Ia responder o post do Kratos antes, mas o seu merece mais, mesmo resumindo apenas ao ponto em que eu conheço mais.Sterrius escreveu:So vou colocar observação de como funcionam os governos de cada país da região. Creio que é uma informação decente. O quote é da wikipedia que é até confiavel pra esse tipode informação e o que vem dpois do país é minha opinião sobre a classificação "não oficial" do governo
O líder supremo é escolhido pela assembleia dos peritos, e essa eleita pelo povo, em teoria ele poderia bloquear todos os candidatos à essa assembléia que não forem seus aliados o que justificaria o "falha", mas se for por esse lado todas as democracias do mundo são falhas, não sei como deve ser a democracia ideal, a do Irã não deve ser, a do, por exemplo, Brasil, muito menos, basicamente todas as democracias no mundo possuem algum mecanismo de bloquear candidatos, no Brasil por exemplo, existe um oficial e um não oficial, o ofical são os tribunais eleitorais, é o equivalente ao conselho dos guardiões no Irã, ninguém nesses tribunais é eleito direta ou indiretamente, só indicação e concurso público, em teoria, se esses tribunais quiserem e, com apoio da base governista, eles poderiam barrar todos os não-aliados, felizmente não vemos esses tribunais abusarem do poder de veto (ao que parece, o conselho de guardiões também não abusa)*, o mecanismo não-oficial são os partidos políticos, por melhor que você seja, tente se eleger presidente... Desde a volta da democracia no Brasil não tivemos um candidato que não era da "laia" com chances de vencer, desde que pude votar nunca tive representação nas eleições (por isso sempre votei em branco), não sei onde alguém pode ver que isso seja mais democrático do que o Irã.Sterrius escreveu: Ira -> Democracia "Falha". Da pra chamar de democracia, mas tb não da. A população pode escolher grande parte de seus lideres. Mas o conselho dos guardiões podem vetar candidatos e o lider supremo tem muita influencia podendo até mesmo demitir o presidente. (Motivo pelo qual coloquei o falha em negrito, e deveria ter posto sublinhado pra dar +enfase ).
* Raramente mecanismos oficiais funcionam para vetar candidatos, se alguém com chances de vencer é vetado é fácil formar uma milícia com milhares (milhões, dependendo do tamanho do país) de pessoas e mudar o jogo, com mecanismos não-oficiais a mascara dura mais tempo.
Kratos escreveu:Novamente cai na falácia de achar que bastam eleições diretas pra que se forme uma democracia.
Eu defino um país como democrático quanto a população tem representação no governo, ie: O país anda de acordo com a vontade da população, seus problemas são ouvidos.
Não é o caso, por exemplo, do Brasil, onde, apesar de todo mundo querer ver figuras como Daniel Dantas, Gilmar Mendes, etc presos por crimes que cometeram, mas mesmo tendo provas contra eles continuam soltos, roubando, e fazendo suas vontades.
Realmente, por essa definição não existem muitos países 100% democráticos, se é que existe algum, temos que deixar a questão relativa para saber qual o mais democrático.
Você fez essas afirmações com base no que você acha, ouviu falar, ou imagina, não tem base para dizer que esses instrumentos são realmente usados (no Brasil eles também existem) e a censura, cada um faz do seu jeito, ta certo que a internet dificultou muito ela no ocidenteKratos escreveu: Volta por favor com uma argumentação séria quando você lembrar que, numa democracia, o governo não faz uso de instrumentos (institucionalizados via leis) pra coibir com a forças de armas a oposição política, não censura opinião contrária à oficial;
Isso não tem nada a ver com democracia, tem a ver com cultura, e aliás, você está certo disso? Não-muçulmanos possuem representação no governo do Irã e podem não concordar...Kratos escreveu: numa democracia mulheres que perdem a virgindade antes do casamento não são punidas com apedrejamento ou algo parecido, sequer são punidas; numa democracia..
E cultua por cultura, leis criadas com base em uma cultura são absurdas para outras, no Brasil você pode ser preso por andar pelado na rua. Se você gosta tanto de falar da virgindade, ao que parece, uma lei do início do século passado ainda não foi revogada, a não aplicação dela é uma decisão dos juízes, feita de acordo com a mudança cultural que passamos no período.
Pra você tudo o que não é a sua cultura ta errado, você diz que os outros tem uma venda na frente dos olhos, mas você parece que tem um espelho a frente deles que só mostra você mesmo, e quem não concorda é esquerdista, tire esses espelho da sua frente e comece a ver o que existe além de você.Kratos escreveu: aliás, chega, se você vive no Brasil e ainda não absorveu o conceito de democracia (que é a nossa democracia ocidental, qualquer outra coisa é merda puta) eu não posso fazer nada.