FAB Heavy LIFT
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Re: FAB Heavy LIFT
Segundo o estudo do DID:
US Strategic Airlift: The C-5 AMP/RERP Program vs. Buying C-17s (2007)
Modernize C-5 Fleet
Congressional Research Service*
Average Procurement Unit Cost: $97.000.000
Est. Flying Hour Cost: $23.075
Land on Austere Runways?: No
Derived:
Cost Per Ready Aircraft: $129.333.333
Operating cost, 26,000 flight hours: $599.950.000
Lifetime Acquisition Cost: $729.283.333
-------------------------------------------------------
Buy More C-17s
Congressional Research Service*
Average Procurement Unit Cost: $280.000.000
Est. Flying Hour Cost: $11.330
Land on Austere Runways?: Yes
Derived:
Cost Per Ready Aircraft: $345.892.526
Operating cost, 26,000 flight hours: $294.580.000
Lifetime Acquisition Cost: $640.472.526
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Est. Flying Hour Cost: $23.075
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Cost Per Ready Aircraft: $129.333.333
Operating cost, 26,000 flight hours: $599.950.000
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Cost Per Ready Aircraft: $345.892.526
Operating cost, 26,000 flight hours: $294.580.000
Lifetime Acquisition Cost: $640.472.526
Editado pela última vez por Penguin em Ter Jan 20, 2009 11:34 pm, em um total de 1 vez.
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
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Re: FAB Heavy LIFT
Conta de bebado:
IL-76
Custo de aquisicao: USD 50-70mi (considerando a media: USD 65mi)
Custo por hora: A Skyway combra USD 30.000/h. Tirando um margem de lucro de 30%, o custo fica em USD 21.000/h.
Considerando-se as 26.000h de voo durante a vida, tem-se
Custo de aquisicao: USD 65mi
Custo de operacao por 26.000h: USD 546mi
Lifetime Acquisition Cost: USD 611mi
Conclusao: Os custos operacionais fazem uma grande diferenca ao longo da vida util de um transporte pesado.
IL-76
Custo de aquisicao: USD 50-70mi (considerando a media: USD 65mi)
Custo por hora: A Skyway combra USD 30.000/h. Tirando um margem de lucro de 30%, o custo fica em USD 21.000/h.
Considerando-se as 26.000h de voo durante a vida, tem-se
Custo de aquisicao: USD 65mi
Custo de operacao por 26.000h: USD 546mi
Lifetime Acquisition Cost: USD 611mi
Conclusao: Os custos operacionais fazem uma grande diferenca ao longo da vida util de um transporte pesado.
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
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Re: FAB Heavy LIFT
Esse teu custo do IL-76 é para uma empresa civil e cobrado a um cliente, tem muita coisa aí envolvida que numa aeronave militar que só opera pro próprio dono não tem.
Vamos procurar dados melhores?
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Re: FAB Heavy LIFT
Sinta-se a vontadeCarlos Mathias escreveu:Esse teu custo do IL-76 é para uma empresa civil e cobrado a um cliente, tem muita coisa aí envolvida que numa aeronave militar que só opera pro próprio dono não tem.
Vamos procurar dados melhores?
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
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Re: FAB Heavy LIFT
Vamos para a realidade, e não custo estimado desses lobistas, 11 mil doletas que piada.Santiago escreveu:Segundo o estudo do DID:
US Strategic Airlift: The C-5 AMP/RERP Program vs. Buying C-17s (2007)
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Average Procurement Unit Cost: $97.000.000
Est. Flying Hour Cost: $23.075
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Derived:
Cost Per Ready Aircraft: $129.333.333
Operating cost, 26,000 flight hours: $599.950.000
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Est. Flying Hour Cost: $11.330
Land on Austere Runways?: Yes
Derived:
Cost Per Ready Aircraft: $345.892.526
Operating cost, 26,000 flight hours: $294.580.000
Lifetime Acquisition Cost: $640.472.526
A realidade diz que o custo do C-17 está m 18.000 doletas, refaz as contas agora.
http://www.delawareonline.com/article/2 ... /812060337
Sen. Tom Carper, D-Del., and Col. Steven B. Harrison, the base commander, said the simulator should pay for itself in fairly short order. It costs $18,000 an hour to actually fly a C-17, Harrison said, but just $500 -- mostly for instructors and power -- to run the simulator for an hour.
[]´s
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Re: FAB Heavy LIFT
Supondo um custo da hora de voo do IL-76 seja de 1/3 ($30.000/3 = $10.000/h) do que aempresa Skylink cobra as Forcas Armada Canadeneses...Santiago escreveu:Segundo o estudo do DID:
US Strategic Airlift: The C-5 AMP/RERP Program vs. Buying C-17s (2007)
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Average Procurement Unit Cost: $97.000.000
Est. Flying Hour Cost: $23.075
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Cost Per Ready Aircraft: $129.333.333
Operating cost, 26,000 flight hours: $599.950.000
Lifetime Acquisition Cost: $729.283.333
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Derived:
Cost Per Ready Aircraft: $345.892.526
Operating cost, 26,000 flight hours: $294.580.000
Lifetime Acquisition Cost: $640.472.526
Cost Per Ready Aircraft: $ 65mi
Operating cost, 26,000 flight hours: $260.000.000
Lifetime Acquisition Cost: $325.000.000
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
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Re: FAB Heavy LIFT
Santiago,Santiago escreveu:Conta de bebado:
IL-76
Custo de aquisicao: USD 50-70mi (considerando a media: USD 65mi)
Custo por hora: A Skyway combra USD 30.000/h. Tirando um margem de lucro de 30%, o custo fica em USD 21.000/h.
Considerando-se as 26.000h de voo durante a vida, tem-se
Custo de aquisicao: USD 65mi
Custo de operacao por 26.000h: USD 546mi
Lifetime Acquisition Cost: USD 611mi
Conclusao: Os custos operacionais fazem uma grande diferenca ao longo da vida util de um transporte pesado.
Eu insisto que você está supondo um custo por hora irreal para o IL-76.
No que entendi da proposta, a empresa deveria deixar os aviões permanentemente baseados no Canadá e disponíveis a qualquer momento. As 400 horas/ano é um cálculo com base no que esses aviões poderiam voar a para prestar serviço às forças armadas canadenses, não significando que o custo é cobrado por hora de vôo. Sendo analisados na base do custo/hora realmente são altíssimos mas deve-se levar em conta a disponibilidade dos aviões, que para a empresa é ausência de receita.
Em pouco tempo de pesquisa não obtive o custo hora/voo exato para o IL-76, que varia bastante com os novos motores, mas percebi que o custo cobrado pelas companhias charter é significativamente menor que o que você calculou.
Nesse link é possível se ter uma idéia:
http://www.aircharterguide.com/Aircraft
Também matéria sobre o custo cobrado para transporte veterinário (US$ 7.000 por hora no TOTAL):
http://bigfive.jl.co.za/airlifting%20el ... groups.htm
Rumores dizem respeito a um custo similar ao do A300:
[]'s(Suntan - personally for the purposes of your study I'd choose an IL76TF the re-engined Stage 3 version of the IL76, $38 mil for cash, rear loading ramp, upper pax. deck and around the same operating costs as the A300...in reality I dont believe any such operation would stand up commercially..think your tutor is either having a laugh or if he is serious is a few rivets short of a structural repair!!)
[/url]http://www.pprune.org/archive/index.php/t-82215.html[/url]
Editado pela última vez por AlbertoRJ em Qua Jan 21, 2009 12:12 am, em um total de 1 vez.
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Re: FAB Heavy LIFT
Que seja. Estes exemplos sao meramente ilustrativos. O preco de aquisicao eh um fator a ser considerado, mas ha outros custos a serem levados em conta:PRick escreveu:Vamos para a realidade, e não custo estimado desses lobistas, 11 mil doletas que piada.Santiago escreveu:Segundo o estudo do DID:
US Strategic Airlift: The C-5 AMP/RERP Program vs. Buying C-17s (2007)
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Cost Per Ready Aircraft: $129.333.333
Operating cost, 26,000 flight hours: $599.950.000
Lifetime Acquisition Cost: $729.283.333
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Cost Per Ready Aircraft: $345.892.526
Operating cost, 26,000 flight hours: $294.580.000
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A realidade diz que o custo do C-17 está m 18.000 doletas, refaz as contas agora.
http://www.delawareonline.com/article/2 ... /812060337
Sen. Tom Carper, D-Del., and Col. Steven B. Harrison, the base commander, said the simulator should pay for itself in fairly short order. It costs $18,000 an hour to actually fly a C-17, Harrison said, but just $500 -- mostly for instructors and power -- to run the simulator for an hour.
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O ponto eh que os custos operacionais vao ser muito relevantes se a FAB realmente quiser adquirir um LIFT pesado, seja IL-76, AN-124 ou C-17 ou uma opcao civil adaptada.
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Re: FAB Heavy LIFT
Segundo documento do senado (vide link abaixo) o custo eh de $11.330/h (Aircraft Reimbursement Rates (per Flying Hour) FY2007. Air Force Cost Analysis Agency, Cost Factors Branch. Table A15-1.)PRick escreveu:Vamos para a realidade, e não custo estimado desses lobistas, 11 mil doletas que piada.Santiago escreveu:Segundo o estudo do DID:
US Strategic Airlift: The C-5 AMP/RERP Program vs. Buying C-17s (2007)
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Cost Per Ready Aircraft: $129.333.333
Operating cost, 26,000 flight hours: $599.950.000
Lifetime Acquisition Cost: $729.283.333
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Est. Flying Hour Cost: $11.330
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Cost Per Ready Aircraft: $345.892.526
Operating cost, 26,000 flight hours: $294.580.000
Lifetime Acquisition Cost: $640.472.526
A realidade diz que o custo do C-17 está m 18.000 doletas, refaz as contas agora.
http://www.delawareonline.com/article/2 ... /812060337
Sen. Tom Carper, D-Del., and Col. Steven B. Harrison, the base commander, said the simulator should pay for itself in fairly short order. It costs $18,000 an hour to actually fly a C-17, Harrison said, but just $500 -- mostly for instructors and power -- to run the simulator for an hour.
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http://hsgac.senate.gov/public/_files/B ... timony.pdf
O DID (Defense Industry Daily - http://www.defenseindustrydaily.com) usou este valor.
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Re: FAB Heavy LIFT
A-29 escreveu:Eu acho que essa obsesão dos foristas pelo transporte aéreo de MBT não tem muito sentido para o Brasil não.
O Astros II é transportável por Hércules, certo? Então tá, quantas vezes ele já foi transportado por via aérea no Brasil mesmo? Um exemplozinho só, em duas décadas de operação, por favor!
Trasnsportar cargas pesadíssimas, como um MBT que passa fácil de 40t, pode até ser desejável para uma aeronave cargueira, mas em nosso caso não deve ser encarada como determinante. Nós nunca teremos orçamento suficiente para manter uma frota de transportes grande o suficiente para levar com a rapidez necessária os MBT que façam diferença em um conflito armado e inesperado. O nosso transporte de blindados e afins é por carreta/trem/navio mesmo.
Para mobilidade dentro do país já temos os Hércules, e espero que tenhamos os C-390 no futuro.
Para viajar pelo mundo, precisamos de aeronaves de carga que voem longe e sejam baratas de operar e manter. Pra levar suprimentos para a missão no Haiti, Angola, Timor Leste ou qualquer outro lugar, levar remédios para a Jordânia, buscar brasileiros no Líbano, levar os caças do Pampa para a Red Flag, etc, um cargueiro civil adaptado para REVO é a melhor solução.
Pois é A-29; para minha surpresa, apesar da "lenda", me lembro q li (em uma T&D se não me engano) q os Astros II não cabia nos Hércules da FAB.
De fato, parece, ao menos q desmontado, o bicho não cabe no C-130.
Já vi em fotos MBT saindo do C-17 e C-5; mas tenho a impressão q isto não é muito comum. Acho q deve ser um desgaste extremo p/as aeronaves; teriam fazer Revo direto (dependendo da distância) p/manter os tanques alares cheios p/ não desgastar as estruturas das asas, fora a pressão do peso no piso da aeronave...
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Re: FAB Heavy LIFT
Mais um dado com um custo/hora de voo do IL76 de uma empresa privada a serviço do governo da Guiné Equatorial (em 2003):
http://www.guinea-ecuatorial.org/pdfs/intenciones.pdf
The aircraft operational cost is approximately US$ 6,000 hour.
[]'s
http://www.guinea-ecuatorial.org/pdfs/intenciones.pdf
The aircraft operational cost is approximately US$ 6,000 hour.
[]'s
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Re: FAB Heavy LIFT
soultrain escreveu:Eu não conheço nada dos aviões russos, mas quando é necessário transporte a sério, são aviões de transporte russos que o fazem, mesmo de material militar Americano em que o C-5 não é capaz.
Quase toda a logistica do Dakar assenta em aeronaves Russas, a maioria do mercado de transportes especiais é dominado pelas mesmas.
Isso quer dizer pouco para um força aérea, mas sempre fiquei impressionado com o que conseguem aguentar, as condiçoes de pista e atmosféricas em que operam etc.
[[]]'s
Só tem uma coisinha q o pessoal esqueceu: A Antonov é ucraniana.
Pelo o q eu sei, o An-70 (q substituiria os An-12 e parte dos Il-76) não foi levado adiante pelo russos, q optaram pelo Il-76, por causa de suas querelas geopolíticas, energéticas, sem falar na crise de identidade ucraniana (oeste pró-ocidente, leste de origem russa pró-grande Mãe) q dependendo do governo é pró-russo ou abre as pernas p/o liberalismo ocidental...
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Re: FAB Heavy LIFT
Estou assustado com o tópico
Em todo o caso, o preço não é tão relevante. Por que tem que se saber de quanto serão as contrapartidas econômicas da compra e o financiamento para ter um parâmetro de comparação. Assim, até o C-17 serve e está na briga.
Porém acredito que a FAB deveria priorizar a compra de reabastecedores, modelos como o Airbus-330 ou o outro da Boeing. Depois pensar em comprar aviões de carga de grande porte.
Em todo o caso, o preço não é tão relevante. Por que tem que se saber de quanto serão as contrapartidas econômicas da compra e o financiamento para ter um parâmetro de comparação. Assim, até o C-17 serve e está na briga.
Porém acredito que a FAB deveria priorizar a compra de reabastecedores, modelos como o Airbus-330 ou o outro da Boeing. Depois pensar em comprar aviões de carga de grande porte.