Confirmado: SCORPÈNE para MB

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
LeandroGCard
Sênior
Sênior
Agradeceu: 69 vezes
Agradeceram: 812 vezes

Re: Confirmado: SCORPÈNE para MB

#61 Mensagem por LeandroGCard » Seg Set 29, 2008 7:52 pm

Luís Henrique escreveu: Leandro,

quando digo acompanhar, não quero dizer ficar grudado aos navios.

Mas eles devem acompanhar para fazer a proteção da frota de superfície, contra eventuais submarinos inimigos.

Obviamente, quando necessário, eles se afastam AINDA mais da frota para atacarem alvos importantes.
O problema está justamente neste "acompanhar" a frota, o que significa se deslocar à mesma velocidade geral que ela, cerca de 22 nós em cruzeiro. Nesta velocidade o SN emite um monte de ruído e seus sensores são prejudicados tanto por questões hidrodinâmicas quanto pelo ruído próprio. Assim ele vira presa fácil para os sub's inimigos, não importa se estiver um pouco ou muito afastado da FT.

Para proteger uma FT de maneira efetiva os SN's teriam que acompanhar o caminho que ela vai seguir, mantendo-se sempre um pouco à frente. Se ficarem muito à frente os subs inimigos podem penetrar entre eles e a FT a ser protegida, e se quiserem ficar junto à frota terão que manter o passo com ela, caindo na situação acima (além de terem seus sensores prejudicados pelo ruído dos navios da FT). Assim, a única forma de patrulhar à frente da FT é usarem o padrão corre-pára que eu já mencionei, o que é pouco eficiente já que o sub vai ter que estar "correndo" à maior parte do caminho e nesse momento não vai estar protegendo ativamente ninguém, além de ser extremamente perigoso. Claro que para um "boi de piranha" é uma tática ideal.

A única forma que vejo dos sub's apoiarem ativamente uma FT é fazendo uma patrulha em baixa velocidade constante ao redor de um determinado perímetro, enquanto a FT mantém-se dentro dele navegando em círculos, a uma distância razoável da borda. Os sub's inimigos serão atraídos pela FT, e terão que passar pelos SN's. É claro que neste caso, a menos que se queira contar com a sorte, deverão haver vários SN's em patrulha no perímetro, e não apenas 1.

Por isso eventuais SNB's não deverão ser alocados à esquadras específicas, mas colocados sob um comando único e suas tripulações treinadas para operar em conjunto uns com os outros. Em missões de apoio à FT's eles avançarão para a área de operações em alta velocidade, entrarão nela em baixa velocidade e estabelecerão um perímetro atuando em grupo, e não isolados tentando acompanhar as FT's de superfície.

A proteção das FT's em trânsito é tarefa para escoltas ASW e principalmente para aeronaves da própria frota. Por isso eu sinto a falta de grandes escoltas porta-helicóteros como a classe japonesa Shirane para a MB. Os americanos não sentem falta deles com seus muitos PA's e outros navios capazes de transportar grande quantidade de meios aeronavais, mas para a MB eu acho que navios assim seriam tão importantes quanto escoltas capazes de defesa AAW de área.

Abraços,

Leandro G. Card

crubens
Sênior
Sênior
Agradeceu: 50 vezes
Agradeceram: 9 vezes

#62 Mensagem por crubens » Qua Out 01, 2008 10:45 am

É verdade, os americanos costumam fazer isso, até porque tem submarinos sobrando, mas os comandantes dos sub's detestam este tipo de missão.

Eles tem que sair correndo à frente do grupo de batalha em alta velocidade, fazendo um ruído danado e sem conseguir detectar nada. Aí param mais a frente e escutam para ver se detectam algum sub inimigo, até que o grupo se aproxime de novo e aí eles voltam a arrancar e repetem o processo.

Se você para pra pensar, é uma excelente forma de colocar um "boi de piranha" à frente do PA, para atrair eventuais sub's inimigos à ação revelando sua posição aproximada. Arrisca-se o sub para proteger o PA, em termos militares vale à pena para um país que tem dezenas de SN's e "só" uma dúzia de PA's. Mas que eu saiba ninguém mais no mundo opera sub's desta forma, e não acho uma boa tática para a MB.

Leandro G. Card
Valeu Leandro !!

"Tudo que é necessário para que o mal triunfe, é que os homens de bem nada façam". Edmund Burke

'O que me preocupa não é o grito dos maus, é o silêncio dos bons.' Martin Luther King

Imagem
PRick

#63 Mensagem por PRick » Sáb Dez 27, 2008 2:07 pm

Estou resgatando esse tópico para debatermos se será mesmo Scorpene, o Acordo fala em sub tipo Scorpene, para mim isso quer dizer Marlin.

Outro ponto, podemos colocar aqui as características dos novos subs e como será chamada a nova classe, o nome dos subs. :wink:

[]´s

brisa

#64 Mensagem por brisa » Sáb Dez 27, 2008 2:26 pm

Prick, no caso do SN, certamente sera um casco maior em funcao do tamanho do nosso reator.....nem a classe Rubis o suporta.....seria talvez um barracuda??? :?

Marino
Sênior
Sênior
Agradeceu: 134 vezes
Agradeceram: 630 vezes

#65 Mensagem por Marino » Sáb Dez 27, 2008 2:28 pm

Acho que a questão do "Tipo" scorpene é por causa da Navantia, que detêm, junto com a DCNS, a participação deste submarino. Com isto a França está dando um claro recado aos espanhóis: este negócio foi feito com a França, e somente a frança, sem direito a participação "externa".

"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
brisa

#66 Mensagem por brisa » Sáb Dez 27, 2008 2:31 pm

Almirante, isto esta claro no contrato...os franceses amarraram o casco os sistemas de combate e o armamento. Me parece que no S-80 espanhol, os sistemas sao LM

abraço

Marino
Sênior
Sênior

#67 Mensagem por Marino » Sáb Dez 27, 2008 2:34 pm

Exato caro amigo.
Sistemas LM no S-80 e nos Tupi.

Barão do Rio Branco
PRick

#68 Mensagem por PRick » Sáb Dez 27, 2008 2:41 pm

Marino escreveu:Acho que a questão do "Tipo" scorpene é por causa da Navantia, que detêm, junto com a DCNS, a participação deste submarino. Com isto a França está dando um claro recado aos espanhóis: este negócio foi feito com a França, e somente a frança, sem direito a participação "externa".
O galho é que tem mais gente na jogada dos Sorpenes :twisted: :twisted: , isso pode dar uma longa batalha judicial. Já se o sub tiver diferenças mínimas e compatíveis com o Sufren, como o leme de popa em cruz, melhor para todos. :wink:

E nome da nova classe, já tem alguma definição?

[]´s

brisa

#69 Mensagem por brisa » Sáb Dez 27, 2008 2:47 pm

Classe BRUNI :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Marino
Sênior
Sênior

#70 Mensagem por Marino » Sáb Dez 27, 2008 3:07 pm

Um CHUTE, com alguma fundamentação:
O SSN se chamará TAMANDARÉ.
E será uma ótima escolha. :wink: :wink: :wink:

Barão do Rio Branco
Corsário01
Sênior
Sênior
Agradeceu: 8 vezes
Agradeceram: 176 vezes

#71 Mensagem por Corsário01 » Sáb Dez 27, 2008 3:18 pm

Caro Marino.

Apesar de ter erteza de que o sistema Subtics francês é bom, não teria sido mais lógico termos o mesmo sistema que será instalado nos Tupis/Tikuna nos novos subs?
Veja que teremos que ter 2 simuladores quando os subs estiverem operacionais, logo, mais despesa, apesar de achar que é interessante para a Força, possuir 2 sistemas e conhecer todos os seus senões e poréns! :wink:
O que vc acha?

Outra coisa: A Navantia poderá criar caso sim, pois "tipo"Scorpene ou não, ele será um Scorpene em essência e isso ainda pode dar dor de cabeça. Se coloquem no luar dos espanhóis!

Como desconheço como foi feito o destrato, não posso adivinhar, mas se a Navantia não se manifestar, é porque a coisa estará tranquila.
É esperar para ver.

Abraços,

Padilha
Marino
Sênior
Sênior

#72 Mensagem por Marino » Sáb Dez 27, 2008 3:32 pm

Caro Padilha
É claro que não ia tudo ser facinho não.
Para MIM, é claro que isto foi uma imposição dos franceses, aceita pela MB. Não que vá se algo ruim, pois já tomamos conhecimento da quantidade de ítens que terão suas tecnologias transferidas para o Brasil. É claro que para haver esta ToT, deveríamos comprar os ítens.
Vamos nos lembrar que nos sistemas LM teremos acesso aos códigos fonte, mas não vamos receber tecnologia que permita fabricá-los aqui no Brasil.
Em um primeiro momento vamos ter que ter dois simuladores. Com o tempo, e a substituição dos Tupi por novos subs, isto será resolvido, claro que em muitos anos.
Vc está certo quanto a uma possível chiação da Navantia, mas a solução é só fazer pequenas alterações no projeto, como já dito pelo Prick, e dar outro nome. Disto os franceses não abrirão mão. Não querem nem saber de espanhóis nesta negociação.
Abração

Barão do Rio Branco
PRick

#73 Mensagem por PRick » Sáb Dez 27, 2008 3:39 pm

Marino escreveu:Caro Padilha
É claro que não ia tudo ser facinho não.
Para MIM, é claro que isto foi uma imposição dos franceses, aceita pela MB. Não que vá se algo ruim, pois já tomamos conhecimento da quantidade de ítens que terão suas tecnologias transferidas para o Brasil. É claro que para haver esta ToT, deveríamos comprar os ítens.
Vamos nos lembrar que nos sistemas LM teremos acesso aos códigos fonte, mas não vamos receber tecnologia que permita fabricá-los aqui no Brasil.
Em um primeiro momento vamos ter que ter dois simuladores. Com o tempo, e a substituição dos Tupi por novos subs, isto será resolvido, claro que em muitos anos.
Vc está certo quanto a uma possível chiação da Navantia, mas a solução é só fazer pequenas alterações no projeto, como já dito pelo Prick, e dar outro nome. Disto os franceses não abrirão mão. Não querem nem saber de espanhóis nesta negociação.
Abração
Sim, me parece que o caminho é esse mesmo, os Sistemas da LM serão descontinuados com o fim dos IKL-209. Por enquanto é interessante a MB ter duas fontes diferentes, até possamos fabricar nossos torpedos pesados, algo que é fundamental para os SNA´s.

Quanto ao nomes me parece que o óbvio seria:

SNA 01 Tamandaré
SNA 02 Riachuelo
SNA 03 Tonelero

Porém a MB podia inovar, com nomes do tipo Triunfante, Terrível e Explendido! :twisted: :twisted:

E para os SSK´s? Vamos de nomes de estado ou continuamos com as tribos?

Lembre-se não só a Navantia tem uma carona nos Scorpenes, tem mais gente! [000] [000]

[ ]´s

brisa

#74 Mensagem por brisa » Sáb Dez 27, 2008 3:52 pm

Quem Prick???? Os Chilenos???

Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6372 vezes
Agradeceram: 6722 vezes
Contato:

#75 Mensagem por Túlio » Sáb Dez 27, 2008 3:56 pm

Se a nossa véia e briosa MB denominar algum dia um navio de 'Explendido' eu me naturalizo PARAGUAIO e logo a seguir me suicido, POWS!!!

Já se for 'ESPLÊNDIDO'... :twisted:

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Responder