CONFLITO ISRAELO-PALESTINIANO

Área destinada para discussão sobre os conflitos do passado, do presente, futuro e missões de paz

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 419 vezes

Re: CONFLITO ISRAELO-PALESTINIANO

#316 Mensagem por Marechal-do-ar » Dom Jan 11, 2009 10:40 am

Sterrius escreveu:So vou colocar observação de como funcionam os governos de cada país da região. Creio que é uma informação decente. O quote é da wikipedia que é até confiavel pra esse tipode informação e o que vem dpois do país é minha opinião sobre a classificação "não oficial" do governo :mrgreen:
Ia responder o post do Kratos antes, mas o seu merece mais, mesmo resumindo apenas ao ponto em que eu conheço mais.
Sterrius escreveu: Ira -> Democracia "Falha". Da pra chamar de democracia, mas tb não da. A população pode escolher grande parte de seus lideres. Mas o conselho dos guardiões podem vetar candidatos e o lider supremo tem muita influencia podendo até mesmo demitir o presidente. (Motivo pelo qual coloquei o falha em negrito, e deveria ter posto sublinhado pra dar +enfase :mrgreen: ).
O líder supremo é escolhido pela assembleia dos peritos, e essa eleita pelo povo, em teoria ele poderia bloquear todos os candidatos à essa assembléia que não forem seus aliados o que justificaria o "falha", mas se for por esse lado todas as democracias do mundo são falhas, não sei como deve ser a democracia ideal, a do Irã não deve ser, a do, por exemplo, Brasil, muito menos, basicamente todas as democracias no mundo possuem algum mecanismo de bloquear candidatos, no Brasil por exemplo, existe um oficial e um não oficial, o ofical são os tribunais eleitorais, é o equivalente ao conselho dos guardiões no Irã, ninguém nesses tribunais é eleito direta ou indiretamente, só indicação e concurso público, em teoria, se esses tribunais quiserem e, com apoio da base governista, eles poderiam barrar todos os não-aliados, felizmente não vemos esses tribunais abusarem do poder de veto (ao que parece, o conselho de guardiões também não abusa)*, o mecanismo não-oficial são os partidos políticos, por melhor que você seja, tente se eleger presidente... Desde a volta da democracia no Brasil não tivemos um candidato que não era da "laia" com chances de vencer, desde que pude votar nunca tive representação nas eleições (por isso sempre votei em branco), não sei onde alguém pode ver que isso seja mais democrático do que o Irã.

* Raramente mecanismos oficiais funcionam para vetar candidatos, se alguém com chances de vencer é vetado é fácil formar uma milícia com milhares (milhões, dependendo do tamanho do país) de pessoas e mudar o jogo, com mecanismos não-oficiais a mascara dura mais tempo.
Kratos escreveu:Novamente cai na falácia de achar que bastam eleições diretas pra que se forme uma democracia.

Eu defino um país como democrático quanto a população tem representação no governo, ie: O país anda de acordo com a vontade da população, seus problemas são ouvidos.

Não é o caso, por exemplo, do Brasil, onde, apesar de todo mundo querer ver figuras como Daniel Dantas, Gilmar Mendes, etc presos por crimes que cometeram, mas mesmo tendo provas contra eles continuam soltos, roubando, e fazendo suas vontades.

Realmente, por essa definição não existem muitos países 100% democráticos, se é que existe algum, temos que deixar a questão relativa para saber qual o mais democrático.
Kratos escreveu: Volta por favor com uma argumentação séria quando você lembrar que, numa democracia, o governo não faz uso de instrumentos (institucionalizados via leis) pra coibir com a forças de armas a oposição política, não censura opinião contrária à oficial;
Você fez essas afirmações com base no que você acha, ouviu falar, ou imagina, não tem base para dizer que esses instrumentos são realmente usados (no Brasil eles também existem) e a censura, cada um faz do seu jeito, ta certo que a internet dificultou muito ela no ocidente :D
Kratos escreveu: numa democracia mulheres que perdem a virgindade antes do casamento não são punidas com apedrejamento ou algo parecido, sequer são punidas; numa democracia..
Isso não tem nada a ver com democracia, tem a ver com cultura, e aliás, você está certo disso? Não-muçulmanos possuem representação no governo do Irã e podem não concordar...

E cultua por cultura, leis criadas com base em uma cultura são absurdas para outras, no Brasil você pode ser preso por andar pelado na rua. Se você gosta tanto de falar da virgindade, ao que parece, uma lei do início do século passado ainda não foi revogada, a não aplicação dela é uma decisão dos juízes, feita de acordo com a mudança cultural que passamos no período.
Kratos escreveu: aliás, chega, se você vive no Brasil e ainda não absorveu o conceito de democracia (que é a nossa democracia ocidental, qualquer outra coisa é merda puta) eu não posso fazer nada.
Pra você tudo o que não é a sua cultura ta errado, você diz que os outros tem uma venda na frente dos olhos, mas você parece que tem um espelho a frente deles que só mostra você mesmo, e quem não concorda é esquerdista, tire esses espelho da sua frente e comece a ver o que existe além de você.

"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Sd Young Guns 2
Avançado
Avançado
Agradeceu: 45 vezes
Agradeceram: 6 vezes

#317 Mensagem por Sd Young Guns 2 » Dom Jan 11, 2009 10:54 am

Marechal-do-ar escreveu:
Sterrius escreveu:So vou colocar observação de como funcionam os governos de cada país da região. Creio que é uma informação decente. O quote é da wikipedia que é até confiavel pra esse tipode informação e o que vem dpois do país é minha opinião sobre a classificação "não oficial" do governo :mrgreen:
Ia responder o post do Kratos antes, mas o seu merece mais, mesmo resumindo apenas ao ponto em que eu conheço mais.
Sterrius escreveu: Ira -> Democracia "Falha". Da pra chamar de democracia, mas tb não da. A população pode escolher grande parte de seus lideres. Mas o conselho dos guardiões podem vetar candidatos e o lider supremo tem muita influencia podendo até mesmo demitir o presidente. (Motivo pelo qual coloquei o falha em negrito, e deveria ter posto sublinhado pra dar +enfase :mrgreen: ).
O líder supremo é escolhido pela assembleia dos peritos, e essa eleita pelo povo, em teoria ele poderia bloquear todos os candidatos à essa assembléia que não forem seus aliados o que justificaria o "falha", mas se for por esse lado todas as democracias do mundo são falhas, não sei como deve ser a democracia ideal, a do Irã não deve ser, a do, por exemplo, Brasil, muito menos, basicamente todas as democracias no mundo possuem algum mecanismo de bloquear candidatos, no Brasil por exemplo, existe um oficial e um não oficial, o ofical são os tribunais eleitorais, é o equivalente ao conselho dos guardiões no Irã, ninguém nesses tribunais é eleito direta ou indiretamente, só indicação e concurso público, em teoria, se esses tribunais quiserem e, com apoio da base governista, eles poderiam barrar todos os não-aliados, felizmente não vemos esses tribunais abusarem do poder de veto (ao que parece, o conselho de guardiões também não abusa)*, o mecanismo não-oficial são os partidos políticos, por melhor que você seja, tente se eleger presidente... Desde a volta da democracia no Brasil não tivemos um candidato que não era da "laia" com chances de vencer, desde que pude votar nunca tive representação nas eleições (por isso sempre votei em branco), não sei onde alguém pode ver que isso seja mais democrático do que o Irã.

* Raramente mecanismos oficiais funcionam para vetar candidatos, se alguém com chances de vencer é vetado é fácil formar uma milícia com milhares (milhões, dependendo do tamanho do país) de pessoas e mudar o jogo, com mecanismos não-oficiais a mascara dura mais tempo.
Kratos escreveu:Novamente cai na falácia de achar que bastam eleições diretas pra que se forme uma democracia.

Eu defino um país como democrático quanto a população tem representação no governo, ie: O país anda de acordo com a vontade da população, seus problemas são ouvidos.

Não é o caso, por exemplo, do Brasil, onde, apesar de todo mundo querer ver figuras como Daniel Dantas, Gilmar Mendes, etc presos por crimes que cometeram, mas mesmo tendo provas contra eles continuam soltos, roubando, e fazendo suas vontades.

Realmente, por essa definição não existem muitos países 100% democráticos, se é que existe algum, temos que deixar a questão relativa para saber qual o mais democrático.
Kratos escreveu: Volta por favor com uma argumentação séria quando você lembrar que, numa democracia, o governo não faz uso de instrumentos (institucionalizados via leis) pra coibir com a forças de armas a oposição política, não censura opinião contrária à oficial;
Você fez essas afirmações com base no que você acha, ouviu falar, ou imagina, não tem base para dizer que esses instrumentos são realmente usados (no Brasil eles também existem) e a censura, cada um faz do seu jeito, ta certo que a internet dificultou muito ela no ocidente :D
Kratos escreveu: numa democracia mulheres que perdem a virgindade antes do casamento não são punidas com apedrejamento ou algo parecido, sequer são punidas; numa democracia..
Isso não tem nada a ver com democracia, tem a ver com cultura, e aliás, você está certo disso? Não-muçulmanos possuem representação no governo do Irã e podem não concordar...

E cultua por cultura, leis criadas com base em uma cultura são absurdas para outras, no Brasil você pode ser preso por andar pelado na rua. Se você gosta tanto de falar da virgindade, ao que parece, uma lei do início do século passado ainda não foi revogada, a não aplicação dela é uma decisão dos juízes, feita de acordo com a mudança cultural que passamos no período.
Kratos escreveu: aliás, chega, se você vive no Brasil e ainda não absorveu o conceito de democracia (que é a nossa democracia ocidental, qualquer outra coisa é merda puta) eu não posso fazer nada.
Pra você tudo o que não é a sua cultura ta errado, você diz que os outros tem uma venda na frente dos olhos, mas você parece que tem um espelho a frente deles que só mostra você mesmo, e quem não concorda é esquerdista, tire esses espelho da sua frente e comece a ver o que existe além de você.
Meu Deus!!! Esse DB ainda tem jeito! Um dos poucos post, se não unico que soube separar a religião da cultura e politica.

Paisano
Sênior
Sênior
Agradeceu: 649 vezes
Agradeceram: 285 vezes
Contato:

#318 Mensagem por Paisano » Dom Jan 11, 2009 11:16 am

Guillermo Muñoz escreveu:Meu caro paisano, o seu último post, de cuja autoria o senhor não é proprietario, mas eu acho que rubrica os principios morais que o sustentam, é de uma altura ética e de uma lucidez que alegra-me inmensamente que a humanidade seja capaz de producir.
As minha mais sinceras felicitaciones por dito post, ao que EU adhiero com total libertade de conciencia.
Meu caro, como sempre vc é "dos meus"
Guillermo Muñoz Q.
Obrigado. :wink:

Plinio Jr
Sênior
Sênior
Agradeceram: 1 vez

#319 Mensagem por Plinio Jr » Dom Jan 11, 2009 11:22 am

Marechal-do-ar escreveu:
Plinio Jr escreveu:O anti-semitismo sempre fora presente há muito tempo, não é de hoje, é muito mais antigo que o nazismo e seus campos de Auschwitz-Birkenau, Buchenwald, Bergen-Belsen, Treblinka....não é algo que em uma leitura de 2 minutos de Wikipédia resolva....
E a pergunta que não quer calar, por que ele existe?
Então é justificável o ódio e matança de judeus ??
A sorte dos palestinos é que o Egito alivia esse bloqueio...
Até o Egito fica com um pé atrás em relação aos palestinos....questão de postura destes últimos.
Ontem a ONU revelou, entre outros casos, que as Forças Armadas israelitas bombardearam uma casa na Faixa de Gaza onde os próprios soldados de Israel tinham colocado, no dia anterior, cerca de 110 palestinianos, sendo 50 crianças, supostamente para estarem em segurança. No ataque morreram 30.
A ONU sempre pareceu uma barata em um salão de festas no que refere-se a situação no Oriente Médio....ora é pressionada pelos americanos, ora pressionada pelos europeus, ora pressionada pelos árabes....parece-me que estes ultimos tem feito bastante barulho ultimamente....

Plinio Jr escreveu: Os bloqueios serão suspensos quando os ataques terroristas terminarem, quando os palestinos garantirem efetivamente que não haverá mais atividades terroristas dos seus contra israelenses.....isto me parece algo óbvio....
Vocês acreditariam?
Engraçado....porque as áreas sob controle do Fatah não estão sendo atacadas....porque será :?:

¨Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão ¨- Eça de Queiroz
Skyway
Sênior
Sênior
Agradeceu: 24 vezes
Agradeceram: 266 vezes

#320 Mensagem por Skyway » Dom Jan 11, 2009 11:30 am

Uma força moderna hoje em dia ainda não é garantia de sucesso em tudo e zero de efeito colateral...

Isso é pra quem acha que na guerra só morre gente de fora se o atacante quiser, e usa esse "argumento" pra chamar Israel de Genocida.

Ataque à escola da ONU foi erro de mira, diz jornal

Um inquérito israelense sobre o ataque que atingiu uma escola das Nações Unidas na Faixa de Gaza na semana passada teria concluído que ele foi provocado por um erro de pontaria, de acordo com o jornal israelense Haaretz.

A investigação teria descoberto que, depois de perceber uma falha no sistema de navegação de um "míssil inteligente", militares israelenses preferiram usar morteiros guiados pelo Satélite de Posicionamento Global (GPS, na sigla em inglês).

Eles teriam disparado três morteiros equipados com o sistema de navegação GPS contra militantes palestinos e um deles teria atingido a escola.

Segundo os militares israelenses citados pelo Haaretz, o sistema de pontaria com GPS tem uma margem de erro de 30 metros.

O documento diz ainda que os militantes teriam disparado foguetes de perto da escola.

Fontes médicas palestinas afirmam que mais de 40 pessoas morreram no ataque, mas militares entrevistados pelo diário israelense questionam o número que seria "inflado pelo Hamas".

Representantes da ONU descreveram o incidente como "assustador" e "totalmente inaceitável".

O ataque levou as Nações Unidas a suspenderem temporariamente a ajuda humanitária à Faixa de Gaza, até que Israel desse garantias de vida aos funcionários da ONU.

Israel afirmou inicialmente que seus soldados tinham reagido a um ataque que teria sido lançado de dentro do prédio da escola.

A afirmação já havia sido desmentida pela ONU.

Centenas de pessoas estavam dentro da escola administrada pela ONU tentando se abrigar dos combates entre soldados israelenses e militantes que ocorrem nos arredores do campo de refugiados, ao leste da Cidade de Gaza.

Este foi o segundo ataque israelense contra uma escola administrada pela ONU. Na terça-feira pelo menos três palestinos foram mortos quando uma escola foi atingida no campo de Bureij, segundo autoridades da ONU.

G1

AD ASTRA PER ASPERA
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior

#321 Mensagem por Marechal-do-ar » Dom Jan 11, 2009 11:57 am

Plinio Jr escreveu:Então é justificável o ódio e matança de judeus ??
Primeiro responda, por que o ódio aos judeus existe?
Plinio Jr escreveu:Até o Egito fica com um pé atrás em relação aos palestinos....questão de postura destes últimos.
Questão de acordo com os israelenses.
Plinio Jr escreveu: A ONU sempre pareceu uma barata em um salão de festas no que refere-se a situação no Oriente Médio....ora é pressionada pelos americanos, ora pressionada pelos europeus, ora pressionada pelos árabes....parece-me que estes ultimos tem feito bastante barulho ultimamente....
Quem morreu e quem sobreviveu para denunciar não foram os figurões, não foram diplomatas, não foram políticos, foram funcionários da ONU, médicos talvez até voluntários que, em sua maioria, fazem esse trabalho porque acreditam que estão ajudando alguém, ninguém ali tinha grande poder político (os que tem, estão protegidos em abrigos anti-bomba), posso concordar com você que ultimamente na arena política a ONU está sendo uma piada mas, usar isso para desmerecer todos seus funcionários inclusive os que se arriscam na (falta de) mira dos israelenses chega a ser ofensa.
Plinio Jr escreveu:Engraçado....porque as áreas sob controle do Fatah não estão sendo atacadas....porque será :?:
Agora o Fatah é o queridinho, mas por que os israelenses enfraqueceram eles, para início de conversa? Por que pararam de retirar os assentamentos da Cisjordânia, como vinham fazendo nos tempos em que aquela região viveu mais próxima da paz? Por que cercaram Gaza antes mesmo do primeiro ataque? Precisam criar um motivo para invadir agora?

FOXTROT
Sênior
Sênior
Agradeceu: 271 vezes
Agradeceram: 111 vezes

#322 Mensagem por FOXTROT » Dom Jan 11, 2009 12:07 pm

Israel esta sempre a jogar, ora apoia o Fatah, ora apoia o Hamas, depende no momento quem é o mais influente.

Quando não atendem aos seus propositos ocupacionistas, bombardeia indiscriminadamente!

"Só os mortos conhecem o fim da guerra" Platão.
Skyway
Sênior
Sênior
Agradeceu: 24 vezes
Agradeceram: 266 vezes

#323 Mensagem por Skyway » Dom Jan 11, 2009 12:08 pm

:roll:
Cruzes...

AD ASTRA PER ASPERA
Immortal Horgh
Sênior
Sênior

#324 Mensagem por Immortal Horgh » Dom Jan 11, 2009 12:19 pm

FOXTROT escreveu:Israel esta sempre a jogar, ora apoia o Fatah, ora apoia o Hamas, depende no momento quem é o mais influente.

Quando não atendem aos seus propositos ocupacionistas, bombardeia indiscriminadamente!

Amigo, você está precisando rever seus conceitos.

[ ]s

Slavsya, Otechestvo nashe svobodnoye,
Druzhby narodov nadyozhny oplot,
Znamya sovetskoye, znamya narodnoye
Pust' ot pobedy k pobede vedyot!
cvn73
Avançado
Avançado

#325 Mensagem por cvn73 » Dom Jan 11, 2009 12:43 pm

Marechal-do-ar escreveu:
Plinio Jr escreveu:O anti-semitismo sempre fora presente há muito tempo, não é de hoje, é muito mais antigo que o nazismo e seus campos de Auschwitz-Birkenau, Buchenwald, Bergen-Belsen, Treblinka....não é algo que em uma leitura de 2 minutos de Wikipédia resolva....
E a pergunta que não quer calar, por que ele existe?
Pelo mesmo motivo que existe o ódio aos americanos, aos russos, aos xiitas, aos sunitas, aos mexicanos,os japoneses, aos chineses,aos ingleses, aos tutsis, aos hutus,aos muçulmanos, aos cristãos, aos pagãos,aos ateus, aos macumbeiros, aos ptistas, aos psdbistas, aos GLS's, aos brasileiros, aos ricos, aos turcos, aos armênios, aos curdos, aos ciganos, ... sem esquecer dos índios e dos negros.

unanimidade só existe no cemitério
Plinio Jr
Sênior
Sênior
Agradeceram: 1 vez

#326 Mensagem por Plinio Jr » Dom Jan 11, 2009 12:47 pm

Marechal-do-ar escreveu:
Plinio Jr escreveu:Então é justificável o ódio e matança de judeus ??
Primeiro responda, por que o ódio aos judeus existe?
Basta ver a história em si, os judeus sempre foram um povo reprimido..e sabem que se facilitar, por experiencia de milênios, Israel podem ser novamente destruidos...Preconceito, ciumes, inveja, são outros fatores....agora responda a minha...é justificável o ódio e matança de judeus ??
Plinio Jr escreveu:Até o Egito fica com um pé atrás em relação aos palestinos....questão de postura destes últimos.
Questão de acordo com os israelenses.
Até no mundo árabe os palestinos não são levados a sério, caso contrário, a questão da Palestina já haveria sido resolvida há muito tempo, seja politicamente, seja militarmente.

Plinio Jr escreveu: A ONU sempre pareceu uma barata em um salão de festas no que refere-se a situação no Oriente Médio....ora é pressionada pelos americanos, ora pressionada pelos europeus, ora pressionada pelos árabes....parece-me que estes ultimos tem feito bastante barulho ultimamente....
Quem morreu e quem sobreviveu para denunciar não foram os figurões, não foram diplomatas, não foram políticos, foram funcionários da ONU, médicos talvez até voluntários que, em sua maioria, fazem esse trabalho porque acreditam que estão ajudando alguém, ninguém ali tinha grande poder político (os que tem, estão protegidos em abrigos anti-bomba), posso concordar com você que ultimamente na arena política a ONU está sendo uma piada mas, usar isso para desmerecer todos seus funcionários inclusive os que se arriscam na (falta de) mira dos israelenses chega a ser ofensa.
A ONU é uma grande fachada que não resolve nada p/ ninguem e atende interesses de momento....é muita IGENUIDADE acreditar numa guerra conflito/limpo, s/ baixas entre civis ....infelizmente assim foi, infelizmente assim sempre será.....erros sempre vão ocorrer, pois mais moderna que a guerra possa parecer....
Plinio Jr escreveu:Engraçado....porque as áreas sob controle do Fatah não estão sendo atacadas....porque será :?:
Agora o Fatah é o queridinho, mas por que os israelenses enfraqueceram eles, para início de conversa? Por que pararam de retirar os assentamentos da Cisjordânia, como vinham fazendo nos tempos em que aquela região viveu mais próxima da paz? Por que cercaram Gaza antes mesmo do primeiro ataque? Precisam criar um motivo para invadir agora?
[/quote]

O Fatah, Hamas são um grande exemplo que não existe a menor concordância entre os palestinos, ao final deste conflito, que todos sabemos qual seráo o desfecho, o Fatah sairá muito fortalecido politicamente falando, dentro e fora dos territórios palestinos, uma grande demonstração de inteligência, pois sair na luta armada com um inimigo que militarmente não poderá derrotar é burrice...podem conseguir muito mais em uma mesa de negociações s/ provocar baixas ....

¨Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão ¨- Eça de Queiroz
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior

#327 Mensagem por Marechal-do-ar » Dom Jan 11, 2009 1:31 pm

Plinio Jr escreveu: Basta ver a história em si, os judeus sempre foram um povo reprimido..e sabem que se facilitar, por experiencia de milênios, Israel podem ser novamente destruidos...Preconceito, ciumes, inveja, são outros fatores....
Os europeus desse forum estão mais perto dos pontos onde o anti-semitismo realmente pegou pesado, e onde os judeus tiveram mais influência na história e economia e podem discursar mais, pode ter certeza que anti-semitismo não é apenas porque judeus são santinhos reprimidos e todo o resto do mundo são terroristas sanguinários invejosos e ciumentos como sua resposta da a entender, aliás, não esperava uma resposta tão superficial.
Plinio Jr escreveu:agora responda a minha...é justificável o ódio e matança de judeus ??
A história desse povo já tem milênios, se um dia existiu motivo (não sei) hoje não existe mais, não que Israel seja um exemplo de bom vizinho, mas porque o judaísmo esta em baixa e as questões atuais são políticas, não religiosas, ainda existem alguns ortodoxos mas é questão de uma ou duas gerações para que estejam tão enfraquecidos a ponto de Israel ser um país quase ateu.

E completando o que você (não) respondeu, muito do anti-semitismo foi pelas práticas políticas e econômicas de alguns judeus, no passado, quando política e religião se confundiam ainda mais do que hoje a generalização virou o anti-semitismo.

Uma coisa continua no mundo moderno, Israel não é odiada pelos arabes por ser um bom vizinho...
Plinio Jr escreveu:Até no mundo árabe os palestinos não são levados a sério, caso contrário, a questão da Palestina já haveria sido resolvida há muito tempo, seja politicamente, seja militarmente.
A ofensiva atual de Israel foi o melhor pretexto até hoje para resolver a questão militarmente, talvez você esteja parcialmente certo e dessa vez os arabes resolvam a questão, mas ainda acho que Israel para antes de chegar a esse ponto, o que o mundo inteiro esta esperando é a posição do Obama quando ele assumir.
Plinio Jr escreveu:A ONU é uma grande fachada que não resolve nada p/ ninguem e atende interesses de momento....é muita IGENUIDADE acreditar numa guerra conflito/limpo, s/ baixas entre civis ....infelizmente assim foi, infelizmente assim sempre será.....erros sempre vão ocorrer, pois mais moderna que a guerra possa parecer....
Quando alguém invade terras de outras pessoas com o objetivo de exterminar os terroristas para poder viver em paz com os habitantes dessa região é de se esperar que eles tentem não ferir os habitantes, até posso concordar com você que Israel não está mirando escolas, mas também não está fazendo o menor esforço para evitá-las, qual o objetivo mesmo? Viver em paz com os palestinos? Essa não é a melhor maneira de fazer amigos, não é assim que se vira um bom vizinho...

E quanto a ONU, pode até ser fachada e politicagem, mas os funcionários que tão tomando bomba na cabeça não são, existem pessoas que acreditam na ONU e que estão em Gaza com um Estetoscópio e não com uma AK-47, não tem porque você desmerecer esses.
Plinio Jr escreveu:O Fatah, Hamas são um grande exemplo que não existe a menor concordância entre os palestinos, ao final deste conflito, que todos sabemos qual seráo o desfecho, o Fatah sairá muito fortalecido politicamente falando, dentro e fora dos territórios palestinos, uma grande demonstração de inteligência, pois sair na luta armada com um inimigo que militarmente não poderá derrotar é burrice...podem conseguir muito mais em uma mesa de negociações s/ provocar baixas ....
E olha que legal, o Fatah poderia nem ter saído do poder se Israel tivesse cooperado com os planos de paz... Pode até ser burrice enfranter um inimigo que você não possa vencer... Mas olha só, pelo visto Israel teve que conhecer o Hamas para agora achar que é melhor negociar com o Fatah...

Edu Lopes
Sênior
Sênior

#328 Mensagem por Edu Lopes » Dom Jan 11, 2009 1:49 pm

Quando dois querem, dois brigam

Como em toda guerra, no conflito entre Israel e o Hamas não é apenas o embate das forças militares que conta. Guerras são, antes de mais nada, um fenômeno político, e nelas é da maior importância o fator psicológico. Nesse confronto de vontades, vence quem, aconteça o que acontecer, sai com as suas motivações intactas. Israel deveria ter aprendido em 2006 essa lição, ensinada pelo mestre da estratégia Carl von Clausewitz, quando destruiu a máquina militar do Hezbollah, mas se retirou do Líbano como um exército derrotado e desmoralizado. Afinal, o custo de uma vitória militar, principalmente em conflitos assimétricos, como esse entre um Estado e uma organização terrorista - nos quais não é possível atrair o inimigo para a batalha decisiva -, pode ser a perda de apoios externos e a desunião interna do país que obteve sucesso pelas armas - em resumo, a derrota política.

Isso pode se repetir na Faixa de Gaza. O objetivo declarado de Israel é aniquilar a capacidade do Hamas de lançar morteiros e foguetes contra o território israelense. Mas é, também, por meio do isolamento da Faixa de Gaza - privada dos meios básicos de subsistência -, dos bombardeios pelo ar e da invasão por terra, levar a população local a se voltar contra o Hamas, que conquistou o governo do território autônomo em eleições legítimas.

O problema é que tudo conspira contra a consecução desses objetivos. Antes da ofensiva israelense, menos de 20% da população da Faixa apoiava o governo do Hamas. Hoje, o que se sabe pelos depoimentos que chegam da área conflagrada é que a população está, mais do que nunca, unida contra Israel.

A guerra psicológica está sendo claramente perdida por Israel. De 2001 a 2008, o Hamas disparou mais de 8 mil foguetes contra o território de Israel, matando quatro pessoas. A opinião pública mundial jamais se indignou diante desses atos de terrorismo, que se intensificaram a partir de novembro. Desde o início da ofensiva israelense, no entanto, já morreram cerca de 780 palestinos - a maioria civis, mulheres e crianças - e ficaram feridos mais de 3,2 mil. Do lado israelense morreram 13 pessoas, entre elas 10 soldados. Essa desproporção de números reforça a condenação moral que Israel sofre em todo o mundo.

Além disso, é verdade que parte dos arsenais do Hamas foi destruída pelos bombardeios e pelos tanques, mas não há garantias de que os estoques de foguetes não sejam repostos, seja por fabricação própria, seja fornecidos pelo Irã e pela Síria. E o fato é que, se depois de terminada a ofensiva, ainda forem disparados foguetes contra Israel, os palestinos, a opinião pública dos países árabes e muçulmanos e parte da comunidade internacional verão esse feito como uma vitória moral do Hamas.

O governo israelense resolveu enfrentar a ameaça terrorista do Hamas da pior maneira possível. Escolheu a guerra motivado, em grande medida, por questões de política interna. A desmoralizada coalizão liderada pelo primeiro ministro Ehud Olmert decidiu não enfrentar o Likud, nas eleições gerais de fevereiro, passando por fraca também em questões de segurança nacional. Ganhou prestígio entre certa parte do eleitorado, mas também deu vida nova ao Hamas - e agora se descobre num beco sem saída.

Um cessar-fogo sob supervisão internacional, seguido de negociações para o estabelecimento de uma trégua duradoura, poderia ser a solução. Mas a resolução do Conselho de Segurança, patrocinada pelo Reino Unido e aprovada nas primeiras horas de sexta-feira, não previa as garantias consideradas essenciais pelas partes em luta. O Hamas não respeitará a resolução porque ela determina que a retirada de Israel se dará apenas depois de estabelecido um "durável e completamente respeitado cessar-fogo" - e não imediatamente, como exigem os palestinos. O primeiro-ministro Olmert, por sua vez, declarou que a resolução não conterá "os grupos palestinos assassinos" e não permitirá que um "corpo externo" determine o direito de Israel de proteger seus cidadãos. De fato, a resolução do Conselho de Segurança não prevê a formação de uma força internacional para controlar o tráfico de armas para o Hamas, que se dá pelos túneis que ligam a Faixa ao Egito.

Assim, é bem provável que uma paz negociada fique adiada pelo menos até a realização das eleições em Israel, no dia 10 de fevereiro. Até lá, as vitórias militares de Israel aprofundarão a sua derrota política.

Fonte: http://www.estadao.com.br/estadaodehoje ... 5398,0.php

ImagemImagem
gaitero
Sênior
Sênior

#329 Mensagem por gaitero » Dom Jan 11, 2009 1:59 pm

Kratos escreveu:Chega, eu encerro por aqui. Quem já foi contaminado pelas mentiras esquerditas é além da salvação. Possui um véu na frente dos olhos que o impede de ver a realidade como ela é.
O Unico personagem que caiu na desgraça de acreditar em tudo que a grande mídia safada, que defende os interesses dos mais poderosos diz é você.

Sempre tentando rebaixar as pessoas, sem mesmo conheçer a história de Israel, conheço muito o que aconteçe em gaza, tenho uma história de vida ao lado de israel e Palestina.

Tente pesquisar mais, tente buscar a verdade seja ela qual for, mas não acredite na primeira coisa que falam para voce, não se deixe levar pela mente de muitos, que antes de ser brasileiros, defendem o interesse norte americano, defente o neo-liberalismo que se caiu por si só.

Abraço.

Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???
gaitero
Sênior
Sênior

#330 Mensagem por gaitero » Dom Jan 11, 2009 2:07 pm

Estou orgulhosos deste post.

Orgulhoso pois vejo que existem pessoas com argumento para debater.
Pessoas mesmo que apoiem israel, mesmo que apoiem a palestina.

Muitos podem achar que eu sou um revolucionario Palestino.
Mas na verdade, eu sempre procurei contar a história, se eu defendi a Palestina ou critiquei Israel foi pela história que eu me basiei.

Não falo só pela Palestina, Falo pelo Egito, pela Síria, todos dês da época da contrução do território de Israel sofre nas suas mãos, sofre pois Israel não aceita os vizinhos que tem, Israel é o unico país que contrariou o tratado de não ploriferação nuclear, hoje eles tem mais de 100 ogivas nucleares. Olhe o que a ONU fez com o Irã, apenas pois eles ameaçaram contruir uma usina nuclear.

Muitos colocam que Israel sempre sofreu, que Israel só esta defendendo seu território, mas a História desmete tudo isto, a história conta quem é o verdadeiro terrorista, a história conta quem não respeita as sansões da ONU, a história diz quem iniciou a guerra, que dura mais de 60 anos.

Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???
Responder