8 anos, desde 2001 no começo do FX-1glauberprestes escreveu:E demora pra descer hein?
F-5 - FAB pretende adquir mais ?
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
-
- Sênior
- Agradeceu: 74 vezes
- Agradeceram: 87 vezes
Re: F-5 - FAB pretende adquir mais ?
[centralizar]Mazel Tov![/centralizar]
- Bolovo
- Sênior
- Agradeceu: 547 vezes
- Agradeceram: 442 vezes
Eu comecei a ler sobre o FX em 1996, 97, por aí. Nem estava estava na escola direito, hoje estou na faculdade e a história continua.
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
- Mapinguari
- Sênior
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 6 vezes
Corrosão não é tanto problema, a não ser que lavem os caças com a água do Rio Negro, que é ácida pacas!hviana escreveu:Dúvida: É viável, do ponto de vista logistico e operacional manter um esquadrão de F-5M na Amazônia? E a questão da umidade, corrosão, etc??
Abraços!
O calor e a umidade excessiva afetam mais os aviônicos e o desempenho dos caças à baixa altitude. Nas decolagens com peso máximo, por exemplo.
Mas lembre-se que os A-29 Super Tucano usam os mesmos aviônicos do F-5M, com exceção do radar, no ambiente amazônico, sem maiores problemas. A FAB já tem bastante informação sobre eventuais problemas, portanto. Além disso, os aviônicos e o radar contam com refrigeração adequada produzida pelo próprio caça, pelo sistema de refrigeração e ar-condicionado, o que minimiza os efeitos do calor que, de qualquer modo, eles geram naturalmente.
Mapinguari
- Mapinguari
- Sênior
Acho os Golden Eagle uma boa. Resolvem o problema do LIFT na FAB e ainda dão um cacinha Low, para os que defendem esse tipo de solução, que acho desnecessária. Existe ainda o AerMacchi MB346, que acho uma alternativa interessante, também. E na última Revista Força Aérea tem uma foto do cockpit dele que mostra incrível semelhança com o cockpit do F-5M.Bourne escreveu:Deixem os veinhos se aposentarem
Quem sabe substituindo os F-5M por Golden Eagle coreanos, com avionicas mexidas e em consonância com os equipamentos/armamentos do F-X. Daí, a FAB e quem sabe a MB tem um caça para treinamento e, talvez, efetuar missões leves.
Mapinguari
- Mapinguari
- Sênior
orestespf escreveu:
Deve ser isto mesmo, HViana, só pode! As mulheres têm tensão pré-menstrual, nós entusiastas de assuntos militares temos tensão pré-FX!!!
Grande abraço,
Orestes
Mapinguari
- Immortal Horgh
- Sênior
Bolovo escreveu:Eu comecei a ler sobre o FX em 1996, 97, por aí. Nem estava estava na escola direito, hoje estou na faculdade e a história continua.
É porque você não fez como eu: lendo revistas de 1989/90, já se falava nisto (foi cogitado o F-16 com a Embraer fabricando partes dele).
[ ]s
Slavsya, Otechestvo nashe svobodnoye,
Druzhby narodov nadyozhny oplot,
Znamya sovetskoye, znamya narodnoye
Pust' ot pobedy k pobede vedyot!
- joao fernando
- Sênior
- Agradeceram: 29 vezes
Na Revista da Força Aerea, conta a historia de um A29 prototipo, que caiu dentro de um rio amazonico. Ficou lá por uns dias, até conseguitem retirar a carcaça. Só que os avionicos ainda funcionavam, e usaram para testar na real, como era a tal prova de umidade. Diz na mesa revista, que nada demais tinha acontecido com os avionicos.Mapinguari escreveu:Corrosão não é tanto problema, a não ser que lavem os caças com a água do Rio Negro, que é ácida pacas!hviana escreveu:Dúvida: É viável, do ponto de vista logistico e operacional manter um esquadrão de F-5M na Amazônia? E a questão da umidade, corrosão, etc??
Abraços!
O calor e a umidade excessiva afetam mais os aviônicos e o desempenho dos caças à baixa altitude. Nas decolagens com peso máximo, por exemplo.
Mas lembre-se que os A-29 Super Tucano usam os mesmos aviônicos do F-5M, com exceção do radar, no ambiente amazônico, sem maiores problemas. A FAB já tem bastante informação sobre eventuais problemas, portanto. Além disso, os aviônicos e o radar contam com refrigeração adequada produzida pelo próprio caça, pelo sistema de refrigeração e ar-condicionado, o que minimiza os efeitos do calor que, de qualquer modo, eles geram naturalmente.
Eu acredito, pois por cima de todo o circuito eletronico vc pode passar uma camada de cola epoxi, por exemplo, que te protege da umidade, agua e outros. Quando quebrar vc troca o sistema inteiro, que é feito aos milhares e custa barato.
Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
-
- Sênior
Velho, nessa época eu nem era nascido.Immortal Horgh escreveu:Bolovo escreveu:Eu comecei a ler sobre o FX em 1996, 97, por aí. Nem estava estava na escola direito, hoje estou na faculdade e a história continua.
É porque você não fez como eu: lendo revistas de 1989/90, já se falava nisto (foi cogitado o F-16 com a Embraer fabricando partes dele).
[ ]s
Você se lembra de algum outro caça que se foi cogitado além do f-16? (história também é cultura!)
- Bolovo
- Sênior
Eu tenho uma porrada de revista dessa época. As historias hoje fariam a gente rir.
-
- Sênior
Eu tenho revistas de 2001/2002 e olhe lá! Aquelas que diziam: Final do ano será escolhido o caça de última geração que equipará a FAB com o custo de 700mi de USD.Bolovo escreveu:Eu tenho uma porrada de revista dessa época. As historias hoje fariam a gente rir.
Tem algo de especial para contar???? ( eu sei que sempre tem)
Nesse rumo o Fx vai acabar virando lenda urbanaImmortal Horgh escreveu:Bolovo escreveu:Eu comecei a ler sobre o FX em 1996, 97, por aí. Nem estava estava na escola direito, hoje estou na faculdade e a história continua.
[ ]s
- Glauber Prestes
- Moderador
- Agradeceu: 413 vezes
- Agradeceram: 259 vezes
Minhas primeiras revistas foram de 96-98 (entre 8 e 10 anos de idade), e já se falava do F-16....
http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.
Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Cuidado com os sintomas.
Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
- Bolovo
- Sênior
As piores são dos anos 80. Compramos e vendemos todos os equipamentos militares do mundo somente naquela década.
- Immortal Horgh
- Sênior
Lembrei de uma mais antiga. Não me lembro se foi na Segurança&Defesa ou na Tecnologia&Defesa, quando peguei gosto, fui correr atrás de edições antigas, então, em uma dessas duas dos anos 80, comentavam que o governo ianque ofereceu ao Brasil todo o projeto e ferramental do F-20 por US$ 700 milhões.
[ ]s
[ ]s
Slavsya, Otechestvo nashe svobodnoye,
E teve o Mig-21 chines. Deste eu ouvi falar mes passado.
Meu interesse em Defesa surgiu graças ao saudoso FHC, que deu "áquele" (ao menos me pareceu na época, eu, adolescente alienado que lia veja... e um dia ainda hei de pagar pelos pecados advindos desta leitura) pontapé ao F-X..
Meu interesse em Defesa surgiu graças ao saudoso FHC, que deu "áquele" (ao menos me pareceu na época, eu, adolescente alienado que lia veja... e um dia ainda hei de pagar pelos pecados advindos desta leitura) pontapé ao F-X..