Dyn'Aero Ibérica apresenta primeiro avião totalmente construído em Portugal
empresa aeronáutica Dyn'Aero Ibérica apresentou hoje, na unidade fabril que possui em Ponte de Sor (Portalegre), o seu primeiro avião totalmente construído em Portugal, um ultraligeiro em fibra de carbono que custa cerca de 100 mil euros.
"É um aparelho ultraligeiro, feito totalmente em fibra de carbono, que voa a cerca de 300 quilómetros por hora e pesa 250 quilos", disse o presidente da empresa, Christophe Robin, explicando que, em comparação com uma viatura automóvel, é quatro vezes mais ligeiro do que um pequeno automóvel".
A Dyn'Aero Ibérica, filial da Dyn'Aero França, existe em Ponte de Sor desde 2001 e está vocacionada para a concepção e produção de aviões ultra-leves (ULM) e aviões em kit (quem compra a aeronave é que a monta).
Com a instalação em Portugal, o grupo francês pretendeu ancorar a sua produção na fábrica alentejana.
Ao longo dos anos, foi sendo feita a transferência tecnológica ligada à produção, agora concluída, permitindo a construção total das aeronaves em Ponte de Sor.
"A transferência tecnológica completa para a fabricação de um avião é um processo muito longo. O trabalho é baseado na mão-de-obra e é preciso dar formação, progressivamente, ao pessoal envolvido na construção", explicou Christophe Robin.
O avião hoje apresentado, o MCR Biplace UL, é o primeiro totalmente construído e montado em Portugal, mas é também o kit número 300 "nascido" em Ponte de Sor.
"Um avião deste tipo vai custar cerca de 100 mil euros", adiantou o presidente da empresa, garantindo que, apesar da crise, a Dyn'Aero não prevê ressentir-se.
"Temos que viver com a crise porque não temos escolha. A crise é para toda a gente, o preço dos aviões não vai alterar-se e, tendo em conta o tipo de clientes a que nos dirigimos, devemos ultrapassar a crise sem dificuldades", disse.
A produção do grupo vai concentrar-se em Ponte de Sor, mas o grupo constituiu também uma sociedade, com capitais franceses e portugueses, para a certificação das aeronaves, a qual vai ficar sedeada em França.
Lusa
Dyn'Aero apresenta 1º avião totalmente construido em PT
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Re: Dyn'Aero apresenta 1º avião totalmente construido em PT
Avião português custa 100 mil
O primeiro avião bi-lugar totalmente construído e montado em Portugal foi ontem apresentado no aeródromo de Ponte de Sor pela empresa aeronáutica Dyn’Aero Ibérica, instalada na zona industrial desta cidade desde 2001. Fabricado em fibra de carbono, o ultraligeiro ‘MCR Biplace Ul’ custa 100 mil euros, voa a 300 quilómetros/hora e pesa 250 quilos.
"Desde que nos instalámos no Alentejo já produzimos 306 aviões, mas este é o primeiro cem por cento português", referiu ao CM David Chaumet, director operacional da empresa do grupo francês que produz aviões ultraligeiros e em kit. "Os kits são destinados aos clientes que gostam de montar o seu próprio avião. Custam entre 60 e 70 mil euros", frisou.
Reconhecida pela rapidez e fiabilidade, esta máquina é também apreciada pelo baixo consumo. "Temos várias versões de equipamentos e motores, mas todos eles fazem médias de consumo de 15 a 20 litros de gasolina por hora de voo. Uma viagem entre Lisboa e Madrid faz-se em duas horas com um consumo de 40 litros, que é um depósito de um carro", acrescentou o director.
Em Março será entregue o primeiro avião a um português. A Dyn’Aero, que possui 80 trabalhadores nos quadros, prevê aumentar a partir de 2009 a produção de aviões de 60 para 150 unidades ao ano. Para 2011 projecta uma facturação de oito milhões de euros.
O primeiro avião bi-lugar totalmente construído e montado em Portugal foi ontem apresentado no aeródromo de Ponte de Sor pela empresa aeronáutica Dyn’Aero Ibérica, instalada na zona industrial desta cidade desde 2001. Fabricado em fibra de carbono, o ultraligeiro ‘MCR Biplace Ul’ custa 100 mil euros, voa a 300 quilómetros/hora e pesa 250 quilos.
"Desde que nos instalámos no Alentejo já produzimos 306 aviões, mas este é o primeiro cem por cento português", referiu ao CM David Chaumet, director operacional da empresa do grupo francês que produz aviões ultraligeiros e em kit. "Os kits são destinados aos clientes que gostam de montar o seu próprio avião. Custam entre 60 e 70 mil euros", frisou.
Reconhecida pela rapidez e fiabilidade, esta máquina é também apreciada pelo baixo consumo. "Temos várias versões de equipamentos e motores, mas todos eles fazem médias de consumo de 15 a 20 litros de gasolina por hora de voo. Uma viagem entre Lisboa e Madrid faz-se em duas horas com um consumo de 40 litros, que é um depósito de um carro", acrescentou o director.
Em Março será entregue o primeiro avião a um português. A Dyn’Aero, que possui 80 trabalhadores nos quadros, prevê aumentar a partir de 2009 a produção de aviões de 60 para 150 unidades ao ano. Para 2011 projecta uma facturação de oito milhões de euros.
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Re: Dyn'Aero apresenta 1º avião totalmente construido em PT
História
O ano de 2001 trouxe a Dyn'Aero a Portugal para iniciar com a Motorávia a produção de componentes para a asa-delta TopSecret, modelo desenvolvido através da parceria entre a Dyn'Aero e a La Mouette.
Em Setembro de 2001 foi criada a Dyn'Aero Ibérica. Como objectivo esta nova empresa tem a produção de componentes, e montagem inicial dos modelos MCR 01, MCR 4S.
Situada em Ponte de Sor, nas instalações cedidas pela Motorávia, a Dyn'Aero Ibérica iniciou as actividades com auxílio de técnicos provenientes da casa mãe, que formaram a primeira equipa portuguesa.
A produção de componentes, juntou-se a montagem estrutural da fuselagem e asas e superfícies de controlo dos modelos MCR 01.
O ano de 2002 trouxe um aumento do número de componentes produzidos e a montagem estrutural do MCR 4S.
No inicio de 2003 iniciou-se a produção de componentes da nova versão asa-delta TopSecret
O ano de 2001 trouxe a Dyn'Aero a Portugal para iniciar com a Motorávia a produção de componentes para a asa-delta TopSecret, modelo desenvolvido através da parceria entre a Dyn'Aero e a La Mouette.
Em Setembro de 2001 foi criada a Dyn'Aero Ibérica. Como objectivo esta nova empresa tem a produção de componentes, e montagem inicial dos modelos MCR 01, MCR 4S.
Situada em Ponte de Sor, nas instalações cedidas pela Motorávia, a Dyn'Aero Ibérica iniciou as actividades com auxílio de técnicos provenientes da casa mãe, que formaram a primeira equipa portuguesa.
A produção de componentes, juntou-se a montagem estrutural da fuselagem e asas e superfícies de controlo dos modelos MCR 01.
O ano de 2002 trouxe um aumento do número de componentes produzidos e a montagem estrutural do MCR 4S.
No inicio de 2003 iniciou-se a produção de componentes da nova versão asa-delta TopSecret
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