Eu sou favorável ao programa da forma como está planejado:LeandroGCard escreveu:O programa VLS não precisaria ser abandonado, apenas direcionado de forma melhor.ZeRo4 escreveu:Eu acho que o VLS deveria ser abandonado em favor de um outro projeto. Eu fico olhando os lançadores da Orbital, eles parecem tão mais simples... outra coisa é: existe necessidade de desenvolver motores? pq não os compramos prontos, ou tentamos comprar um projeto já pronto?
Já deveria estar em desenvolvimento há anos um novo motor de combustível sólido de maior porte, para substituir o "cacho" de motores usados hoje no primeiro estágio e talvez também uma versão mais curta dele para o segundo estágio. Isto daria um foguete mais simples e seguro (menos componetes para montar e correr risco de falha), e provavelmente mais barato. E deixaria pronta para uso a infra-estrutura para construção destes motores maiores, que poderiam ser empregados como "boosters" em foguetes realmente comerciais que utilizassem combustível líquido.
Em paralelo poderia ser desenvolvido um motor de combustível líquido (LOx e Metano líquido seriam uma ótima escolha) de médio porte para ser utilizado no terceiro estágio de um novo veículo lançador baseado no motor de combustível sólido maior citado acima, gerando um foguete com capacidade de lançamento sensivelmente maior que a do VLS (mais de uma tonelada em LEO).
E para completar, deveríamos mesmo adquirir o projeto de um motor pronto na Rússia, China, India, ou quem mais quiser vender, usando LOX e RP, e usá-lo para o desenvolvimento de um foguete comercial nos moldes dos maiores lançadores do finado programa "Cruzeiro do Sul". Não podemos nos conformar em ficar na dependência de um foguete ucraniano sem muita capacidade de crescimento. Se é para isso porque insistir em um programa de foguetes afinal? Vamos fechar tudo, nos concentrar nos satélites e comprar os lançamentos logo de uma vez. Os europeus em breve estarão lançando Vegas e Lançadores A "bem baratinho" logo aqui do lado, em Kourou.
Leandro G. Card
-Põe um motor de combustível líquido no VLS-1.
-Desenvolve um motor de prop. sólido para o primeiro estágio, eliminando o 'cluster' (já está sendo feito, instituições de fomento já estão bancando os estudos desse motor aí, que por ventura virá a ser o 1º estágio do VLS-Beta).
-Do motor a prop. líquido acima citado, derivarão outros dois, que serão colocados sobre o booster 'sólido' que já está em estudos.
Isso se resume a duas palavras: Alfa e Beta.
Parece que poderão ser lançados da mesma plataforma.
Feito isso. O terreno estará pronto. Faltará apenas desenvover um motor a prop. líquido, que será colocado no lugar do booster 'sólido' do Beta. Isso se resume em apenas uma palavra: Gama.
Quanto ao Cruzeiro do Sul, pode acontecer o que for, que nunca saia do papel, etc, mas pra mim, é a unica alternativa viável para o nosso programa, a que exige o menor número de coisas a serem desenvolvidas, e por consequência a mais barata e a de menor tempo para se chegar a grandes resultados.
abraços]