia da Guarda, que fica de frente a Ilha do Governador.

No caminho ví que todas as pessoas saíram de suas casas, ví até uma grávida desmaiar enquanto a terra tremia com as explosões secundárias...menores que a primeira, mas nadas fracas.

Cheguei na praia e uma multidão se aglomerava lá, e aí eu ví uma das cenas mais impressionantes da minha vida. Logo que cheguei na praia, teve uma segunda explosão forte, onde um cogumelo de fogo subiu e o chão tremeu forte mais uma vez. Dava pra ver claramente objetos em chamas(não sei se granadas, caixotes, etc..) voando e deixando um rastro de fumaça até cair na água da Baía de Guanabara.

Essa segunda explosão forte dispersou todos da Praia da Guarda, a multidão saiu em disparada pra dentro da ilha com medo de alguma coisa chegar lá. Eu pensei o mesmo e saí de lá, voltei pra casa.

Quando cheguei, todos de casa foram para o centro da residência, o lugar mais seguro. Viramos a TV para nós e deu tempo de acompanhar o primeiro Plantão da Globo falando sobre o caso. Quando falaram que era na Base da Marinha, aí nós ficamos mesmo preocupados, por que ninguem sabia o que tinha lá, e se alguma coisa podia acabar se lançando pra Paquetá. Um Míssil, um Torpedo...

Ficamos nessa até as explosões diminuirem a intensidade, aí saimos do centro da casa e fomos acompanhando melhor o desespero de quem morava perto da Base e via todo tipo de coisa indo pelos ares.

Foi impressionante e marcou minha vida...queria que tivessem gravado o momento da explosão.

Um abraço!
É realmente marcante....Fico imaginando nisto apesar de que moro longe (Campinas/SP).
Fico imaginando qual foi o inventário perdido ? (torpedos/granadas/misseis ou sei lá)...

Abracao,
Justo

rodrigo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 221 vezes
Agradeceram: 424 vezes

#6 Mensagem por rodrigo » Qua Jan 21, 2009 4:27 pm

Os paióis eram construídos de acordo com as normas específicas, e por isso evitaram a projeção de muita coisa para fora da ilha. Dizem as más línguas que ocorreu um incêndio proposital para encobrir um desvio de munição, e que foi além do previsto.

"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
Responder