Oi PotiPoti Camarão escreveu:A curiosidade que achei nesta foto abaixo, na praia de Omaha e durante a invasão da Normandia, foi esses dirigíveis vistos no céu. Alguém sabe mais sobre a função deles e de qual país aliado eram. Americanos? Ingleses?
Acho que eu posso ajudar com isso...
Na verdade eram balões utilizados para proteger alvos de grande importância (no caso navios) contra ataque por aeronaves de média/baixa altitude. Basicamente eles ficavam no meio do caminho e como eram muitos impediam uma correta aproximação de aeronaves inimigas.
Foram muito utilizadas na Inglaterra e eram relativamente eficientes contra aeronaves voando a média/baixa altitude e bombardeiros de mergulho (Stuka) . Já não eram grande coisa contra aeronaves voando a grande altitude.
Fatos interessantes são:
Existiam balões como esses por toda Inglaterra
Aparentemente mais de 200 V-1 foram destruídos por tais balões durante os ataques a Inglaterra
A Alemanha possuia (por razões óbvias) os melhores "cortadores de cabos" da 2 GM
Muitos desses balões possuiam cargas explosivas, e quando um avião tentava cortar os cabos ou tocava no balão esse explodia
Dependendo da noite mesmo sem ataques, muitas tempestades causavam a explosão de balões pelo céu de Londres e assustava muito a população
Os balões da sua foto pertenciam ao 320th Barrage Balloon (Colored), isso significa que a unidade era "branca" mas um dos seus grupos no caso a "Bateria A" era formada por negros que eram segregados.
Fonte: Imperial War Museum e eu também
Espero ter ajudado
[]s
CB_Lima